Mostrar mensagens com a etiqueta poupança. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta poupança. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Ó tempo que não vinha aqui...

Pois é... o tempo passa e nem damos por ele... Desde o último dia que aqui escrevi, dia da Liberdade, muitas coisas se passaram... mas escrever não foi uma delas. Acontece, que durante todo este tempo, fui partilhando a minha vida, as minhas opções, os meus pensamentos e escolhas, e por uns momentos, soube-me bem ficar anónima em tudo isto.
Não sei se estou de volta às lides dos blogs, mas hoje sei que me apeteceu partilhar o que me vai na alma... e falar um pouco de mil assuntos que foram sendo alterados na minha vida...
E por isso, vou listar os 11 assuntos mais importantes, esperando que num dia de mais inspiração "partilhadora" os poder detalhar:
1. Comecei a dar palestras em empresas
3. Consegui começar a escrever para revistas
4. Vou começar a trabalhar! :)
5. Não sei o que fazer com o meu blog
6. Comecei a escrever um novo livro
7. Iniciei um novo projeto que não passou do papel e que tem a ver com o livro do ponto 5. :(
8. Deixei de ser vegetariana "totalmente"
10. Estou numa fase de "calmaria"... diria mais, paragem total e absoluta
11. ...
Por hoje, fico-me por aqui, mas se me quiserem encontrar é no Centro Comercial Alegro Alfragide e Castelo Branco (e quiçá Setúbal), algumas 4as feiras! :)

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Já tenho/temos horta!!!! :)

Ora bem, chegou o tão "chegado" momento... o momento em que tenho um pedaço de terra para plantar a minha própria comidinha e me tornar mais sustentável e saudável!

Tudo começou quando saí no Jornal "O Público" dia 1 de Janeiro! Um senhor padre dos Missionários da Consolata, da Quinta do Castelo, perto do Cacém, contactou comigo porque gostou muito da minha vivência em trocas a propôs-me uma troca: um terreno com 90 m2 para eu cultivar, em troca de dinamizar eventos e/ou loja de trocas, na quinta! Fiquei super feliz e aceitei de agrado!

A Quinta da Consolata, é uma quinta pedagógica com muitos animais (avestruzes, égua, galinhas, patos, ovelhas, etc) e com uma área de terreno agrícola e também uma floresta! Muito bonita! Neste momento, apesar de pertencer à comunidade dos Missionários da Consolata, a quinta não é destinada a padres, mas sim à comunidade, sendo que se alugam quartos a estudantes e não só (quartos com wc privativa, a 120€ com água, luz e gás) e também se disponibilizam pedaços de terra para hortas comunitárias (julgo que é à volta de 15€/mês com água incluída, num fantástico sistema gota-a-gota). (ver mais em http://www.consolata.pt/ e pesquisar "Cacém", cacem@consolata.pt 214260279)

Bem... adiante... isto tudo para vos dizer que estou mesmo muito contente de ter um pedacinho de terra e tão perto da minha casa... contudo, acontece que apesar da minha vivência em comunidades, não tenho conhecimento suficiente para gerir uma horta e por isso, decidi partilhá-la com dois amigos, que moram perto de mim e que conheci na sequência do projecto! :) 

Um é um perito em permacultura e a outra em agricultura biológica... e eu perita em connects!!! :) E assim vamos nós iniciar esta aventura! Bem, a bem dizer a aventura já iniciou há 15 dias com a primeira sessão de formação sobre agricultura biológica facultada pelos Missionários da Consolata... e no sábado passado fomos pela primeira vez, trabalhar a terra! Bem, a bem dizer, eu só tirei as ervas daninhas durante umas 2 horitas e achei que era coisa simples e tal... e até parece simples, acontece é que estou com uma dor de pernas desde sábado que nem me aguento... Pior que ir ao ginásio!!!

Eu que julgava que cultivar a terra era só deitar umas sementes e regar, deparo-me com a necessidade de fazer compostor, o design do terreno, a escolha das sementes, a escolha do tipo de camas elevadas (com troncos, sem troncos, com palha sem palha, com papel sem papel... eu sei lá), etc etc... isto de agricultar não é nada de nada fácil... mas ainda bem que tenho amigos... e ainda bem que partilhei o terreno... Vai ser mesmo bom! 

Afinal, a partilhar é que se fica a ganhar! :) https://www.youtube.com/watch?v=VUPzr2MGKMs


sexta-feira, 12 de abril de 2013

Trocas no Agualva-Cacém

A foto que aqui vêem foi tirada numa das avenidas mais famosas, boas e importantes da minha vida: a Avenida dos Bons Amigos, na Agualva (Cacém)! 

Famosa, porque é a avenida que todos conhecem se já ouviram falar do Cacém; boa, porque é bom ter amigos e importante, porque foi aqui que jornal "O Público" fez o artigo que me deu mais visibilidade. Por isso, Agualva só tem coisas boas, até agora!!! Ehehehe... 

E é por onde eu ando nestes dias!

Com o pouco dinheiro que tenho ando a poupar no gasóleo e nos transportes e nesta minha nova perspectiva estou a tentar tornar-me mais sustentável utilizando os recursos locais. Por isso, esta semana já andei a fazer a vistoria à freguesia e pelo menos descobri uma coisa óptima!

Hoje fui passear com a minha cadela e uma amiga, no parque verde com a ribeira a correr, com belos patinhos (patos real, atenção!) e a minha amiga descobriu que o parque tem hortelã, pelo que apanhei alguma e fizémos um belo chá! 

... pois, têm-me dito que apesar dos produtos serem biológicos (tal como a hortelã de hoje ou as alfaces de ontem), os vapores dos carros não é muito bom, contudo, pensando bem, deve ser melhor do que os químicos todos que estas coisas têm se comprarmos no supermercado não? Já para não falar quando vêm da Conchichina!

...

Pessoal, eu ando a mil... cheia de ideias e projectos... estou feita "run... run... run... to the (r)evollution!" http://www.youtube.com/watch?v=Q2wneBVssPc

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Ai Clarim, que deste cabo de mim!

O meu último dia de limpezas teve a cereja em cima do bolo com o limpar (por fora e por dentro) o meu carro. Como podem imaginar depois de ir a 4 comunidades seguidas, todas sabe-se-lá onde, atrás dos montes, na terra e na lama, nas árvores e nas plantas, com galinhas e cabras e mais a minha cadela (que deita imensos pêlos) a ser transportada por todo o lado, podem imaginar como o meu carro estava, não?

Desde que o comprei, nunca o tinha limpo por dentro com as minhas próprias mãos. Ou seja, descontraidamente dirigia-me a um centro de lavagens de automóveis e pela troca de 8, ou 10 ou 12 euros, entregavam-me o carro lavadinho por dentro e por fora, que era um descanso. Como esta coisa de viver de trocas limita o orçamento e como a casa da minha avó, tem uma garagem e uma mangueira, tive a excelente ideia de pôr mãos à obra e lavar o meu carro TODINHOOOOOOOO (incluindo lavar os estofos) com o belo do balde, pano, mangueira e o belo do sabão Clarim! Ora, se não tinha produtos para limpar carros, tinha de ser criativa e pensei que o sabão Clarim não devia fazer mal nenhum ao preto da pintura do carro e ao castanho da sujidade... 

E assim foi! Eu adoro tudo o que envolve água... adoro mesmo! Com as minhas belas galochas, que troquei há tempos, uma roupa muito velha e cabelo apanhado lá estava eu a esfregar o belo do carro, por dentro, por fora, dos lados, etc etc... Chiça!!!!!!!!! Tenho-vos a dizer que o valor que eu pagava antigamente, compensava bem o trabalho, porque isto de lavar o carro não é pêra doce, ainda mais, quando o carro está praticamente irreconhecível com tanta sujidade... Mas o que conta é que depois de ter suado um bom bocado, lá lavei o carrinho todo e ficou bem bonito! Digo, bonito enquanto estava molhado... eheheh... quando secou eu bem vi o efeito do sabão Clarim... Ahahahha... Deixou o carro cheio de veios e de manchas e sei lá mais o quê. Por isso, conclusão: acho que tenho de passar por um Elefante Azul (calha bem, um elefante à Believe) para gastar 1€ dos meus 1111€ e dar uma lavadela final... Aquilo como está, está tão "estranho" que quase não consigo ver a estrada no vidro da frente.. Ahahah... eu realmente, sou óptima a inventar!

Como não satisfeita com as lavagens, aproveitei a embalagem e dei uma banhoca à minha cadela, também de mangueira e de sabão Clarim. Uma vez que o preto do carro não saiu, certamente o preto da minha cadela também não! :) Ela adorou e eu... eu fiquei com uma inveja descomunal. E vai daí... dei uma banhoca em mim também! Uauuuuuuuuuu... há que séculos que não tomava banho de mangueira e sabe tão bem, especialmente quando está um calor abrasador como o de hoje! Uau... Foi mesmo muito bom! Acho que foi a minha primeira banhoca de mangueira desde que me tornei adulta! :) Mais uma coisa para a minha lista das "primeiras vezes" durante este projecto!

E é assim... hoje está tudo lavadinho... a brilhar... e eu só quero mesmo é descansar!!! :)

Hummmm que cheirinho... carro limpo... cadela perfumada!!! http://www.youtube.com/watch?v=NMj2322ZCIs

P.S. Só um pequeno apontamento sobre as galochas! As galochas são o máximo, mas eu acho que foram inventadas apenas e só para pessoas casadas, com namorados ou que vivam em conjunto com outras pessoas, porque para pessoas que estão sozinhas é uma dor de cabeça... digo, de pés! É mesmo muito díficil tirar as belas das galochas no fim do trabalho, sabiam? "Aquela coisa" fica a modos que entranhada, como se de uma segunda pele fosse, por isso, da próxima vez que as usar, vou tomar em atenção se estou com alguém por perto quando as tiver que tirar, para ver se me dão uma mãozinha! Digo, pézinho! ;)

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Nunca uso o autoclismo


Hoje o post do meu blog é sobre dicas de poupança numa casa "normal" citadina. 

Se há coisa que sempre disse... é que acho um bocado a modos "pó" desnecessário, depois de tanta tecnologia voltarmos ao tempo das cavernas, com menos conforto, menos qualidade de vida, menos condições apenas e só porque constatámos de uma hora para a outra, que queremos continuar a usufruir deste planeta. Claro que eu concordo que temos de fazer algumas cedências e sermos mais ecológicos e tal, mas não acho nada "interessante" termos de voltar à época das cavernas. Mas pronto, esta é a minha singela opinião!

Mas adiante... Estão com vontade de poupar e reduzir as contas de electricidade, gás e água?

Ora aqui vai:
1. Eu a comer a bela comidinha vegetariana à luz de uma lanterna à manivela, intitulada lanterna a dínamo (ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lanterna_a_d%C3%ADnamo).
2. O belo do fogão foguete que vos falei ontem... não precisam nem de gás nem electricidade, somente de 1 pinha e 3 pauzinhos! Fantástico! :)
3. Bem... ora aqui é que entra o título deste post... pois é, estou cá há 4 dias e ainda não puxei o autoclismo. Isto porquê? Porque cada vez que tomo banho, coloco a água que está a aquecer no início do banho, num recipiente que fica com água para o autoclismo e para lavar o chão e demais situações que inventarmos. Cada vez que se inicia um banho, o tempo que se está a aquecer a água, gasta-se em média 4 litros (dependendo das casas... há casas que gastam entre 6 a 10 litros só para aquecê-la). Portanto façam as contas: se tomarem banho todos os dias, gastam nada mais nada menos do que 120 litros, isto se gastarem em cada banho, 4 litros para aquecerem a água. Esses 120 litros podem ser utilizados para o autoclismo ou para lavar o chão ou para regar as plantas... por isso, vejam só o que se poupa.
4. Esta mochila que aqui coloco é FANTÁSTICA!!! Queria tanto uma! Pois é... é uma mochila a painéis solares que carrega Ipad e afins, num instantinho enquanto fazem uma bela caminhada. Não é o máximo? (Ver mais em http://www.voltaicsystems.com)
5. Carregador de telemóvel também com painéis solares, mas também com vento. Ou seja, se quiserem, podem soprar para a ventoínha para carregarem o telemóvel, não é fantástico? E se andarem de bicicleta, também podem levar a ventoinha como companheira! (Ver mais http://www.hymini.com/)

Ainda tenho mais umas dicas... :)
6. Se quiserem usar o autoclismo, coloquem lá dentro uma garrafa de plástico de 1,5 lto cheia de água, porque assim, quando fizerem a descarga não vão gastar tanta água! :)
7. Se quiserem usar velas em vez de electricidade, (que até fica romântico e tudo) usem cera pura de abelha sem parafina, isto porque, a parafina é um derivado do petróleo e os componentes perfumados estão contaminados com produtos químicos. Por isso... escolham velas de cera de abelha e ficam com a casa toda a cheirar a mel! Eu posso atestar, porque estes meus amigos usam dessas velas e é fabuloso!
8. Lâmpadas de led (ver mais em http://en.wikipedia.org/wiki/LED_lamp) são preferíveis às lâmpadas económicas, porque as económicas têm "electricidade suja" e gastam um 1/30 em comparação com as outras... Uau! (Ver mais em http://www.youtube.com/watch?v=6CVLa_tRslY)
9. Quando se abrem as torneiras, quer seja no banho, quer seja a lavar os dentes ou a lavar a loiça, deve-se sempre ir desligando a água, quando não se precisa. Tentar nunca ligar a água quente, porque o que é facto é que a água quente nas mãos também não faz muito bem e além do mais poupa-se em gás. Por exemplo, ao tomar banho, a pessoa deverá tomá-lo em 3 partes: passar o corpo por água, fechar a água. Ensaboar-se. Passar o corpo por água novamente. E já agora, aproveitar, caso viva mais do que uma pessoa na casa, tomarem banho, um a seguir ao outro, para utilizar a água quente que ainda está nos canos.
10. Tudo o que está ligado à electricidade, em stand by, deve ser sempre desligado, quando não está a ser utilizado: televisões, vídeos, dvd's, microondas, carregadores de telemóvel, etc... e principamente as box's das distribuidoras de tv, porque têm um disco rígido que está a gastar energia em permanência.
11. Andar de bicicleta em vez de andar carro ou transportes (se bem que é preferível os transportes públicos ao carro, claro). 



E por falar em bicicleta, ontem fui "pegar" novamente na bicicleta... como sabem, a única vez que andei de bicicleta foi quando tive as minhas aulas fantásticas!!! Pois é... mas eu só andei de bicicleta essa vez e foi em Fevereiro... por isso, ontem foi um festival... Eu parecia uma "pata choca" a andar... ehehehe... já nem sabia se sabia andar... mas pronto, consegui "nos finalmente's" andar uns 30 metros... epah, nem cheguei aos 111! LooooL... Mas pronto, valeu o esforço, pelo menos meti-me novamente em cima de uma bicicleta e padeci novamente dos mesmos males que padeci da outra vez (se não sabem, vão lá ler o meu post antigo... ehheheh).

E pronto, hoje em troca, lavei os vidros da casa com o belo do detergente saponária e digo-vos: "Que mimo!"

E para finalizar deixo-vos um vídeo para se inspirarem... http://www.youtube.com/watch?v=cn49ah6bKzI







segunda-feira, 9 de julho de 2012

Um escudo

Hoje foi dia de arrumações. Decidi que nesta minha interrupção entre comunidades, tinha de arrumar a minha casa, sobretudo "despachar-me" da quantidade de tralha que ainda por cá habita.

Fiz este feito há coisa de um ano e no final de tudo, tinha nada mais nada menos, do que 10 sacos daqueles azuis com riscas (que costumo dizer que são os sacos dos ciganos) e uns 5 ou 6 caixotes. Conclusão, como viver de trocas ainda não habitava na minha cabeça, dei tudo a uma IPSS que aceitou de muito bom grado a quantidade de coisas que tinha. Desde, loiça, palitos, champôos, roupa, bonecos, revistas, etc, etc... ficou tudo despachadinho num instantinho! Que leveza!

É sempre um sentimento de leveza que se instala em mim, quando arrumo as tralhas e começo a colocar em caixas e caixotes as mil coisas para dar... Bem... neste momento vai ser para trocar. Hoje foi dia de arrumar a casa-de-banho e a despensa... e bem... nem vos digo nem vos conto, arrumar a casa-de-banho a esta fase do campeonato fez-me perceber qual é a divisão da minha casa onde eu gastava mais dinheiro. Entre cremes para tudo e mais um par de botas, perfumes, medicamentos, gel de banho, shampôos, sabonetes, vernizes, maquilhagem, detergentes para isto e para aquilo, toalhitas para tudo e mais uma coisa... enfim, decididamente a minha casa-de-banho vale milhares! Bem... valia, porque a maior parte das coisas eu vou dar, porque já não uso. Neste momento, contento-me bem com meia dúzia de coisas essenciais, tais como: sabão azul e branco (para lavar roupa ou outras lavagens), um shampôo, um sabonete natural que me foi oferecido, escova e pasta de dentes, desodorizante e pomada chinesa para eventuais dores. Realmente fiquei mesmo parva de todo, quando comecei a ver a quantidade de coisas para isto e para aquilo que tinha: pomada para picadas, pomada para queimaduras, pomada para peles sensíveis, pomada para insolação, creme para corpo, creme para a celulite, creme para o peito, creme para pés, creme para mãos, creme para cara, creme para unhas... patáti patatá! E ao olhar para 3 cremes que encontrei até me "benzi", porque foram os cremes mais caros da minha vida e não cheguei a usá-los até ao fim. A módica quantia de 100€, cada um, os belos dos cremes para a celulite e afins! Enfim... É interessante como as prioridades podem mudar tão drasticamente na vida de uma pessoa! :)

No meio de tanta limpeza, encontrei 1 escudo! Já nem consigo fazer contas, traduzindo quantos cêntimos são 1 escudo, mas fiquei com uma certa nostalgia a olhar para ele, uma vez que quando eu era miúda conseguia comprar uma pastilha Gorila por 1 escudo. Lembram-se? Super doces e enormes que mal cabiam na boca dos mais pequenos?

E hoje foi o dia das nostalgias... porque encontrei também um poema, no meio das minhas tralhas, escrito em papel reciclado, com uns pauzinhos chineses e uma guita, parecendo-se com um pequeno papiro que dizia: 

"Destinação:
Águia de asa encarpada, ruma firme rumo ao Norte. Sê companheira de estrada, fá-la um pouco mais sorte. Desvia a rota da morte, esconde de mim a malvada até essa encruzilhada em que nada lh'é mais forte. Ajuda-me com o teu forte, qu'a luta final é danada, por muito que se transporte seremos só poeirada. Na memória moram muitos mais de mim." (Jerónimo Nogueira)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Mudanças antes e depois

O projecto vai a meio e já começo a "ver" pequenos pormenores de poupança, ecologia e saúde que comecei a adoptar devido a este meu desafio. Algumas mudanças ainda são recentes, outras nem por isso... e há mesmo algumas que são um desejo para que no futuro aconteçam mesmo! A ver vamos nos próximos 6 meses...

O que é interessante, é constatar que já NÃO:
- uso cotonetes
- uso maquilhagem (só em eventos públicos)
- uso verniz das unhas
- uso tinta do cabelo
- uso papel de cozinha
- leio revistas, jornais, etc etc
- vejo televisão
- uso máquina de lavar loiça
- uso secador de cabelo
- ponho perfume
- passo a ferro
- uso cremes
- tenho dores de cabeça, por isso, já não tomo medicamentos
- faço massagens ou tratamentos de estética fora de casa

Em breve:
hei-de aprender a fazer o meu shampôo
hei-de aprender a fazer o meu gel duche
hei-de aprender a fazer o meu desodorizante
- hei-de ter a minha horta
- deixar de usar pensos higiénicos e experimentar o mooncup
- deixar de usar escova e pasta de dentes e vou experimentar a escova de dentes iónica
- deixar de usar guardanapos de papel, porque vou usar os de pano
- deixar de usar microondas, aqueço no fogão ou forno
- deixar de ter detergentes para tudo e mais um par de botas... hei-de ter apenas um para todos os tipos de limpeza e há-de ser feito por mim
- deixar de comer carne
- deixar de beber leite
- deixar de usar sacos da reciclagem, usando sempre o mesmo e esvaziando directamente
- deixar de usar gasóleo ;)

Ainda muito mais virá pela frente.... mas pronto, por enquanto um dia de cada vez...  Há muito para andar... para ser: http://www.youtube.com/watch?v=Ad0lGLckrYQ

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ligar ou desligar?

Só agora que comecei a viver de trocas e a ser mais poupada começo a perceber onde gastava o dinheiro. Muitas vezes dizia: "Epah, ainda só vou a metade do mês e não sei como já gastei o dinheiro quase todo... Não comprei nada de jeito." O que é facto é que há imensas coisas que uma pessoa não tem a mínima noção onde a gasta o dinheiro, seja numa garrafa de água por dia, seja num bolinho aqui ou acolá, ou umas gomas ou uma revista ou em chamadas e mensagens telefónicas. E é disto que vou falar: gastos com o telemóvel.

Já disse aqui no blog que a minha estratégia para não gastar dinheiro em tarifários obrigatórios mensais, é ter os tarifários que quando me ligam, eu ganho dinheiro em chamadas. Sei que são tarifários que não compensam quando enviamos muitas mensagens ou chamadas, mas o que é facto é que eu raramente ligo ou mando mensagens do telemóvel. Então optei por ter 3 telemóveis, cada um de cada rede, para usufruir das mensagens pela internet mensais e para poder, em cada um deles, receber chamadas que vão sendo convertidas em saldo, cada vez que me ligam. No caso das entrevistas por telefone é fantástico, porque o meu saldo cresce a olhos vistos!

Mas mais do que vos contar sobre esta fórmula mágica de angariar saldo sem gastar dinheiro, o que queria contar-vos é a noção diferenciada no meu uso do telemóvel antes e depois do projecto. 

Antes... tinha duas redes e tinha tarifários obrigatórios para ter mensagens e algumas chamadas gratuitas e gastava por mês à volta de 50€. (Felizmente nunca tive "rings" ou "música de espera" ou ligação à net, senão acho que o valor seria rapidamente ultrapassado.) Se me perguntam porquê e como? Não sei... sei que muitas vezes, mandava mensagens mil só para sentir que estava acompanhada ou para falar do tempo ou dos saldos da loja de roupa ou pura e simplesmente para jogar conversa fora. Mandava mensagens mil, correndo a minha agenda telefónica e enviando para todos os amigos e amigas de quem não sabia notícias há muito tempo... só para estar ocupada naqueles míseros minutos entre o trabalho e a ida a casa, ou na hora de almoço do trabalho ou ao final da noite quando estava em casa, sozinha. Sair de casa sem telemóvel era um feito impensável... não ter bateria era um desassossego, ligar a alguém e esse alguém não me responder, uma tortura, enviar uma mensagem e não obter resposta, uma falta de respeito... 

Bem... olhando para trás, percebo que a necessidade de estar contactável ou acompanhada é meramente ilusória. O preenchimento do vazio dentro de nós, na tentativa de ser ocupado de forma exterior a nós é uma utopia. O preenchimento de nós, quer por chamadas de telefone, quer por doces a toda a hora, quer por companhia diária, quer por relacionamentos desinteressantes é uma utopia. Nada disto existe, nada disto é o verdadeiro preenchimento do vazio em nós, a não ser, sabermos estar connosco próprios, sentirmo-nos vivos, sentirmo-nos pessoas, sentirmo-nos bem connosco... como diria o anúncio: "Se eu não gostar de mim, quem gostará?"

Eu gosto cada vez mais de mim... e faço cada vez menos chamadas... e envio cada vez menos mensagens... e tenho cada vez menos necessidade de estar acompanhada só porque não consigo estar sozinha... e consigo cada vez mais estar de bem comigo e de bem com a vida! Porquê?! Talvez seja porque comecei a "belivar" verdadeiramente em mim!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Mezinhas caseiras

Hoje acabou-se o detergente da loiça... Tinha 5 opções (assim que me lembre): ou ia comprar um, ou ia trocar os pontos da BP por pontos da Staples porque lá há detergente à venda, ou inventava o meu próprio detergente, ou deixava de lavar a loiça, ou trocava com alguém!

Optei pela terceira opção! Comprar nem pensar, trocar os pontos da BP não me apetecia porque assim gastava uma ida ao cinema, deixar de lavar a loiça... epah não tenho pratos suficientes para a minha sustentabilidade, trocar... também não me apetecia... e por isso, lá fui eu pôr a minha imaginação à prova!

Não foi muita imaginação, a bem dizer... porque eu sou filha de uma senhora muito "inventadiça" que desde que eu me conheço fazia o seu próprio detergente da loiça. A minha mãe misturava "Omo" de lavar à mão, com lixívia e água, agitava bem e já estava: o belo do detergente que durava uma vida e muitas vezes não fazia espuma nenhuma!!! :) Aquilo sempre me fez uma certa confusão, mas o que é certo é que até aqui ainda não morri e a minha mãe é que sabia como poupar e ser mais saudável, ora vejamos, as dicas da "mamã":

- detergente da loiça: omo+ lixívia +água
- desmaquilhante de olhos: azeite virgem
- sabão azul e branco para lavar as mãos e tomar banho
- luva de lixa para a depilação (o que é certo é que eu desde miúda experimentei a dita luva e acreditam que nunca tive muitos pêlos?!!?!? Antigamente aquilo vendia-se na farmácia e era baratíssimo, agora não sei... aconselho! Não dói, é higiénico, "ecológico q.b." e parece que é duradouro a longo prazo)
- pomada chinesa de cânfora para as dores de cabeça e de dentes (custa à volta de 1€ nas lojas dos chineses)
- lenço de homem com álcool para colocar e apertar à volta da testa quando se tem dores de cabeça
- desentupir o nariz: respirar por cima de panela com água fervida com muito vapor e colocar por cima uma toalha turca (ou marroquina ou assim... ehehehe)
- dores de barriga menstruais: chá de cidreira e uma toalha quente na barriga
- tirar o acne: passar com algodão com after-shave masculino que tenha muito "álcool"
- rouquidão ou tosse: chá de casca de cebola com mel e limão
- limpeza de pele: máscara de argila e pepinos nos olhos
- cicatrizar feridas: pomada fantástica que acho que saiu do mercado Aseptine - cera de flores

Epah e que me lembre, agora assim de repente é isto e só...

Pessoal: boas invenções e "vivás inventadices" caseiras!!!! Mas cuidado: (não) tentem fazer isto em casa! LoooooL....

http://www.youtube.com/watch?v=3vVYngSdNYM (escolha dj White Cosmic Wind)

P.S. Já agora, o meu detergente de lavar loiça à mão consistiu em: resto do último detergente de lavar a loiça, Omo de lavar roupa mão, Cif limpa tudo, detergente de limpar chão, água e... agitar bem! Já está!!!! E não é que lavou mesmo a loiça?!!? E bem... ?

sábado, 7 de abril de 2012

Como poupar gasóleo?

Neste meu fim-de-semana às origens, aproveitando a troca que fiz a semana passada (1 semana de empréstimo do meu carro por um depósito cheio de gasóleo) pedi a uma amiga que me desse algumas dicas de como poupar gasóleo. Então, no dia antes da viagem, tive uma aula particular em troca de nada... bem, eu até fiz um almocinho para as duas em troca das dicas... eheheh...

Ora aqui vão as dicas da minha amiga e outras que fui aprendendo ao longo do tempo:
- Ter a pressão dos pneus correcta. E não é que desde que comprei o meu carro (há 2 anos) só mantinha a pressão cada vez que ia a revisão, ou seja de meio em meio ano? Conclusão: a pressão dos pneus estava a 1,9 bar e devia estar a 4,2 bar... ui... Lá fui eu encher a pressão dos pneus antes de iniciar a viagem. Linda menina!
- Não abrir a janela quando andar a mais de 50 km/hora... adoro uma ventanía desgraçada, mesmo que vá a 100km/h... mas, finito! Poupança ao poder!
- Ir visualizando a quantos kilómetros vou à hora. Ora, a minha amiga ensinou-me a ver qual é a média do meu carro. Tinha 5,4 litros/100 km de média... mas não faço ideia se é muito ou pouco. Ela disse-me que sempre que possa, para não acelerar e para tentar ir sempre a menos do que essa média. Posso por exemplo, aproveitar as descidas para não acelerar e logo marcar 0km/h. Com estas e outras dicas, não é que ao fim da viagem a minha média baixou para 5,2 litros/100 km? Estou a começar a ter muito juízo, né?
- Estacionar sempre com a frente do carro para a saída, para poupar gasóleo ao não fazer marcha atrás
- Estacionar no primeiro lugar que encontrar e não andar às voltinhas tentando arranjar um lugar mais perto da porta
- Mudar de mudança sempre que estiver a mais do que 2000 rotações
- Não andar com o gasóleo na reserva e tentar sempre que possível encher o depósito
- Evitar ligar o ar condionado, só em casos muito extremos de calor intenso... porque o gasóleo que consome, uiiii...
- Abastecer pela fresca. A melhor altura do dia para abastecer é de manhã cedo ou à noite, ou seja, nos períodos mais frescos do dia. Isto porque a gasolina está mais densa nesta altura e, como a gasolina é paga ao litro, compra-se mais por menos.
- Estacionar à sombra. Isto porque um carro estacionado ao sol, seja no Verão, seja no Inverno, favorece a evaporação da gasolina. Para além disso, não se precisa de ligar o ar condicionado depois.
- Manutenção em dia 
- Retirar a carga inútil do interior do automóvel. Epah... eu já andei com kilos e kilos de coisas para trocar e dar... de um lado para o outro. Era mesmo uma gastadora de gasóleo...  :(
- Desligar o motor em paragens mais demoradas, seja em semáforos ou nas filas de trânsito.

E pronto, posto isto... se ficarem sem gasóleo a meio de uma estrada, têm bom remédio, é só fazerem igual ao que o vídeo que vos indico demonstra: http://www.youtube.com/watch?v=FwoqJS3Kzdg

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Hoje fui às compras sem dinheiro...

... e percebi o que é o consumismo!

Ora bem, lembram-se que outro dia vos contei que tinha trocado um cartão da BP com 11000 pontos? Pois bem, hoje decidi ir às compras: comprar um telemóvel e mais algum material de papelaria!

Vai daí armei-me toda fresca e fui direitinha à empresa que tem parceria com os pontos da BP. Troquei 1500 pontos o que deu a quantia de 22,50€. Queria comprar um telemóvel (14€), mais cola, mais um afia, mais uma prenda para o meu afilhado que faz anos e 2 chocolates (porque ando a ressacar). Estava feliz e contente, quando a empregada me disse que não podia utilizar os 3 vales (cada um é de 7,5€ e só pode ser utilizado um vale por compra)... ou seja, para comprar o telemóvel a 14€, tinha sempre de colocar o restante do meu bolso e depois usar outro vale noutra compra! Que se chama a isto? INDÍCIO AO CONSUMISMO!

Bem, tirei as ideias de comprar o telemóvel, porque nem que fosse 1€ não queria dar dinheiro nenhum e pus-me a fazer as contas das restantes compras para chegarem aos 7,5€. Voilá, consegui a quantia de 7,48€ e diz-me assim a empregada: "Tem de comprar algo que ultrapassa-se o valor dos 7,5€, porque só é possível fazer compras de valor igual ou superior ao vale!" E eu disse: "Mas não há nada que se compre com 0,02€!" e ela respondeu: "Compre pastilhas, assim já ultrapassa!" Que se chama a isto? INDÍCIO AO CONSUMISMO!

Disse-lhe que não queria gastar dinheiro nenhum além do vale, pelo que prescendia dos 0,02€ que sobravam. Ela então disse-me que não era política da empresa, no que toca aos vales, haver valor de sobra, mesmo que ficasse a empresa a ganhar... Que se chama a isto? INDÍCIO AO CONSUMISMO!

Deu-me uma veneta de não "comprar" nada e virar costas... mas... virei-me para outra caixa e vi um cliente que estava a comprar envelopes e aproveitei para lhe contar a minha história e pedir-lhe que pagasse os seus envelopes com a minha compra, sendo que eu em troca lhe dava os meus 0,02€. Bemmmmm, conseguem imaginar a cara do cliente a olhar para mim?!!? Ficou com um ar de "desconfiança", não entendendo muito bem o que se estava a passar e porque raio alguém haveria de lhe oferecer o que quer que fosse. Mas sorrateiramente chegou-se ao pé de mim com os seus envelopes e o valor dos mesmos e sem retorquir palavra, sorriu timidamente e juntou os seus envelopes à minha conta! Eu dei um sorriso enorme e disse-lhe: "Olhe que ainda fica a ganhar 0,02€... não o estou a enganar, pois não?" - virando-me para a empregada, como forma de reforço. Esta acenou timidamente a sua cabeça, dizendo que eu tinha razão! E assim foi, lá "comprei" o que queria... (excepto o raio do telemóvel, que tenho de inventar uma forma de juntar os dois talões na mesma compra)

Vai daí pus-me a pensar, o porquê do consumismo... E que na maior parte das vezes não é pensado, não é reflectido, é mais um "vai na onda", porque tem de ser e não queremos ficar a perder, ou darmos a entender que somos "pobres"... ou uns coitadinhos que não têm mais 1 euro para obter em troca o tal vale, que já pagámos a peso de ouro quando pusémos a bela da gasolina! É assim que somos: INDÍCIADOS AO CONSUMISMO... de forma "escondida"!

Hoje o vídeo é sobre isto mesmo (escolhido pelo meu DJ rainbow): http://www.youtube.com/watch?v=2zf9HaWwaLI&feature=related  Um dia conto-vos qual é a minha pegada ecológica... que tem tudo a ver com este vídeo... eu, que quase não compro, sou poupada nas contas de casa, etc... gasto 2 planetas Terra e meio... agora imaginem quantos planetas já gastei eu antigamente?! A ficar a pensar, não?

P.S. O passatempo de ontem já foi entregue ao Humberto e à Ester, na fantástica oportunidade de se deliciarem com as batatas fritas à moda da avó e os belos dos ovos estrelados... mas que conste que tive umas 15 inscrições... qualquer dia, lanço outro passatempo! Vale?

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Hoje deitei para o lixo 6 euros, conscientemente...

Acho que já tinha aqui dito que sou doida por batatas fritas... mas daquelas que se fazem em casa... especialmente se forem à moda da minha avó: metade azeite e metade óleo, sal grosso e dentes de alho picados aos bocadinhos quando se corta as rodelas de batatas!!!! Ui....
E tortilha de batata da minha avó, com chouriço e salsa? Uiiii... (é nestas alturas que vejo o meu lado pouco vegan)

Bem, adiante! Eu adoro mesmo batatas fritas! Quando era pequena, tipo com 6 anos os meus pais contam que eu comia duas doses de batatas fritas nos restaurantes... é daí que nasceram as minhas banhocas acumuladas, tipo pneu Michelin... ehehehe!

Neste projecto, se há coisa que me dá prazer, ou o maior prazer, é fazer batatas fritas com ovos estrelados, sempre que não tenho grande comida! O que me delicio... hummm...  nem vos passa pela cabeça! E hoje foi mais um desses dias em que o meu almoço foi esta maravilhosa iguaria. E estava eu a descascar as belas das batatinhas (que ainda foram da troca com a minha aluna antes do Natal) quando me lembro de dois episódios caricatos que se passaram comigo por causa das ditas batatas!

Ora, há uns tempos quando ainda trabalhava na empresa de formação para hotelaria, fomos fazer uma dinâmica num hotel de 5 estrelas e qual não foi o meu espanto quando nos deram para entrada "Cascas de Batatas Fritas"... Uau! Nunca tinha visto tal coisa... e perante o meu ar estupefacto perguntei ao director do hotel o porquê de tal prato, ao que ele me respondeu prontamente: "30% das batatas vão para o lixo depois de as descascarmos, temos de rentabilizar de alguma maneira, não?" "Ora toma!", pensei eu! E fiquei a pensar naquilo...

Para melhorar a festa, uns dias antes do meu projecto iniciar fui a uma esplanada que eu adoro, no Rato, comer uma sandes fantástica de presunto com compota de cebola... (que é divinal!!!!) e pedi batatas fritas. Ao que a empregada me respondeu: "Não temos batatas fritas, mas sim cascas de batata doce com molho de iogurte" Pareceu-me bem e foi isso que comi! Estava maravilhoso, até... vir a conta! Paguei 6 euros pelas cascas de batata! Acham isto normal?

Isto só me leva a pensar em duas coisas: poupar não tem de ser brega! As cascas de batata passaram a ser finérrimas para mim desde estes dois episódios!

E depois, perante a crise o que precisamos, perguntam vocês? C-R-I-A-T-I-V-I-D-A-D-E! ;)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A verdade sobre (o meu) lixo!

Desde que estou com esta minha vida de trocas, comecei a constatar uma bela "de uma constatação": o meu lixo tem diminuído significativamente!

Para mim, isso é óptimo, se há coisa que odeio mesmo é ir deitar o lixo fora! Lololol...
Bem, mas fora isso, comecei a dar muito mais uso a:
- sacos reutilizáveis (que comprei quando ainda usava os belos dos euros) para transportar a comida que troco
- tupperware's para trazer os restos da comidinha, dos sítios onde vou jantar ou almoçar
- garrafas de plástico ou de vidro, para o azeite que angariei na aldeia
- caixas de ovos, para transportar os novos ovos que arranjo
- sacos do lixo: como não compro sacos, uso os das compras que antigamente acumulei (quando acabarem é que terei de ver como guardo o lixo... hummmm)

Por outro lado, constatei que:
- como não compro revistas nem jornais, não há muito papel para deitar fora
- como não uso película aderente ou papel de alumínio, o plástico também diminuíu: se coloco algo no frigorífico, opto por um prato para tapar e se quero colocar algo no congelador, uso os tais typperware's ou algum saco de congelação que ainda abundam nas minhas gavetas
- guardanapos de papel: de futuro deixarei de os utilizar, vou começar a usar apenas os de pano... só tenho de perceber se a nível monetário e ecológico é mais compensador por causa da água que gasto
- papel higiénico: já me disseram que a melhor forma de se ser mais ecológico nesta área, era mesmo usar a bela da água para dar banhoca ao rabinho... hum... terei de ver melhor esta parte, quer a nível monetário (gasto da água), quer a nível de saúde, quer a nível de eficácia e rapidez... algo a ponderar em breve! Por enquanto ainda tenho papel higiénico de uma troca que fiz com um amigo, que trabalha num hotel e traz os restos dos rolos para casa (isto porque não se pode colocar um rolo usado a um novo cliente. Já viram o desperdício?)

Conclusão, o lixo que tenho neste momento é algum papel (porque ainda reutilizo muitas folhinhas de papel), algum plástico de embalagens (arroz, massa, queijo, manteiga, leite, etc) e claro, os restos de comida. Vidro, quase que não uso... ou se uso, é para ir reutilizando! Pilhas, nem pensar! E por isso, a maioria do meu lixo, são sem dúvida os restos de comida... Mas disso a fazer um compostor, ainda vai muito!

Eu sei... eu sei... que devia e tal e coiso, mas acho que ainda não estou preparada para ter na minha minúscula cozinha uma caixinha com comida podre (por muito que eu saiba que não cheira a podre, porque já experimentei em tempos e é verdade verdadinha, que não cheira a nada...) e cheia de minhocas!!!!!!!!!!!!!! Eu sei que podia fazer adubo e tudo e tudo e tudo... mas vou ter de ficar mais convencida e também aprender algumas lições sobre compostagem quando for para as comunidades! Neste momento, ter mais umas centenas de bichos a juntar à bicharada cá de casa, seria a modos que complicado. (Já estou a imaginar os meus gatos e a minha cadela a brincar com as belas das "Lumbricus Terrestris") Mas prometo, que um dia o farei!

Acho verdadeiramente incrível a possibilidade de um dia, num futuro próximo, não fazer lixo nenhum, não disperdiçar nada, tudo ser totalmente recuperável! Acho fantástico e um dia serei assim e vos direi, com muito orgulho! Imaginem se todos nós, não fizéssemos lixo?? Que paraíso! :)

A única coisa a lamentar com esta questão da diminuição do lixo é que não vou poder contribuir para a realização de obras de arte, como esta que vêem aqui na imagem. Cusquem o site: http://www.wastelandmovie.com/! É verdadeiramente inspirador como tudo na vida tem um reverso da medalha e como que, com lixo, se pode fazer arte! Esta exposição já esteve no CCB e digo-vos é verdadeiramente espantosa! :)

E quantas vezes dizemos que há pessoas que são "um lixo"??? Não acham que podemos fazer ainda obras mais fantásticas?! Pensem nisso... ;)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Bilhete de cinema trocado por 840€!

Vou começando a perceber onde é que eu ia gastando o meu dinheiro antigamente... ora bem, por exemplo no mês de Agosto, em que as minhas férias foram passadas a não fazer nada de nada de útil, focando-me apenas em dormir, alguns jantares com os amigos e idas ao cinema (fui ver uns 15 ou 20 filmes... sem exagero), pelas minhas contas só nas idas ao cinema, e fazendo a conta a 15 filmes em média, gastei nada mais nada menos do que 675€....

Eu explico:
Ora, partindo do príncipio que cada ida ao cinema era composta pelo o que abaixo descrevo, depreendo que cada vez que ia ao cinema gastava (sem contar com o gasóleo) a módica quantia de 45€:
- parqueamento: 2 euros (mínimo)
- jantar na Go Natural (que adoro, porque adoro o sushi deles com creme de queijo e a sobremesa de frutos silvestres ou maracujá): 15 euros
- gomas e chocolates na Hussel: 5 euros
- pipocas e uma água: 5 euros
- uns brincos ou um verniz ou um cd (no tempo em que fazia tempo para esperar pela sessão): 10 euros (mínimo)
- bilhete de cinema: 7,5 euros

Voilá... descoberta fantástica a minha: o shopping é a maior tentação do mundo e arredores, para o consumismo e para acabarmos com os euros na carteira, principalmente se a carteira for feminina e pertencer a uma dona muito gulosa.

Assim sendo, concluo que o shopping é o primeiro causador da depressão em Portugal, porque se o frequentamos e compramos o que gostamos (que é quase tudo) ficamos deprimidas porque ficamos com menos dinheiro, mas se não compramos, ficamos deprimidas por só termos ido olhar! Conclusão: percebo agora porque há tanta gente deprimida! Só não consigo perceber como é que em tempo de "crise económica" abrem tantos shoppings ENORMES com tanta loja repetida e mesmo assim se mantêm... Lembro-me por ex. do shopping aqui da linha de Sintra, o Fórum Sintra, que tem no mínimo uns 3 ou 4 do género nas redondezas, com a mesma tipologia de lojas e mesmo assim continua aberto e com gente a frequentá-lo... pois... não percebo!

Mas perguntam vocês, como consegui eu um bilhete de cinema, às trocas?! Pois bem, troquei os meus belos pontos da BP! Um bilhete de cinema vale 600 pontos... SEISCENTOSSSSSSSSSSSSSS!!!! É um abuso, ora se cada ponto equivale a um litro de gasóleo e se um litro custa aproximadamente 1,4€, o meu bilhete de cinema ficou aproximadamente no valor de 840€! (Deve ter etiqueta de marca Louis Vitton, no mínimo! Eehehehehe). É a vida, se quero manter a vida "moderna" tenho de fazer trocas ousadas! :)

P.S. A propósito, o filme que fui ver foi mesmo para descomprimir da "resma" de trabalho que tenho tido, chamava-se "Ano novo, vida nova" e posso dizer que é basicamente a versão reveillon do "Amor acontece". Moral da história: o amor é a esperança de um novo ano!*

sábado, 7 de janeiro de 2012

O lançamento social foi um exemplo de desobediência pacífica!

Ora bem, esta é a agenda que comprei para o meu ano de 2012, antes do projecto iniciar. Chama-se "2012 Manual de Instruções - Agenda de Desenvolvimento Sustentável"... e foi das últimas coisas em que ainda usei os "belos" dos euros. Se há coisa que posso aconselhar a comprar, é esta agenda, que é um verdadeiro abre olhos para a labuta do dia-a-dia!
Ora bem, nas primeiras páginas diz que 2012 é o ano da DESOBEDIÊNCIA, APROPRIAÇÃO, INOVAÇÃO e SIMPLICIDADE (entendendo-se por desobediência, a desobediência pacífica, que Gandhi um dia referiu). E para mim, com o lançamento de hoje, foi um verdadeiro exemplo do que este ano de 2012 me (nos) espera: um ano de desobediência pacífica em que cada vez vamos acreditando que é mesmo possível um mundo happy e azul! Desde já, muito grata a todos os que estiveram presentes e a todos os que colaboraram para a realização do evento de hoje!

Por outro lado, ao nível de INOVAÇÃO, posso declarar que o evento do Speedconneting foi um verdadeiro sucesso de trocas de contactos, ideias e brainstorming's de ainda "mais" possibilidades para o Believe aglomear... tudo é mesmo possível!

Para finalizar, mudei o meu tarifário da vodafone (que antes era extreme e tinha obrigatoriedade de carregamentos), para um tarifário vita! E pronto, tenho mesmo de tirar o chapéu a este tarifário... amei! Ora: por cada minuto de chamadas que recebo, ganho 0,02€, até ao valor máximo de 100 euros/mês, não tenho obrigatoriedades de carregamentos, apenas fazer 1 chamada em 6 meses. O valor das chamadas é colocado no mês seguinte sem ser necessário carregar com o que quer que seja! Por isso pessoal, tudo a ligar-me para o 91, principalmente aqueles que têm chamadas gratuitas de vodafone (que tal me ligarem entre a 1h da manhã e as 8, numa chamada contínua para acumular saldo, hém? Bem... a conta da electricidade é que vai aumentar porque terei de carregar a bateria mais vezes... mas pronto, por enquanto vale o esforço)!

E sim, hoje foi um dia em cheio... tão cheio como a lua cheia que apanhei a caminho de casa!

Grata a todos! Bons "belivanços"!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Aprenda a fazer reuniões ECO!

José Ribeiro e Andresa Salgueiro sentados na toalha de surf
Ora bem, hoje o dia foi passado nas últimas preparações para o grande lançamento de amanhã!

De manhã reunião com o José Castro e à tarde com o José Ribeiro... isto de José's no Believe são mais que as mães!

Reunião da manhã, acerca de últimos pormenores sobre as parcerias com empresas e organizações e reflexão sobre economias paralelas, mecenatos, donativos, escravatura, publicidade, legislação laboral... bem, um sem fim de prós e contras que nunca mais acaba... mas foi útil, muito útil e acho que se chegou a conclusões que serão mais ou menos "correctas" e "neutras", prevenindo assim a possibilidade de eu ser denominada a próxima D. Branca de Portugal (ou do mundo), mas desta vez a D. Azul das trocas... eheheh... No final da reunião, com tanta conversa de lucros empresariais e afins, não é que o dono do café ofereceu o carioca de limão ao Zé porque não tinha troco?!!?!? Mesmo na "moche"... uma verdadeira economia paralela ao vivo e a cores para fundamentar que é desta economia que queremos no Believe: a da boa vontade! :) (Se isto fosse assim tão simples.....)

De tarde, reunião para ultimar pormenores informáticos: como o espaço da ANJE estava fechado à hora do almoço (onde íamos fazer os preparativos para o evento de amanhã), aproveitámos para estender a bela da toalha de surf do José (desta vez, o Ribeiro) e dar umas cabeçadas valentes nas ondas dos bytes e afins. Que belo sol estava, que setting tão motivador!

Enfim... e foi assim o dia de hoje! Até amanhã a todosssssssssssssssssssssss... Até láaaaaaaaaaaaa!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Em 2012 fim às auto-estradas

Pois é... eu adoro auto-estradas... adoro mesmo, mas o valor das portagens, minha Nossa senhora me guarde! Para quem quer viver com 1111€ num ano, não há mesmo bolso que aguente.

Então hoje foi o primeiro dia em que "fugi" literalmente da auto-estrada... num percurso que demorava 1 hora e meia demorei 3 horas... Ora foram camiões, ora obras na estrada, ora carros a andar a menos de 50 kms/hora. De tudo houve para que demorasse o dobro do tempo no trajecto que fiz.

Compensações: uma bela paisagem pelo rio Tejo, poupança no gasóleo, poupança nas portagens e descontração na condução!

Pessoal, é o que temos... e se queremos poupar temos de nos sujeitar!

Boas viagens a todos!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Companheiro(a) de casa PROCURA-SE

"Andrezuska Salgueirix para levar a cabo o seu projecto de poupança pessoal de viver 1 ano e 11 dias com apenas 1111€ oferece 1 quarto, com serventia de toda a casa, localizado em Agualva Cacém a 2 minutos de comboio e autocarros, numa zona favorecida com todo o comércio possível e imaginário, incluindo lojas dos chineses e Pingo Doce. Promete ter dentro da casa boa disposição diária a 1000 km/hora e dá a possibilidade ao(á) seu(sua) companheiro(a) a possibilidade de inserção num projecto inovador e único em Portugal, intitulado Believe.
Como troca, as condições solicitadas são: pagamento APENAS despesas de água, luz, gás e condomínio (aproximadamente e no máximo 120€/mês), cuidar dos animais da casa (2 gatos e 1 cadela) nos períodos de ausência (com possibilidade de ter de arranjar a comida e a areia).
Impõe como requisitos obrigatórios: boa disposição, adaptabilidade a novas experiências ecológicas e humanitárias, predisposição para ouvir vozes altas, possíveis ressonares, alguma desarrumação saudável e muita gente a frequentar a casa.
Se estiver interessado na troca, saiba que como requisitos abonatórios, deverá ser amigo directo ou amigo de amigo, encontrar-se em situação de desemprego ou reforma e algumas habilidades administrativas, domésticas ou informáticas.
Se mesmo assim, não desistiu da ideia de partilhar a sua vida com Andrezuska Salgueirix envie o seu email de motivação, com proposta de data e hora de entrevista, entre 7 a 14 de Janeiro de 2012 para: andrezuskasalgueirix@gmail.com."


sábado, 31 de dezembro de 2011

1.ª tentação: cuecas e Dim Sum

Hoje tive a minha primeira tentação de consumismo/compras.

Pois é, na altura do ano novo compro sempre umas cuecas novas azuis para dar sorte no novo ano que se avizinha. Como não faço compras, desde dia 11 de Dezembro de 2011 e tenciono nunca fazer, durante o próximo ano (tempo do meu projecto Believe) fiquei com o sabor amargo ao não cumprir esta tradição anual! Por isso, acho que vou ter de reciclar a bela da minha cueca velha, cozendo um logotipo do Believe e tornando a cueca como nova, na continuação da tradição do reveillon.

A segunda tentação foi um almoço no Dim Sum, restaurante macaense, que segundo o meu amigo Francisco (que é um expert nestas coisas) é o melhor restaurante de Lisboa e arredores, no que toca a este tipo de comida e fica nada mais nada menos do que a 100 metros da minha casa. Pois é, lá fui eu ter com o meu amigo e enquanto ele comia umas comidas esquisitas, mas maravilhosamente cheirosas, eu fiquei a sonhar com as minhas "gioshas" que me matam a alma e me trazem saliva à boca de forma mais exaustiva que ao cão do Pavlov...

Mas pronto, aguentei-me: nada de consumismo... nada de cuecas e nada de "gioshas"... fui uma linda menina, não fui?

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

"Cup cake" = 1 € no estacionamento

Pois é, não usando dinheiro, fica díficil ter trocos para dar aos arrumadores de carros da bela cidade de Lisboa...

Assim, lembrei-me de ter sempre no carro uns belos de uns "cup cakes" que sobraram do lançamento, para dar em troca de lugar do estacionamento aos senhores que nos ajudam a ver o lugar, que às vezes está mesmo à frente dos nossos olhos! :)

Por falar em sobras do lançamento:
- comida: ainda tenho alguma no congelador
- roupa: dei a uma instituição de solidariedade social
- livros: dei à Comunidade Vida e Paz para a Festa de Natal
- demais objectos: ainda aqui os tenho para levar numa próxima feira de trocas

A ideia é ficarmos com todos esses objectos de troca, num armazém, que possivelmente se poderá transformar em loja/sede do Believe, mas enquanto não temos onde arrumar a "tralha" vou distribuindo por instituições que têm algumas necessidades diárias!

E é tudo por hoje!