segunda-feira, 16 de julho de 2012

Comunidade 5 - Caldas da Rainha

Hoje começo a minha caminhada (literalmente falando) na quinta comunidade, que apesar de não ser propriamente uma "comunidade" no sentido formal da coisa, é uma comunidade citadina, como tantas as outras, comuns no nosso dia-a-dia.

Vim viver durante 1 semana (mais propriamente os 5 dias úteis da semana) para casa de um casal que mora nas Caldas da Rainha (ver mais em https://www.transitionnetwork.org/initiatives/caldas-da-rainha-permabio) e que está a tentar adaptar a sua vida da forma mais poupada, ecológica, sustentável e saudável, possível. Assim sendo, à troca de ensinamentos, das refeições e de alojamento na casa deles, faço alguns trabalhos domésticos e ajudo nas tarefas do dia-a-dia.

A ideia ao vir para esta comunidade é que queria aprender a ser mais sustentável, saudável e poupada inserida numa cidade, como tantas as outras, tal como o sítio onde actualmente vivo. Assim escolhi este casal! Conheci este rapaz num antigo emprego... E quando o voltei a ver passados uns 3 ou 4 anos estava uma pessoa totalmente diferente: mais saudável, mais nova, mais feliz... e também eu quis saber o milagre "da coisa". Começámos a falar e o que achei mais curioso é que ambos (eu e ele), de tão diferentes que éramos, estávamos a caminhar para esta transição que tanto se fala e que na visão deste meu amigo, se prende também com a "independência dos combustíveis fósseis" (carvão, gás natural, petróleo, entre outros. Ver mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Combust%C3%ADvel_f%C3%B3ssil) Ou seja, todos sabemos que a nossa vida actual depende pura e simplesmente destas três modernices, né?

Assim sendo, o desafio desta semana é viver num apartamento normal de uma cidade, utilizando o menos possível estas três componentes, sendo mais saudável, mais ecológica e mais poupada. Ou seja, quase quase sem impacto ambiental. Por isso, 'bora lá!

Não sei se já ouviram falar numa rede que começou na Inglaterra e que se está alastrar por todo mundo e também em Portugal: a rede Transição. E é isto mesmo, estabelecendo laços com a comunidade local, com objectivo de tornar estas relações resilientes, por isso, de uma forma mais saudável, sustentável, ecológica e poupada, sem depender dos combustíveis fósseis. (Ver mais em http://permaculturaportugal.ning.com/) E vai ser mais ou menos a minha vidinha esta semana!!! :) G'anda desafio!

Para começar, este meu amigo desafiou-me a emagrecer 5 kilos durante 5 dias! Ahahah... Até parece que   concorri ao Peso Pesado... (e até estou um 'cadito parecida com os concorrentes... lol). Então a dieta destes dias para chegar a esse peso, vai ser:
- consumir até 1200/1500 calorias/dia
- fazer 10000 passos/dia
- fazer actividades diárias fora do "sofá"
- beber muita água ou chá sem açúcar
- nada de consumir açúcar e hidratos de carbono

E é só isso!!! Acham que vou conseguir emagrecer os ditos 5 kilos?!?!?! Ahahaha... 6a feira vos conto tudinho... hoje para começar andei a pé 7,5 kms! :) Acho que nunca tinha andado tanto na vida, excepto aquele meu percurso para a Serra da Lousã que já aqui contei e que fiquei com os "bofes" de fora num instantinho! A minha alimentação de hoje foram muitas saladinhas e alimentos verdinhos, incluindo as belas das florzinhas e folhinhas das Chagas/Capuchinhas! :) 

Para verem mais ou menos, o que me estou a propor a viver esta semana, não percam o filme que vos apresento este trailer, que é "fabulástico":  http://www.youtube.com/watch?v=Z9Ctt7FGFBo

E já agora o link do projecto deste vídeo: http://www.noimpactdoc.com/index_m.php

Inspirem-se!!! *

2 comentários:

  1. Esta's com o Paulo na minha terrinha? Pena nao estar ai com voces! Ou melhor, pena voces nao estarem aqui comigo :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.