quinta-feira, 19 de julho de 2012

Nunca uso o autoclismo


Hoje o post do meu blog é sobre dicas de poupança numa casa "normal" citadina. 

Se há coisa que sempre disse... é que acho um bocado a modos "pó" desnecessário, depois de tanta tecnologia voltarmos ao tempo das cavernas, com menos conforto, menos qualidade de vida, menos condições apenas e só porque constatámos de uma hora para a outra, que queremos continuar a usufruir deste planeta. Claro que eu concordo que temos de fazer algumas cedências e sermos mais ecológicos e tal, mas não acho nada "interessante" termos de voltar à época das cavernas. Mas pronto, esta é a minha singela opinião!

Mas adiante... Estão com vontade de poupar e reduzir as contas de electricidade, gás e água?

Ora aqui vai:
1. Eu a comer a bela comidinha vegetariana à luz de uma lanterna à manivela, intitulada lanterna a dínamo (ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lanterna_a_d%C3%ADnamo).
2. O belo do fogão foguete que vos falei ontem... não precisam nem de gás nem electricidade, somente de 1 pinha e 3 pauzinhos! Fantástico! :)
3. Bem... ora aqui é que entra o título deste post... pois é, estou cá há 4 dias e ainda não puxei o autoclismo. Isto porquê? Porque cada vez que tomo banho, coloco a água que está a aquecer no início do banho, num recipiente que fica com água para o autoclismo e para lavar o chão e demais situações que inventarmos. Cada vez que se inicia um banho, o tempo que se está a aquecer a água, gasta-se em média 4 litros (dependendo das casas... há casas que gastam entre 6 a 10 litros só para aquecê-la). Portanto façam as contas: se tomarem banho todos os dias, gastam nada mais nada menos do que 120 litros, isto se gastarem em cada banho, 4 litros para aquecerem a água. Esses 120 litros podem ser utilizados para o autoclismo ou para lavar o chão ou para regar as plantas... por isso, vejam só o que se poupa.
4. Esta mochila que aqui coloco é FANTÁSTICA!!! Queria tanto uma! Pois é... é uma mochila a painéis solares que carrega Ipad e afins, num instantinho enquanto fazem uma bela caminhada. Não é o máximo? (Ver mais em http://www.voltaicsystems.com)
5. Carregador de telemóvel também com painéis solares, mas também com vento. Ou seja, se quiserem, podem soprar para a ventoínha para carregarem o telemóvel, não é fantástico? E se andarem de bicicleta, também podem levar a ventoinha como companheira! (Ver mais http://www.hymini.com/)

Ainda tenho mais umas dicas... :)
6. Se quiserem usar o autoclismo, coloquem lá dentro uma garrafa de plástico de 1,5 lto cheia de água, porque assim, quando fizerem a descarga não vão gastar tanta água! :)
7. Se quiserem usar velas em vez de electricidade, (que até fica romântico e tudo) usem cera pura de abelha sem parafina, isto porque, a parafina é um derivado do petróleo e os componentes perfumados estão contaminados com produtos químicos. Por isso... escolham velas de cera de abelha e ficam com a casa toda a cheirar a mel! Eu posso atestar, porque estes meus amigos usam dessas velas e é fabuloso!
8. Lâmpadas de led (ver mais em http://en.wikipedia.org/wiki/LED_lamp) são preferíveis às lâmpadas económicas, porque as económicas têm "electricidade suja" e gastam um 1/30 em comparação com as outras... Uau! (Ver mais em http://www.youtube.com/watch?v=6CVLa_tRslY)
9. Quando se abrem as torneiras, quer seja no banho, quer seja a lavar os dentes ou a lavar a loiça, deve-se sempre ir desligando a água, quando não se precisa. Tentar nunca ligar a água quente, porque o que é facto é que a água quente nas mãos também não faz muito bem e além do mais poupa-se em gás. Por exemplo, ao tomar banho, a pessoa deverá tomá-lo em 3 partes: passar o corpo por água, fechar a água. Ensaboar-se. Passar o corpo por água novamente. E já agora, aproveitar, caso viva mais do que uma pessoa na casa, tomarem banho, um a seguir ao outro, para utilizar a água quente que ainda está nos canos.
10. Tudo o que está ligado à electricidade, em stand by, deve ser sempre desligado, quando não está a ser utilizado: televisões, vídeos, dvd's, microondas, carregadores de telemóvel, etc... e principamente as box's das distribuidoras de tv, porque têm um disco rígido que está a gastar energia em permanência.
11. Andar de bicicleta em vez de andar carro ou transportes (se bem que é preferível os transportes públicos ao carro, claro). 



E por falar em bicicleta, ontem fui "pegar" novamente na bicicleta... como sabem, a única vez que andei de bicicleta foi quando tive as minhas aulas fantásticas!!! Pois é... mas eu só andei de bicicleta essa vez e foi em Fevereiro... por isso, ontem foi um festival... Eu parecia uma "pata choca" a andar... ehehehe... já nem sabia se sabia andar... mas pronto, consegui "nos finalmente's" andar uns 30 metros... epah, nem cheguei aos 111! LooooL... Mas pronto, valeu o esforço, pelo menos meti-me novamente em cima de uma bicicleta e padeci novamente dos mesmos males que padeci da outra vez (se não sabem, vão lá ler o meu post antigo... ehheheh).

E pronto, hoje em troca, lavei os vidros da casa com o belo do detergente saponária e digo-vos: "Que mimo!"

E para finalizar deixo-vos um vídeo para se inspirarem... http://www.youtube.com/watch?v=cn49ah6bKzI







6 comentários:

  1. Hehe, boas dicas e adorei a mochila. :)
    Deverá existir um equilíbrio entre o meio natural e o Homem, não pondo de parte o desenvolvimento. As pessoas, ou grande parte delas, tem vindo a observar o que o que se está a passar no Mundo. As nossas acções afectam tudo o que nos rodeia. Além disso, as pessoas nem sempre têm noção de que conforto não é sinónimo de vida saudável.
    Beijinhos***** :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é... o que vale é que estamos todos a "despertar", né?

      Eliminar
    2. Felizmente estamos a "despertar". Eu sempre tive a mania de querer mudar o mundo. ;) E, certas vezes sinto-me desanimada por tomar certas decisões que não me agradam, simplesmente porque não tenho alternativa ou porque ainda nem todos estão "despertos" para certas mudanças. :/ Mas pronto, pelo menos existe alguém como a Andresa que anima um pouco a minha perspectiva relativamente ao futuro. :)

      Eliminar
    3. Eu também sinto essa "impaciência"... mas pronto, se uns "despertam" antes que os outros, por alguma razão, é!
      ;)
      O futuro vai ser super belivador e azul... Believe em mim!

      Eliminar
  2. Curioso... todas essas dicas, já as seguimos aqui em casa, desde muito antes da crise. Pensando bem, Portugal sempre esteve em crise, até mesmo no tempo dos descobrimentos, quando vinham toneladas de ouro do Brasil e muitas outras riquezas, o povo vivia na miséria. Enquanto as pessoas podia viver bem com o dinheiro que não possuíam, ou seja, créditos, parecia que não havia crise, mas afinal era apenas mais uma ilusão.
    Mas vamos falar de coisas mais positivas: Há muito que não criava um post no meu blogue e foi então que resolvi escrever meio à pressa acerca das trocas... e baldrocas!
    Aqui vai o link: http://condicao-natural.blogspot.pt/2012/07/trocas.html

    Realmente essa mochila... mas tenho um carregador solar de bolso que foi muito mais barato e dá perfeitamente para carregar o telemóvel e a máquina fotográfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Paulo!!! Eu acho que só agora "acordei para a vida"... Mas estamos sempre a tempo! Vou lá ler o seu blog... porque a verdade verdadinha é que nunca tenho tempo para ler nada de nada!
      Grata pelos seus comentários, Paulo! São sempre muito úteis!
      :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.