sábado, 16 de junho de 2012

Mamma mia, che pizza!

Ora bem, esta foto de hoje é o oposto do meu dia. Acontece que hoje não tinha foto e então fui ao baú das fotos de ontem! Hoje, estive todo o dia na cozinha, porque houve um evento nacional dos coordenadores do Movimento Focolares, aqui na Cidadela. Estive a ajudar a fazer o almoço, lombo de porco assado no forno com arroz árabe e o jantar, pizzas vegetarianas......... maravilhosas! 

O pessoal aqui adora e sabe fazer muito bem pizzas, porque todas as focolarinas(os) têm de ir para a comunidade-sede em Itália por 2 anos, antes de serem consideradas "focolarinas(os)". É como se fosse uma "escola" para tomar a decisão de pertencerem (para sempre) a neste movimento. Isto no caso das pessoas solteiras, claro! Quanto às casadas que querem seguir o Movimento, têm de ir um mês para o "estágio" e quando têm filhos pequenos vão com a família toda. Disseram-me que para tomar a decisão de ser focolarina(o), as pessoas deverão ter mais que 18 anos, mas preferencialmente deverão ir depois de tirarem o seu curso superior, para que tenham uma profissão durante as suas vidas. E por isso, passamos a outro ponto que é, "como funciona uma comunidade dos Focolares e como se processa tudo isto?"

Ora bem, pelo que percebi pelo tempo que cá estou, para se ser focolarina(o) "solteira(o)" há este "estágio" na sede em Itália, para que posteriormente, as(os) focolarinas(os) sejam consagradas(os). Depois desse tempo, julgo que também vão para uma comunidade na Suiça e só depois são colocadas(os) em outras comunidades pelo mundo fora, podendo ser na sua comunidade de origem. As comunidades chamam-se Cidadelas e há cidadelas em muitos países, mas não em todos onde há o movimento dos Focolares, porque  para haver cidadelas é preciso haver dinheiro para as construir. Contudo, o Movimento sim, está em todo o mundo! No total, há 33 Cidadelas!

Em cada cidadela há várias casas, chamadas de Focolares, onde grupos de focolarinas(os) são divididos por sexo, havendo assim, Focolares masculinos e femininos. Aqui nesta Cidadela que é a única em Portugal, tenho visto que cada Focolare tem uma média de 5 a 6 focolarinas(os), pelo menos aqui nesta cidadela. Há também uma casa de Gen's, que são jovens que não sendo ainda focolarinas(os) pertencem ao Movimento e experimentam por uns tempos viver neste tipo de comunidade, geralmente que ainda são estudantes de universidade. Além destes Focolares para grupos, há também Focolares para famílias, famílias que são focolarinas e que vivem em casal com os seus filhos, à luz do Movimento.

Em todas as cidadelas, há um Centro Mariápolis onde ficam alojadas as pessoas de fora. Nesse centro, além dos quartos em camarata, há também uma capela, copa, refeitório e o salão dos eventos. Há também um outro espaço exterior, chamado de Centro de Recursos que tem várias actividades, aberta à comunidade envolvente. Aqui por exemplo, há pilates, acunpuntura, fisioterapia, ballet e no futuro vai haver, folcolore. Há também alguns pavilhões de arrumos, que têm material para uso de toda a cidadela. Nesta cidadela há também uma editora da revista Cidade Nova, do Movimento.

Estas cidadelas têm focolarinas(os) que trabalham na manutenção da cidadela, sendo aqui o seu trabalho diário. Contudo, a maior parte das focolarinas(os) têm uma profissão fora da comunidade. Aqui há de tudo: médicas, dentistas, professoras, fisioterapeutas, arquitectas, etc etc... e o que acontece é que todos os que trabalham fora da cidadela entregam o valor dos seus ordenados ao Movimento, depois de retirarem o dinheiro que vão necessitar para as despesas do seu focolare, após o orçamento mensal planificado inicialmente. Esse dinheiro excedente, é então, distribuído para as várias cidadelas a nível mundial ou para o Movimento propriamente dito, que até já tem, por exemplo, uma universidade a trabalhar na área da economia, filosofia e ecologia. A isto chama-se Economia de Comunhão e foi um termo, "inventado" por Chiara. Desta forma, o dinheiro que todos ganham é distribuído por todos os países onde há o movimento, para que todos tenham as mesmas oportunidades.

Uma coisa curiosa que me contaram, ainda sobre este novo termo de Economia de Comunhão, foi uma ideia que Chiara teve quando visitou São Paulo. Ela ao sobrevoar o Brasil, percebeu que à volta da cidade havia um círculo de favelas que rodeavam a cidade, a que chamou "côroa de espinhos". Então, avaliando quantas pessoas desse círculo precisavam de apoio para melhorar a sua condição de vida, fez uma estimativa de que 5000 pessoas precisavam de ajuda. Propôs, então ao Movimento, que cada focolarino junta-se durante um ano, 21€ e que esse dinheiro fosse destinado a recuperar essas famílias. Algumas destas famílias conseguiram fazer um negócio próprio, sendo que ficou combinado posteriormente, que também contribuíssem com os seus lucros para o Movimento pudesse ajudar novas famílias! Fantástico, não?!

"E assim em traços gerais, daquilo que eu aprendi, o que é o Movimento Focolares?" Neste Movimento o objectivo final é viver em fraternidade, espalhando amor por todas as pessoas. São aceites pessoas de todos os países, crenças e de todas as religiões são aceites, apesar do Movimento estar ligado à Igreja Católica. Mas por exemplo, noutros países, como a Tailândia, os focolarinos são budistas! Para os católicos, o Movimento é viver a palavra do evangelho dia-a-dia, como um fogo dentro de cada um de nós e na nossa própria casa (focolare quer dizer fogo=lareira). Contudo, para todas as religiões, é ser transportador de alegria em todos os cantos do mundo e unir todos num só mundo, para que todos serem felizes. :)

Feliz, foi o meu final de dia de descanso, depois de ter ajudado na cozinha, durante 12h. :) Como foi um dia especial aqui na Cidadela por causa do evento e também porque uma focolarina fazia anos, tive direito a matar saudades de uns docitos, de comer a maravilhosa pizza (aprendendo uns truques) e a ouvir o grupo das focolarinas, que ficou para o jantar, a cantar, dançar e jogar jogos... Foi mesmo muito bom! A quantidade de sorrisos e alegria que vi nas caras destas focolarinas foi de "sorrir e chorar por mais"... Sim, fiquei com lágrimas nos olhos, porque a alegria delas é tão verdadeira e tão forte, que contagiam qualquer um... Ao som da viola, cantaram lindas músicas, como "Restolho" da Mafalda Veiga, "Eu sei" da Sara Tavares e esta que já não ouvia há muito tempo, mas que adoro, cantada pela Maria Bethania, "Luar de Sertão": http://www.youtube.com/watch?v=kG7mON3wb6k

Fiquem bem... *

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.