sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Cidadania ao poder!

Hoje o dia foi repleto de emoções num evento intitulado de Cidadania 2.0 e que tencionava juntar projectos, empresas, indivíduos  ideias, governo todos num mesmo evento. O programa era relativo às redes sociais e como estas redes ajudam e suportam projectos de cidadania um pouco por todo o mundo. 

Apareceram projectos fantásticos internacionais, tais como: Meu Rio, Demo.cratica, NextHamburg, LxAmanhã, Brickstarter e também o Portal do Governo de Portugal. Podem ver o programa completo, em: http://cidadania20.com/programa/

No segundo dia (27 de Outubro), o programa foi composto por vários projectos que se querem afirmar no mundo das redes sociais, tais como: 
  1. Ajude a Limpar a Praia! Por favor Recolha o Lixo
  2. Democracia Online
  3. Design loves portugal
  4. Dia da Alegria
  5. Geodevolutas
  6. Geração Alerta – Boas notícias audio
  7. Mila – Mapa de obstáculos para cidadãos com mobilidade reduzida
  8. Observatório da Despesa Pública Portuguesa
  9. Qual é o teu Estado?
  10. Sinergi
  11. TaraRecuperavel.org
  12. Acreditar que tudo é possível, a trocar!
Foi muito bom ver como há tantos projectos com ideias criativas e dinâmicas no nosso país e como muitas das vezes, são projectos apenas e só para ajudar os outros, sem ter uma componente de lucro ou de dinheiro envolvido. É bom saber que há esperança neste mundo que dizem que não ter remédio, quando vimos tantas ideias e tantos projectos criativos a tornar o mundo melhor.

Eu apresentei o meu projecto intitulado "Acreditar que tudo é possível, a trocar!" e mais do que apresentar o meu projecto em 4 minutos (que era o tempo que tinha disponível) a ideia foi mesmo, mostrar um pouco de quem sou eu, porque estou neste projecto e o que me fez chegar até aqui... no fundo, no fundo, não tinha nenhuma ideia para fazer mais e melhorar o meu projecto, mas mostrar a minha urgência cada vez maior, de me juntar com outros projectos, num só projecto, uno e com uma só alma e coração!

No final das contas, conseguiu-se juntar 3 projectos num só: o Believe, o Movimento Alegria e as Boas Notícias e por fim, ainda se organizou uma actividade com o "Ajude a limpar a praia" no próximo dia 4 de Novembro! Sinergias que podiam ter sido ainda maiores, se começássemos de uma vez por todas a pensar no global e não no individual... mas um dia de cada vez, não é mesmo!?!?!?

http://www.youtube.com/watch?v=glDGAo9SIqs


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.