sábado, 22 de setembro de 2012

Sinto-me uma lagarta violeta pertencente ao seu habitat

Ultimando os preparativos para o Trocarte de amanhã, hoje mais uma vez, o dia foi longo! Mas hoje foi um longo diferente: decorar a casa! Foi por isso, dedicado a fazer desenhos, pinturas, decoração, criatividade e imaginação!

Fez-se o mural das partilhas, o mural dos anúncios, o mural das actividades de Lisboa, o mural do Chill Out Art House, a identificação dos quartos, os avisos da casa, a decoração da porta da casa-de-banho, a organização dos livros com a actividade do Bookcrossing e o mural das fotografias. 

E é disso que vou falar! Por exemplo, como podem ver na foto, um dos bonecos avisa que a casa tem uma "caixa de trocas", onde podemos colocar o que quisermos, por forma a trocar por outra coisa que gostemos ou precisemos. A nível das portas dos quartos, colocou-se uma paleta de pintar com nomes de cores e animais. Ora vejamos, temos os seguintes quartos: The blounde fish (o peixe loiro), The violet lizard (a lagarta violeta), The pink elephant (o elefante cor-de-rosa), The blue dragonfly (a libelinha azul). Eu estou na sala, que muitas vezes também servirá de quarto de couchsurfing e fiquei com a "Lagarta Violeta", que como podem ver na foto tem grandes parecenças comigo, nem que mais seja, porque adoro lilás e ela também tem umas tonalidades azuis! A galeria também tem nome, chama-se: "A quarta quarta-feira", porque na quarta-feira da quarta semana do mês vai sempre haver um novo pintor a expor na galeria!

A Chill Out Art House, hoje também se inscreveu no Bookcrossing. O Bookcrossing (ver mais em http://www.bookcrossing.com/) é um site internacional, como se de uma biblioteca mundial se tratasse, onde se colocam livros com o objectivo de serem trocados por outros, em várias partes do mundo. Cada livro tem um código, que é inscrito no site e o livro depois de lido deverá ser colocado num outro sítio para ser lido por outra pessoa. O local onde esses livros estão podem ser  em cafés, restaurantes, associações, entre outros locais, desde que se inscrevam no site. 

E pronto, muitas coisas se fizeram... e foram todas decididas entre os elementos da comunidade, primeiramente com os moradores efectivos, mas sempre que possível com os outros moradores, que de forma mais esporádica vivem na casa. Os nomes dos quartos, por exemplo, pediu-se as suas opiniões e na decoração, pediu-se, por exemplo, para colocarem um candeeiro no tecto. Quanto às outras tarefas, foram todas feitas em equipa... Uns pintaram, outros desenharam, outros fizeram o jantar, outros lavaram a loiça, outros deram ideias, outros............ bem, coisas simples, como por exemplo "Que tal colocar o quadro em forma de coração na entrada?", foi uma pergunta feita a todos... E todos concordaram que o coração deve estar na entrada, quando se entra... ou na saída quando se sai! :)

Eu às vezes esqueço-me que não moro aqui... esqueço-me que só fico cá até 2a feira, porque a verdade é que vivo este projecto, vivo esta casa como se fosse uma das moradoras ad eternum, como se realmente fosse um dos elementos da comunidade. Por exemplo, achei que uma planta ficava gira na entrada... e achava mesmo... nisto, lembrei-me que me ia embora para a semana e disse: "Bem, eu acho que a entrada fica bem com uma planta, mas eu não moro aqui... vocês é que sabem..." E é isso, estou tão envolvida com esta casa, que me esqueço... esqueço-me que para a semana volto para a minha casa, T1, dividida apenas só com mais uma pessoa, fora de Lisboa, com menos possibilidades de me deslocar, do que aqui... esqueço-me que só estou aqui por uma semana... e lembro-me que sem dúvida, começar a viver em comunidade, começa a fazer-me cada vez mais sentido (e falta), mesmo que seja num apartamento no centro da cidade... 

Hum... ai a minha cabeça... a minha mente... E por causa dela, deixo-vos uma música que ouvimos depois do jantar, enquanto um dos moradores lavava a loiça... aqui vai: http://www.youtube.com/watch?v=GrHl0wpagFc

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.