quarta-feira, 25 de abril de 2012

Levar a "mó" ao moinho

Hoje dia da Liberdade, vou começar a minha (R)evolução eterna e interna, a caminho da primeira vivência em comunidades à troca.

Vou viver em Tamera (ver mais http://tamera.org/index.html) considerada como o supra-sumo da Permacultura em Portugal (e quem sabe no mundo)! Estarei lá durante 1 semana a viver à troca. Em princípio vou trabalhar na cozinha em troca de comida e dormida, porque vai lá haver o "2.º Simpósio Internacional sobre a água em Tamera" (ver mais em http://www.tamera.org/index.php?id=808&L=2).

Na mala, levo o saco cama, lanterna, roupa fresca e quente, agasalho de noite, uma faquinha azul e um alicate, produtos de higiene biodegradáveis (tal como solicitado por Tamera). Levo o belo do sabão azul e branco, um sabonete de plantas que me deram outro dia nos anos e uma pasta de dentes em pó com ervinhas e tal. O desodorizante é que é mesmo daqueles anti-transpirantes... e vamos lá ver se o posso usar! A razão de tudo isto, é que a água da cozinha e da wc é utilizada para regar as plantações envolventes e por isso, usar shampôos e acondicionadores ou gel de banho com brilhantes não será de todo um bem para as alfaces e os rabanetes, né? (Já estou a imaginar as alfaces cheias de purpurinas... lololol...)

De expectativas, também levo na mala: aprender a cozinhar comida vegan, aprender a falar melhor inglês (os meus 5 anos de curso de línguas só me valeram para o entender, porque para o falar, 'tá quieto... é uma confusão com os tempos verbais, que nem vos digo, nem vos conto...), aprender umas palavritas em alemão, conhecer gente, dar muitos abraços e aprender sobre Permacultura! A ver vamos...

...

Tamera fica no concelho de Odemira, na freguesia de Relíquias, descobri isto quando fui pesquisar o caminho no google maps que devia fazer até lá, para não me perder (muito) com o GPS. E quando vi o nome, Relíquias, sabia que o conhecia de algum lado... pus-me a pensar, a pensar... e lá encontrei a resposta! Há coisa de uns 2 anos tinha ido a Relíquias, com o meu segundo marido ver um terreno com um moinho para lá irmos morar! Foi o único terreno que visitámos e na altura não o comprámos, porque estava num local um bocado  inclinado e ele achou que não seria indicado para a horta! 

Sempre sonhei viver num moinho, com um alargamento, claro! Mas, num moinho! Julgava que era há 2 anos que isso iria acontecer, mas parece que não! Parece que apenas e só conheci, Relíquias! O mesmo local onde agora começo a minha aventura de viver à troca numa das comunidades mais conhecidas de Portugal e considerada um ponto de acupunctura no nosso país!...

Enfim... "coincidências"!... http://www.youtube.com/watch?v=deTZ-_Fcv40


2 comentários:

  1. Boa viagem Andresa, boa permuta de conhecimentos e não há "coincidências", tudo tem uma razão de ser ou acontecer, nós é que ainda não estamos evoluídos o suficiente para fazer a interpretação.
    Beijo fraterno <3

    Kanimambo pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... é isso mesmo!
      Um dia, descobriremos, as coincidências da vida! <3

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.