sexta-feira, 1 de junho de 2012

Pormenores portuenses

O dia hoje foi grandeeeeeeeeeeee.... de manhã estive a limpar a casa da minha afilhada, que faz parte da troca da semana que aqui estou: limpar a casa e fazer a comida... mas foi uma troca que eu impus a mim própria e que tenho todo o gozo em fazer... porque é só de vez enquanto, claro! Lá em casa eu detesto limpar... eheheeh... Aqui faço com tanto gosto, sinto-me assim meia governanta, meia mãe!

Da parte da tarde, fui ver o que se passava e o que se faz nos restícios da Es.col.a, mais conhecida como Escola da Fontinha (ver mais em http://escoladafontinha.blogspot.pt/).  Depois de visitar São Lázaro fiquei com curiosidade acerca do projecto da Escola da Fontinha, pela dinâmica e pela "confusão" que deu no passado dia 19 de Abril, com o despejo. O que é facto é que estes movimentos sociais, interessam-me cada vez mais, acerca das motivações e das formas de agir dos cidadãos que querem mudar o mundo e que se sentem revoltados pelo marasmo da sociedade. Por isso, lá fui eu! O projecto Es.col.a estando desalojado do seu espaço, continua esporadicamente a fazer actividades no largo da escola (onde está pintado este dizer da foto que aqui posto) e hoje como era o Dia da Criança houve por lá um lanche partilhado e um convívio com as crianças e moradores. No meio do largo, aparece uma mesa desdobrável com uma bela toalha e quase que, por magia, começa a aparecer comida de todos os lados: bolachas, salame, batatas fritas, sumo, gomas, etc, etc... A pequenada misturada com o pessoal do projecto, que por sua vez estava misturado com os habitantes da zona, uns mais novos e outros com idade de serem avós, foi muito giro de se ver! Estilos diferentes, idades diferentes, vivências diferentes, mas lá se cumprimentavam todos com um sorriso e o belo do beijinho com abraço! Adorei especialmente um beijinho de uma senhora com idade para ser minha avó, muito querida e sorridente que trouxe umas bolachinhas de chocolate em forma de animais que dá um valente beijinho e abraço a um rapaz dos seus vinte tal anos com rastas, roupa muito hippie e um estilo muito freak! Foi tão bom ver isso!!!!!!!!!!!  :) Gostei muito do pessoal... tive umas belas conversas e ainda consegui umas belas dicas de comunidades sustentáveis e projectos similares ao meu! Muito produtivo, sim senhores!

À noite, tive um jantar com os belivadores portuenses... Então não é que a malta juntou-se e fez uma jantarada para me conhecerem?!!? Foi muito giro! Comemos num espaço simpático - Complexo Sportivo Nun' Álvares e a minha pessoa pagou a conta do seu jantar, lavando a loiça, como se vê na foto! Claro que tive ajuda... os pratos, copos e talheres eram mais que muitos e por isso, fui ajudada por duas preciosas belivadoras, uma delas com os seus 11 ou 12 anos!!!! A lavagem da loiça foi um instantinho! Adoro o pessoal do Porto, carago! Adoro mesmo! Eu acho que tenho uma costela aqui do Norte, carago! Ora vejamos: gosto de falar alto, de abraçar, de sorrir descontraidamente, de ser frontal, de ter pêlo na venta, de me sentir viva, de falar com o pessoal no meio da rua mesmo quem não conheço, de tratar tudo como se meu familiar fosse... sou ou não sou mais do Norte do que do Sul, carago!?!!? LoooooooooL... Sinto-me em casa!... E estou!

E além de me sentir em casa... o Porto é lindo... e tem umas pontes sobre o rio... lindas! http://www.youtube.com/watch?v=UsOH6oqqBGk&feature=related

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.