quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O problema é o papel higiénico

Ah pois é! Tudo devia ser ecológico, económico, sustentável, durável, saudável, prático e simples... como o Mooncoup. Para quem não conhece o Mooncoup, como eu não conhecia, o Mooncoup é um copo menstrual, logo, um objecto de uso feminino. (ver mais em http://www.mooncup.co.uk/) Estou há alguns dias a pensar se devia ou não falar deste assunto no meu blog. Porque realmente não é um assunto assim a modos que muito público (sendo até algo privado e íntimo) e não se pode dizer que seja uma coisa assim de utilidade "pública". Contudo, a maior parte dos meus posts também não são de utilidade "pública" e eu escrevo-os. Depois, porque quando acabei de ler o livro "Dormir nú é ecológico", verifiquei que a autora, falou um capítulo inteiro sobre a sua experiência com o Mooncoup e apesar dela falar das suas sensações com a utilização do dito copito, achei que o capítulo foi de interesse público, pelo menos para o público que sou eu. Por isso, decidi falar sobre ele. Não decidi falar sobre a minha experiência com o dito cujo, porque isso é a modos que íntimo (apesar de poder proceder a opiniões e esclarecimentos por emails às leitoras femininas do meu blog... eheheheh... ), mas porque estou tão maravilhada com o facto de o usar, que acho que a maior parte das coisas que usamos na vida, deviam se assemelhar a ele!

Pois é, o Mooncoup é muito mais prático que um tampão, muito mais higiénico que um penso, muito mais durável do que tudo isto junto (porque dura uma vida), muito mais económico (porque volto a dizer, dura uma vida), muito mais ecológico do que tampões e pensos juntos e muito mais simples! E foi depois desta minha experiência com o "copo lunar" mais fantástico de todos os tempos, face ao stress menstrual mensal, que pensei que tudo na vida (pelo menos no que toca a higiene) devia ter uma solução como o Mooncoup.

Fiz uma retrospectiva rápida no meu dia-a-dia face a produtos de higiene e constatei, que ao contrário das mil e uma necessidades que tinha no passado, neste momento preciso apenas e só do seguinte:
- sabão azul e branco para o cabelo e para o banho: ainda não uso o belo do sabão, porque ainda tenho muitas amostras de shampôo e de gel de banho para gastar que vão dar até ao final do projecto, contudo, já estou convencida que não há nada mais saudável e higiénico do que o belo do sabão. E com a vantagem que também se pode lavar com ele, a roupa, a loiça e fazer mais algumas limpezas domésticas. É o chamado "Tudo em 1". A quantidade de shampôos e cremes e máscaras que eu usava... ui..........
- mooncoup: em substituição de pensos e tampões, nada melhor, mais prático, económico e higiénico
- desodorizante: apesar de toda a gente me explicar que os desodorizantes fazem muito mal, principalmente os anti-transpirantes porque fomentam o cancro da mama, ainda é algo que não deixei de usar. Também tenho a opção de usar, o desodorizante que fiz na comunidade das Caldas da Rainha, com azeite e canela, mas como preciso de muitos ingredientes para o fazer, não se torna muito económico. Contudo, falaram-me de um cristal que dura mais de um ano. Nunca o experimentei, mas já o vi e parece-me muito bem. (Ver mais em http://www.granja57.com/index.php?main_page=product_info&products_id=236)
- escova e pasta dos dentes: ainda tenho pasta dos dentes e escovas de dentes. A pasta dos dentes foi a minha prenda de anos da maior parte dos meus amigos, que me deu para estes meses todos... quanto às escovas dos dentes, quando fiz a limpeza da casa da minha avó, havia lá uma data delas fechadinhas e novinhas que me vão servir por uns tempos bons. Contudo, em breve, quero usar a escova de dentes iónica que também dura quase para toda a vida e é muito mais saudável do que a catrefada de pastas de dentes com fluór que por aí há. (Ver mais em http://www.halitopuroprodutos.com.br/halitose.php?codigo_produto=4)
- cremes deixei de usar pura e simplesmente: antes tinha cremes para os pés, para as mãos, para a cara dia, para a cara noite, para as olheiras, para os lábios, para o corpo, para as unhas e cutículas, exfoliante de corpo, exfoliante de cara, exfoliante de pés, máscara de cara, película de cara e mais trinta por uma linha... deixei de usar tudo. Estou sem borbulhas e sem rugas e a minha pele nunca esteve tão bem. Acho que não é só de não usar cremes, mas também porque bebo mais água e como melhor! Por isso, não há necessidade de nada de artificial como prevenção ou tratamento!
- desmaquilhante: como tenho deixado de usar maquilhagem não preciso de desmaquilhante, mas se precisar, já sei que o melhor mesmo é azeite virgem!

A única coisa que me é mais difícil de solucionar é mesmo o papel higiénico... Ora bem... isto é algo que me tem atormentado... No início do projecto, fazia muitas trocas com um amigo que me arranjava restos de papel higiénico de um hotel finíssimo que sempre que o cliente mudava de quarto e não acabava o papel higiénico, esse mesmo rolo ficava inutilizável, sendo que os funcionários o podiam trazer para casa. Era assim que eu fazia as minhas trocas iniciais: com os restos destes rolos do hotel. Neste momento já não faço estas trocas com o meu amigo. Assim sendo, muitas vezes, uso guardanapos de papel que ainda tenho, ou então partilho com outras trocas cá de casa, o papel higiénico da minha companheira de casa! Contudo, é algo que ando a matutar... o papel higiénico, neste momento é a "coisa" menos ecológica e sustentável que uso. Além de se ter sempre de comprar, não se poder reutilizar e não ser nada higiénico (já explico esta parte, ok?) começo a precisar de ter forma de me sentir autónoma com esta situação.

Vai daí, sempre que posso faço esta questão pelas comunidades que tenho vivido e numa delas, uma pessoa disse-me: "Eu não uso papel higiénico. Lavo-me sempre depois de ir à casa-de-banho. Não é nada higiénico, o papel higiénico. Ora vê: se tiveres o chão sujo, como fica mais limpo, se limpares com um papel ou se lavares com uma esfregona?" Bem, fiquei a pensar naquilo. Quando li o livro do "Dormir Nú é ecológico" soube que a rapariga teve as mesmas questões... e que era uma coisa que também "azucrinava" a sua cabecinha de nova ecologista. Pois é, ando aqui a pensar como fazer... por exemplo: com uma esponja (como soube que faziam numa outra comunidade onde estive), com uma toalha, ou com outro substituto de papel... Hoje, andei a pesquisar na net sobre isso e encontrei várias opções, ora vejam: http://manosguardanapo.blogspot.pt/2008/07/alternativas-naturais-ao-papel-higinico.html e uma outra, que me parece muito bem: http://forumdacasa.com/discussion/16726/chuveiro-junto-a-sanita-sistema-asiatico

Bem... enquanto a minha vida não é na Ásia e enquanto uso o papel higiénico da minha companheira de casa por troca de outras coisas que troco... o melhor é ir pensando num novo sistema, tão bom como o Mooncoup: ecológico, económico, sustentável, durável, saudável, prático e simples... Alguém tem alguma ideia?


2 comentários:

  1. Esteja à vontade, pois nós os machos, pelo menos os mais evoluídos, já sabemos que as mulheres têm menstruação e como funciona.
    Quanto ao papel higiénico, certa vez uma pessoa que eu conheço, foi a um país árabe e disse-me que no Hotel onde ficou não havia papel higiénico, todos os WCs possuíam um bidé com um repuxo de água no fundo. A forma como ele me contou e descobriu a coisa é que foi engraçada.
    Ora aí está uma forma alternativa de limpar o rabiosque:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... é isso mesmo! Foi isso que me contaram e tem a sua lógica! Acho que tenho de arranjar uma sanita dessas à troca!
      Eheheheh... espero que seja até ao final do projecto, para contar a experiência... lololol... ahahhaha...

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.