sábado, 30 de junho de 2012

Sabes?

Sabem qual é a coisa que me põe mais calma?
Sabem qual é a coisa que me põe calada? (o que é difícil... eheheheh)
Sabem qual a coisa que me deixa serena?
Sabem qual a coisa que me dá a ideia de que tudo está no lugar certo e no momento certo?
Sabem o que me descansa mesmo nos dias de mais stress?
Sabem o que me dá forças e vida e energia mesmo quando acho que elas se foram embora?
Sabem o que me dá esperança?
Sabem o que é perfeito?
Sabem o que é infindável, "infinito" e uno?
Sabem o que me dá paz?
Sabem o que me faz sonhar?

O MAR! Adoro ir ver o mar... sobretudo à noite, de madrugada... ficar dentro do carro a olhar o mar com a minha cadela... ou sair para a rua, sentir a areia nos pés, molhada do escuro do céu e ver as ondas que não se distinguem do céu, no horizonte, de tão azul escuras que são.

Adoro um praia escura com a luz da lua cheia reflectida... ou uma praia cheia de luzes num areal imenso... 

Adoro a noite na praia... 

Adoro a praia do Forte de Carcavelos, aquela praia pequenina em frente ao bar do moinho, que tem uma casinha branca e onde durante uns tempos tinha umas letras azuis no telhado que dizia: "O amor existe."

Adoro uma praia de Setúbal ao pé de uma serra (não me lembro do nome) de onde se vê uma imensidão de céu estrelado e uma imensidão de areal.

Também adoro as praias da ilha Phi Phi na Tailândia ou as praias de Cuba ou México... mas o nosso mar... o nosso mar é mágico!

E o nosso rio... as margens do nosso rio Tejo, com a ponte 25 de Abril iluminada, o Cristo Rei... desde o Terreiro do Paço até às Docas... o percurso pedestre (de onde tirei esta primeira foto) com o belo poema do Alberto Caeiro que diz: "Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia... e para onde ele vai... e de onde ele vem. E por isso, porque pertence a menos gente, é mais livre e maior o rio da minha aldeia. Pelo Tejo vai-se para o Mundo." 

Hoje foi um desses dias... desses dias em que se deve ir olhar o mar... ou o rio... ficar pura e simplesmente a contemplar, na companhia da minha cadela! Só isto... simples!

http://www.youtube.com/watch?v=n4z3Rm5y1hI


4 comentários:

  1. Sim, não há palavras para descrever esses cenários.
    Quando passeio à noite, na praia, sem luar, recordo-me sempre de uma cena do filme "Contacto" de Carl Sagan. Aquela em que a Eli (Jodie Foster) visita os Extraterrestres, mas estes, para lhe facilitarem a comunicação, levam-na em visões até uma praia bem conhecida dela, em Pensacola. É uma cena muito comovente em que som suave das ondas se confunde com o céu estrelado, como se esse som fosse o do próprio Universo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca vi esse filme... mas a descrição parece-me muito bem!!! :)

      Eliminar
  2. Uma coisa que gosto e que está relacionado com a praia à noite, são os faróis. Vivo perto do maior de Portugal e quando era criança, este Farol possuía, o que lhe chamava-mos de "Ronca". Era uma espécie de corneta gigante, mecânica, com um som muito grave, que servia para orientar as embarcações sem radar. Nas noites com nevoeiro, adormecíamos embalados com aquele som, ommmmmm, ommmmmm. Se há profissão que gostaria de ter, é a de faroleiro.
    Há alguns meses, fui com o meu pessoal a Torres Vedras e saímos já era noite. Quis fugir ás portagens e decidi ir pela nacional. Entretanto, o GPS mandou-me por uma estrada esburacada, pelo meio de florestas. Voltei para trás, pois aquilo metia medo... Decidi desligar o GPS e recorrer ao instinto. Para surpresa nossa, fomos dar a uma praia, não sei se era S. Pedro de Moel... mas tinha um Farol bonito. Estava tudo muito calmo e a luz do Farol a percorrer o céu. Foi um engano que valeu a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... :) Já vivi em Torres Vedras, mas nunca me perdi num farol... mas há recantos bem lindos para nos perdermos! ;)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.