domingo, 29 de julho de 2012

Ecologices

"Pára tudo..." - diz o esquilo. E diz também a Natureza, o Planeta Terra, o céu, o mar, os rios, as pedras, as montanhas, as árvores! "Vocês humanos estão a tornar-se ecológicos? Sustentáveis? Poupados? Estão a tornar-se assim porque já sabem reciclar? Porque usam madeira de árvores que não estão em vias de extinção? Porque consomem produtos vegan? Porque já são mais poupados e não compram tudo o que podem?"

Pois... é isto! Será que estamos a fazer o nosso papel?! Será que por fazermos reciclagem toda bonitinha já estamos a contribuir para a Natureza?... Pois... e não seria melhor não fazer mesmo lixo nenhum? Por exemplo, comprar coisas sem sacos, sem plásticos associados, sem vidros ou papel, sem embalagem... Termos os nossos próprios recipientes, como antigamente quando íamos à mercearia, com as caixas de ovos... Pois é, é muito bonito dizermos que fazemos reciclagem e disso faz-nos logo muito activistas no ambiente... mas continuamos a consumir pacotes e pacotes de plástico, vidros e mais vidros, papéis e mais papéis, porque o que é verdade é que tudo o que consumimos vem com acessórios destes! Será que é assim que vamos salvar o planeta? A continuar a consumir descontraidamente, mas depois fazer a reciclagem para nos "limparmos"? E ajudar o ambiente?

E relativamente à comida... ok, mudamos de marcas, marcas mais brancas, marcas de comércio justo, marcas de comida biológica, marcas de produtos locais... mas mesmo assim, essas mesmas marcas vêm com papel a envolver a fruta, recipiente de plástico, etiqueta autocolante e depois saco das compras... e por fim um talão de papel gigante com montes de publicidade. E tudo para quê, se tudo era tão ecológico, justo, biológico e afim?

E fazemos casas de madeira, o mais sustentáveis e ecológicas possíveis, mas com madeira nova, acabada de cortar, quando podíamos ter ido à caça dela pelas matas ou recuperar restos de obras ou no lixo ou até recuperar coisas que apesar de não serem para esse fim, conseguimos uma outra possibilidade...

E fazemos mais e mais casas, mesmo que sejam muito ecológicas e sustentáveis, quando há tantas casas que estão abandonadas e poderíamos reabilitá-las em vez de as deitar abaixo, construir de novo ou fazer novas urbanizações!

E temos o belo do saco das compras para ir ao supermercado e para não gastarmos dinheiro em sacos e para sermos ecológicos, claro está! Mas depois compramos uma prenda ou uma peça de roupa e trazemos o embrulho e o saco porque é tão bonitinho!!!! 

E andamos de bicicleta ou de transportes, mas depois usamos o secador de cabelo, a máquina de lavar loiça, o microondas, a máquina de fazer pão, a iogurteira, a bimby, o aspirador e tudo o mais... que não tendo uma coisa a ver com a outra, não faz muito sentido para alguém que está na moda e é ecológico.

E andamos em reuniões de permacultura e de ecologia e transição, mas depois usamos montes de maquilhagem e unhas de gel e cremes para isto e para aquilo?! Mas tudo ecológico, claro está!

E também temos um carro eléctrico, mas quando estamos em casa, temos ligadas 6 ou 7 luzes, mesmo que sejam as luzes mais económicas que há, mas temos e usamos, como se desperdício se trata-se, porque compensamos com o carro... 

E poupamos em chamadas telefónicas (do nosso telefone), mas usamos o telefone da empresa porque não somos nós que pagamos... e trazemos uns clips e umas folhas de papel para casa... e deixamos as luzes todas acesas porque não somos nós que pagamos... e porquê?!

E fazemos mais uns kilómetros com o carro da empresa, gastando na mesma os combustíveis de derivados fósseis, mas ok... não somos nós que pagamos!

Acho que andamos todos enganados... todos incluido eu, claro, que estou longe da perfeição! Mas enquanto TODOS não percebermos que os nossos actos prejudicam todos, porque todos somos UM e todos pertencemos ao mesmo UM que é o planeta, continuamos todos a não ajudar, a não estarmos verdadeiramente juntos... a não sermos NÓS, mas sim sermos ELES!... Ou vários Ele... Ela... :(

Desabafos... http://www.youtube.com/watch?v=w6jski5kvqY

2 comentários:

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.