quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Aldeia (quase) sustentável

Estou maravilhada com esta comunidade. Além do trabalho se ir fazendo ao som de música, a comida ser biológica e mais do que maravilhosa, a casa me fazer lembrar que estou mesmo "em casa" e mais do que isso, que estou na casa da minha avó e o pessoal ser super simpático... tenho a dizer-vos que esta aldeia podia perfeitamente ser uma das primeiras aldeias sustentáveis em Portugal. Tem tudo para ser feliz! Começa pela maravilha que é, os vizinhos se darem todos bem e se ajudarem todos uns aos outros, o que é sem dúvida, fantástico. Diariamente, é vê-los a entregarem comida uns aos outros, para provarem os tomates ou as meloas que saíram muito boas este ano e que como há a mais, antes que se estrague, é distribuir pela vizinhança. Ou então, as vagens de soja "gourmet", cozinhadas levemente, para se irem trincando antes do almoço... Bem... só pitéus!

Moram cerca de 15 famílias, sendo que uma ou outra só vai à aldeia para passar fins-de-semana ou férias. Depois temos, além desta família de Reggae; uma vizinha com uma vaca que disponibiliza à vizinhança, leite para se fazer iogurte; uma vizinha com um bode que está sempre ao dispor da aldeia para engravidar as cabras da redondeza, afim de haver sempre cabrinhas e leite fresquinho para fazer queijo; uma família inglesa que aluga um espaço para turismo muito giro (ver mais em http://www.goglampinginportugal.com/) e além do mais, empresta a palavra passe ou o seu computador a toda a gente, porque é a única casa com internet, onde também eu actualizo o meu blog; uma casa com 3 rapazes que gerem um negócio de agricultura biológica.

Estes vizinhos que fazem agricultura biológica, partilham muitas coisas com a família reggae, por exemplo: terrenos com plantações de soja, elaboração do pão e até um pequeno lago que tem água de uma nascente que serve para regar as plantações, mas também para dar um mergulhinho, caso queiramos ter por companhia, enguias! Eeheheh... Hoje o dia, foi destinado a limpar o lago, retirando uma data de terra que ele tinha a mais, para que se consiga ter água mais limpa, tanto para as regas, como para as banhocas. E assim foi, o dia, hoje foi dedicado a encher baldes com terra que nunca mais acabava e deslocando essa terra para um campo, onde futuramente se há-de plantar outras coisas fantásticas.

Além do mais, a aldeia, de seu nome Fonte Longa, tem uma fonte, como não poderia deixar de ser, que neste momento não está muito longa, porque secou, mas quando está em ordem, há água "verdadeira" para todo o pessoal consumir. Toda a gente usa essa água maravilhosa para beber, mas também para cozinhar. Hummmmmm... que bom!

Este pequeno pedaço perto da Serra da Lousã, tem tudo: boa gente, boa música, bons campos, boa comida, bom ar, boa água, bom coração... é um must!

Acho que só se cá ficasse 1 ano, aprenderia tudo o que há para aprender... porque aqui tudo é feito: o seitam, o tofu, o queijo de cabra com as flores dos cardos, o pão, o azeite, o doce de maçã fresquinho, as camisolas de lã, a bijuteria, as garrafas de vidro com trapilho, as pegas de croché, a roupa feita na máquina de costura... enfim, TUDO se faz por aqui! Um dia, quando me decidir a morar numa aldeia (talvez num futuro, quem sabe?) sei que terei de aqui voltar para aprender tudo, escrever tudo, fotografar tudo, porque aqui, sabe-se tudo! :)

Se quiserem vir ajudar esta comunidade, podem fazê-lo através de Wwooffing. O WWOOF que quer dizer "World Wide Opportunities on Organic Farms", é um site com muitas quintas, a nível nacional mas também internacional, onde se pode trabalhar entre 6/8h por dia em troca de comida e alojamento. Assim vai-se aprendendo e trabalhando. E aqui, garanto-vos, aprenderão muito mesmo! Segue o link do WWOOF da Fonte Longa, desta família Reggae: http://www.wwoof.pt/pt/quintas/home/fonte-longa/

E mais um reggae para o pessoal, como não poderia deixar de ser!!! :) http://www.youtube.com/watch?v=rLbvsJZAD4U

4 comentários:

  1. Mas que lugar fantástico! *-*
    Fui ao site WWOOF Portugal e li sobre as quintas que estavam inscritas e sobre esta em particular. Devo dizer que adorei. Sempre gostei deste tipo de experiências, crescemos imenso. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo... e nesta vida, estamos cá para isso mesmo: crescer (até ao sítio dos nossos sonhos)!

      Eliminar
  2. O meu ideal de vida!!

    Farto desta sociedade criada por nao sei quem, e que todo o rebanho segue sem contestar!!!Isto é viver?? É sermos livres??? A maioria das pessoas, esquece-se que mais dia menos dia...já não está cá neste mundo e simplesmente não viveu, não aproveitou nada do que este mundo tem para nos oferecer.. Viveu uma vida de máscaras sociais...

    Infelizmente estou a seguir o rebanho o que não me está a agradar...Mais dia menos dia..talvez tente ser um pouco livre, ou melhor dizendo #belivar# =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... a sociedade fomos nós que a construímos... fomos nós que criámos isto que dizemos de "ideal"... :)
      Cada um anda no rebanho que acha que tem de andar... um dia, tudo fará sentido e será tudo mais fácil, os rebanhos juntar-se-ão e tudo será diferente!!! Believe!
      *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.