domingo, 18 de março de 2012

Eu sou troquiana

...mas no futuro quero ser flexitariana!

Eu explico!

Outro dia estava a falar com um amigo e perguntei-lhe se ele era vegetariano e ele disse-me: "Sou flexitariano." "Quêêêêê?" - Disse eu! E ele lá me explicou: "Sou flexitariano, ou seja, vegetariano por base, mas abro excepções na carne e no peixe quando viajo para outros países posso provar iguarias locais, desde que sejam regionais e verdadeiramente biológicas!" AMEI!

Eu... desde que comecei o projecto, tenho o sonho de "voltar" a ser vegetariana. Já o fui durante uns 6 meses e foram os meses em que mais me senti bem comigo, com o meu corpo e cheia de energia (ainda mais)...

E, as coisas que eu descobri sobre regimes e formas alimentares!?!?!? Existe o: flexitarianismo, o semivegetarianismo, ovolactovegetarianismo, lactovegetarianismo, ovovegetarianismo, vegetarianismo semiestrito, vegetarianismo estrito... a macrobiótica, o regime de alimentos crús, o regime dos líquidos, o "comer sol"... bem, um sem mundo de escolhas! Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo e http://pt.wikipedia.org/wiki/Macrobi%C3%B3tica


Nome da dietaCarne vermelha e suínaCarne brancaOvosLaticíniosMel
SemivegetarianismoNãoSimSimSimSim
OvolactovegetarianismoNãoNãoSimSimSim
LactovegetarianismoNãoNãoNãoSimSim
OvovegetarianismoNãoNãoSimNãoSim
Vegetarianismo semiestritoNãoNãoNãoNãoSim
Vegetarianismo estritoNãoNãoNãoNãoNão


Espero não ter andado a dar por aqui informações erradas... mas tudo isto para dizer, que sei e quero mudar o meu regime alimentar. Mas, como neste momento estou dependente das trocas, acho que o meu regime é mais troquiana... parece que sou do regime da Troika... ehehehe... ;)

Acho que não consegui ser mais do que 6 meses vegetariana, porque dá um certo trabalho! Temos de conhecer bem os alimentos, saber como os temperar e confeccionar, fazer escolhas equilibradas e saudáveis... e por isso, espero que a minha ida para as comunidades seja realmente uma lufada de ar fresco para a minha alimentação, a nível do meu bem estar, mas já agora, a nível do meu emagrecimento, de pelo menos 11 kilos!

... mas gostei do termo do Flexitarianismo... fez-me lógica pensar que posso ser flexível em ocasiões específicas e diferentes... sem radicalismos e extremos! Gosto e aprovo! Como em tudo na vida, flexibilidade é o que está a dar.

E já agora vou-vos contar duas histórias sobre regimes alimentares e afins:
- no meu segundo casamento, o meu marido queria tornar-se efectivamente vegetariano... e eu, que como já sabem, era uma "imberbe" e a modos que "quadradona", dizia que o vegetarianismo não dava para educar famílias, não era completo, nem real, nem saudável. Mal eu sabia que a maior parte das pessoas que segue este regime alimentar raramente está doente ou frequenta o médico...
- outro dia, senti-me a mais vegetariana do mundo a comer carne... Ora eu explico: não é que levei para o meu almoço de um evento maioritariamente vegetariano, maranhos?!??! E perguntam vocês: "O que são maranhos?" Eu explico, maranhos é um enchido da zona de Castelo Branco (onde eu vivi), feito de bucho de cabra com arroz, carne e hortelã lá dentro... é delicioso, mas é, sem dúvida, um atentado a qualquer vegetariano que se preze... E eu, senti-me uma verdadeira vegetariana ao contrário, pela minoria que representava! Realmente, trocar de papel é uma experiência, lixada! :(

http://www.youtube.com/watch?v=ACRRRnoN6nQ (Escolha do DJ White Cosmic Wind)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.