domingo, 27 de maio de 2012

Cozinhar com "tudos"

Foto by Olhares
Muitas vezes me perguntam o que é mais difícil trocar... E toda a gente me pergunta se é a comida... A comida é o mais fácil, digo eu... É bem mais fácil do que por exemplo trocar a areia dos gatos (se bem que eu agora decidi pela serradura e já tenho um carpinteiro que me troca alguma de vez em quando). Digo que a comida é o mais fácil, porque sou de boa boca, não sou nada esquisita e mesmo se não tiver comida em casa, dá sempre para ir comer a casa de uma amiga e em troca lavar a loiça, passar a ferro ou fazer a manicure. :)

Até agora, a comida tem sido fácil, isto porque tenho uma vizinha que é uma querida e que de tempos em tempos me leva comida que traz da horta ou restos que sobrou no local onde trabalha, restos esses que dão aos funcionários para levar para casa. Por isso, comida há sempre. Mas não há tudo! Não há todos os ingredientes... e muito dificilmente consigo fazer uma receita de livro, porque nunca tenho os ingredientes todos. A vantagem disto é que me tornei muito mais criativa, resiliente e grata com aquilo que tenho. Ainda me lembro, no passado, de não fazer determinada receita porque não tinha o alimento a ou b... ou ter de ir comprar ao supermercado todos os ingredientes, a fim de fazer a receita tal e qual, porque senão não sabia cozinhar. Isso acabou-se na minha vida!

Com o facto de estar na casa da minha afilhada, (que não é totalmente à troca, mas também o é, fiquei de fazer a comida e limpar a casa no período que aqui estiver) a minha função de cozinheira é mais facilitada porque tenho os ingredientes todos. E pronto, tenho de admitir que ter os ingredientes todos... fazer as receitas que conheço... ter tanta variedade para escolher o que comer e fazer é realmente MARAVILHOSO! É nestas alturas que dou valor a tudo e mais um par de botas! Não quer isto dizer que me falte comida ou assim, mas o que é verdade é que se quiser fazer uma lasanha de carne, não tenho carne, nem bechamel, nem mesmo as placas da lasanha e no mínimo, o que tencionava ser uma lasanha de carne torna-se uma massada de legumes! LooooL... 

É assim a vida... e não me estou a queixar, nada disso! Sou muito grata por toda a comida que consigo trocar e por ter comida e por todos os dias poder comer diferente. Estou muito grata por gostar de quase toda a comida (excepto orelha de porco e queijo a cheirar a queijo) e estou muito grata por cada vez ser mais inventiva com os ingredientes que tenho. Sei que quando acabar este desafio, mesmo sem saber o que me espera depois dele, um facto é que serei uma pessoa com um olhar diferente, um olhar mais poupado, mais grato e mais criativo.

...
Hoje cozinhei batata cozida com estufado de lulas ao almoço... não comia lulas há séculos! Soube tão bem...  Hummmm... E ao jantar cozinhei massa à carbonara. Amanhã será lasanha! Não imaginam o prazer que me dá, em abrir o frigorífico e a despensa e ter uma panóplia de ingredientes a escolher. Parece que tomei  um novo prazer ao cozinhar! Incrível sensação! Estou grata... muito grata!

Bom apetite! http://www.youtube.com/watch?v=NDhHxIz83Ic





Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.