quarta-feira, 2 de maio de 2012

Comunidade 2: Aldeia das Amoreiras

Ora bem, saída de Tamera rumo a outra semana à troca, Aldeia das Amoreiras, a 20 kilómetros de Tamera é a segunda comunidade escolhida!

A Aldeia das Amoreiras é uma simpática aldeia alentejana com bonitas casas brancas e riscas azuis (muito belivadoras), que está a tentar-se sustentabilizar com a preciosa ajuda do Centro de Convergência (ver mais em http://aldeiasustentavel.net/). Ou seja, a ideia é o Centro de Convergência ajude a: facilitar, envolver, capacitar, empoderar e planear para construir uma aldeia melhor, mais sustentável e feliz.

O trabalho do Centro de Convergência começou por conhecer todos os sonhos dos seus habitantes, que tornassem a própria aldeia num lugar mais aprazível de viver. (Ver os sonhos da Aldeia em: http://aldeiasustentavel.net/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=16&lang=pt) Muitos dos sonhos já foram realizados e muitos mais se estão a realizar! 

E é aqui que eu entro... vou ajudar na preparação de um sonho com toda população. Por isso, durante esta semana vou conhecer a maior parte dos habitantes da aldeia, na preparação desta actividade.

...

Acho este tipo de trabalho com muita lógica... Temos imensas aldeias com imensas potencialidades, que apenas não sabem como se potencializar. Temos um Portugal rico que não sabe como se valorizar, temos pessoas cada vez mais a sair das cidades e a refugiar-se em quintas e montes, quando com, as suas competências, podiam perfeitamente ser uma mais valia para ajuda e reorganização das aldeias, que já tÊm quase tudo... só falta mesmo, "o quase". Acho que isto poderia ser o caminho da reabilitação do nosso Portugal, imaginem: uma equipa de realização de sonhos de sustentabilidade em todas as aldeias "perdidas" deste Portugal!? Boa? ;)


2 comentários:

  1. Aldeia das Amoreiras que espectacular nome para um belo passeio. Recomendas?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.