sexta-feira, 9 de março de 2012

Dormir nu é ecológico

... mas eu ainda não durmo. ;)

Bem, hoje quando fui ao programa Sociedade Civil da RTP 2 (ver em: http://www.rtp.pt/play/#/?tvprog%253D25965%2526idpod%253D73596%2526fbtitle%253DRTP%20Play%20-%20SOCIEDADE%20CIVIL%2526fbimg%253Dhttp%253A%252F%252Fimg.rtp.pt%252Fmultimedia%252Fscreenshots%252Fscivil%252Fscivil_1_20120309.jpg%2526fburl%253Dhttp%253A%252F%252Fwww.rtp.pt%252Fplay%252F%253Ftvprog%253D25965%2526idpod%253D73596... este link é mesmo grande, é como o programa que é em grande! loool) e pediram-me para levar alguns livros que me inspiraram no projecto. Um dos livros que levei foi "Dormir nu é ecológico".

À medida que estou a caminhar no projecto, comecei a perceber que ser mais poupada está directamente ligado ao ser mais ecológica. Muitas das coisas que compramos, foram sem dúvida crenças que nos foram incutindo como "necessárias" à nossa vida e muitas delas não são mais do que bens desnecessários, anti-ecológicos e muitas vezes, puro luxo. Vou dar um exemplo: sempre usei perfumes, bastante caros e em especial vários ao mesmo tempo, para ir mudando o cheiro, porque sempre fui pessoa de me enjoar de cheiros. Quando me casei pela segunda vez, o meu marido, ecológico e simples, não gostava de cheiro de perfumes e com o tempo fui-me desabituando de os usar, primeiro para o agradar e posteriormente, porque os perfumes já não me faziam sentido... Afinal, haver várias pessoas com o mesmo tipo de cheiro, que piada é que isso tem? Ainda tenho um único perfume (para quem tinha uns 20, estou melhor, hém?) e por exemplo, outro dia fui a um evento "trés chique" e pûs o tal perfume para ir a rigor. Acreditam que fiquei com dor de cabeça no final do dia? Parecia que já não era eu... não me reconhecia, olfactivamente falando!

Outra coisa engraçada que me aconteceu, foi aqui há uns tempos quando tive um jantar com os meus antigos alunos, que já não via à uma data de anos. E qual não foi o meu espanto, quando ao abraçar uma aluna, ela me disse: "Aiii, cheira mesmo à Andresa. É mesmo o seu cheiro, cheira tão bem." E eu, incrédula respondi: "Mas eu não pûs perfume!" E ela disse-me: "Sim, eu sei... mas é o seu cheiro. Como cheira bem. E cheira igual a antigamente, que bom!" E foi aí, que eu descobri que tinha um cheiro... e bom!... :)

O perfume, tal como outras coisas, que nos foram incutindo ao longo do tempo, são gastos no nosso orçamento, mas também gastos no nosso ambiente... e que afinal não fazem muita diferença, porque afinal, nós somos seres perfeitos, que nascemos com tudo o que necessitamos, até com cheiro! :)

Quanto ao livro, "Dormi nu é ecológico", ainda não o li todo... mas várias vezes, o vou folheando para ver onde posso minimizar a minha pegada ecológica. E descobri que no meu dia-a-dia já faço praí um décimo (ehehehe) do que o livro ensina. Por ex: não passo a ferro, não uso perfume, não uso cotonetes, deixo secar o cabelo ao ar, lavo a loiça à mão, só uso água quente para tomar banho, embrulho prendas com papel reciclado ou jornal (com uns brilhantinhos ou flores, fica lindo), não bebo água engarrafada, peço facturas para o email e não em papel, não compro revistas nem jornais, uso incenso em vez de ambientadores eléctricos (que usei toda a vida), jogo jogos de tabuleiro com os amigos em vez de jogos de tv ou computador... Mas... ainda estou a léguas de distância da perfeição ecológica... afinal ainda não durmo nua! :( Eheheheeh...

http://www.youtube.com/watch?v=PcYNUX0g4e8&feature=share (E hoje ofereceram-me esta música... e como diz que "Have you seen her dressed in blue, See the sky in front of you, And her face is like a sail, Speck of white so fair and pale"... até pode ser mesmo um "cadito" à minha imagem) Grata*

11 comentários:

  1. Não sabia disso da ecologicidade de dormir nu... mas, acho que nao tenho coragem eheheh

    Entretanto para perfumar a casa, recomendo jacintos... estao agora na florista, em vazinhos, por 1 euro e meio, e perfumam a casa toda ;-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...pois... ainda não descobri porque é ecológico, dormir nú. Tenho de ir ler o livro! :) Será para não comprarmos pijamas e não lavar mais roupa!

      Humm... jacintos que bom! :) Grata pela dica!*

      Eliminar
  2. Boa tarde, a Fernanda deu-lhe o nome do blog dos 125 itens necessários em casa?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Vi-te no Sociedade Civil (estou de molho em casa) e gostei muiiiito! Quanto ao dormir nú, bem me parecia que faço bem em dormir assim. hehehe

    ResponderEliminar
  4. Ambientar a casa?
    Meia laranja, com a parte aberta virada para baixo num pires, e a casca com montes de cravinho de cabeça espetados. E uma laranja dá para duas doses, em locais diferentes.
    Aroma subtil mas agradável.

    ResponderEliminar
  5. Para se dormir nu no inverno tem que se aumentar a temperatura do ar. Isso é o contrário de ecológico.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.