sexta-feira, 27 de julho de 2012

Indo eu, indo eu a caminho de... Sines!

Há dois festivais em Portugal que simplesmente adoro: o FMM - Festival de Músicas do Mundo em Sines (http://fmm.com.pt/e o Avante na Atalaia! :) E quando decidi viver de trocas, pensei que ia fazer tudo normalmente como se não vivesse de trocas... Logo, frequentando os mesmos sítios independentemente de viver com ou sem dinheiro. Gosto destes dois festivais, não por gostos pessoais musicais ou por orientações sócio-políticas... Gosto porque são diferentes, originais, criativos e "familiares"! Neles, sinto-me bem!

A minha relação com a música é uma coisa estranha, confesso! Não gosto de uma música pela letra, aliás para mim, é-me indiferente qual a língua em que é cantada, porque raramente quando oiço uma música não tomo atenção à letra mesmo que seja em português (eheheh no fim deste post conto-vos uma história minha pessoal super cómica, boa?)... Para mim, música é ouvir o som... e deixar ir! Por isso, a minha relação com a música é uma coisa muito estranha, porque oiço tudo... desde focolore, música pimba, músicas do mundo, rock, punk, infantil... etc etc... Como eu costumo dizer: "Tenho bons ouvidos..." Costumo ouvir dizer que a música é a forma como Deus (Divino, Universo, Alá - o que queiram chamar) comunica com os humanos através do humanos... e verdadeiramente, acho que sim! Já imaginaram como é que a música deve ter sido descoberta? Inventada? Construída? Como emergiu? Como se traduziu em notas numa pauta musical?...  E como independentemente da língua em que é falada num país é totalmente universal? Um "dó" para um chinês é igual ao "dó" do italiano? Bem...  só de pensar, acho fantástico!

Bem, mas falemos do festival onde estou hoje, o FMM! Há uns tempos enviei um email para o departamento deste festival a contar o meu desafio de vida e propondo uma troca para poder assistir às músicas do mundo, que parecem de grupos "desconhecidos" (eu que não conheço a música pelos nomes e sim pelo som...) mas são mesmo bons! E mais do que bons, são grupos de música que tocam músicas sentidas, com alma! A resposta por parte da equipa organizadora foi super rápida, de um dia para o outro já tinha a resposta com a proposta da troca: dar uma palestra sobre o meu projecto à troca de entradas no festival! E assim foi! A palestra está marcada para amanhã com o título: "Believe in Portugal: trocar as voltas à vida!"

Aqui a música do Festival de Sines... é música de todo o mundo... ouve-se de tudo... com o sentido mais "estético" e "étnico" que conheço... com harmonia... com fluidez! Há uma certa magia no ar... ou não fossem os concertos serem dentro das muralhas do castelo... com direito a fogo de artifício na última noite! Fantástico! :)

O ambiente é super descontraído... há entradas livres num momento do dia, nem que mais não seja nos ensaios da parte da tarde, um écran fora das muralhas para as pessoas que não entram acompanharem a música e muita gente feliz por todo o lado, incluindo famílias inteiras! :) Há cheiro a partilha, sabem?

Além do ambiente, das muralhas e das músicas, é fantástico o local onde está situado: junto ao mar... por isso, depois do festival, a festa continua na praia, com actividades de rua, música e tasquinhas de várias comidas típicas, espalhadas pela marginal! Um must... :)

Além disso... o festival este ano é mais ecológico, (não sei se o ano passado já era, porque o ano passado eu não vim...) mas este ano, à troca de 1€ (coisa que não poderei trocar...ohhhhhhhhh...) obtém-se uma caneca de alumínio (ver mais em  http://img.ph2-jpg.posthaus.com.br/Web/posthaus/foto/utilidades-domesticas/panelas-formas-e-utensilios/caneca-de-aluminio-luxo_82903_301_1.jpg ), daquelas onde as avós aqueciam o leite (pelo menos a minha) para o pessoal beber todas as bebidas que quiser, sem andar a gastar copos de plástico despropositadamente... (pena é que há algumas "tasquinhas" que gastam na mesma, enchendo a bebida para o copo de plástico e depois passando para a dita caneca... que desperdício!) Achei mesmo uma boa prática... até porque as canecas não se partem, são higiénicas e bastante reutilizáveis. A ver se arranjo uma à troca, para levar paras as comunidades...!

...
E agora, a história cómica que vos falei à pouco sobre a minha relação com as músicas e as letras. Quando eu tinha os meus 20 anos, o Pedro Abrunhosa deu um concerto em Castelo Branco, onde vivi. Eu e os meus amigos fomos ver, mas a meio do concerto separá-mo-nos, porque nos perdemos e ficámos distantes. A última música que o Pedro tocou, era uma música nova, onde ele pedia ao público para cantar o refrão! Claro que eu adoro estas coisas e pus-me logo aos altos berros a ajudar à festa com o "dito" refrão... E adorei a música, claro está! Quando saí do concerto para me encontrar com os outros meus amigos, perguntei-lhes se tinham gostado da música nova, aquela que dizia no refrão: "À noiteeeeeee..." E lá me pus mais uma vez a cantarolar com todas as cordas da minha garganta... Nisto vejo os meus amigos todos a rir às gargalhadas, sem eu perceber o porquê. Quando eu perguntei, eles, a rir sem parar, dizem-me: "Andresa o refrão não era assim... era: "I want you back"... Ahahahahahah... Capiche? LooooooooooL

E agora deixo-vos uma musiquinha que ouvi hoje aqui no FMM, "fabulástica": http://www.youtube.com/watch?v=-cpC49h-xbw&feature=share

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.