quinta-feira, 12 de julho de 2012

Com 11 letrinhas apenas se escreve a palavra...

... "abraçamento"! Ou seja, o acto de abraçar! LooooL... 

De todas as coisas que me lembro agora assim à pressão, aquela que acho que é mais difícil de aprender a perceber o que é verdadeiramente, é um abraço!
A que eu acho que é mais rara de se encontrar por aí ao virar da esquina, é um abraço!
A que se sente verdadeiramente e genuinamente como se fosse a coisa mais especial do mundo, é um abraço!
A que se ganha energia, sente-se união independentemente da pessoa que está do outro lado, é o abraço! 

Adoro abraços! Mas é um gosto muito recente! Acho que só aos meus 29 anos de vida, recebi o primeiro "verdadeiro" abraço!  E por isso, só comecei a gostar de os dar a partir daí! Posso lembrar-me do dia, da hora, do motivo, do local onde foi dado, da razão, dos intervenientes e do que senti! E foi completamente diferente do que já havia sentido até ali, no que se toca aos abraços!... Claro que recebi abraços da minha família e tal desde sempre... mas "o" verdadeiro abraço foi-me dado por um colega meu, na sua despedida para um outro país para onde ia trabalhar. E digo que foi "o meu primeiro e verdadeiro abraço" porque senti-o de forma diferente... não sei bem explicar! E quando digo isto, não falo da componente do abraço homem-mulher... nada disso, foi um abraço neutro de sexualidade, mas forte de humanidade! 

E é isto que tenho visto ao longo do tempo: um abraço por dia nem sabe o bem que lhe fazia... a si e à humanidade! LooooL... Portugal e os portugueses tocam-se pouco... abraçam-se pouco... os filhos abraçam pouco os pais... os pais abraçam pouco os filhos... os irmãos abraçam-se pouco... os amantes abraçam-se pouco... os amigos abraçam-se menos ainda... então os colegas ou desconhecidos... bem, decididamente não se abraçam!

Houve uma altura que no meu local de trabalho me apeteceu começar a abraçar os meus colegas, o meu chefe, todos à minha volta... todos os que aparecessem à frente! E foi engraçado perceber as reacções: "Andresa, está bem? Está tudo bem consigo? Que estranha atitude!"... Como se eu tivesse fumado alguma coisa que não era de todo a mais indicada ou como se o abraço pura e simplesmente fosse algo que não era "ético" ou "correcto" de se fazer em âmbito profissional... Enfim... o abraço é verdadeiramente um assunto "tabu" e pouco aceite! Infelizmente! :(

"Mas precisamos assim, tanto de abraços?!" Diria que precisamos tanto de abraços, como de respirar... pois só assim nos reconhecemos como pessoas... só assim conseguimos sentir o outro... só assim nos revemos como iguais... 

...

Outro dia, uma pessoa quis conhecer-me e falar comigo e percebi no início da conversa que ela precisava mesmo de um abraço... Não sei... olhei para ela e pura e simplesmente achei que sim. Então antes que a conversa se delonga-se muito disse-lhe: "Antes de mais vou dar-lhe um abraço..." E assim foi! Dei-lhe o abraço e olhos nos olhos, a pessoa disse-me: "Ai...... já não recebia um abraço destes há anos... precisava mesmo. Dá-me outro?" E é assim que a magia do abraço funciona! 

Sempre que posso, dou abraços... nas trocas, quando dou palestras, aos meus amigos... mas digo-vos que começa a ser mais fácil para mim dar abraços a desconhecidos do que a conhecidos... não sei porquê... mas parece que o abraço não tendo feito parte do meu passado, parece que está fora da caixa e não faz parte do pacote. 

O último abraço que recebi foi ontem... da filha de 3 anos de um colega meu. O pai disse: "Dá um abraço à Andresa." E a menina que mal me conhecia, vem directa a mim com os seus olhos azuis transparentes como o mar e o cabelo loiro como o sol e abraça-me com tanta entrega e amor que me soube a ginjas... Bem, não diria a ginjas... diria mesmo que me soube a pózinhos de pirlimpim pim de uma fada encantada, tipo a Sininho do Peter Pan... Que maravilha! Como as crianças dão abraços de forma tão simples e perfeita!

Não há nada que se troque simultaneamente do que os abraços. É uma troca que não fica para depois... é uma troca que é ali e agora, no momento presente, não fica para depois! Ficam os dois a ganhar! ;)

Por falar em abraços, deixo-vos alguns links de coisas relacionadas com abraços, que simplesmente adoro! Espero que gostem e que se motivem para abraçar cada vez mais... Porque já sabem: "O abraçar é que está a dar!" :)



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.