quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Torço o pé... não como!

Há pois é! A vida de trocas tem destas coisas, e quando trabalhamos diariamente para o “aqui e agora” temos consequências dos nossos actos ao momento. Hoje torci o pé. É algo que me acontece variadíssimas vezes. Bem sei que a causa deve-se ao excesso de peso e talvez à alimentação inadequada que tive todos estes anos e por isso, agora sofro deste mal, que tem sido uma constante nos últimos anos. 

Se quisermos dar um simbologismo “à coisa”, baseado muito em livros do género “O teu corpo diz: ama-te”, a ligação de torcer os pés está ligada ao caminhar e para onde queremos caminhar. Às vezes, temos de torcer o pé para ir ao chão e levantar-mo-nos novamente, com algumas dores é certo, mas com cuidados redobrados. É preciso parar e cuidar de nós!

Hoje torci o pé quando ia passear a minha cadela, para me preparar para ir trabalhar à troca, como sempre faço às 5as feiras, no supermercado, onde depois de algumas horas de trabalho, tinha direito a fazer as minhas compras semanais.

Conclusão: caí, magoei-me a sério... e a solução de hoje é mesmo ficar em casa, com o pé ao alto, gelo, descanso... e acabar as minhas mil e uma actividades ligadas ao meu livro.

Ora aqui está uma desvantagem de viver de trocas: trabalha-se tão ao momento e para o aqui e o agora que quando há um precalço na nossa vida, tudo fica afectado, podendo mesmo não termos comida para nos alimentarmos. Felizmente, tenho alguma comida ainda, tenho algum dinheiro (nestas coisas o dinheiro resolve sempre tudo) mas sobretudo tenho imensos amigos que já perguntaram se preciso de alguma coisa! Estas são as vantagens de viver de trocas! O manancial de gente que conhecemos, a quantidade de “boa gente” que nos rodeamos, vale por tudo, pelas torcidelas e por não ir trabalhar em troca de comida!

Outra das vantagens, é que dentro do meu novo role de amigos, tenho enfermeiros, fisioterapeutas, massagistas, osteopatas, fasciaterapeutas... eu sei lá! Pessoas que mais do que trocas, dão ajudas e põem o seu maior dom ao serviço de uma bela amizade.

É por estas e por outras, que ainda não decidi deixar de viver de trocas! 

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Belivro à troca!

Das três coisas que me falta fazer na vida (plantar uma árvore, editar um livro e ter um filho), já posso dizer, que só me falta ter um filho! Mas se considerarmos que o projecto Believe é como um filho para mim, então já cumpri a minha missão na Terra! :)

Talvez haja mais gente que tenha filhos do que tenha editado um livro... ou tenha editado um livro do que tenha plantado uma árvore... não sei! Eu plantei a minha primeira árvore no ano do meu 1 ano e 11 dias, com o projecto Plantar uma árvore e foi uma experiência maravilhosa! Não tinha a mínima ideia como seria editar um livro. Na verdade, há mais de 2 anos que leio e releio o livro e ele estava mesmo difícil de nascer!

Parece que editar um livro é coisa fácil, mas digo-vos, para mim, que não gosto muito de tarefas "monótonas" e "similares", escrever um livro e estar focada durante várias horas é algo que não tem muito a ver comigo. Mas pronto, finalmente o livro está pronto!!! E azul!

Talvez este livro tenha dado mais trabalho e tenha sido mais demorado, porque como sempre "eu complico" em vez de "simplifico" (ainda não sou muito pró em "simplicidade voluntária"). Podia para um primeiro livro, ter simplificado a minha vida e ter apenas recolhido os meus melhores posts (ou aqueles que acho que são os melhores) e pronto, livro finalizado e vendido! Mas não! Além de ser um livro todo à troca, desde a sua realização até à sua "venda", ainda quis incluir o mundo... como sempre! 

Pois é, este livro tem os posts, tem um ebook de dicas belivadoras, tem as fotos dos posts, tem bonecas, tem valetrocas, tem desenhos de ilustradores, tem testemunhos... tem 1001 pessoas (ou será 1111???) a contribuir para ele. Eu sou sempre assim... quero abarcar o mundo, quero que todos sejam belivadores, que todos belivem neste mundo que vivo e belivo! Quero mostrar que Portugal (e o mundo) está preparado para um mundo mais partilhado, altruísta e de confiança! 

Este é um livro, que mostra isso! Mostra que mais do que TER, devemos SER. E que na procura da felicidade, não devemos contentar-nos com pouco, com 100%! Devemos sim, ser cada vez melhores, mais saudáveis, mais sustentáveis, mais económicos, mais ecológicos, mais humanos e mais felizes! Assim... seremos mais livres e 111% felizes! Porque para ser feliz... 100% é pouco!!! É por isso, que se chama Belivro: ler e ser 111% feliz! :)

Vejam o site que prepararei para o meu Belivro, aqui.(Já se aceitam encomendas à troca, hém?)

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Por mais trocas que a vida dê, (às vezes) precisamos da nossa vida de volta!

Há já alguns anos que deixei de pedir ao Universo, a Deus, ao Menino Jesus, a Alá ou a que entidade seja, o que desejo. A verdade é que sempre que peço alguma coisa, na maior parte das vezes, realiza-se e depois verifico que não é assim tão bom como imaginava. Por isso, o melhor é não pedir nada e saborear aquilo que a vida nos dá.
Claro que há coisas que desejo muito, lá do fundo de mim e não acontecem e aí penso que senão acontecem é porque não é o melhor para mim.

Depois desta vida de trocada, de voltas, de troca de vida, com trocas e com graus e mais graus a rodar e a rodopiar... tenho a sensação, que de tanto trocar, troquei tanto, fiquei toda trocada e voltei ao meu estado inicial. Acreditem que nem sempre é fácil ter um sorriso na cara, estar feliz com as escolhas, com as adaptações que fizémos na vida, ou o que desejámos. Não falo propriamente das trocas. Sim, sou mais feliz agora... mas ainda não os 111% (será que um dia lá chegarei?!)!

Não tenho saudades da minha vida de antes... num escritório a trabalhar para os números: números de horas por dia, números de euros por mês, números de formandos, número de clientes, número de compras, número de kms por dia... números e mais números... Mas acreditem que viver de trocas também tem o seu lado negro (diria mais azul-escuro) da moeda!

É certo que tenho uma vida flexível, divertida, nada monótona, que conheço mil pessoas, que faço mil profissões, que ajudo muita gente com trocas e também inspiro algumas. Mas por outro lado, sinto-me cada vez mais dependente de toda a gente: de fazer trocas, de conseguir aquilo que preciso mesmo-mesmo-mesmo para a minha subsistência, de começar a engolir uns sapos de umas trocas que nem sempre são maravilhosamente bem sucedidas (pelo menos na minha parte), de ter o meu núcleo de amigos enraízado e não uma multidão de conhecidos... Conclusão: tenho saudades de ser eu e não a "menina das trocas"!

Claro que deste título nunca mais me livro, talvez um dia digam: "Lembras-te daquela menina que viveu de trocas durante 1 ano, 11 dias... e blá blá... agora, é uma senhora!" Só que esta menina precisa de começar a ser uma senhora, a pensar no que quer da vida, para onde vai, de onde vem, e de perceber se viver de trocas quase exclusivamente não é uma prisão, pior do que aquela de se viver com dinheiro exclusivamente.

Aprendi muito... tanto! Aprendi que há coisas que não se trocam... Aprendi que há coisas que precisamos mesmo de dinheiro! Outras que o melhor é trocar... nem que seja um olhar triste por um sorriso!

E é por estas e por outras, que tomei uma decisão, que há muito já devia ter tomado! Essa decisão passa por fazer uma página de facebook para a "menina das trocas", que afinal é "figura pública", não porque é VIP, loira e sai nas revistas cor-de-rosa, mas sim, porque realmente o público, ou pelo menos o público dos jornais, revistas e tv a conhecem. Assim está na hora de dividir o que é a "Andresa - menina das trocas", na "Andresa - que quer ser uma senhora" e por isso, decidi criar uma página de facebook que me possa distinguir. Aqui vai a página que se gosta de mim e quer continuar a seguir o que eu faço: faça LIKE! 

Eu vou continuar com o meu perfil pessoal, para os meus amigos, para quem realmente conheço e para quem está comigo dia-a-dia na "pessoa que quer ser senhora"!

(Desculpem o desabafo... há dias assim!)

sábado, 20 de setembro de 2014

Troquei com amor

Elaborado por Bruno Maltez
De tantas coisas que aprendi depois de começar a viver de trocas, uma sem dúvida, foi saber fazer sites. Já fiz sites à troca de consultas de dentistas, de massagens, de acompanhamento nutricional... eu sei lá! As encomendas são mais que muitas e é sempre algo que tenho prazer em trocar!

É certo que fazer um site dá um certo trabalho e é um pouco demorado, dependendo da quantidade de informação que é colocada, mas é algo que me dá prazer fazer, porque mexe com organização, detalhe e dá um ar de profissionalismo a qualquer empresa.

Desta vez, fiz uma troca muito saborosa! Em troca de elaborar o site, recebi comida vegetariana muito saborosa: almôndegas de aveia e noz, seitan caseiro, hamburgueres de grão, folhado de seitan com alheira vegetariana... bem, a lista é enorme e quase toda muito dietética!

Este projecto é de uma amiga, que me conheceu através do meu projecto e chama-se “Meu vegetariano” e podem ver o site aqui. Depois digam se gostaram!!! Já sabem que foi à troca!

Isto de trocar o site pelo produto propriamente dito, é divinal! Mas o que gosto ainda mais, é que não tenho a mínima ideia do valor que ele vale. Primeiro porque não sei quanto custa fazer um site, mesmo que seja numa plataforma como a que eu uso, depois porque não tenho valor hora e por fim, porque a dona do projecto vai-me dando comidinha na medida da sua possibilidade, sem estar preocupada que tem de chegar ao valor “x”. Digam o que disserem mas é assim que eu gosto de fazer trocas. Fico sempre um pouco chateada quando me pedem valores hora ou valores serviço... Porque se vivo de trocas, não vivo com valores. Ou será, que não vivo de trocas e sim de partilhas/dádivas?!


É certo que há algumas áreas da minha vida que é feito um valor hora para depois me ser pago em produtos/serviços, mas de todo não é esta a filosofia da minha forma de vida... Agora digo-vos tal só é possível, quando ambos os intermediários têm os três valores do projecto Believe: confiança, partilha e altruismo. E o “Meu vegetariano” é um deles! J

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Obras a dia 11?! :)

Parece mentira, mas é verdade! Hoje dia 11 de  Setembro, por mera casualidade, iniciámos as obras no “Bekyosk – casa de trocas de Torres Vedras”. E parece mentira, porquê?! Por dois motivos! Primeiro, porque o inicio das obras ter calhado num dia 11 foi mesmo casualidade!!!! E como já sabem o 11 é sempre o “nosso/meu” número belivador! Por outro lado, e este segundo motivo, porque finalmente as obras arrancaram depois de mais de 1 ano, de inicio deste projecto!

Isto de obras, tem que se lhe diga. Ele é licenças, ele é planos, ele é empresas, ele é certificações, ele é entulho para tirar, ele é rua para fechar e colocar o carro do entulho. Sei lá, um cem número de situações que vai atrasando tudo e todos.

Mas sim, por fim, as obras iniciaram. Não se sabe quanto tempo vão demorar... bem sabemos que uma casa com três pisos e quase duas dezenas de assoalhadas, não é pêra doce... mas pelo menos já começaram! Esperemos que não demore 1 ano e 11 dias... e pelo menos 111 dias!

A ver vamos. Por enquanto temos cada vez mais parcerias a trocar, a emprestar, a ajudar... Artistas que vão redecorar e reabilitar cada uma das divisões e empresas e associações que vão ajudar a que tudo siga em frente.

É que há sonhos demorados e complexos! Este é um deles. Na verdade, não é de forma rápida que se transforma uma casa numa zona histórica de uma cidade, num projecto, totalmente sem dinheiro, apenas com trocas, partilhas e bom vontade...


Para seguirem este projecto, cliquem aqui.