domingo, 5 de agosto de 2012

Comunidade 6 - Simplicidade Voluntária

Mais uma ficha, mais uma volta, lá vou eu para a 6.ª comunidade viver à troca, durante uma semana. Esta comunidade, mais do que uma comunidade é uma vivência, uma mudança de vida, viver em Simplicidade Voluntária. Encontrei um blog (ver mais em http://viversemdinheiro.blogspot.pt/) que diz: 

"OS HOMENS PERDEM A SAÚDE PARA JUNTAR DINHEIRO, DEPOIS PERDEM O DINHEIRO PARA RECUPERAR A SAÚDE. E POR PENSAREM ANSIOSAMENTE NO FUTURO ESQUECEM DO PRESENTE DE FORMA QUE ACABAM POR NÃO VIVER NEM NO PRESENTE NEM NO FUTURO. VIVEM COMO SE NUNCA FOSSEM MORRER E MORREM COMO SE NUNCA TIVESSEM VIVIDO." - DALAI LAMA

E pronto é isto... se pensarem bem, trabalhamos para termos uma boa vida (dependendo do conceito do que é uma "boa vida"!) e darmos uma boa vida aos nossos filhos, mas quanto melhor vida queremos dar, mais temos de trabalhar... se temos de trabalhar, temos de ficar mais cansados, ficando mais cansados, ficamos doentes e depois temos de trabalhar para ficarmos bem... E mesmo assim, se não ficarmos cansados e doentes, como temos trabalho e temos dinheiro, temos mais possibilidade de termos vícios ou gostos que nem sempre nos fazem bem e por isso, ficamos doentes ou temos de ter dinheiro para fazermos tratamentos vários de rejuvenescimento, emagrecimento ou afins... e pronto, é um ciclo vicioso, né?

Eu já vivi assim... num ciclo vicioso, pior do que montanha russa... em que trabalhava, mas depois queria determinadas coisas e cada vez queria mais e mais caras e por isso trabalhava mais e depois tinha menos tempo e ficava cansada e nos meus tempos livres curava o meu cansaço e depois não tinha tempo para comer e comia qualquer coisa em qualquer lado e comia mal e adoecia e de volta, ter de trabalhar para me cuidar e por aí a fora... enfim... parece uma roda viva que não tem saída.


Por isso, quando conheci esta forma de viver, de ser simples verdadeiramente porque se quer e se acredita que a simplicidade é um patamar difícil de se atingir, pensei que queria mesmo vivenciar a experiência durante uma semana, para ver se aprendo ainda a ser mais simples, mais simples do que já sou... Acho que vou aprender imensooooooo........... :)

A caminho do Algarve lá vou eu... mas não para o consumismo dos bares, restaurantes e resortes... porque eu vou mesmo para a antítese de tudo isso, viver simplesmente...

Vai ser uma semana perfeita... Eu belivo! http://www.youtube.com/watch?v=tj_q9knFncc

2 comentários:

  1. Carl Jung quando era vivo visitou uma comunidade de Indios provavelmente hoje ja extinta e um deles fez o seguinte comentario "o homem branco e louco.. anda sempre a correr... "

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.