Hoje o post do meu blog é sobre dicas de poupança numa casa "normal" citadina.
Se há coisa que sempre disse... é que acho um bocado a modos "pó" desnecessário, depois de tanta tecnologia voltarmos ao tempo das cavernas, com menos conforto, menos qualidade de vida, menos condições apenas e só porque constatámos de uma hora para a outra, que queremos continuar a usufruir deste planeta. Claro que eu concordo que temos de fazer algumas cedências e sermos mais ecológicos e tal, mas não acho nada "interessante" termos de voltar à época das cavernas. Mas pronto, esta é a minha singela opinião!
Mas adiante... Estão com vontade de poupar e reduzir as contas de electricidade, gás e água?
Ora aqui vai:
2. O belo do fogão foguete que vos falei ontem... não precisam nem de gás nem electricidade, somente de 1 pinha e 3 pauzinhos! Fantástico! :)
3. Bem... ora aqui é que entra o título deste post... pois é, estou cá há 4 dias e ainda não puxei o autoclismo. Isto porquê? Porque cada vez que tomo banho, coloco a água que está a aquecer no início do banho, num recipiente que fica com água para o autoclismo e para lavar o chão e demais situações que inventarmos. Cada vez que se inicia um banho, o tempo que se está a aquecer a água, gasta-se em média 4 litros (dependendo das casas... há casas que gastam entre 6 a 10 litros só para aquecê-la). Portanto façam as contas: se tomarem banho todos os dias, gastam nada mais nada menos do que 120 litros, isto se gastarem em cada banho, 4 litros para aquecerem a água. Esses 120 litros podem ser utilizados para o autoclismo ou para lavar o chão ou para regar as plantas... por isso, vejam só o que se poupa.
4. Esta mochila que aqui coloco é FANTÁSTICA!!! Queria tanto uma! Pois é... é uma mochila a painéis solares que carrega Ipad e afins, num instantinho enquanto fazem uma bela caminhada. Não é o máximo? (Ver mais em
http://www.voltaicsystems.com)
5. Carregador de telemóvel também com painéis solares, mas também com vento. Ou seja, se quiserem, podem soprar para a ventoínha para carregarem o telemóvel, não é fantástico? E se andarem de bicicleta, também podem levar a ventoinha como companheira! (Ver mais
http://www.hymini.com/)
Ainda tenho mais umas dicas... :)
6. Se quiserem usar o autoclismo, coloquem lá dentro uma garrafa de plástico de 1,5 lto cheia de água, porque assim, quando fizerem a descarga não vão gastar tanta água! :)
7. Se quiserem usar velas em vez de electricidade, (que até fica romântico e tudo) usem cera pura de abelha sem parafina, isto porque, a parafina é um derivado do petróleo e os componentes perfumados estão contaminados com produtos químicos. Por isso... escolham velas de cera de abelha e ficam com a casa toda a cheirar a mel! Eu posso atestar, porque estes meus amigos usam dessas velas e é fabuloso!
9. Quando se abrem as torneiras, quer seja no banho, quer seja a lavar os dentes ou a lavar a loiça, deve-se sempre ir desligando a água, quando não se precisa. Tentar nunca ligar a água quente, porque o que é facto é que a água quente nas mãos também não faz muito bem e além do mais poupa-se em gás. Por exemplo, ao tomar banho, a pessoa deverá tomá-lo em 3 partes: passar o corpo por água, fechar a água. Ensaboar-se. Passar o corpo por água novamente. E já agora, aproveitar, caso viva mais do que uma pessoa na casa, tomarem banho, um a seguir ao outro, para utilizar a água quente que ainda está nos canos.
10. Tudo o que está ligado à electricidade, em stand by, deve ser sempre desligado, quando não está a ser utilizado: televisões, vídeos, dvd's, microondas, carregadores de telemóvel, etc... e principamente as box's das distribuidoras de tv, porque têm um disco rígido que está a gastar energia em permanência.
11. Andar de bicicleta em vez de andar carro ou transportes (se bem que é preferível os transportes públicos ao carro, claro).
E por falar em bicicleta, ontem fui "pegar" novamente na bicicleta... como sabem, a única vez que andei de bicicleta foi quando tive as minhas aulas fantásticas!!! Pois é... mas eu só andei de bicicleta essa vez e foi em Fevereiro... por isso, ontem foi um festival... Eu parecia uma "pata choca" a andar... ehehehe... já nem sabia se sabia andar... mas pronto, consegui "nos finalmente's" andar uns 30 metros... epah, nem cheguei aos 111! LooooL... Mas pronto, valeu o esforço, pelo menos meti-me novamente em cima de uma bicicleta e padeci novamente dos mesmos males que padeci da outra vez (se não sabem, vão lá ler o meu post antigo... ehheheh).
E pronto, hoje em troca, lavei os vidros da casa com o belo do detergente saponária e digo-vos: "Que mimo!"