Pois, é a minha estadia aqui na Aldeia das AMOReiras tem os dias contados, amanhã já estou de regresso a Lisboa, porque muito trabalhinho me espera!
E por hoje, decidi contar-vos as "permacultices" que por aqui fui vendo e utilizando.
1. Tal como em Tamera, a casa onde estou também tem uma casa-de-banho seca. É muito engraçado porque temos a sanita "normal" com água e depois uma outra sanita que é um cubo onde se deita serradura e que de forma simples e rápida se pode despejar para um sítio apropriado.
2. A loiça, tal como em Tamera é lavada em 3 bacias: 1.ª para tirar a gordura, 2.ª para lavar com detergente, 3.ª para passar por água. Sendo que as águas são utilizadas para a horta. Contudo, aqui há um pormenor, a 1.ª bacia não é com água e sim com serradura, onde de forma muito simples se esfrega com uma "vassorinha" a gordura da loiça, utilizando a serradura.
3. O que vos mostro na primeira imagem é um sistema de aquecimento de água ao sol. Ou seja, a água é fica naquela mangueira preta e estando ao sol aquece a água que lá está, dando para, automaticamente descarregar numa mangueira para o lava-loiças sem precisarmos de aquecer água de outra forma. Imaginam a temperatura da água em pleno Verão aqui no Alentejo!?!?!? Ui...
4. A imagem de baixo é um forno solar, ou seja, se verificarem está todo forrado de papel de alumínio, que ao reflectir o sol, coze o comer que dentro lá estiver, o pão, o bolo, etc etc... E como é grande, dá para cozer muita coisa ao mesmo tempo.
Sei que também há aqui um duche que aquece a água de forma muito engraçada, mas ainda não conheci o Senhor Duche pessoalmente, contudo, vou ver se amanhã ainda lhe dou um "alô" para vos contar acerca dele, ok?
E por hoje é tudo... amanhã Lisboa espera-me e muito trabalho também, porque a próxima feira de Lisboa, dia 20 de Maio, vai ser de arromba. Vai ser filmada para um canal de TV internacional, chegando a toda a Europa e à América Latina!!! Uauuuuuuuuuu!
Besooooo a todos!*
E hoje só me apetece ouvir esta música e pularrrrrrrrrrrr... http://www.youtube.com/watch?v=Qg44qKSbsdQ
Muito bem!
ResponderEliminarMas...2 dúvidas:
a) a serradura vem de?
b) papel de alumínio???? implicações???
sorry, mas são mesmo dúvidas :-S
Olá!
EliminarPois eu não sou lá muito entendida nestas coisas. Apenas vejo e conto!!! Eeheheh... mas vou tentar perguntar! Contudo acho que:
a) Aqui há muita cortiça, que vem de árvores que estão mortas e que os agricultores têm de limpar as florestas por causa dos fogos, por isso, a cortiça deve vir daí. Digo eu!
b) Bem, não faço a mínima ideia... mas a ver se pergunto!
Grata*
Obrigada, vou ficar a aguardar :)
EliminarOlá!
EliminarQuanto à serradura, há um carpinteiro na aldeia que a disponibiliza.
Quanto ao alumínio, realmente perguntei na aldeia, só que a pessoa que o construiu não se encontra na aldeia e não tive como saber mais. Se o vir de uma próxima vez, pergunto-lhe e depois digo-lhe, sim?
Grata
Obrigada pela sua atenção.
EliminarBoas Vidas por aí ;)
Grata, mas já voltei à base!*
Eliminar