sexta-feira, 27 de abril de 2012

Dia na cozinha

Hoje foi o meu primeiro dia na cozinha! Fui ajudar a fazer o almoço, entre as 9 horas e as 13 horas. Amanhã vou ajudar a fazer o pequeno-almoço e o jantar, entre as 6h30 e as 8h e as 16h30 e as 19h. E por aí fora.... julgava que ia estar o dia todo na cozinha, mas não! É por turnos! Tenho sempre um tempinho livre!

No tempo que cá estou, estão a haver duas actividades paralelas, o "2º Simpósio Internacional da Água" e a "Aldeia Portuguesa", que é um curso de como se fazer uma comunidade portuguesa similar a Tamera. Não estou em nenhum dos eventos... julgo que poderei assistir ao Simpósio, mas ainda não assisti, apenas fui ontem ao evento de abertura, num espaço chamado "Círculo das Pedras", no alto do monte, onde as pessoas se reúniram em círculo e houve uma cerimónia com uma música "meia celta" muito bonita, cantada por algumas pessoas da comunidade! Foi um momento lindo! Bem, mas eu por enquanto cumpro as minhas funções e estou a aproveitar para pôr a cabeça (e o coração) no lugar, descansar um pouco e fazer um ponto de situação à vidinha! 

Nos dois primeiros dias ajudei a lavar a loiça, mas apenas os tachos, panelas e desinfectar os copos e talheres. Porque a loiça que cada pessoa usa é lavada por essa mesma pessoa! Existem uns lavatórios no exterior, perto da cozinha, onde cada pessoa lava a loiça que usou e deposita no escorredor. Depois, a loiça que não é descartável (porque há uns pratos giríssimos feitos de madeira e papel... acho eu, que são descartáveis) é metida numa máquina para ser desinfectada!

Hoje foi o meu primeiro dia na cozinha, como ajudante de cozinheira. Essencialmente descasquei cenouras, lavei loiça, cortei brócolos... mais ou menos para cento e tal pessoas! O almoço de hoje foi: salada de cenoura e beterraba com sumo de laranja, feijão branco com molho de tomate, grão e cenoura com canela e caril (acho eu), cus-cus (acho eu), salada de mil vegetais e flores (ver na foto), brócolos ao vapor, pepino com molho de abacate e molho para a salada com laranja e salsa! Aqui o pessoal é mesmo todo vegan, ou seja, nada de comer derivados de animais, como por exemplo, leite, queijo, iogurte, mel, ovos, etc... 

O que eu gosto mesmo mais no que toca à comida é mesmo ver as saladas cheias de flores! Estas flores são comestíveis, algumas são ervilheiras ou assim... e por exemplo, na água, colocam também flor de sabugueiro, uma flor amarelinha clarinha muito gira, que dá um efeito à água giríssimo! A acompanhar a refeição, temos sempre chá de ervas ou água e ao pequeno-almoço, café!

Desde já peço-vos desculpa de não conseguir dar mais pormenores da comida ou do nome das coisas, mas  aqui a língua predominante é o alemão ou o inglês e apesar de perceber um bocadinho de inglês, estes termos técnicos da cozinha, como alimentos ou assim, deixam muito a desejar... eheheh... é uma confusão pegada, para mim!

Bem... amanhã a ver se vos conto das casas-de-banho secas (sem água) onde as andorinhas fazem os seus ninhos, ok?

Beso... vou ver se tomo coragem e vou tomar banho, porque de manhã tenho muito frio e preguiça! Ehehehe...

Deixo-vos um filme de Tamera! http://www.youtube.com/watch?v=Qlvb7J0XF7A



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.