Mostrar mensagens com a etiqueta sobre mim. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta sobre mim. Mostrar todas as mensagens

sábado, 17 de junho de 2017

Aceitar que se vive no Cacém! (Ups, Agualva!)


Hoje em dia, viver nos subúrbios e aceitar isso, não é fácil! Frequentemente tenho amigos que dizem que vivo longe, que o lugar é feio, que as pessoas são feias e que tudo está sujo e desarranjado. Têm medo da violência, de andar de comboio e de serem assaltados. 

Demorei muito tempo a conseguir dizer publicamente que vivia no Cacém e não em Sintra, quando alguém me perguntava onde morava. De qualquer forma também não vivo no Cacém. Vivo em Agualva, que é do outro lado da linha do comboio, do outro lado da ribeira. Basta conhecer a Avenida dos Bons Amigos (que lindo nome!) e a única coisa que têm de saber para virem a minha casa, é que é só virar à esquerda, como quem vai para o lado do coração. Vivo aqui porque há 40 anos (e há 40 anos viver aqui era bem bom) o Cacém era perto de Lisboa, era calmo e ainda tinha muitas vivendinhas bem bonitas. Foi a escolha dos meus avós, comprar aqui a casa. 

Vivo aqui há uma vida... já saí e já voltei e é sempre para esta casa que regresso. Vivo num rés-do-chão, não tenho grades nas janelas, ponho flores ao sol e sempre que estendo roupa, nunca nenhuma peça me desapareceu. Nunca me aconteceu nada... Esta é uma casa com história, passado, memórias... com partes boas e más.

Sempre quis viver noutro sítio... a minha escolha seria o Chiado (claro!) ou uma praça que há perto de Alcântara, que me faz sempre sonhar quando olho para um prédio com águas furtadas.

Lisboa é o centro de tudo. Hoje em dia é quase o centro da Europa, de tão na moda que está. E foi aqui que comecei a pensar se quereria mesmo mudar para Lisboa, logo agora que há mais turistas que "pessoas".

Depois de muito tempo, consegui fazer algumas obras e redecorações na minha casa. Hoje ela é mais minha. Está prática e funcional e um T1 chega-me perfeitamente, nem que seja para limitar o número de coisas que tenho. Tornei-me mais simples, com menos e mesmo assim, acho sempre que tenho demais.

Hoje sinto-me bem na minha casa. Ainda mudava algumas coisas, mas nada de preocupante. Frequentemente apetece-me levantá-la do chão e colocá-la num terreno relvado onde pudesse ter uma corda para estender a roupa ao sol e onde a minha cadela pudesse correr... mas isso não é possível. Possível é gostar de aqui viver. Gostar que os meus vizinhos (que conheço desde bebé) parem na minha janela para me cumprimentarem (ainda hoje isto aconteceu!). Gostar de ter SEMPRE lugar para estacionar o meu carro, na minha praceta a todas as horas do dia. Gostar de colocar coisas pesadas na janela da sala, para entrarem em casa, sem ter de entrar pelo prédio. Gostar que uma vizinha do prédio do lado, que nem sei bem quem é, grite do último andar e me pergunte: "Oh menina já anda sem muletas, está melhor?!". Gostar das laranjas que o meu vizinho traz da aldeia. E é assim que vou gostando de tanta coisa.

Todos os dias ouço os passarinhos aqui nas árvores da minha praceta. Às vezes oiço o amolador e outras vezes até há um senhor que toca acordeão no meio das pracetas para nos animar.

Esta semana tenho acordado cedo e aproveitado para fazer caminhadas matinais, no percurso pedestre junto à ribeira... Está lindo e bem cuidado! E fico maravilhada com as flores violetas, com as heras, com os patos reais, com os pombos, com a manutenção do jardim e com o equipamento desportivo que há, mas também com a quantidade de gente bonita que corre de manhã e também a quantidade de gente simpática que passeia com cães lindos de morrer!


Hoje já gosto de viver no Cacém (ups), Agualva... A Junta de Freguesia tem-se esforçado muito por melhorá-la. Há graffitis gírissimos autorizados, há caixinhas em algumas pracetas para abrigar os gatos, há um senhor arrumador de rua que tenta manter o chão limpinho e finalmente o jardim da minha praceta que tinha sempre lixo, tem flores brancas bem bonitas.

Se gosto mais de viver aqui?! Gosto! Se gostava de viver em Lisboa? Gostava! Contudo, aprendi a aceitar e a gostar do que tenho e tem sido mesmo uma agradável surpresa!

A única coisa que sinto mesmo falta... é de gente perto. Gente, que é a minha gente... Mas para essa gente, eu estou sempre longe... nem que o longe seja 30 minutos de comboio: "Epah ir ao Cacém... nãaaaaaaaaaaa..."

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Limpezas para que vos quero!

E que ando eu a fazer estes dias todos em que ando caladinha que nem um rato?! Pois bem: LIMPEZAS! Limpezas a fundo na minha casa, por orientação da minha consulta de "feng shui" que já vos falei.

Pois é, há mais de um mês ando a limpar, a arrumar, a separar, a desinfectar, a decorar... eu sei lá mais o quê!! Claro que isto demorou muito mais do que estava à espera, porque além de limpezas e arrumações, decidi pintar a casa! E assim foi! As pinturas demoraram mesmo muito! Não que tenha uma mansão (antes pelo contrário) mas porque nem sempre tinha tempo e tive de dar várias de-mãos para a coisa ficar alguma coisa de jeito! Felizmente tenho amigas que já pintaram a casa e por isso, tintas de sobra, massa, rolos, pincéis e escadotes não faltaram cá por casa para pôr tudo em ordem!

Este fim-de-semana, foi todo, todinho dedicado a fada do lar! Arrumei tudo detalhamente e quando digo detalhadamente é mesmo detalhadamente. Ex. dividir parafusos pelos tamanhos e tipos e pôr em caixinhas, botões, fitas, laços... eu sei lá! Tudo o que se podem lembrar! Limpei azulejos, esfreguei chão, costurei roupa, dei roupa, deitei fora roupa e ainda tenho roupa para trocar!

Mas o melhor, o melhor mesmo, foi um roupeiro novo! Há pois é!!!! :) Desde que estou nesta casa nunca tive roupeiro, porque o que tinha, estragou-se e nunca mais o arranjei... mas agora, consegui que um amigo me ajudasse a colocar umas prateleiras para o meu novo roupeiro e estou tão mas tão feliz!!!! :) Agora só falta a costureira para fazer a porta do roupeiro (sim, porque vai ser um cortinado, por enquanto)! 

Há ainda umas coisitas para arrumar... assim ao de leve... e umas limpezas e umas coisas aqui e ali... mas já não é nada que se pareça!!! Hoje, até a minha cadela tomou banho!!! :) E eu levei uma bela massagem que me tinha sido prometida aqui há uns tempos, porque arranjei "clientes à troca" e por isso, usufrui de uma massagem de relaxamento... fiquei tão feliz!!! E mais feliz fiquei quando sem eu pedir ou dizer nada, a massagista me diz que vinha aqui para os meus lados e me podia fazer a dita massagem hoje! E não era mesmo o que estava a precisar!? Que bom!!!!!!!!!!!

E pronto, agora é manter... limpar, arrumar.. tudo certinho direitinho, não vá o "feng shui" ficar baralhado e trocar a minha vida toda outra vez, sem eu estar à espera. É que esta coisa do "feng shui" funciona mesmo, sabiam? E ainda por cima põe a casa a falar connosco.............. ui... nem vos digo nem vos conto, a tagalerice que para aqui vai!!!! 


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Viver com o dinheiro da reforma

Ora pois é! Desde dia 21 de Dezembro de 2012 ando a viver com o dinheiro da reforma e a fazer trocas, claro!!! Passo a explicar!

O meu pai, há muito muito tempo, que me ia guardando uns trocos num banco, para um dia ter uma reforma. Já lhe disse que quando eu tiver a idade da reforma, vamos todos viver de trocas e partilhas, mas ele neste aspecto ainda não é muito belivador.

Acontece que como já não estou empregada num emprego dito "normal" e apesar de não me sentir desempregada, o que me sinto mesmo é reformada. Mas daquelas reformadas que fazem muitas coisas durante o dia e ainda têm tempo para beber um chá e comer uns scones com as amigas. (esta parte não tenho assim muito tempo, mas hei-de ter). 

Assim sendo, desde que acabou o projecto, que me sobrou a quantia de 142€ e como já os gastei, porque as trocas que fui fazendo não chegavam para as minhas necessidades, comecei a gastar do dinheiro da reforma. Acontece que esse dinheiro da reforma é mesmo pouquinho e por isso, qualquer dia está a zeros, já que é um valor muito inferior aos 1111€, com que comecei o projecto.

Vai daí, pus-me a pensar que tenho mesmo de me tornar sustentável nas seguintes áreas da minha vida:
. minha alimentação
. alimentação dos meus animais
. deslocações (transportes, mensalidade do meu carro, seguro do meu carro, gasóleo)
. produtos de higiene para mim e para a minha casa
. despesas mensais da casa
. mensalidade do meu carro

E pronto, já tenho aqui algumas estratégias, e é isso que, em breve vos vou contar, boa? :) Talvez tirem umas dicas para a vossa vida... e tornem-se mais belivadores trocadores! *




terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Ano novo, vida igual: a trocar

Têm-me perguntado imensas vezes, o que vou fazer no futuro agora que o projecto acabou dia 21.12.12. Pois bem... não vou fazer nada de diferente! Vou continuar a viver de trocas... pelo menos enquanto puder.

Tenho dito por aí, que este ano serviu basicamente para me dar ferramentas, estratégias, conhecimentos (etc e tal) para saber mais de alimentação, saúde, ecologia, sustentabilidade, economia, ambiente (etc e tal). Na verdade, apesar de ter mudado imenso, acho que ainda não fiz nem 10% das mudanças que poderia ter feito com tudo o que aprendi. Costumo dizer que este ano foi como estar na barriga da mãe, a preparar-me para nascer... Não sei muito bem se é este ano que vou nascer... ou se ainda vou precisar mais uns mesinhos (ou anos) no quentinho do útero, mas o que eu sei é que este ano sei mais do que o ano anterior e tenho muito trabalhinho pela frente. Sei também que não vou fazer as mesmas coisas que fiz no passado, tal como, as feiras de trocas, a gestão do grupo das trocas ou eventos de partilha de saberes. Talvez vá viver para comunidades uma vez ou outra... mas de resto, vou fazer muita coisa diferente. Neste momento já tenho uma agenda tão preenchida que já parece novamente que voltei a trabalhar, formalmente e burocraticamente falando.

Ora vejamos o que já está marcado:
- Ensaios da peça de teatro "a PortugueSa", com a companhia Eclipse Arte, a estrear em 27 de Fevereiro, no Teatro Orlando Ribeiro. Não vou ganhar dinheiro com as representações. A minha troca é assegurarem os transportes e a alimentação no dia dos ensaios e espectáculos. (ver mais em http://eclipse-arte.blogspot.pt/2012/12/a-portuguesa.html)
- Palestra e formação no Ciclo de Conferências de RH da Tap em Março, à troca de uma viagem a Moçambique
- 1 mês em Moçambique (Agosto ou Setembro), no projecto Laura Vicuña, em Inharrime. Em troca de trabalho, terei alimentação e alojamento (ver mais em http://amigosinharrime.blogspot.pt/)
- Reabilitação, divulgação e homologação do meu carrinho Be Car Blue a hidrogénio (ver mais em http://www.tecnoveritas.pt/pt/noticias.php?id=19). Depois de estar todo lindo e bonitinho, fazer o que sonhei: dar boleias por esse Portugal "a fora"!
- Ajudar na cozinha do restaurante dos meus tios à troca de comida, em Janeiro (ver mais em http://remediodalma.com/)
- Ajudar no Almaa Hostel de Sintra em Fevereiro, à troca de alojamento e de paz e descanso para reformular o meu livro (ver mais em http://www.almaasintrahostel.com/)
- Tratar da edição do meu livro, baseado no meu blog, mas à troca. Ou seja, não é vendido e sim, trocado! :) Aceitam-se sugestões para o nome do livro!
- Desenvolver um projecto entre empresas e instituições baseado em trocas com o João Sem Medo (ver mais em http://www.joaosemmedo.org/)
- Continuar no meu grupo de teatro Playback, Teatro Imediato com as muitas performances que este ano temos agendadas (ver mais em http://teatroimediato.weebly.com/)
- Uma sede/loja de trocas em Lisboa
- Fazer um documentário sobre o meu projecto
- Fazer um hino e um clip sobre o projecto. O meu tio já fez a música... só me falta a letra... e já tenho os produtores do clip! (ver mais em http://postcoop.org/postcoop_site/) (Se isto correr bem, estou a pensar editar um cd, que também seja à troca, com esta música e com músicas de todas as pessoas que têm grupos de música e que conheci no decorrer do meu projecto! :) )
- Coordenar um projecto já aprovado com uma câmara municipal, de uma casa cultural totalmente à troca. Com restaurante à troca, alojamento, eventos, workshops, palestras, loja, etc etc... 

Além disto, como objectivos pessoais... vou tentar viver de trocas, pelo máximo tempo possível e por isso, necessito de fazer trocas com grandes empresas para que me torne sustentável e mais ou menos independente, para poder levar a cabo todos estes projectos. Por isso, preciso de contactos com empresas para trocar: minha alimentação, ração para os meus animais, saldo no meu telemóvel, transportes ou deslocações... basicamente é só isto!

Posso assim, de forma muito resumida deixar aqui os meus 12 desejos/planos/sonhos para este meu ano, sem contar com aqueles que pedimos sempre... saúde, amor, paz, "dinheiro", trabalho, felicidade e tal... Ora aqui vão:
1. Sentir-me cada vez melhor comigo mesma... e mais livre. Como diz uma pessoa de quem eu gosto muito: "Dizer o que pensa e fazer o que diz."
2. Estar mais com a minha família e amigos chegados!
3. Dar mais abraços... tanto a desconhecidos como a conhecidos. (Às vezes é mais fácil dar a conhecidos, infelizmente!)
4. Passar mais tempo no campo... nas aldeias... na natureza!
5. Pôr em prática todas as medidas ecológicas que aprendi e que se adaptam ao meu apartamento.
6. Ter uma horta, dê lá por onde der. Nem que seja na praceta da minha casa!
7. Emagrecer (mesmo) e tornar-me uma pessoa saudável ao nível alimentar. De preferência vegetariana, com o máximo de crudívoro possível. E andar alguns kilómetros por dia! Ou andar de vez, de bicicleta diariamente!
8. Vender ou pagar o meu carro... para ficar sem "pagamentos fixos" no final do mês.
9. Dar mais liberdade e qualidade de vida aos meus animais.
10. Viver mais com o coração e menos com a mente.
11. Dar cada vez mais palestras e inspirar cada vez mais pessoas.
12. Ser feliz a cada minuto com aquilo que tenho, sinto e sou!

E não me vou esquecer de comer as 12 passas para realizar tudo isto! :)

http://www.youtube.com/watch?v=T_K__3OKkFg


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O melhor do melhor deste ano!


Se tivesse de fazer os óscares do meu projecto Believe, que agora está a findar, digo-vos que sem dúvida foi 111% melhor do que eu algum dia poderia esperar. Se tivesse de escrever sobre o que correu menos bem, julgo que não tinha muita matéria para abordar, porque as dificuldades, necessidades e más experiências foram tão poucas que não tinha mesmo muito a dizer.

Contudo, de coisas boas tenho muito que falar e por isso, quase quase no fim, decidi fazer a listagem do melhor do melhor que me aconteceu:

... conhecer gente diferente! De todas as nacionalidades, estilos, religiões, vidas, crenças, saberes! Isto foi fantástico!
... aprender a andar de bicicleta! A sensação de pedalar foi um assombro!
... deixar de ter o vício de me maquilhar por tudo e por nada! É tão libertador sair à rua de cara lavada e não ter de me desmaquilhar no final do dia! Ui... 
... dar palestras sobre a minha vida e inspirar pessoas! O melhor mesmo do melhor!
... dar abraços a desconhecidos como se fossem meus amigos de longa data!
... tornar reais os meus desejos/pedidos/necessidades à distância de um post no facebook!
... conhecer pessoas e projectos, que apesar da distância têm os mesmos pensamentos, como se de magia se tratasse! É a tal coisa dos 101 macacos!
... desafiar-me nos meus medos... ou algo que eu achava que eram medos! Como dormir ao relento, andar sozinha no meio da mata, ir ter com desconhecidos, falar uma língua estrangeira sem vergonha, etc etc etc...
... começar a ver feiras de trocas e mais feiras de trocas, por todo o Portugal! Quer sejam Believe ou não, o que interessa, é trocar com fartura!
... entrar na cooperativa social João Sem Medo!
... ter trocado emails com os assessores do Presidente da República, no seguimento de apresentar um projecto para Portugal, um dia destes!
... uma loja de trocas na Lxfactory!
... uma viagem à troca com a TAP, para Moçambique, para o ano que vem!
... voltar-me a apaixonar!
... a minha gata ter tido filhotes.
... a minha cadela a correr e a saltar super satisfeita no meio dos montes das comunidades que visitei!
... aprender a fazer de tudo um pouco! Incluindo comida vegetariana, pão, sabonetes caseiros e desodorizante!
... começar a cozinhar por instinto e não por receita!
... chorar...  às vezes por tudo e por nada, apenas e só de me sentir grata com tanto bem que sentia dia-a-dia!
... ir à Madeira!
... ter trocado com a Go Natural um “mascarpone de framboesas”!
... aprender mais com um pastor do que com um professor da faculdade!
... ter a possibilidade de ter um carro que se move a hidrogénio!
... reunir/apresentar pessoas de todas as áreas, em prole de objectivos comuns!

E nas comunidades o que foi o melhor do melhor?!!?
Tamera: comer flores!
Aldeia das Amoreiras: a anedota contada por uma das senhoras idosas que conheci!
Cidadela Arco-íris: subir a uma árvore.
Awakened Life Project: começar a gostar do silêncio!
Fojo: pizzas em forno de lenha, acompanhadas com música tocada em viola!
Simplicidade Voluntária: as flores azuis para fazer chá, que trouxe e que me salvaram das minhas “supostas” constipações!
Transição Caldas da Rainha: fazer as pazes com as minhocas californianas!
One Love Family: ouvir Reggae todo o dia a toda a hora!
Ilha Paraíso: ver as bochechas mais rosadas e lindas que já vi na vida, nas crianças desta comunidade.
Chill Out Art House: sentir-me totalmente em casa!
Natha: sentir-me numa espiral sempre que meditava!

Como vêem não custa nada "belivar", porque realmente é muito bom e tem contrapartidas mesmo boas!!! Do melhor que há! http://www.youtube.com/watch?v=j97bd6Cjp2U


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Depois de um 12 há sempre um 13

Tinha carregado o meu telemóvel com 7,50€ sendo que com os meus pontos do PAKO fiquei com 15€ no dia 11.12.12. Queria passar o portal com saldo no meu telemóvel, não fosse passar para outra dimensão sem cheta para chamadas e mensagens avisando o pessoal da 3.ª dimensão que estava de boa saúde na 5ª dimensão. Ehehehe... E até aqui tudo bem.

O que não foi tudo bem, foi quando hoje, após 2 dias verifiquei que tinha enviado umas poucas mensagens e que estava com menos de 1€ de saldo. Achei estranho. Não tinha gasto tanto dinheiro em mensagens, porque não tinha enviado assim tantas mensagens. E vai daí liguei para o apoio da TMN.

E então o que aconteceu!?!? Segundo disse a telefonista do apoio, eu cliquei "sem querer" numa aplicação da internet acedendo o meu número de telemóvel para receber mensagens de valor acrescentado. "E então como é que isto se processa?" - perguntei eu. Ora, segundo ela, cada vez que eu recebo uma mensagem desta tal empresa e se a abro, basta que a leia no meu telemóvel, são-me cobrados 2€ por cada mensagem. Por isso, sendo que eu recebi 6 mensagens a dizer apenas e só, que tinha ganho uns tais pontos que não usufrui, façam as contas!

Fiquei fula da vida... porque acabei de gastar nada mais nada menos do que 12€ em 2 dias em 6 mensagens que não diziam nada de nada e quando duvido muito que me tenha inscrito no que quer que seja... Agora toca a enviar uma reclamação para a dita empresa a pedir informações de quando é que me inscrevi (se é que tal é possível) e a pedir que me devolvam esse dinheiro que muito jeitinho me faz.

E pronto... é o que dá passar portais, ficamos com menos cheta apenas e só por receber mensagens... é isto a 5.ª dimensão, no dia 13.12.12. LoooooL...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Um presente afuturado de um passado que já existiu

Há coisas incapazes de serem explicadas! Há sentimentos que são incapazes de serem ditos por palavras... Situações que são incapazes de serem pronunciadas... e há relações que são o que são e que não são passíveis de serem  explicadas ou justificadas ou de se articularem.

Tenho conhecido e estado com pessoas, que acabo de conhecer e sinto que fazem parte de mim e do meu mundo, há uma vida... ou desde sempre... ou que sempre fizeram parte e nunca tinham ainda estado presentes, apesar de o estarem. E cada vez, quanto mais o tempo passa e mais gente conheço, os verdadeiros belivadores que se vão colocando no meu caminho, quase como casualidade, sinto e "vejo" (apesar de não ser com os olhos da visão, mas sim com os olhos do coração), que sempre e desde sempre fizeram parte da minha vida.

Tenho conhecido tanta gente, tanta gente que aparece no meu caminho, que quer ajudar e que me começa logo a dar conselhos, a oferecer ajuda, a dizer que temos algo em comum, que somos iguais, que fazemos parte do mesmo saco ou da mesma bolha, que começo a pensar que o presente, como o conheço, já deve ter existido numa outra dimensão de passado ou de outra época, mas que neste momento se repete, apenas e só para que transformemos o passado, num presente "afuturado" ainda melhor do que foi anteriormente. E essa sensação de conhecer pessoas novas na nossa vida que sentimos que são velhas no nosso coração ou que estiveram connosco desde sempre, ainda que não pessoalmente e fisicamente é sem dúvida o melhor, desta coisa que chamam vida!

Podia falar de pelo menos umas 111 pessoas que senti tal sensação ao longo deste meu projecto. Ou podia contar inúmeros episódios que dia-a-dia acontecem comigo e que me fazem crer, como se  de um "dejá vu" constante se tratasse, que tudo isto já aconteceu, nem que tenha sido num sonho distante... Podia contar-vos a quantidade de pessoas na minha vida, desta vida de belivadora ou na minha vida passada, de pessoa "normal", que considero seres que sempre estiveram comigo e que comigo fazem parte... 

Contudo, hoje quero-vos falar, dentro de um desses milhentos exemplos que diariamente sinto dentro de mim... que a minha cadela é sem dúvida um deles! A minha cadela, que está no seu cantinho sossegada, sempre que eu estou em casa, ou que me acorda com lambidelas a dizer "bom dia", ou que faz aqueles olhinhos do "Gato das Botas do Sherk" quando quer ir à rua, que sem dúvida, é um dos seres que sempre fizeram parte da minha vida e que sinto, como pertencente totalmente a ela.

E hoje dedico a ela este post... porque não há nada pior, do que estar longe da minha cadela... principalmente quando eu estou em casa e ela não está. Quando chego a casa e ela não salta... ou não me pede vezes sem conta para ir à rua. É nestas alturas que ainda sinto mais falta dela e percebo o quanto é importante para mim.

Felizmente só vou estar longe dela 2 dias... 2 dias em que tenho de me ausentar de casa e 2 dias em que ela foi para casa de uma amiga que se disponibilizou para lhe dar mais festas do que eu, o que não é difícil  pois quando estou em casa mal tenho tempo para me sentar ao pé dela, olhá-la nos olhos e dizer-lhe o quanto é importante para mim, só e apenas só, por existir na minha vida!


domingo, 2 de dezembro de 2012

Haja tempo e "connects"...

Agora que me falta menos de um mês para começar a viver quase que a 100% de trocas (uma vez que já não tenho disponíveis outros 1111€) começo a pensar como é diferente o meu orçamento anual de há um ano para agora!

Quando iniciei este projecto, tive de fazer um orçamento inicial, com base nas despesas oficiais que eram normais para mim até à data de 10 de Dezembro de 2011, que já agora passo a partilhar convosco. Contas feitas por alto, até eu viver sem ser por trocas, gastava em média 15000€ anuais, sem contar muito com actividades de lazer. Assim sendo, estes 15000€ incluíam apenas as seguintes despesas: internet e telecomunicações; gasóleo; portagens; refeições fora de casa; comida e veterinário dos meus animais; despesas mensais de água, luz, gás e condomínio; compras para a casa (alimentos, produtos pessoais e do lar); selo, seguro, revisão e prestações do carro; saúde; cuidados de beleza; hobbies e férias. 

O que é certo é que tive de minimizar estes 15000€ para a módica quantia de 1111€ como todos já sabem. Assim sendo, abdiquei totalmente das seguintes despesas: internet e telecomunicações; refeições fora de casa; despesas mensais (porque é o "departamento" da minha hóspede); cuidados de beleza; hobbies e férias. O que se continuou a manter, foi mesmo, o selo, o seguro e a prestação do carro e ainda que poucas vezes, algum pagamento para o gasóleo. De compras para a casa, quase ou nada faço, bem como detergentes e produtos de beleza que vou arranjando nas trocas. Férias, não gasto dinheiro, pois viver de trocas é nada mais nada menos do que se estar sempre de férias, não estando! :) E hobbies... bem, para quê ter hobbies, quando toda a vida é um verdadeiro e alegre hobbie?

Esta divagação toda, para partilhar convosco, que se falta menos de 1 mês para o término do projecto, começo a pensar que agora sim, vou viver de trocas, porque já não tenho nenhuns 1111€ para gastar sempre que precisar e por isso, começo a pensar que tenho de me fazer à vidinha, tendo como prioridades o seguinte:
- comprador do meu carro, para acabar de vez com as despesas do selo, seguro, prestações do carro e gasóleo
- parcerias com companhias de transportes. Há que fazer uma troca com a CP, carris ou metro, para ver se consigo ter alguma autonomia face às minhas deslocações. Bem sei que andar a pé ou de bicicleta (agora que já tenho uma) é opção, contudo, não me parece que consiga andar de bicicleta todos os dias mais do que 40 kms, pelo meio das estradas e estradinhas que substituem a IC19... Mas nada é impossível, hém?
- parcerias com supermercados, mercearias ou restaurantes de preferência vegetarianos. Pois bem, julgo que continuo a ter a possibilidade de trocar com a minha vizinha e com outras pessoas que me vão arranjando alguns alimentos, contudo, para conseguir dar vazão e continuar a trabalhar na vida das trocas, preciso de ter mais disponibilidade e mais segurança ao nível das trocas que faço, ou seja, com maior sustentabilidade. Por outro lado, julgo que apesar de ter mudado a minha alimentação, ainda não foi o suficiente para me sentir saudável e está à vista porque não emagreci quase nada. Assim sendo, é urgente que faça cada vez mais trocas de comida saudável, biológica e sobretudo vegetariana, isto porque continuo sem tempo e espaço para ter uma horta.
- parcerias com empresas que tenham alimentos para animais. Preciso de ter assegurada a comida para os meus bichanos para o ano todo. Quanto a veterinário, apesar de ter uma amiga no Porto, preciso também de encontrar alguém aqui da zona de Lisboa para ser mais facilitador para mim, ao nível das deslocações.

Assim que me lembre é o que preciso por agora... coisa pouca! :) Acho que despesas com roupa, maquilhagem e bijuteria ainda não vão sendo precisas, contudo, começo a pensar algumas vezes (mas pouquinhas...) como gostaria de ter uma peça de roupa nova, um par de sapatos ou um colar novo. Mas para vos dizer a verdade, ainda não sinto muita falta!... Só um pouquinho! Acho que isso é uma questão de começar a aprender a costurar de vez e a fazer as minhas próprias peças de roupa...

Haja tempo! Havendo tempo tudo é possível! Tempo e... como eu costumo dizer, "Connects"! :)

http://www.youtube.com/watch?v=ntm1YfehK7U

sábado, 1 de dezembro de 2012

Não fiquemos mudos à mudança!

Esta coisa de se viver de trocas, tem muito que se lhe diga. Há tanta diferença da vida "comum e normal" que vocês nem queiram saber.

Para começar, todos os dias são iguais, não há cá feríados, férias ou fins-de-semana... os dias são dias e é com esse sentimento que se vive cada dia. O que tem as suas vantagens e desvantagens, claro está. Por outro lado, não sei muito bem dizer se estou a trabalhar ou se estou sem fazer nada ou se estou ocupada, ou se é um hobbie ou sei lá! O que eu sei, é que tenho sempre coisas para fazer e não há forma de parar um momento, porque preciso sempre de trocar. 

Hoje é sábado... Dizem... :) Cá para mim é um dia como outro qualquer, um dia em que poderia bem estar a descansar de papo para o ar! Mas não estou e não estou porque como me meto em tanta coisa, não há tempo para nada nem para ninguém. Bem... até há... porque tempo é o que fazemos com ele e eu tenho usufruído muito bem do meu tempo. Mas pronto, adiante! 

Isto tudo para vos dizer, que há séculos que não tenho um fim-de-semana livre e como sabem, também não tive férias, o que começa a tornar-se "cansativo"! Às vezes sabe mesmo bem estar de papo para o ar. Mas pronto, eu digo isto, mas não consigo mesmo parar um bocadinho. Ainda me lembro, na minha "primeira vida" (primeiro casamento) que nós íamos de viagem para o estrangeiro naquelas viagens de turistas com tudo incluído e para mim, era um sofrimento estar de papo para o ar na piscina ou na praia, com a pulseirinha no pulso a comer e a beber o dia todo. Nada disso... eu punha-me logo a escapar para o mercadinho cultural mais perto para ver se via gente. Acho que sempre tive este espírito aventureiro dentro de mim... só que não sabia... :(

Mas continuando no meu raciocínio do post de hoje (se é que tenho algum raciocínio) o que vos queria contar é que hoje tive um workshop do Teatro Imediato com um professor de Teatro Playback da Inglaterra! Foi muito bom aprender novas técnicas, novas dinâmicas e novas abordagens para me aperfeiçoar neste tipo de teatro que tenho vindo a fazer e que considero sem dúvida, muito ao nível do desenvolvimento pessoal. O meu grupo de teatro, intitulado Teatro Playback, de que já falei no meu blog é um teatro comunitário, onde não havendo uma peça ensaiada, há sim, o representar histórias que são contadas pelo público. É muito bom e deveras muito "humano" esta coisa de ouvirmos histórias e de recontar as histórias de forma teatral. É uma aprendizagem de vida!

Este curso veio mesmo a calhar porque na próxima quarta-feira vamos fazer uma performance aberta ao público, onde eu vou ser um dos elementos efectivos do grupo e por isso, tenho uma responsabilidade acrescida! A performance terá o tema da Mudança e serão solicitadas histórias acerca dessa temática. (ver mais em https://www.facebook.com/events/127294850758373/?fref=ts)  Estou bastante entusiasmada... não estou nervosa, porque nestas coisas do teatro nunca fico assim muito nervosa, ainda por mais quando não tenho de decorar texto... Assim como assim, estou mais com um formigueirosito na barriga com a ansiedade da entrada no palco e com o prazer que será pisar o palco no espaço lindíssimo onde a performance se vai fazer, no espaço mE108, nas Janelas Verdes, um espaço de artes e de artistas de uma grande amiga minha.

Vai ser bom... mudar é sempre bom! http://www.youtube.com/watch?v=1JBjYowe-k8

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Chapéu roxo in english

Pois o que gosto mesmo é de Portugal e da língua portuguesa. A bem dizer também gosto imenso de ouvir italiano, francês e espanhol... ou até mesmo mandarim e gostava muito de saber entender e falar mais línguas. Mas daí ao saber... vai muito!

Às vezes, dizem-me que eu devia aprender pelo menos melhor o inglês, porque com a internacionalização do meu projecto, vou precisar mesmo. Eu digo sempre na brincadeira, que se precisar falarei sempre em português, pois é uma forma de divulgar a língua portuguesa pelo mundo. O que é facto é que com esta brincadeira toda, já dei umas 4 ou 5 entrevistas em inglês, mas sempre de forma "privada", sujeita a alterações gramaticais, pelas entrevistadoras no posterior da entrevista. O que nunca me tinha acontecido mesmo, era esta "coisa" de ser filmada em directo e a cores, com tudinho em inglês, assim de uma rajada só, como se eu fosse nativa da língua inglesa.

E pois bem, como vos disse num post anterior, num dia lá da loja de trocas, apareceram-me por ali a dentro umas raparigas que se interessaram pelo meu projecto e que fizeram questão de me fazer uma entrevista e umas perguntinhas sobre a minha vida... mas em inglês! 

O resultado está à vista e por muito que eu mais ou menos, perceba o vocabulário e mais ou menos tenha um vocabulário para ir dizendo umas coisas, a verdade verdadinha é que a minha construção verbal é das piores que há!

Contudo, o que vos quero dizer é que no meio de tanta asneirada que disse, ainda me deu para rir... rir da situação e de mim e como se não bastasse, ainda me apeteceu divulgar esta entrevista, que talvez tenha sido das mais "maluquinhas" (por falta de vocabulário) que eu dei. 

O que é facto é que me pus a pensar que até me divirto e rio bastante com a noção que tenho de mim e com as minhas falhas e isso é algo que faço cada vez mais com uma força tão grande e uma serenidade tão grande, que me faz realmente gostar cada vez mais de mim, aceitar as minhas dificuldades e rir para não chorar! Isso faz-me lembrar um texto delicioso que uma vez li e que é sem dúvida uns dos meus preferidos que se intitula de "O chapéu roxo". Roxo é apenas e só a minha cor preferida, aquela que verdadeiramente, enquanto pessoa, me sinto bem, apesar da cor do meu projecto ser azul! Mas o roxo, não sei porquê dá-me uma força fantástica!!!... E este texto é daquelas coisas que me faz pensar que realmente devemos aproveitar cada vez mais a vida.

Aqui vai o texto transcrito, do Mário Quintana:
"Aos 3 anos: Se olha no espelho e vê uma rainha!
Aos 8 anos: Se olha no espelho e vê a Cinderela ou a Bela Adormecida!
Aos 15 anos: Se olha no espelho e se vê como a Cinderela do Tchan e se está na TPM vê gordura, espinhas, cabelo espigado ("Mãe, me ajuda, como vou sair com essa cara horrorosa?")
Aos 25 anos: Se olha no espelho e se vê muito magra ou muito gorda ou muito alta ou
muito baixa ou tem muito peito, pouco rabo, mas diz: “dane-se” e decide sair para trabalhar assim mesmo.
Aos 35 anos: Se olha no espelho e se vê muito magra ou muito gorda ou muito alta ou muito baixa ou muito peito ou pouco rabo ou cabelos brancos, mas não tem tempo para consertar tudo e sai para jantar com o marido assim mesmo.
Aos 45 anos: Se olha no espelho e se vê muito magra ou muito gorda ou muito alta ou muito baixa ou muito peito ou pouco rabo ou cabelos brancos ou cheia de rugas, mas pensa: “Vou marcar uma plástica” e vai para o casamento da filha assim mesmo.
Aos 55 anos: Se olha no espelho e diz: “Estou saudável!” e sai para passar o dia com os netos.
Aos 60 anos: Se olha no espelho e lembra dos amigos que nem com óculos conseguem se olhar no espelho e vai para o Nordeste numa excursão com outras sessentonas.
Aos 70 anos: Se olha no espelho e vê sabedoria, paciência e bom-humor, e vai fazer um curso de história da arte.
Aos 80 anos: Mais do que nunca, adora o que vê no espelho. Coloca um chapéu roxo e vai se divertir pelo mundo!"

E pronto... eu cá ando a colocar o meu chapéu roxo cada vez mais, pelo menos no que toca à língua inglesa! Divirtam-se, sim?

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

...e tudo é silêncio!

Hoje precisei de atravessar o rio Tejo e dei por mim a pensar, que sem dúvida os 1,25€ melhor gastos ao longo do tempo do meu projecto foram hoje, na portagem da Ponte 25 de Abril de volta para casa!

Não que 1,25€ seja muito ou pouco, não é isso que tem interesse.  O interessante aqui é que o dinheiro tem o valor que tem e representa o valor que tem, no sentido que lhe damos na situação em si. Tenho dito aqui muitas vezes, que fujo às portagens todas e a minha vida começou a ser passada em nacionais, IP's e IC's e tem sido realmente bom e vantajoso, mas todos sabem que não há como atravessar as pontes do Rio Tejo (a menos que se vá dar uma grande volta a Santarém ou a Vila Franca de Xira) sem termos de deixar uns trocos nas portagens das pontes. 

Mas hoje não quero saber... hoje foi daqueles dias, em que o dinheiro cumpriu maravilhosamente a sua função e que teve realmente um valor bem merecido, face ao pagamento. 

E é aqui que me ponho a pensar, que nestas situações, me parece que a liberdade se mistura de forma muito "indefinida" com a necessidade de se ter dinheiro... pelo menos para algumas coisas. Mas a menos que fosse de boleia ou de transportes, não me estou a ver a atravessar a ponte de bicicleta (até porque deve ser proibido) ou a nado! Mais vale esperar pelo tele-transporte... nos próximos anos!

Por outro lado, quero-vos partilhar que atravessar o Rio Tejo e as pontes de Lisboa sempre me deram uma grande satisfação e sinceramente não sei qual das duas gosto mais... (tipo "Eu tenho dois amores", estão a ver?) A Ponte Vasco da Gama é super zen e "simplesmente límpida" e os seus 12 kms dão-nos uma sensação quase meditativa ao atravessá-la. Por outro lado, a ponte 25 de Abril, banha-nos com o vermelho das colunas, lembrando um pouco a Ponte de San Francisco, contudo, o que mais gosto mesmo mesmo... é o Cristo Rei, especialmente à noite quando está iluminado, que parece que nos guia ou vigia! Depois, o facto dele existir numa terra chamada "Almada" (Alma + amada) torna tudo ainda mais misterioso. É muito bonito mesmo!

E pronto tudo isto só para vos dizer... que adoro pontes, adoro o Rio Tejo, adoro o Cristo Rei, adoro atravessar o rio à noite e considero que cada cêntimo da portagem de hoje, foi muito bem merecido! E é só isto que tenho a dizer... e mais não digo... porque como diz, William Shakespeare "O resto é silêncio."

"Livre o que der e vier." http://www.youtube.com/watch?v=T6m0iUZAgpU

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O segredo do Believe



Só tinha uma única vontade: voltar ao dia 14.12.2010 (1+4+1+2+2+1=11)... e fazer tudo de novo, mas já com as minhas aprendizagens actuais, com este meu novo eu!

Este projecto serviu para mudar de vida... perceber que sou capaz de viver cada uma destas coisas... mas mais do que isto, voltar a dizer e a afirmar que por AMOR tudo se faz... por amor tudo é possível... e por isso, este projecto não é só para mim... aliás nunca foi para mim...

Tantas vezes me perguntaram porque fazia este projecto: Se era porque fazia parte de um partido político revolucionário? Se era porque era anti-capitalista? Se era porque pura e simplesmente não queria trabalhar mais? Se era porque queria emagrecer? Se era porque queria dar nas vistas? Se era para me tornar uma pessoa famosa? Se era para fazer um negócio futuro com tudo isto? Se era para não fazer nenhum, tendo tudo à troca? Se era anarquista? Enfim... mil e uma suposições!

Pois, não foi para nada disso... foi pura e simplesmente, porque queria provar com todas as minhas forças que era possível mudar... mudar por amor!... Foi porque queria fazer desta minha mudança de vida um tributo ao amor, daqueles incondicionais que nunca percebemos como começou e se é impossível de alcançar mais alguma vez... Porque quando amamos somos capazes de tudo... nem que para isso, se tenha de deitar tudo às urtigas, mudar tudo, trocar as voltas à vida, tingir o país de azul... (incluindo: aprender a andar de bicicleta, mexer em minhocas do compostor, lavar casas-de-banho públicas, dormir ao relento, passar fome, ... ) e no fim, ter a noção que tudo isso se troca, apenas e só por um abraço... daqueles nossos!

Trocava tudo o que tenho neste momento... trocava tudo, novamente! Trocava tudo por apenas e só um abraço, daqueles abraços que nos fazem continuar a BELIVAR que mudar o mundo para azul é possível!


Talvez um dia esta história continue... com a edição de um livro que escrevi em 2011, antes de saber que ia mudar de vida em 2012... o livro inicia no dia 14.12.2010, com o capítulo: Divorciei-me por amor... E claro que o livro não será vendido, será trocado! Só não sei ainda como... Mas tudo é possível!

O que interessa mesmo... é que quando amamos, amamos de verdade, num sentimento mais profundo do que nós próprios, sabemos que conseguimos tudo... T U D O ! Incluído mudar de vida... e trocar tudo! :)

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Sou como um link

Tenho uma amiga minha que me costuma chamar de link. Sendo que link é nada mais nada menos do que o endereço de uma página que nos faz ligar a um assunto ou a uma outra página, a uma música, a um documento ou meramente a outro link. A primeira vez que ela me disse isso fiquei a pensar que era um termo bem querido! E depois reflecti mais no tema e percebi que o link até é azul, por isso, pode adaptar-se bem à minha pessoa!

Há quem diga também que sou um furação, daqueles dos bons, que começam num vento insuportável de energia, mas que se transformam em brisas, daquelas que nos dão alento e nos fazem respirar.

Outras pessoas, dizem que eu sou uma força da natureza, como se fosse um pedaço de Gaia, um pedaço de Terra que faz ter vida própria, quase como electricidade ambulante.

Também há quem diga que sou uma mulher com muitos asteriscos (daquelas estrelinhas que se põe para sinalizar algo que se quer explicar melhor no final da página), tantos asteriscos com tantas explicações que nem se sabe por onde começar.

Também já me disseram que sou o colo do mundo... Epah esta foi mesmo forte! Mas é verdade! Disseram-me isto, porque dizem que "aguento" muita coisa e dou colo a muita gente!

Há quem diga que sou o elo que une muita gente, muitos projectos e muitas diferenças... há quem diga muitas coisas. Algumas completamente loucas, outras cómicas e outras totalmente malucas! O que é certo é que a bem dizer, adoro unir pessoas, adoro ser um furacão e adoro castanhas! (ups... as castanhas entraram aqui só para contar a história de hoje, ok? Ehehehe)

... e porque adoro castanhas!? As castanhas são como as cerejas, como os amendoins, como os cajús, como as azeitonas, como as amoras, como os tremoços, como os caracóis (para quem gosta deles, porque eu não gosto). Só que as castanhas têm uma maravilhosa característica, podem ser comidas de muitas formas: cruas, cozidas com erva doce, assadas com muito sal, piladas, fritas com batatas fritas, assadas a acompanhar um belo peito de perú, em puré... eu sei lá! 

Adoro castanhas! E hoje tive direito a saborear umas, não há troca, mas sim, em partilha! Armei-me em "linkadora" e convidei umas amigas de sempre para fazermos um belo de um magustusinho cá em casa com direito a scones... hém? É tão bom "linkar" como antigamente, à volta de uma mesa, com castanhas, chá, scones e belas conversas femininas!!!


terça-feira, 30 de outubro de 2012

"A felicidade só é real, quando partilhada"



Agora que já percebo melhor o que é isto de viver de forma sustentável, ecológica, saudável e poupada, posso dar-vos as 111 boas práticas que fui aprendendo ao longo do meu 1 ano, 11 dias, 11 horas e 1 minuto, com as pessoas do meu dia-a-dia, com os meus amigos, minha família e principalmente com as comunidades por onde passei.

Muitas destas dicas já sabia... tinha aprendido com o meu (segundo) ex-marido, mas nunca as tinha entendido tão bem como agora, que as vivenciei! Parece que tudo está interligado e que tudo é simples! Muitas destas boas práticas, ninguém mas disse, nem li em lado nenhum, mas são coisas que vou sentido, cada vez mais, "sabe-se-lá" de onde. Há outras, que me têm dito, que têm sido uma repetição por todos os sítios por onde passei e não sei o fundamento delas, não as posso provar como as mais certas, como as mais correctas e infalíveis, mas o meu sexto sentido faz-me acreditar que é por aí o caminho.

E perguntam-me vocês: "E se fizermos estas 111 boas práticas somos saudáveis, sustentáveis, ecológicos, poupados, humanos e felizes?" Sim... vamos ser muito mais... mas temos de todos juntos chegar à felicidade a 111%! Quando todos no planeta Terra, somos 111% felizes, aí sim, talvez o meu desejo de criança, de ser imortal, venha a ser uma possibilidade, com todos! Para isso, toca a começar dentro de cada um de nós, para cada vez sermos mais e fazermos a diferença!

Aceitam belivar a tempo inteiro?

Cá vai a listinha:
1. não usar produtos de higiene pessoal comprados, preferindo os feitos em casa ou o sabão azul e branco
2. não usar perfume
3. ter um compostor 
4. comer de forma saudável, de preferência com base vegan e crudívoro e retirar de vez, refeições de fast food
5. meio de transporte preferencialmente utilizado: bicicleta
6. andar a pé pelo menos 10000 passos por dia
7. fazer prendas para oferecer nos anos, Natais ou ocasiões festivas, de preferência úteis e utilizando desperdícios ou recuperando algo da natureza
8. educação doméstica
9. não passar a ferro
10. ter uma horta
11. não usar maquilhagem
12. não pintar as unhas
13. não usar muito a cor preta no vestuário
14. usar roupa de tecidos naturais étnica
15. usar cabelo comprido
16. fazer exercício diariamente
17. viver em comunidade, ou dividir casa com alguém na divisão das despesas, ou pelo menos, viver o mais possível em comunidade, estabelecendo relações directas com os vizinhos e estar perto da família
18. dar a volta ao mundo em voluntariado
19. usar casa-de-banho seca
20. nadar nos rios e na praia, à vontade
21. dormir nú
22. não matar animais
23. dormir no chão
24. não comprar muita comida quando se convida os amigos, mas partilhar e cada um trazer alguma coisa
25. não deixar as luzes ligadas dos electrodomésticos em stand by
26. aceitar totalmente o sol, sem óculos de sol, protectores ou bronzeadores
27. respirar o mais fundo que se puder, o maior número de vezes por dia
28. comprar comida local, nacional e biológica
29. fazer jogos sociais (party, jogo de cartas, dominó, jogo dos filmes, pictonary, entre outros) com os amigos em vez de actividades que necessitem de dinheiro (ex. tomar café fora de casa) ou de gastos de energia (como wii, playstation, entre outros)
30. não estar dependente do telemóvel
31. passar férias sem gastar dinheiro (casa de amigos ou acampar)
32. compensar a pegada ecológica quando se viaja de avião
33. andar descalço em casa
34. não usar guardanapos, lenços de papel ou rolo de cozinha e em vez disso usar panos
35. fazer reciclagem
36. ser flexitariano, em tudo na vida: na comida, nas experiências, com as pessoas, com sítios, com eventos, com gostos... com tudo: flexibilidade é o caminho!
37. poupar água (colocar uma garrafa no autoclismo, guardar a água que aquece no início do banho, recuperar água da chuva)
38. não ter conta no banco ou pelo menos não ter multibanco
39. não utilizar auto-estradas
40. não levar dinheiro quando se sai à rua
41. não ter empréstimos
42. não comprar água engarrafada e em vez disso ir buscar água às fontes
43. não comprar roupa (trocar, pedir emprestada, fazer roupa ou emendá-la)
44. falar línguas estrangeiras (francês ou inglês ou desenrascar-me com gestos)
45. cães sem trelas
46. fazer comida sempre em casa
47. descobrir novas receitas inventando-as com os ingredientes que se tem em casa
48. apanhar/recuperar as caganitas da Azeitona da rua
49. aprender a tratar das plantas
50. saber dar e receber abraços, dando pelo menos um por dia
51. ligar menos às coisas materiais
52. agradecer sempre o dia-a-dia (mesmo as dificuldades, problemas, tristezas, como sendo desafios) 
53. ouvir músicas e ver filmes de antigamente como se fosse a actualidade (preferência em giradiscos)
54. descobrir novos artistas, músicos, espectáculos e filmes... arriscar em tudo na vida, dia-a-dia!
55. viver o aqui e agora sem calendarizações
56. aproveitar as sobras da comida e fazer reciclagem alimentar
57. fazer um banco de sementes em casa
58. ter sempre chá fresco sem açúcar, disponível todos os dias a toda a hora
59. vender/trocar/desfazer-me do desnecessário
60. não arrancar flores
61. saber esperar 
62. saber estar em silêncio
63. não tomar medicamentos, substituindo as mezinhas caseiras
64. não fazer depilação ou a barba com coisas descartáveis
65. tomar consciência que quando criticamos alguém ou algo, esse alguém ou algo tem algo que nós não gostamos ou não conseguimos lidar em nós... por isso, essa crítica é algo que não conseguimos aceitar em nós e ultrapassar 
66. não usar pequenos electrodomésticos, tais como: aspirador, microondas, robot de cozinha, máquina de fazer pão, máquina de lavar loiça, televisão, dvd, rádio, secador de cabelo, escova de dentes, entre outros
67. usar tupperwares de vidro com tampa, eliminando assim a película aderente. Eliminar a utilização da película aderente, papel de alumínio, papel vegetal entre outros
68. nada de ambientadores eléctricos em casa (substituir por incensos Nag Champa, flores em vasos) ou velas de cheiro (substituir por velas de cera pura de abelha)
69. tomar sempre duche, desligando a água sempre que não se precisa, tal como na lavagem dos dentes ou da loiça
70. lavar a loiça com 3 alguidares: serradura, detergente e água limpa 
71. não comer açúcar ou derivados, apenas mel ou mel de arroz 
72. não beber leite nem derivados
73. escrever sem utilizar papel, sobretudo no computador. Sendo mesmo necessário, escrever a lápis, reciclar todo o papel para novas utilizações, frente e verso. Excepções para escrever cartas e enviar aos amigos... Deve ser feito com maior frequência do que enviar emails... ou então fazer visitas inesperadas a casa dos amigos, só para dar um abraço
74. comer com pauzinhos
75. não receber publicidade na caixa do correio
76. receber as contas por factura electrónica
77. ter um burro
78. utilizar sacos reutilizáveis: ecoponto e compras
79. carregar baterias até ao fim e usá-las até ao fim (computador e telemóvel), se for necessário utilizar pilhas, que sejam das que necessitam de ir sendo carregadas
80. andar de boleia ou usar transportes públicos, em vez de gastar derivados do petróleo
81. partilhar carros, carrinhas, electrodomésticos grandes para a comunidade
82. reaproveitar coisas do caixote do lixo ou da natureza (móveis antigos, troncos de árvores, paletes, caixotes de madeira de fruta, frasquinhos de vidro de iogurtes, entre outros) 
83. não castrar animais
84. não vacinar pessoas ou animais 
85. não ter biblots
86. não ter aquecedor, usar uma mantinha e um saco de água quente 
87. ter plantas em casa, flores ou plantas aromáticas 
88. dar uso a todas as coisas se tem. Se não se der uso é porque não são precisas
89. tocar um instrumento musical, cantar, fazer teatro, pintar ou dançar, ou seja, fazer uma actividade criativa pelo menos uma vez por semana
90. olhar olhos nos olhos quando falamos para alguém
91. beber muita água por dia 
92. usar mochila em vez de carteiras
93. não usar saltos altos ou sapatos e roupa apertada 
94. brinquedos, livros, mobílias e roupa de criança, pedir emprestado, bem como roupas de grávida também 
95. usar o mooncup e a escova de dentes iónica 
96. comer muitas vezes ao dia 
97. fazer os percursos do dia-a-dia sempre diferentes 
98. acordar sem despertador 
99. meditar todos os dias (em silêncio, com música, a conduzir, a dançar, a ver um filme, a ler um livro, a ler um poema, a fazer jardinagem...)
100. fazer uma actividade social e em grupo por semana
101. receber pessoas em casa e ir a casa de outras pessoas amigas 
102. estar atento à voz interior, a todos os sinais do dia-a-dia, a tudo o que nos dizem muitas vezes que somos, ao que sentimos quando vibramos com algo, só assim podemos encontrar a nossa missão de vida 
103. não usar internet mais do que 1h por dia
104. não deitar tarde
105. aprender com a natureza e estar pelo menos uma vez por semana em contacto com a natureza, com a terra, com o mar, com a Lua, com o Sol ou com o céu estrelado
106. ter um animal de estimação (melhor se for aos pares), mas cuidar dele como se fosse um membro da família 
107. ter um diário pessoal diário ou semanal 
108. fazer reunião de avaliação semanal com quem se vive e redistribuir tarefas 
109. encontrarmos a nossa alma gémea e trocarmos diariamente amor
110. somos todos um! Viemos todos do mesmo, do mesmo início, independentemente de qual ele seja. Eu, o ser mais microscópico, a pulga, o meu gato, o meu amigo, a mesa da minha sala, o tijolo da minha casa, o iogurte que comi de manhã, tudo é UM! 
111. acreditar que o amanhã vai ser melhor do que o hoje e que o hoje apesar de desafiante servirá para construirmos algo mais forte e melhor


O Believe in Portugal continua por aí, a belivar eternamente, enquanto houver necessidade de trocar as voltas ao mundo!
*

domingo, 28 de outubro de 2012

Feira de trocas numa gruta

Como vocês sabem, as feiras de trocas do Believe geralmente são feitas em sítios diferentes, que tencionam sempre estar adequados ao tema. Julgo que não falei aqui de todas, mas posso assim rapidinho dizer-vos onde todas ocorreram. Estou apenas a falar das feiras de Lisboa, pois como sabem, as feiras neste momento já correram o país em 8 distritos (Lisboa, Porto, Coimbra, Setúbal, Santarém, Leiria, Faro e Madeira) e também têm feito em sítios muito bonitos e variados. 

Ora cá vai:
Janeiro - Believe in Change na Post Coop
Fevereiro - Believe in Love no Palácio da Cruz Vermelha
Março - Believe in Life no A love Supreme
Abril - Believe in Smile no Hospital Júlio de Matos
Maio - Believe in Family na Lxfactory - no mercado da Lxmarket
Junho - Believe in Dreams na Esplanada da Mata
Julho  - Believe in Friendship no largo da Junta de Freguesia de Carnide
Agosto - Believe in Energy na Esplanada da Mata
Setembro  - Believe in Peace no largo da Junta de Freguesia de Carnide, inserida nas festividades da Nossa Senhora da Luz

E agora em Outubro o Believe in Nature, nada mais nada menos do que numa misteriosa gruta. Ah pois é... uma gruta mesmo! A gruta da Casa Mandarina (ver mais em https://www.facebook.com/pages/Mandarina/310891742263586?fref=ts) que é uma delícia, em todos os sentidos, mas mais mais no acolhimento da dona da casa! A verdadeira Mandarina!!! :) 

E foi muito bonito... o ambiente era muito acolhedor, super íntimo e ainda tivemos uma parceria do Movimento Alegria que nos brindou com um workshop de óculos mágicos, como podem ver na imagem. Acreditam que os óculos deram mesmo magia!!!?!?!? *

Senti, como se esta feira, fosse a minha última feira! Senti como se a minha meta tivesse chegado ao fim... a meta das trocas. Senti que começa a deixar de fazer sentido a troca pela troca... até porque pouco eu já preciso de trocar. Começo a sentir que a partilha é um novo grau de troca. Em que não se troca por uma outra coisa, que se supõe que tenha um valor aproximado, mas sim, troca-se porque temos a mais, porque queremos ajudar e porque queremos dar ao outro, como forma de altruísmo. Senti, nesta gruta, como se estivesse novamente a nascer... a nascer de um projecto de trocas, para um projecto de partilhas. Como se o projecto Believe tivesse feito um upgrade... Eu neste momento, quero viver com tão pouco e esse pouco, poderia apenas e só ser... amor, uma cabana e uma horta (para me alimentar, claro está?!? lolol). Mas é isso... sinto cada vez mais uma vontade de simplificar a vida... apenas e só viver... viver, ajudar os outros e ser feliz! Acho que ando numa crise de meia idade, não vos parece?!!?

http://www.youtube.com/watch?v=Bz8iEJeh26E

sábado, 27 de outubro de 2012

Queres (re)encontrar o teu AMOR!!!!

Tu és o meu amor!....



Ponham ♥ espalhados pela cidade, procurem chaves, caixas, pistas da Amélie, escrevam cartas de amor, abracem, sorriam, olhem nos olhos, sonhem em conjunto!!! Em Lisboa, em Portugal, no Mundo, no Universo, nas Galáxias todas... amor em toda a parte com tod@s e para tod@s! :) Divulguem pelo mundo que eu quero reencontrar a minha alma gémea, dia 1 de Novembro de 2012 às 00h no elevador de Santa Justa em Lisboa! Mandem uma mensagem a quem mais amam e digam: "Tu és o meu amor!"



A vida só se AMA uma vez!!! ♥

Por isso, Belivadores de todas as cores de Portugal e do mundo, venham! sonhem! Troquem abraços, beijos, peguem ao colo! O que quiserem e vos faça sentir vivos! O que vos ponha o sangue a correr!..... Apaixonem-se! Encontrem a vossa alma gémea - JÁ!!! <3

http://www.youtube.com/watch?v=rfGylBkHDFE&feature=youtu.be

Espero por vocês para uma eternidade com AMOR total! ♥

Evento: https://www.facebook.com/events/486437578055489/?ref=ts&fref=ts




terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alguns dos 101 desejos realizados

Lembram-se de vos ter dito por aqui, que tinha uma lista de 101 coisas que queria fazer em 1001 dias? Pois bem, feitas as contas, percebi que há muita coisa que já consegui neste ano de projecto Believe. A saber:

. mudei o meu estilo alimentar, ou pelo menos tenho mais consciência
. tenho mais tempo diário para a minha cadela
. acampei de forma selvagem
. plantei uma árvore
. tenho voluntariados que me preenchem
. digo mais frequentemente às pessoas que gosto, que gosto delas
. conduzo de forma mais tranquila e com menos velocidade
. mudei o estilo de vida, sedentário e desmotivante para um activo e enriquecedor sempre diferente
. viajei mais (fui à Madeira e viajei por todo o Portugal continental)
. faço teatro comunitário
. tenho um projecto de vida pessoal
. dei ou troquei toda a tralha que não utilizava
. não acumulo roupa para passar, porque não a passo
. não deito comida fora e faço a maior parte da comida em casa
. falo melhor inglês... mas só um pouquito, devia saber muito mais de inglês :(
. deixei crescer o cabelo até meio das costas
. mudei de emprego.. digo, deixei de ter emprego!!!! :)
. como sopa todas as semanas
. já ofereci os meus serviços de make-up ao domicílio
. deixei de comprar por impulso, porque deixei mesmo foi de comprar... :)
. conheci pessoas fantásticas, de vários ambientes, vários estilos e vários gostos
. dormi ao relento
. passei muito tempo na natureza e por isso, já respeito muito mais os animais

... De outras coisas que a lista tinha, como por exemplo, "juntar dinheiro" já não se põe em questão... os desejos vão mudando... os objectivos de vida também... felizmente!!!! Neste momento, os meus desejos são muito simples: ser feliz! ser livre! ser eu! :)

http://www.youtube.com/watch?v=m0tGE2N3NKE


P.S. Ver o site em http://dayzeroproject.com/

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Hoje senti-me a super mulher

O meu dia hoje foi surreal. Tive 5 reuniões, sendo que foram distribuídas por: 1 espectáculo cultural, 1 assembleia de sócios, 1 entrevista, 1 reunião informal com direito a queijo e 1 encontro formal.

Se hoje o meu dia fosse um filme, nem sei explicar o que seria... Dramático, romântico, cómico, surrealista ou sei lá o quê!?!?! Foi mesmo fantástico... nem vos digo nada!!! Só vos digo, que a minha vida dava um filme... e vai dar!!! Eehehehe... já ando a decidir quem são os actores que vão fazes as personagens, os realizadores e tal... porque um dia ainda hei-de ganhar um óscar, né?!!? Ganhar um óscar não é uma das coisas que temos de fazer na vida? Tipo, plantar uma árvore, escrever um livro e ganhar um óscar?! Ehehehe... 

Bem... o que vos quero dizer é que hoje não vos posso quase contar nada do meu dia, porque foi tão surreal que não dá para partilhar!!! E tem muitos segredos, que a seu tempo serão públicos, porque são nada mais nada menos do que: FABULÁSTICOS!

Contudo, posso contar 3 das "reuniões"! 

1. Primeiro, lembram-se de falar aqui há uns tempos do João sem medo (ver mais em http://www.joaosemmedo.org/). Pois bem, hoje entrei formalmente para a comunidade do João sem medo, pois eu, Andresa que tenho de corajosa, o significado do meu nome, tenho mesmo de me juntar a gente sem medo para pôr o mundo mais azul, né? E foi muito engraçado, porque para a assembleia, levei uma camisola que pintei ontem, em que inspirada no logotipo do João sem medo escrevi: "Andresa com coragem. Woman to belivar" Ehehehe... Contudo, a seguir fui para uma reunião muito formal e por isso, entre uma reunião e outra, tive de ir mudar de roupita. E foi aí, nesse preciso instante, que me senti a super mulher... Ehehehe... Agora até mudo de roupa na casa-de-banho para me adequar às reuniões, hém!?!? Isto é que é adaptabilidade e é super divertido trazer sempre mudas de roupa, sapatos de salto alto ou chinelos, maquilhagem ou não maquilhagem... Cada estilo a cada ambiente!!! ehehehe... 

2. Tive uma reunião acerca de um assunto do meu projecto e achei muito engraçado, quando em plena Expo, uma pessoa que mal tinha acabado de conhecer me diz: "Olha, hoje no meu trabalho, uma empresa de queijo, distribuiu queijo como publicidade. Queres?" Claro que quero, né?!?!? :) Só que agora acabou-se o pão, cá em casa...  :( A ver se invento um pão daqueles árabes que não precisa de fermento e tal e como com o belo do queijito!

3. Há noite tinha uma reunião com um grupo de teatro, sendo que a troca da reunião foi a minha entrada na peça. O nome era "Avatar siberiano" baseado nos livros da "Anastacia e os cedros ressoantes.", que se ainda não leram, aconselho a ler! (ver mais em http://www.cedrosressoantes.com/i---anastasia.html) Eu só li o primeiro e gostei bastante. Trata de uma mulher que vive numa floresta na Rússia totalmente em harmonia com a Natureza e que tem "poderes" incríveis com a sua simplicidade e com a "utilização" da energia do amor! É muito belo e profundo! Faz-nos pensar em muitas coisas: se a civilização é realmente evoluída, o que é o amor, o que é ter um filho, qual a educação que devemos ter para as crianças de hoje, a ligação com a Natureza como um todo... etc... E fiquei tão entusiasmada, que para a semana, na 6a  feira às 21h30, na Biblioteca de Telheiras volto a ver outra peça deste grupo de teatro, os Eclipsarte (ver mais em http://eclipse-arte.blogspot.pt/) à troca de maquilhar as actrizes, intitulada "Coração Pursátil" sendo que o resumo é o seguinte: "Os conceitos de eros, almas gémeas e coração, estão na origem deste work in progress... trata do encontro de corações, em passagens e reencontros da vida e dos seus caminhos, trazendo o amor e as memórias das almas que partilham e se partilham..." Encontra-mo-nos lá?

Oh pra mim tão lindinha hoje... lololol: http://www.youtube.com/watch?v=jlvNg6qBLmA

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Quando 1 porta se fecha, 11 janelas se abrem...

A semana passada recebi uma notícia, que antigamente denominaria de "uma má notícia". Como começo a perceber que no mundo não há "mau" nem "bom" e que o "mau" e o "bom" é apenas uma sensação da pessoa que recebe tal notícia e que também depende da perspectiva, fiquei muito mais em paz comigo mesma. Percebi que a notícia que outrora poderia ter sido "terrível" e me deixar a chorar 111 dias seguidos, desta vez, foi apenas uma notícia algo inusitada e algo desconfortante, que só me fez chorar 1 dia!

Posto isto, com esta notícia inesperada, fiquei a pensar porque é que a estava a receber, neste preciso momento da minha vida, em que tudo está a correr bem e porque é que uma notícia tão simples, que nem tem directamente a ver comigo e que na perspectiva de outras pessoas, seria uma notícia mesmo boa, tinha aparecido no meu "aqui e agora". Tentei pensar, olhar para dentro de mim... e comecei a perceber aos pouquinhos, que se soube do raio da notícia foi por alguma coisa... ou para me fazer desanimar ou animar. E essa escolha não é de ninguém, é apenas e só uma responsabilidade minha e a minha forma de lidar com ela. Por isso, decidi animar, face à notícia! Parece-vos complicado!?!?

Bem... o que eu quero dizer, é que desta vez, ao contrário das outras vezes, em que desanimava durante uns tempos e via uma notícia deste calibre, como uma notícia mesmo desgastante, optei por sentir esta notícia, como apenas e só, uma mera notícia! Aceitar o raio da notícia e ponto final, ver o que o destino me reserva! Observar, ou como diz uma amiga "Alservar bem para dentro, para trás dos olhinhos"!

Foi muito confortante tomar esta decisão e sentir-me responsável pelo sentimento face a um acontecimento. Não me lamuriar, não me armar em vítima, ou queixar-me de tudo e mais uma coisa, desvalorizando assim o que de tão bom me tem acontecido e por isso... com esta notícia, tive a sensação que uma porta se fechou. Contudo, o que na realidade aconteceu, foi apenas e só isso: uma porta fechada que me fez olhar para ela e ver que estava fechada!... uma porta, que mesmo que estivesse trancada, pode um dia ser aberta com uma chave ou em última das análises arrombada por um batalhão de bombeiros. :)

Mas quando se fecha uma porta, dizem que Deus, abre uma janela... e no meu caso... abriu resmas delas... 11... 111... 1111... sei lá! Só sei que nesta última semana, tudo tem acontecido de bom, mas tão de bom, que até parece que o Universo anda todo a conspirar a meu favor! (Bom, na minha perspectiva, claro está!)

Resolvi imensos assuntos que tinha pendentes... ideias para o pagamento das mensalidades do meu carro, a solução para um novo carro ecológico, pessoas para me ajudarem em novos projectos do Believe, os critérios avaliativos que ainda me faltavam finalizar no meu projecto este ano... bem, tudo se está a resolver! Mas a resolver de uma forma tão intensa, rápida e mágica, que nem vos digo nem vos conto... Aliás, não conto agora, mas hei-de contar em breve... 

E vou desvendar um bocadinho o véu de uma destas 11 janelas... em breve vai haver uma LOJA DE TROCAS física... ao vivo e a cores, finérrima e em Lisboa!!! Mi aguardem!!! Quem adivinha o sítio?!?!?!... 

Aqui vai um vídeo (que é um viral e ganhou um prémio) feito por uma pessoa que trabalha perto de local onde vai ser a loja de trocas Believe! Já descobriram? 

"Espero que sejas tudo aquilo que eu nunca fui. Espero que o trates bem. Porque se lhe partires o coração vais perdê-lo para sempre. Pudesse eu ter lido o futuro..."