terça-feira, 1 de maio de 2012

O mel e Tamera

Ora bem, hoje quando estava a preparar a minha abalada de Tamera, ao falar com um português que está a fazer o tal curso da Aldeia Portuguesa (ou seja, Tamera vai abrir a possibilidade de se fazer uma comunidade aqui, para juntar à comunidade envolvente) mostra-me um belo folheto com um belo mapa, que indica tudo o que existe em Tamera. Bem... até fiquei "azambuada"... porque andei a semana toda a pensar nisto e a ver se encontrava e só hoje é que dei de caras com o belo do folheto.

Nesse folheto, além das considerações básicas da entrada aqui em Tamera, tem também um mapa com todos os espaços de Tamera, que são entre outros: Espaço Yin, Espaço das Crianças, Casa de Hóspedes, Pavilhão de Estudantes, Campus, Auditório, Espaço da Juventude, Estábulo dos Cavalos, Círculo de Pedras, Aldeia da Luz, Ashram Politico e Instituto pela Paz Global. Claro está que pensei ir ver alguns destes sítios ainda hoje, mas não imaginam a chuvada que estava... por isso, fiquei aqui a acabar os meus afazeres, porque amanhã sigo viagem para outro sítio... (Não sei se terei net, mas logo que possa darei notícias!)

De todos estes sítios, ontem conheci o Espaço das Crianças, que é uma zona onde as crianças "mandam", como se fosse uma pequena cidade feita à sua medida, em que a entrada a "visitantes" não é muito frequente. Conheci também a Casa de Hóspedes, que são umas casinhas tipo alentejanas, muito giras onde os convidados ficam alojados. O Pavilhão dos Estudantes é onde foi tirada a foto comigo e com a equipa da cozinha, é onde passo os meus dias, onde fazemos as refeições, onde estou ligada à internet, onde se faz algumas reuniões e onde há um bar onde o pessoal convive à noite. Este pavilhão pertence ao Campus que é a zona dos estudantes e pessoas que visitam Tamera. O Auditório, também conheci é um pavilhão que tem multiusos, fez-se lá algumas cerimónias, foi lá que se realizou o simpósio e também a noite da dança. O Estábulo dos Cavalos também conheci, mas só de fora, não cheguei a falar com ninguém sobre isto, mas ouvi falar que aqui em Tamera se faz um trabalho muito interessante com os cavalos. O Círculo das Pedras, que já falei num post anterior... é um local de cerimónias pela paz e de ligação espiritual e interior. A Aldeia da Luz, ou Aldeia Solar, que vos falei no primeiro dia com a cozinha e a estufa, também visitei. E pronto, ficou a faltar-me o Espaço Yin, o Espaço da Juventude, o Ashram Político e o Instituto para a Paz Global. Fica para uma próxima oportunidade! 

...
Mudando de assunto, hoje começou o primeiro dia da Universidade de Tamera... voltou a chegar gente nova e o pessoal está todo a aprender novas formas de viver, de forma comunitária, segundo os princípios de Tamera.

...
Mudando de assunto (again), hoje ao pequeno-almoço a cozinheira de serviço referiu que, o mel que comemos hoje era o último que havia, isto porque, as abelhas do apicultor que vendia o mel a Tamera, morreram com o frio que por aqui se fez... E este assunto, pôs-me a pensar... porque eu já tenho ouvido falar da importância das abelhas na nossa própria continuidade na vida humana! Se as abelhas morrerem (enquanto espécie), os humanos deixarão de ter comida... e logo, morremos também! Dá que pensar, não?

Eu gosto de mel... eu gosto de abelhas... e eu gosto de estar viva... http://www.youtube.com/watch?v=fBl-U947p_g (Se adivinharem quem cantava isto, dou-vos um bocadinho do meu mel que está lá em casa... eheheh...)

8 comentários:

  1. Era a Ágata! ehehehe!! Tenho bastante mel por aqui, felizmente, tenho apicultores na família!
    Estou curiosa para saber qual é a próxima comunidade... tenho seguido o teu blog (que li de uma assentada, como quem lê um bom livro). Obrigada por partilhares a tua aventura!
    Boa sorte para os próximos capítulos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eeheheheh... boa! Assim já poupei o meu mel!
      E grata*
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Andresa, vou usar a dica da Rita Miguel e aceitar esse, de certeza, delicioso mel. Afinal na escola eu era a abelha Maia ; )

    Continuação de boa jornada, vamos continuar por aqui a acompanhar o relato destas aventuras

    MM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe... Manuela (Abelha) Maia: sim senhores, diga-me como lhe posso fazer chegar o mel! Lá para dia 9 de Maio, já estou de regresso a casa! Até lho posso levar na feira de trocas de dia 20 de Maio, caso seja de Lisboa!+

      Eliminar
    2. Oh Andresa, eu estava só a ser atrevida, mas aceito o mel sim senhor com todo o gosto. Tenho uma proposta para lhe fazer (que anda na minha cabeça já há algum tempo) e, caso aceite, poderemos encontrar-nos e fazer as trocas ; )
      Vou enviar um e-mail com o desafio.

      Sobre a feiras de trocas tenho muita curiosidade, vou saber como é.

      Beij e continuação de tão inspiradoras aventuras

      MM

      Eliminar
    3. Adoro gente atrevida! E claro que lhe dou um bocadinho de mel.... é só combinarmos!
      Vá, envie-me um email e venha de lá essa proposta, que agora fiquei curiosa!
      Besito*

      Eliminar
  3. Tenho lido o blog, com gd interesse. grata pela partilha.
    td de bom e muitas vivências belivadoras.
    ;-)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.