Mostrar mensagens com a etiqueta eventos públicos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta eventos públicos. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Ó tempo que não vinha aqui...

Pois é... o tempo passa e nem damos por ele... Desde o último dia que aqui escrevi, dia da Liberdade, muitas coisas se passaram... mas escrever não foi uma delas. Acontece, que durante todo este tempo, fui partilhando a minha vida, as minhas opções, os meus pensamentos e escolhas, e por uns momentos, soube-me bem ficar anónima em tudo isto.
Não sei se estou de volta às lides dos blogs, mas hoje sei que me apeteceu partilhar o que me vai na alma... e falar um pouco de mil assuntos que foram sendo alterados na minha vida...
E por isso, vou listar os 11 assuntos mais importantes, esperando que num dia de mais inspiração "partilhadora" os poder detalhar:
1. Comecei a dar palestras em empresas
3. Consegui começar a escrever para revistas
4. Vou começar a trabalhar! :)
5. Não sei o que fazer com o meu blog
6. Comecei a escrever um novo livro
7. Iniciei um novo projeto que não passou do papel e que tem a ver com o livro do ponto 5. :(
8. Deixei de ser vegetariana "totalmente"
10. Estou numa fase de "calmaria"... diria mais, paragem total e absoluta
11. ...
Por hoje, fico-me por aqui, mas se me quiserem encontrar é no Centro Comercial Alegro Alfragide e Castelo Branco (e quiçá Setúbal), algumas 4as feiras! :)

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Já posso contar aos meus netos que fui apresentadora de TV!

E pronto... lá se foram 14 semanas, com 14 programas a trocar tudo e mais um par de botas!!! :)
Acabou o programa de televisão na TVL Trocar as voltas à crise! Pelo menos por agora! :)
Foram 30 convidados ao longo de semanas de divertimento...
Foram aprendizagens várias... desde ler um teleponto, sorrir para uma câmara, aprender a fazer biografias, a ler notícias, a dar dicas belivadoras, a fazer e encadear perguntas, a disfarçar um engano... enfim: a ser apresentadora!

Meti na cabeça que queria um programa de tv... e voilá, lá apareceu! :) Um programa com convidados belivadores, que tinham sempre algo para nos contar, sobre saúde, ecologia, sustentabilidade, felicidade, humanidade, liberdade, economia... enfim... ideias e mais ideias de um Portugal que já faz diferente!

Teria mais e mais convidados.. aliás tenho uma lista enorme de pelo menos mais 111 convidados (brincadeirinha...), ideias mil para fazer um novo programa com reportagens externas com trocas em directo, entrevistar projectos e empresas verdadeiramente belivadoras, como tecidos ecológicos, botas de cortiça ou velas feitas de óleos usados... enfim... um todo o Portugal para descobrir!! 

Mas onde andam as verdadeiras notícias quando ligamos a tv?! Pois ninguém sabe!!! Já pensei que talvez os produtores dos programas de tv (a sério) não saibam da existência destas notícias... ou estas notícias passem na tv, mas muito esporadicamente... ou pura e simplesmente não as querem passar para não darem um ar alegre e de esperança ao nosso povo "faducho"! Pois não... o que eu sei é que eu tinha notícias belivadoras e esperançosas para pelo menos um ano completo, com programas semanais de boa disposição! :) Contudo, sei que tenho de me tornar mais profissional no que diz respeito à apresentação de programas, porque eu belivo demais e às vezes até me esqueço que estou a gravar... ehehehe... mas pronto, que me divirto, divirto!!! Mas também dá muito trabalho!! Por isso, por agora terei de fazer uma pausa, até para me focar em novos desafios!!! :)

Para que não tenham saudades minhas, vejam aqui todos os links dos programas http://andresasalgueiro.weebly.com/programa-tv.html e me acompanhem na página de facebook, pois vamos continuar a dar notícias por lá: https://www.facebook.com/trocarasvoltasacrise?fref=ts

E fiquem com o vídeo das minhas gaffes (que não foram nada poucas): https://www.youtube.com/watch?v=8gng4_ia33c&feature=youtu.be


O que eu me farto de rir com este vídeo!!! Feito pelo Ricardo Dionísio, que me ajudou na produção deste programa e foi sem dúvida o braço direito e esquerdo!! Bem haja também à Tatiana Bonança, a minha maquilhadora... e à Dora Martinez e ao Carlos Moreira, da produção!!! Foram tempos mesmo bem passados!!! Até qualquer dia!!! :) 

sábado, 12 de janeiro de 2013

1 ano, 1 mês e 1 dia

Pois é... faz hoje precisamente 1 ano, 1 mês e 1 dia que a minha aventura de viver de trocas iniciou. E por isso, juntei um grupinho de amigos para celebrar este meu ano de concretização belivadora!

Decidi que devia convidar todas as pessoas que de algum modo ajudaram e contribuiram para este meu ano belivador, ou porque fizeram trocas, ou porque me deram incentivo, ou porque me deram contactos, ou garra ou força... e foram mais ou menos uns 500. Desses todos... apareceram estes todos que aqui vêm na foto mais uns 20 que chegaram antes ou depois. A bem dizer, o que interessa é que isto de viver de trocas é uma coisa muito pouco solitária... porque se precisa muito do outro. E essa é que é a magia magicamente fantástica da "coisa".

Não se vive de trocas ou de partilha ou o que quer que seja, apenas com uma rede de amigos limitada. Não se fazem trocas com apenas familiares ou vizinhos... as trocas e as partilhas têm como segredo uma rede alargada de pessoas... E pessoas de todo o tipo, género e feitio... mas todas, todinhas muito belivadoras e com um coração grande!

Aumentei o número de amigos para mais 3000 do que o que tinha no início do projecto... aumentei as subscrições para 3900... mas no fundo, no fundo, nada disto interessa... porque o que aumentei foram pessoas que antes me eram desconhecidas e que agora vibram tanto ou mais quanto eu... que agora também fazem trocas... ou preparam feiras... ou apenas e só abraçam!

Este evento foi feito na sede da Operação Nariz Vermelho (ver mais em http://www.narizvermelho.pt/) e só por isso, foi uma magia total e completa... senti-me mesmo um verdadeiro link! Já tinha falado com muitas pessoas a falar das outras pessoas que me têm ajudado... mas nunca tinha tido a oportunidade de juntar todas as pessoas num só evento, num só propósito e por isso mesmo, se conhecerem. E então foi realmente muito bom, ver o pessoal falar com toda a gente, independentemente de conhecer ou não... trocar contactos, sorrisos e abraços! Partilhar a dinâmica do riso (www.mudacomriso.com) e o Smile Dance (http://smiledance.pt/). Foi mesmo bom, ouvir um barulho de fundo contagiante, gargalhadas e boa disposição entre pessoas que não se conheciam... 

É por estas e por outras que tenho de continuar a belivar num Portugal fantástico... tenho de continuar a belivar que há muito boa gente espalhada por aí... e sem dúvida todos juntos podemos mesmo mudar-nos a nós próprios e ao mundo... basta apenas belivar muito!!!

Fiquem com algumas imagens que o canal Plus France filmou nesse dia com a seguinte reportagem: http://www.itele.fr/video/une-portugaise-releve-le-defi-de-la-crise

sábado, 22 de dezembro de 2012

E agora, depois disto tudo?

... agora... agora, vou fazer uma pausa kit kat! Este ano foi preenchido e atribulado como tudo! Tenho de descansar uns dias, antes de iniciar os 1112 projectos que se seguem. Eu que não queria agenda marcada, acho que já tenho calendário preenchido até pelo menos Março! :)

... é isso! Agora vou descansar! Gozar a época natalícia, actualizar os pendentes, arrumar a casa, tratar de mim e organizar este próximo ano que promete ser ainda melhor que este!

Há uma frase que eu tenho a mania de responder sempre que me perguntam se eu estou feliz! Costumo dizer o seguinte: "Estou mais feliz que ontem e sei que amanhã estarei mais feliz que hoje!". E é verdade! Tenho um feeling que este meu próximo ano ainda vai ser melhor do que este, ou melhor, que vai ser uma continuação deste.

Sinto que este ano foi um ano embrionário, como se estivesse dentro de um útero materno, apenas a angariar conhecimentos e sabedoria, para agora que nasci, as pôr em prática. Apesar de ainda não ser tão ecológica, sustentável, saudável e económica como sei que posso ser... sei também que aprendi imensa coisa que devo e sinto que é altura de pôr em prática, com a maior brevidade possível.

Hoje quando fui dar a palestra fazendo o ponto de situação dos critérios avaliativos conseguidos ao longo deste tempo, tomei noção que só não consegui realizar totalmente 2 coisas: os 11 distritos (consegui 8) e os 11 kilos (consegui 3). Contudo, ao ir falando do que tinha feito e das mudanças que fui "sofrendo" ao longo deste ano, por vezes, já não me reconheço na mulher que existia dentro de mim no passado! Houve coisas em mim, que esqueci, outras que não me fazem mais sentido e outras que sei que tenho de voltar a "incluir" na minha vida! 

Ao dar esta palestra, também me dei conta, que ao longo deste ano limpei a casa de muita gente, tratei da maquilhagem e da roupa de outra gente e o que é facto é que a minha casa e as minhas coisas e até eu própria, foram ficando para trás. Com isto me vou perguntando, como posso ajudar os outros, se em primeiro lugar não estou a ajudar-me a mim ou a cuidar de mim!? E julgo que é isso que me faltou este tempo todo e que rapidamente tenho de focar mais uma vez. Preciso de me cuidar, de me alimentar realmente melhor, de me arranjar, de meditar, de fazer exercício físico, de me embelezar, de organizar e limpar a minha casa, de cuidar da minha roupa, de ter mais tempo para os meus animais! Só assim poderei cuidar dos outros, das casas dos outros e das vidas dos outros!

Há uma coisa que ouvi uma vez e nunca mais me esqueci. Não sei se já contei aqui no blog, mas cá vai de novo. Nas explicações do que fazer caso haja um acidente de avião, as hospedeiras dizem sempre que antes de ajudarmos uma criança a colocar a máscara, temos de colocar a nossa máscara primeiro. E julgo que com isto está tudo dito! Não há forma de darmos oxigénio ao outro, se nos falha o oxigénio! Sei que melhorei imenso ao longo deste tempo, mas acho que ainda não tenho oxigénio suficiente para mim! Preciso de aprender isto rapidinho! Preciso de aprender a pôr a máscara em primeiro lugar em mim e de respirar esse oxigénio, dando graças por o ter e só depois ajudar todos os que precisarem dele. Pode parecer um acto de egoísmo, mas o que começo a pensar é que não é mais do que um acto de amor próprio e depois deste ano, preciso mesmo de "me repousar".

Agora que o meu projecto, enquanto desafio pessoal findou, não findando a minha vida de trocas... continuarei a escrever no blog, mas só quando me sentir realmente inspirada ou tiver algo de muito útil a dizer-vos. Ao longo deste tempo, nem sempre foi natural e intrínseco escrever dia-a-dia no meu blog... mas agora, agora estou finalmente livre dos timmings, dos euros, dos critérios avaliativos, das metas... que me auto-impus! Agora vou viver de trocas (porque é a minha escolha) mas ao meu ritmo, sem pressas, sem pressão e sem limites! Vivendo a vida, desacelerando, fazendo escolhas conscientes... no caminho da liberdade e da felicidade a 112%!

sábado, 8 de dezembro de 2012

Eu gosto é de 4 em 1!

Hoje o dia foi preenchido... Já para não falar das lides de casa, nos emails, no blog, nas mensagens do facebook e tal... Hoje o dia foi cheio de eventos. 

Comecei por dar uma palestra na Escola de Yoga e Tantra (ver mais em https://www.facebook.com/NathaPortugal?fref=ts), sobre Amor, intitulada "Believe: com amor tudo se troca". Foi engraçado, porque nunca tinha pensado como adequar o meu projecto à temática do amor, mas pelos vistos tem tudo a ver!

Depois tive um jantar convívio, do primeiro ano de aniversário da cooperativa de empreendedores sociais de que faço parte, o João Sem medo (ver mais em https://www.facebook.com/joaosemmedo?fref=ts) onde me pude deliciar com um maravilhoso jantar, à troca de um hummus de grão que eu fiz pela segunda vez cá em casa e também por lavar a loiça!

Da parte da noite, ainda tive uma reunião, à volta da lareira (e que bem que soube), numa conversa filosófica sobre Portugal, Espanha e Brasil, tudo conteúdos importantes e a recordar para a peça que em breve vou fazer com a companhia Eclipse Arte (ver mais em https://www.facebook.com/eclipse.arte.7?fref=ts) intitulada "A portuguesa", como já vos referi.

E no meio disto tudo... ainda tive tempo para dar um passeio pela baixa de Lisboa, agora que está tão maravilhosamente decorada para o Natal. Claro está que a quantidade de luz que se gasta na época natalícia com as decorações de Natal é sem dúvida um exagero e não é nada de nada ecológico, mas desculpem que vos diga, a sensação de andar nas ruas de Lisboa a usufruir do espírito natalício é sem dúvida uma época do ano que se pode considerar das "melhorzinhas" na nossa capital. Bem... eu acho!

Começo até a pensar como seria giro, motivador e interessante (já para não falar do sentimento de bem disposição que nos colocaria a todos, neste espírito cinzento que nos é normal) se misturássemos os seguintes eventos todos num só: Natal, Carnaval, Dia dos Namorados e Euro de Futebol. Eu explico!

Ora vejam lá, se um dia nos passasse pela cabeça, decorarmos as ruas das nossas cidades com efeitos de Natal, cheios de luz e brilho... com imensos corações a transbordar, como se se tratasse do dia de São Valentim... com as bandeiras espalhadas pelas janelas, como fazemos com o futebol e por fim, vestidos com máscaras (estilo veneziano, claro está) a desfilar pelas ruas!?!? Ah pois é... eu bem que gostava deste 4 em 1! Acho que a alegria e esperança num mundo melhor ia de certeza percorrer o sangue português, não acham?!?! Bem.... eu belivo que um dia destes, tal coisa aconteça!

Por enquanto, vou usufruindo das decorações natalícias pelas ruas e belivar muito, porque independentemente de ser Natal, Carnaval, Dia dos Namorados ou Futebol, a verdade verdadinha é que o "Amor acontece"! http://www.youtube.com/watch?v=ejPEVQQhOQo

sábado, 1 de dezembro de 2012

Não fiquemos mudos à mudança!

Esta coisa de se viver de trocas, tem muito que se lhe diga. Há tanta diferença da vida "comum e normal" que vocês nem queiram saber.

Para começar, todos os dias são iguais, não há cá feríados, férias ou fins-de-semana... os dias são dias e é com esse sentimento que se vive cada dia. O que tem as suas vantagens e desvantagens, claro está. Por outro lado, não sei muito bem dizer se estou a trabalhar ou se estou sem fazer nada ou se estou ocupada, ou se é um hobbie ou sei lá! O que eu sei, é que tenho sempre coisas para fazer e não há forma de parar um momento, porque preciso sempre de trocar. 

Hoje é sábado... Dizem... :) Cá para mim é um dia como outro qualquer, um dia em que poderia bem estar a descansar de papo para o ar! Mas não estou e não estou porque como me meto em tanta coisa, não há tempo para nada nem para ninguém. Bem... até há... porque tempo é o que fazemos com ele e eu tenho usufruído muito bem do meu tempo. Mas pronto, adiante! 

Isto tudo para vos dizer, que há séculos que não tenho um fim-de-semana livre e como sabem, também não tive férias, o que começa a tornar-se "cansativo"! Às vezes sabe mesmo bem estar de papo para o ar. Mas pronto, eu digo isto, mas não consigo mesmo parar um bocadinho. Ainda me lembro, na minha "primeira vida" (primeiro casamento) que nós íamos de viagem para o estrangeiro naquelas viagens de turistas com tudo incluído e para mim, era um sofrimento estar de papo para o ar na piscina ou na praia, com a pulseirinha no pulso a comer e a beber o dia todo. Nada disso... eu punha-me logo a escapar para o mercadinho cultural mais perto para ver se via gente. Acho que sempre tive este espírito aventureiro dentro de mim... só que não sabia... :(

Mas continuando no meu raciocínio do post de hoje (se é que tenho algum raciocínio) o que vos queria contar é que hoje tive um workshop do Teatro Imediato com um professor de Teatro Playback da Inglaterra! Foi muito bom aprender novas técnicas, novas dinâmicas e novas abordagens para me aperfeiçoar neste tipo de teatro que tenho vindo a fazer e que considero sem dúvida, muito ao nível do desenvolvimento pessoal. O meu grupo de teatro, intitulado Teatro Playback, de que já falei no meu blog é um teatro comunitário, onde não havendo uma peça ensaiada, há sim, o representar histórias que são contadas pelo público. É muito bom e deveras muito "humano" esta coisa de ouvirmos histórias e de recontar as histórias de forma teatral. É uma aprendizagem de vida!

Este curso veio mesmo a calhar porque na próxima quarta-feira vamos fazer uma performance aberta ao público, onde eu vou ser um dos elementos efectivos do grupo e por isso, tenho uma responsabilidade acrescida! A performance terá o tema da Mudança e serão solicitadas histórias acerca dessa temática. (ver mais em https://www.facebook.com/events/127294850758373/?fref=ts)  Estou bastante entusiasmada... não estou nervosa, porque nestas coisas do teatro nunca fico assim muito nervosa, ainda por mais quando não tenho de decorar texto... Assim como assim, estou mais com um formigueirosito na barriga com a ansiedade da entrada no palco e com o prazer que será pisar o palco no espaço lindíssimo onde a performance se vai fazer, no espaço mE108, nas Janelas Verdes, um espaço de artes e de artistas de uma grande amiga minha.

Vai ser bom... mudar é sempre bom! http://www.youtube.com/watch?v=1JBjYowe-k8

terça-feira, 27 de novembro de 2012

É preciso ter-se tempo para se viver de trocas!


Depois de um dia inteirinho de descanso, ronha e muito dormitar lá fui dar um giro à noite. Há séculos que não saia pura e simplesmente para me divertir. A verdade é que esta coisa dos projectos têm muito que se lhe diga quando dependemos deles para comer e viver. Sei que é bem mais fácil ter um trabalho onde se ganha um x dinheiro ao final do mês e que se tem de gerido para pagar as despesas e tal... bem mais fácil do que “trabalhar” em prole de algo ou alguém pura e simplesmente porque se quer mudar de alguma forma a visão do mundo.

Para dizer a verdade, este último mês está a ser bem mais difícil do que todos os outros 11 meses, porque me sinto bem mais fluída, mas por outro lado, bem mais desprendida de tudo quando me agarrava antigamente... Ou seja, datas, agendas, compromissos pura e simplesmente para cumprir em prole do dinheiro. Este último mês tem sido mesmo tramado... porque com tanta coisa para fazer, deixei para trás o facto de fazer trocas e por isso, a minha comida, o shampôo, a pasta de dentes e a comida dos meus animais anda mesmo limitadinha... não há tempo para fazer trocas.

Este mês, já comprei algumas coisas que nunca tinha comprado, como pasta de dentes e comida, pura e simplesmente porque não tinha tempo para trocas e afins. E por isso, ponho-me a pensar que o tempo está ligado ao dinheiro... porque se tivermos tempo, temos menos necessidades e o tempo que temos dá-nos possibilidade de podermos sem pressas angariar o que precisarmos...

Bem, e agora que já desabafei um bocado e porque é através da escrita que me consciencializo que preciso de ir para o “terreno” fazer trocas, posso-vos dizer que foi mesmo muito bom, passar este dia sem fazer nenhum (incluindo nem ver emails, facebook ou escrever no blog) e pura e simplesmente ficar de papo para o ar e acabar o dia num concerto íntimo no Music Box.

Pois é, hoje uma amiga minha (ver mais em http://www.teresagabriel.net/) foi apresentar um projecto de música e poesia, denominado de “Caruma”. (ver mais em https://www.facebook.com/events/469129326473144/?fref=ts) Já uma vez tinha ido a um projecto de poesia acompanhada de música, no Cabaret Maxime, mas eram poemas argentinos. Gostei muito também. Argentina é um país que tenho mesmo de conhecer um dia... é algo que parece estar intrínseco a mim. Tenho a sensação que tenho de conhecer Argentina tal como tive de conhecer Cuba. É um sentimento de um país, como se de alguma forma pertencesse a eles de alguma maneira. É apenas uma ideia! Mas um dia vou lá! 

Bem... mas isto tudo para dizer que adorei ter ido ao Music Box apenas e só para me divertir, sem trocas e sem a pressão de ter de estar nalgum lado apenas e só porque me convidaram. Ali foi mesmo, porque quis ir e porque me queria divertir um pouco, no meio desta minha vida que é super divertida, mas de tão divertida também tão intensa e trabalhosa.

Deixo-vos aqui a página de FB do poeta https://www.facebook.com/ManuelCintra.poeta?fref=ts e também uma música que apesar de não ter sido apresentada neste evento, é uma das minhas preferidas desta minha amiga, ou não falasse ela do “Acreditar”.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Andresa na fábrica das maravilhas


A vida aqui na loja da Lxfactory é estar à espera dos visitantes, enviar emails, actualizar a página do facebook e falar um pouco do meu projecto. Precisava de ter uma pessoa a tempo inteiro aqui na loja para poder começar a correr as lojas todas e a fazer trocas com o pessoal, porque aqui isto é mesmo um mundo... um mundo de maravilhas... um mundo de potencialidades. Sonho com um Portugal todo assim!!! Cheio de gente gira, criativa, gente que nos faz sorrir e imaginar... um mundo onde tudo é possível, ou seja, um mundo belivador! 

Mas pronto, desta vez não há muito tempo para mais coisas e por isso, limito-me a "viver" na minha loja! Sim... viver! Porque já cá dormi umas poucas vezes. E foi graças a dormir por cá, que tive uma visita de um grupo de estudantes da Escola de Dança, intitulada de "Fórum Dança" (ver mais http://www.forumdanca.pt/forum/index.html). 

Ora bem, as estudantes entraram e perguntaram se aquilo que estavam a ver era uma cama... e eu lá expliquei que sim, porque dormia cá às vezes! Elas ficaram animadas com a situação, porque precisavam de fazer filmagens para um filme utilizando uma cama e por isso, pediram se podiam usar a cama para as ditas filmagens!!! "Claro que sim!", disse eu! "Adoro esta coisa das filmagens!!!" :) Só não estava à espera que me aparecessem com um coelho, de nome Nicolas, que também entrava no filme. Durante as filmagens, uma rapariga acordava na minha cama, com o toque de um despertador e depois não sei bem como é que o coelho entrava na filmagem (não sei bem como, porque enquanto estiveram a filmar eu estive no computador a trabalhar). Só me lembrava da "Alice no País das Maravilhas" e logo me pus a pensar que esta fábrica podia mudar o nome para "LXFACTORY - a fábrica das maravilhas", assim eu podia ser a Alice, já que o meu nome até começa por A e ainda por cima ando sempre vestida de azul! Espero é que não me vão aparecendo alguns personagens, tal como lagartas, porcos ou a lagoa das lágrimas... para aparecer, que seja a Rainha de Copas! <3 (ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Alice_no_Pa%C3%ADs_das_Maravilhas)

Bem, isto só para vos dizer que a filmagem correu muito bem na minha cama e que pedi como troca, poder ir tomar banho à escola de dança, nos dias que fique cá a dormir! :) No fim, as estudantes ficaram interessadas pelo meu projecto e fizeram-me uma pequena entrevista filmada... mas em... INGLÊS!... "Pára tudo!!! Inglês?!!?!?" Ia morrendo... pois é, foi mesmo mau... tão mau, que até disse a meio da minha entrevista, que tinha emprestado o meu carro à troca, à minha "girlfriend"... eheheheh.. Oh meu Deus, para onde foi a minha reputação, em língua inglesa, claro está!!! Ahahahah... Mas pronto, foi muito giro e uma aprendizagem, porque realmente tenho de ver se tenho tempo para ir fazer uma troca e aprender a falar convenientemente em inglês!

Durante a tarde, aqui na loja, houve dois eventos: Tertúlia de poesia com uma amiga que conheci no Chill Out Art House (ver o blog dela em  ) e o Workshop de aulas de Tango (ver mais em https://www.facebook.com/PowerBeing). Só estive presente na tertúlia, porque no horário do Tango tive de ir dar uma palestra de 4 minutos ao Toastmasters, no Clube de Lisboa, que se reúne no ISCTE. (ver mais http://toastmasters.org.pt/)

Esta parte final do dia foi muito engraçado... porque eu fui dar uma palestra sobre o meu projecto, mas para ser avaliada por pessoas que aprendem e fazem discursos e palestras! :) Foi uma óptima surpresa! Tive uns problemazitos com o Powerpoint e por isso, tive de desviar o olhar do público e esse foi um dos pormenores mais abordados como falhas minhas e a outra foi que não dei uma conclusão à minha apresentação, ou seja, qual era o objectivo da palestra e o que eu queria do público... Pois, começo a pensar que quando faço palestras, nunca dou essa ideia de que preciso algo do público... já fico tão feliz em divulgar o projecto, que fico só feliz por me ouvirem! :)

Durante as apresentações, também de outros oradores, não resisti em anotar umas frases que adorei... E que aqui vão:
"Quem é que cada um de nós deveria ser para que o céu fosse aqui na terra?"
"O sofrimento dentro de nós só existe, porque estamos desconnectados uns dos outros e também do planeta."
"Devemos ser mais "ser humano" e menos "ter humano"."
"Se tens macieiras, não te afeiçoes às pêras."

E pronto... é isto... o meu dia foi isto!!! :) http://www.youtube.com/watch?v=vyDRbx8nWFg

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Tanta tralha para beshoppar...

Ora bem, hoje é segunda-feira e cá estou eu a iniciar a semana, que eu achava que seria muito atribulada com trocas, eventos e tal... e não foi! E não foi porquê!?!? Porque continuo com dores no pé torcido e agora ainda mais inchado. E por isso, conclusão, em vez de andar a recolher mais eventos e mais serviços junto das empresas da Lxfactory, fiquei o dia todinho sossegadita na loja com o pé ao alto e com gelo a ver se desincha.

No entanto, a loja de trocas está cada vez mais composta! E agora o pessoal já quase não quer trocar, quer é dar. Já vieram cá mais de 3 pessoas a deixar coisas simplesmente para oferta. E é aqui que me faz pensar que as pessoas estão sedentas de se despacharem dos seus objectos e de simplificarem as suas vidas. Eu já senti isso tantas vezes na vida!!... Dá aquela sensação de que tiramos um peso de cima das costas se simplificarmos algo que por si só é complicado, pelo facto de termos coisas até mais não.

No meu primeiro casamento (acho que ainda não contei isto aqui no blog) morava numa casa com muitas assoalhadas e havia uma, que estava sempre fechada, não tinha móveis, tendo apenas tralhas. Eu chamava-lhe "O quarto da desarrumação". Ou seja, era para lá que tudo o que eu tinha a mais ia... e digo-vos que era muita coisa. Um dos meus vícios era pura e simplesmente comprar coisas a mais, no que toca a decoração, trabalhos manuais, roupa, maquilhagem e bijuteria. E claro que, com tanta coisa a mais, não havia espaço suficiente e por isso, toca de fazer uma divisão só para isso. Lembro-me da primeira vez que comecei a dar as coisas que tinha... foi assim, uma sensação de libertação, de leveza... como se as coisas representassem algo que estava agarrado a mim mesma! Faz tão bemmmmmmmmmmm...

Pois é, lá na loja o pessoal gosta é de inscrever-se para serviços. E já lá há de tudo: massagens, explicações, arranjos de informática, culinária, sushi entregue em casa, coaching, babysitting, conversas, abraços e até quem faça casas. Lá há de tudo! No caso dos produtos, sobretudo foram deixados: livros, roupa, calçado e pequenos objectos de decoração.

E quanto aos eventos à troca, teremos o seguinte esta semana:
3.ª feira:
18h
Tertúlia de leituras e poemas com Luna
Troca: construir um poema

20h
Aula de iniciação ao Tango com Power of Being
Troca: like na página + 1 peça de fruta

4a feira: 
17h 
Be Ignited e livesketching

Troca: like na página


20h
Ensaio Aberto com Teatro Imediato
Troca: divulgarem a performance de dia 5 de Dezembro (ver mais em https://www.facebook.com/events/127294850758373/?fref=ts)

5a feira:
12h
Alegria, alegria, os óculos que fazem magia  com Movimento Alegria
Troca: um abraço com um novo olhar

13h
Estratégias de comunicação com Lowcost
Troca: 1 café

19h30
Workshop sobre Tantra com Ronan Pinto Goulão
Troca: uma carta de amor a quem mais se ama

21h
Massagens método Feldenkrais com Caterine Foá
Troca: testemunho da experiência

E pronto, como vêem, espera-se uma semana animada!... E espero que mais animada, porque hoje o pé ainda me dói a modos que um bocado e tive de estar aqui o dia todo quietinha, sem me poder mexer. Nem dei uso ao telemóvel que me arranjaram para filmar as coisitas da loja com a tal aplicação intitulada de Ustream. Bem... cada coisa a seu tempo!





sexta-feira, 16 de novembro de 2012

1.º dia a shoppar com trocas!

Isto hoje foi a loucura!... Ora bem, ponto de situação:
. das 10h às 1h o espaço esteve sempre cheio de gente... não sei, mas talvez tenha aparecido mais que 400 pessoas... não sei! Foi muito bom!
. Fez-se vários eventos à troca, tais como: workshop de desenho de retrato à troca de material de arte, tal como podem ver na foto deste post: o tutor e os membros do workshop. Este workshop foi feito pelo Chill Out Art House (ver mais em https://www.facebook.com/pages/Chill-Out-Art-House/278349948903038?fref=ts). Também se fizeram Massagem com o Método Feldenkrais à troca de escrever um testemunho sobre a experiência. E também um workshop sobre esta técnica!
. Houve trocas de bolo tosco (ver mais em www.facebook.com/Bolotosco) por uma foto com um sorriso fantástico!
. Houve trocas de um copo de vinho de Bonifácio Wines (ver mais www.facebook.com/bonifacio.wines) por um serviço colocado no mural.
. Um cocktail fantástico da Singullar, com queijinho feta, azeitonas e azeite com alecrim... e também uns chocolates caseiros... ui ui... (ver mais em https://www.facebook.com/Singullareventsgourmet?fref=ts)

Houve pessoas a trazer muitos produtos para trocar e a trocarem por outros... 

Houve mesmo muita gente a deixar serviços à troca. Serviços esses que agora são lidos por todos e as pessoas os contactam para negociarem a troca! Muito giro mesmo! Há sushi com envio para casa, serviços de psicologia, desenhos feitos presencialmente, massagens, reiki... etc etc... Tudo se troca por aqui!

O ambiente aqui do Open Day, que tem este ano a temática do Network foi ao rubro! Pessoas que não paravam de aparecer, música por todo o lado, eventos, criatividade, decorações e ideias sempre a surgir. Tantas pessoas que mais uma vez conheci e tantas outras, que vieram ver o espaço, porque ouviram falar na net.

Foi um dia mesmo muito bem passado... apesar de mais uma vez, cansativo! Eu que queria ir dar umas voltinhas à festa, só fui mesmo dar uma volta para comer a fantástica fatia de pizza do Restaurante AMesa (ver mais em https://www.facebook.com/Amesadolx?ref=ts&fref=ts) que em troca do email para a mailinglist nos era oferecida. Ainda por cima, desta vez, festejou-se o ano Luso-Brasil, sendo que a Mariza interpretou temas de Wilson Simonal, deixando-vos aqui um deles e desejando muito boa noite!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Be shoppar é o que está a dar!

Ora pois... A loja da Lxfactory está a começar a bombar! Reuniões, reuniões e mais reuniões e belivadores, mais belivadores e belivadores a trabalhar que nem uns desalmados à distância e presencialmente com a maior velocidade possível! Uma velocidade verdadeiramente belivadora! 

Foi muito bom, passar o dia todo, a trabalhar com o pessoal, mesmo que à distância e a ver como pessoas que não se conheciam de lado nenhum, trabalharam tão fantasticamente em equipa... mesmo, mesmo comovedor! Um dos trabalhos do dia, foi elaborar o logotipo da loja, a capa, o evento (ver mais em https://www.facebook.com/events/469953123048469/), a página do facebook (ver mais em https://www.facebook.com/media/set/?set=a.506320012725410.114406.506074292749982&type=3)... Bem, uma trabalhaeira para estes belivadores. (A saber: http://www.publicidadesocial.pt/, http://mantis-studio.net/ e http://www.ricardopacheco.info/)

E quanto mais vejo esta gente a trabalhar mais penso, o que eu fazia com 11 pessoas a viver comigo e a trabalhar num só projecto em prole de todos... Aiiiiiiiiii... fazíamos milagres! Mas pronto...

Entretanto, outra coisa que eu fiz durante os dias, foram as regras da loja, porque o pessoal só me perguntava por isso. E sendo assim, aqui vão:

Horário:
11 a 15 de Novembro: das 10h às 19h (só para entrega de produtos ou para combinar eventos)
16 de Novembro (Open Day): das 10h às 00h
17 a 22 de Novembro: das 10h às 22h

REGRAS GERAIS:
A loja terá as seguintes tipologias de trocas:
·         . Produtos
·         . Serviços
·         . Eventos
·         . Speeconneting

Cada tipologia é apenas trocada pela mesma tipologia. Ex. Produtos por produtos e serviços por serviços.

PRODUTOS:
Todos os produtos são deixados na loja, sendo que a troca é feita, pela pessoa que está no espaço da loja, trocando unidade por unidade.
Será colocada a quantidade dos produtos numa base de dados com o nome da pessoa que entregou os mesmos e será entregue um documento com a quantidade dos produtos entregues. A pessoa que deixou os produtos para troca, poderá trocar pelo mesmo número de produtos que deixou.
Caso, os produtos não sejam todos trocados, deverão ser levantados pelo proprietário no dia 22 de Novembro, caso contrário serão entregues a instituições/projectos de solidariedade social, a partir de dia 23.
Ex. de produtos: roupa, livros, brinquedos, bijuteria, alimentos, hardware, maquilhagem. Preferência em produtos novos, mas também aceitável alguns com uso.

SERVIÇOS:
Tanto empresas como pessoas em nome individual poderão propor serviços que vão constar no mural de propostas da loja e também na página do facebook. Todos os serviços serão combinados e articulados caso a caso, entre os elementos da troca. Para isso, em cada serviço deverá constar contacto telefónico e/ou email. Os proponentes do serviço terão livre escolha para aceitar ou recusar a troca.
Ex. de serviços: limpezas, consultas, massagens, design, comida ao domicílio, carpintaria, mudanças, pinturas, babysitting, contabilidade, entre outros.

EVENTOS:
Diariamente são anunciados eventos da loja, na página do facebook e também à porta da loja.
Cada evento proposto tem à troca a divulgação da marca ou projecto na loja e na página do facebook. O proponente deverá trazer todo o material necessário para a realização do evento e deverá informar a organização qual é o método da troca proposto, para ser divulgado antecipadamente.
Ex. de eventos: workshop de fotografia, sessão de biodanza, aula de yoga, ilusionismo, pinturas faciais.

SPEEDCONNETING:
Diariamente haverá um momento de Speedconneting em que cada pessoa terá 1 minuto para: se apresentar, dizer o que tem para troca e o que precisa. Depois haverá um momento aberto ao grupo, onde os elementos do grupo possam combinar as suas trocas e/ou trocar contactos para trocas futuras.


Ver também em: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.506320012725410.114406.506074292749982&type=3

E pronto, pessoal... agora é só lá ir entregar os produtos, serviços ou propostas de eventos, para pôr-mos tudo a bulir e a trocar, né? A ideia é que seja uma loja de trocas no sentido comunitário da "coisa" e não a troca pelo valor real com um carácter de "negócio". Pura e simplesmente, porque se tenho algo a mais que faço ou que tenho, é com gosto que partilho para o todo...  Todos ficam a ganhar!!!

Eheehehehh... http://www.youtube.com/watch?v=S6Rlf7td93w

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Lágrimas por aí...

Ultimamente dou por mim, a lançar lágrimas... mas daquelas de contentamento ou emoção, assim do nada. Aconteceu-me a primeira vez, há dois anos, no Festival do Avante, quando vi chorar a vocalista do "Amor Electro", quando se emocionou a cantar a música: "A máquina parou" com a sua filha no palco. Foi um momento lindo e único! E dei por mim, no meio de uma multidão de gente a pular e a cantar e eu a chorar de emoção a ver uma cantora, no meio da sua humildade como ser humano a emocionar-se em cima de um palco. Nesse dia, pensei que um dia estaria assim num palco com tanta gente, para que um dia também eu me emociona-se. É verdade, ultimamente dou por mim nestas "figurinhas" como se chorar fosse um prolongamento de mim, tal como o rir o é.

Hoje foi mais um desse dias, numa palestra de Pedro Elias, no Instituto "Quiron" no lançamento da 2.ª edição do livro "Murmúrios de um tempo anunciado". Já li os livros do Pedro, todinhos! Comecei pela "Janelas de dois mundos" (livro 2) depois a "Chave de Andrómeda" (livro 3) e por fim, este "Murmúrios de um tempo anunciado" (livro 1) e sei que já há um "livro 4" escrito e a ser editado em breve. Quando comecei a ler os livros, era um tipo de assunto que não entendia, porque eram livros que aconteciam em vários tempos e/ou dimensões, mas a história de amor por detrás ou pelo meio do livro, fazia-me vibrar e quase que acreditar, que eu já tinha sido uma daquelas personagens... (Podem ver todos os livros aqui: http://www.anuea.org/livros.html)

Todos os livros falam de Portugal, da "descoberta" actual de Portugal e de como o nosso país tem uma função no despertar do mundo... tal como Fernando Pessoa, Agostinho da Silva ou Camões diziam... E por isso, estes livros também me interessaram tanto. Contudo, hoje, na palestra de apresentação da re-edição foi muito importante, ouvir o autor do livro a falar de como sente este livro e de como ele se traduz para ele... E foi muito importante ouvi-lo falar de uma data de coisas que não teve outra resposta da minha parte, do que, lágrimas nos olhos e lágrimas a escorrerem pela minha cara... de emoção... de comoção... e de um sentimento "enorme", universal e lindo... que é o entendimento entre seres, que se pode traduzir em energia, empatia ou amor... Chamem o que quiserem... mas isso, realmente não interessa nada! 

E por isso, vou transcrever algumas das frases que o Pedro referiu... e que me fizeram sentir, estes sentimentos que atrás vou contei:

"Quando não tivermos certos e errados, somos verdadeiramente livres. Quando não colocarmos etiquetas, somos livres."
"Só sendo livres, podemos amar incondicionalmente sem esforço, porque tudo é normal."
"Os caminhos certos são a construção da mente do homem, consoante os seus interesses e culturas. Não são reais! Se eu sigo os caminhos certos, eu não sou livre. Eu tenho de seguir o caminho verdadeiro."
"O caminho da vida é aquele que ela me dá a cada instante. Não é certo nem errado, bom nem mau... É vivo e real!
"O amor passa para além do bem e do mau. O amor não divide. Não há bom e mau. Não há certo ou errado. O amor é tudo! É uno!"
"Podemos ser livres numa ditadura... Podemos não ser livres numa democracia. O estado de liberdade é interno. É verdadeiro, de amor!"
"O certo e errado é uma prisão. Não há liberdade! Logo aí o amor não flui, porque há divisão."

Dá que pensar, não!?!?... E emociona-se com isto, não é!? Claro que quando se refere que o bem e o mau não existe e o certo e errado também não... não estamos a falar do bem e mal que vimos e que, consoante a nossa cultura o definimos como bem e mal ou certo e errado. O que isto quer dizer, é que quando somos nós verdadeiramente, sem o ego inflamado e a pensar/sentir/agir com a alma ou coração... aí sim, somos genuínos e não há essa divisão, porque "somos nós verdadeiramente"! Enquanto não nos descobrimos como seres que somos, mais do que esta carapaça que nos colocam e nós usamos e deixamos, aí sim, há muito bem e mal... há muito certo e errado... há muita divisão! Porque ainda não somos unos, nem iluminados, nem seres perfeitos.

Com esta palestra pus-me a pensar que afinal de contas o que eu quero não é ser 111% feliz no final de tudo. O que eu quero, é ser livre... sendo livre, sou feliz... sendo livre, eu sou tudo! Ou seja: EU SOU!

http://www.youtube.com/watch?v=tnBccuIDTTw

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sou a portuguesa!

O teatro é uma daquelas coisas que faz mesmo parte do meu ser. Se eu tivesse de perguntar quem sou eu, não sei muito bem se a resposta seria: "Sou uma mulher. Sou uma psicopedagoga. Sou uma actriz. Sou um ser humano." Bem... geralmente a minha resposta é "Sou uma cidadã do mundo."

Pois é... esta coisa de perguntarmos a nós próprios quem nós somos, tem que se lhe diga. Eu sei que sou a Andresa e tal... mas quem sou eu na realidade, acho que ainda não sei. Sei que o teatro, me ajuda a descobrir uma data de "luas" na minha vida, dentro das personagens que já fui fazendo... e é engraçado verificar que as personagens de teatro que fui fazendo de algum modo vão reflectindo o meu interior. Ora vejamos as personagens que já fiz:
- café concerto com textos do Fernando Pessoa
- a primeira flor da Primavera
- a vendedora de manjericos
- a Branca de Neve
- a couve da ceia de Natal
- a acompanhante do fado
- a senhora de limpeza que limpava os mortos da batalha de Alcácer Quibir
- a mulher do Tótó-revista, que é como quem diz do Euromilhões
- a diva que cantava ópera em playback
- a telefonista do Oktelecavaleiro, que escolhia os cavaleiros para salvarem a Revista à portuguesa que é como quem diz, Portugal
- a Joana D'arc
- e actualmente um membro do teatro comunitário (ver mais em https://www.facebook.com/TeatroImediato?fref=ts)

Pois, se virmos que nada na vida é pura coincidência, podemos achar piada ao facto de algumas das personagens serem mesmo escolhidas a dedo, como se de pistas nos dessem na nossa vida. 

E por falar em pistas, acabei de ser convidada pela companhia Eclipse Arte (ver mais em https://www.facebook.com/eclipse.arte.7?fref=ts) para fazer parte de uma peça intitulada "A portuguesa", sendo uma peça que diz, nada mais nada menos do que: "Nos confins de uma vida comum do povo coração, uma mulher levanta-se de vez para mudar Portugal Europeu no Portugal Universal de Pessoa e Agostinho mas agora surpreendentemente e de novo feminino- emanação da mãe terra lusa. A Portuguesa fala desta mulher, fala de todas as mulheres que são deusas nas sociedades contemporâneas e que conjuntamente com os homens co-criam o ... paraíso, nas cidades e nas naturezas profundas desta terra de luz." (ver mais em http://eclipse-arte.blogspot.pt/2012/11/agenda-2013-transmutacao.html)

E pronto é assim a vida... em breve vou começar a escrever os textos para esta peça e também a ensaiar, para que dia 27 de Fevereiro possa estar em cena esta minha nova personagem, da mulher que vai mudar Portugal. Grande risco, hém!? Se não for mesmo real, pelo menos que seja no teatro... porque o teatro também é vida.... é uma outra forma de estarmos vivos e de acreditarmos que tudo poderá ser assim, da forma que sonhamos. 

Não percam!!! :)


domingo, 4 de novembro de 2012

Limpar a alma

Na sequência do seminário da Cidadania 2.0 que aqui já vos contei, foi marcado um evento para se ir limpar a praia, que neste caso foi a praia de Carcavelos.

A ideia de limpar a praia foi abraçada, pelo meu projecto Believe e por um novo projecto, intitulado "Movimento Alegria" que tenciona levar a Alegria como fio condutor e motivador, um pouco por todo o Portugal. Em breve, escreverei mais sobre este projecto aqui no meu blog. Mas o que vos quero contar, é que este evento e ideia de limpar a praia, foi proposto por uma pessoa que conhecemos no tal seminário e que tem um projecto que se chama "Ajude a limpar a praia" (ver mais em  www.facebook.com/ajudealimparapraia).

Não éramos muitos, até porque o tempo não estava muito famoso... mas os que éramos (8 pessoas no total) fizémos muito bem o nosso trabalhinho que foi o de recolher o maior lixo da praia de Carcavelos. Até parecia que não havia assim lixo por ali além, mas o que é facto é que no final da nossa actividade, conseguimos angariar 8 ou 9 sacos de lixo, daqueles muito grandinhos, cheios de coisas que sinceramente não se conseguiam confundir com a areia, pedrinhas ou algas da praia.

Ficámos com uma sensação de dever cumprido, apesar de que não é nada bonito, ficarmos contentes por termos "razão" de que realmente há muito lixo para apanhar. E não só nas praias... no mato, nas ruas... em todo lado! Lembram-se por exemplo, daquele evento que se fez há uns tempos de "Limpar Portugal"?! (ver mais http://www.amoportugal.org/) Foi sem dúvida inspirador, ver todo o país a organizar equipas, um pouco por todo o lado a limpar as matas portuguesas num só dia!

Contudo, apesar destas iniciativas serem sempre de louvar, mesmo que sejam esporádicas e com poucas pessoas... ponho-me a pensar se será este o caminho... E quando digo caminho... é se é este o caminho de se fazerem eventos para limpar algo, que supostamente não deveria haver para limpar!... Fico também a pensar em coisas mais "radicais" como, por exemplo, porquê fazer eventos e actividades para ensinarmos a fazer reciclagem e a dividir o lixo, quando o que deveríamos, era ter a noção de que não deveríamos fazer mais lixo, para que não fosse nem dividido nem deixado de ser dividido, ou seja, pura e simplesmente não existir!... Para mim, julgo que o que é mais importante hoje em dia, é esclarecer e sensibilizar para a não utilização de plástico ou papel desnecessário, em vez de ensinar que o verde é vidrão, amarelo, "plasticão" e azul, papelão!... Sim, eu sei que pode parecer radical... mas é no que penso o tempo todo!!!!

Já não é tempo de ficarmos felizes e nos sentirmos muito cívicos e ecológicos, porque diferenciamos o lixo... Mas devíamos ficar felizes, cívicos e ecológicos, porque pura e simplesmente não fazermos lixo deste tipo e onde a nossa vida se baseia totalmente na reutilizagem de material. Pois... também sei que pode parecer uma quimera ou uma utopia... e eu própria não faço isto ainda... mas que é sem dúvida o meu sonho e que isto sim, me deixaria muito realizada... tenho a dizer-vos que sim!!!

No entanto, adorei o dia a limpar a praia, apesar dos choviscos e do frio... compensado pelos amigos, pelo belo sol que apareceu no finalzinho do dia, do "chá do amor" que se bebeu e do coração que se fez na areia (e que podem ver na foto) onde se cantou o fantástico e alegre, Fado da Alegria!!!!

Ai fadista!!!!!!!!!... http://www.youtube.com/watch?v=XQrq7nLPHEw


sábado, 3 de novembro de 2012

Saiba dizer "SIM" e "ir a todas"

Há coisa de uns tempos convidaram-me para ir a um evento intitulado: "Saiba dizer Não". Achei piada ao nome e para vos dizer a verdade, nem investiguei muito bem o que era e porque era, porque a pessoa que me convidou, insistiu tanto que achei que tinha mesmo de ir. Ela disse-me que era um evento com jovens. Vai daí e lá fui eu. E foi hoje! 

Pois bem, era um evento nacional de Jovens, proporcionado pela IURD, tendo como a temática esta "coisa" de aprender a dizer não, às drogas, ao tabaco, à violência, às más companhias, a todos os vícios, etc. Uma tarde, com jovens de todo país, em que assistiram a um evento, onde todas as actividades estavam ligadas a esta força de se dizer não a "coisas que não interessam", tendo como veículo, o teatro, a dança, a música e demais actividades. Lembrei-me um bocado de quando era jovem e de quando ia a eventos deste tipo, a maior parte das vezes em Fátima, na sequência de fazer parte de um grupo de jovens, ligados às conferências vicentinas. Era muito bom estar ligada a outros jovens de várias partes do país, a energia era muito forte e era uma alegria estarmos juntos!

Este evento, foi uma tarde bem passada, onde se pode verificar diversas formas de ser jovem e as diferentes motivações, apesar de tudo ser uma só coisa, que é esta "coisa de ser-se jovem" e ser-se jovem é quase sempre igual, apesar das diferentes nuances!

Ao longo da tarde, em que pude observar mais o público do que as actividades, pus-me a pensar, que sempre fui uma pessoa de dizer "não" a estas coisas, dos vícios e tal. Não é que os meus pais me proibissem, mas havia uma frase que os meus pais sempre diziam: "Andresa, faz o que quiseres, experimenta o que quiseres. Mas a cama em que fizeres, é a cama que te vais deitar." E aquela coisa de dormir numa cama que fazia, deu-me sempre uma certa responsabilidade e muitas vezes pouca vontade de experimentar o que quer que fosse. Por exemplo, eu costumo dizer que sou uma ave-rara, porque nunca fumei um cigarro, dito normal, porque não sei travar. Bebi um só café em toda a minha vida. Apanhei a minha primeira e única bebedeira aos 30 anos, porque não tinha comido durante o dia e pus-me a provar um rum que uma amiga me tinha trazido de Cuba. E por fim, nunca experimentei drogas. É daquelas coisas que sinceramente, nunca tive "aptidão"! LoooL!

Contudo, pus-me também a pensar que por outro lado... estamos muito habituados a dizer "não" a um sem número de coisas, tais como: aceitar ajuda dos outros, irmos a sítios diferentes dos que estamos habituados, experimentarmos comidas novas, termos amigos completamente diferentes de nós... entre outras coisas. E uma coisa que me pus a pensar (porque às vezes, também penso) é que se há regra que interiorizei a mim própria, desde que comecei o projecto é: "Ir a todas"! E quando digo "ir a todas", não é ser irracional e fazer coisas que vão contra o que tenho como válido ou importante na minha vida... mas sim, alinhar em coisas diferentes, aceitar desafios, conhecer pessoas de todo o tipo... pura e simplesmente, confiar!!! 

Lembro-me de no início do projecto, quando um site, considerado por muitos, como "revolucionário" e "partidário" me convidou para uma entrevista, me terem dito que era melhor não dar a entrevista, para o meu projecto não ficasse "manchado". Por outro lado, como muitas vezes o meu projecto é ligado pelas outras pessoas, ao "anti-capitalismo" (quando eu nem sabia o que era o termo capitalismo, antes de iniciar isto das trocas), também me disseram que não devia aceitar apoios de empresas ou de entidades ligadas ao dinheiro. Por outro lado, quando me convidaram para encontros religiosos, de diversas religiões, sendo algumas até consideradas de seitas (sendo que sinceramente, não percebo, quem é que pode decidir se uma religião é religião ou seita... mas enfim) muita gente me dizia para não ir e não aceitar, para que o projecto não ficasse novamente manchado... Bem... o que eu vos digo, é que decidi "ir a todas" e foi o melhor que fiz!

"Ir a todas", não significa ser como todos... rever-se no todo... ou fazer como o todo! "Ir a todas" significa agradecer por termos sido incluídos nesse todo e sermos nós próprios, nesse todo que é o outro. "Ir a todas" significa que sou livre, porque posso ser eu, numa religião, seita, partido político, empresa com muito capital ou pura e simplesmente, jantar a casa da minha vizinha! "Ir a todas" significa que podemos ser quem nós quisermos, sem termos medo do outro, daquilo que o outro é e que supostamente é diferente de nós, apenas e só, porque tem uma ideologia ou uma religião diferente do que acreditamos! 

"Ir a todas" foi a melhor decisão que tomei... Porque quando "vamos a todas", conhecemos todos... estamos com todos... e todos estão ligados a nós, porque afinal e mais um vez, todos nós somos UM... independentemente "do todas" que há! :)

http://www.youtube.com/watch?v=w6jski5kvqY


quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O fabuloso destino de Andresa

Na sequência do evento que propus "Quero (re)encontrar a minha alma gémea HOJE" só vos tenho a dizer que foi: M Á G I C O!

Bem, tudo começou no sábado, quando decidi deixar pistas espalhadas por Lisboa, relativas ao amor! Sabem, tipo uma Amélie lisboeta?!?! Sempre sonhei ser a Amélie por um dia! 

Descobri nos últimos tempos que o amor tudo move. E não é uma coisa assim simples, daquelas que achamos que fica bem dizer, apenas e só: o AMOR TUDO MOVE! E quando falamos de amor, não é só o amor de compaixão, de amizade, apreço ou o amor sexual... é uma energia que nos emana quando estamos nessa paz! Descobri que é o amor que nos faz viver, viver intensamente, sonhar e acreditar que tudo é possível. Percebi que todos percebemos de amor e que as almas gémeas que tanta vez ouvimos falar, podem ser mais do que uma! Bem, na minha perspectiva, almas gémeas somos todos nós... contudo, há uma ou duas, que nos fazem chegar ao cerne da questão! Quando falo em duas, não falo em duas ao mesmo tempo ou em ter mais do que um relacionamento! Nada disso... mas acredito que precisamos sempre de uma terceira alma gémea para chegarmos aquele lugar perfeito com "aquela" alma! A "nossa" casa!

É tudo isto que ando a sentir... chamem-me apaixonada, amorosa, embelivada ou sonhadora, o que eu sei é que cada vez mais, sei e sinto, que o meu caminho e o caminho da nossa experiência na vida é lutarmos pela "nossa alma" gémea que nos completa na completude de tudo... e só ela nos faz viver eternamente! Eu cá ando a descobri-la... aos poucos, de mansinho... experimentando passo a passo, as experiências que a vida me dá... e cada vez a vida me surpreende mais! Por isso, hoje dia 31 de Outubro, vulgo dia das Bruxas, ou a passagem do ano Celta, combinei com uma data de belivadores para irmos ao elevador de Santa Justa dar abraços e confiar que tudo nos encaminhará para a nossa alma gémea! E foi fantástico! :)

Iniciámos no Elevador de Santa Justa, passámos pelo Largo do Carmo, onde vi o elevador da parte de cima que nunca tinha visto... e apesar de estar fechado e saber que um dia terei de lá ir com a "minha alma-gémea", soube-me mesmo bem ver aquela vista maravilhosa para o castelo de São Jorge. Lisboa é linda!

Depois caminhámos até ao alto do Elevador da Glória e dirigi-mo-nos para o Miradouro São Pedro de Alcântara, onde mais uma vez nos abraçamos, beijámos e lançámos 2 belos balões, daqueles que são lançados no São João do Porto: um azul e outro lilás! Foi lindo... foi mágico... foi fantástico... a alegria contagiante de todos, todos a pedir desejos e a lançar os balões à luz da lua cheia, foi mesmo  melhor que a encomenda!

No final, recitámos poemas, cantámos músicas (http://www.youtube.com/watch?v=ucL1doNYpqU).

E deixo-vos um poema do livro: "Diário íntimo" de Luis Amaro, mas com o poema de Agostinho da Silva, da página 11 intitulado "Novela":

"Aquele desejo
De construir uma vida
Que só a mim pertencesse
Não passou duma ilusão
Que derruiu, fatalmente.

Naquele dia
Em que perdi a esperança
Da menor compreensão
Pretendi
- Doridamente o relembro! - 
Isolar-me em qualquer sonho
Sem alheia intervenção.

Mas, depois
De tão alto sacríficio
E de tão áspera luta, 
Sucumbi...

Inultimente, chorei.

E hoje
Esquecendo o que já foi
Vou modelando outro sonho
Que se dispersa por tudo
O que os meus olhos abarcam
E o meu coração entende."

Realmente o amor é a única salvação do mundo!!! :) http://www.youtube.com/watch?v=sECzJY07oK4

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"Se me querem viva...

... dêem-me um projecto!" Este é o título de um artigo de uma revista de arquitectura que descobri numa reunião onde fui tratar da tal LOJA DE TROCAS, que foi aprovada e que em breve direi o local e mais detalhes! Vai ser finíssimo... mas ainda é segredo!

Quando vi este título, olhei para trás e senti que estou cada vez mais viva e que cada vez é mais entusiasmante viver, porque tenho um projecto de vida! Não é apenas e só trabalhar, é mais do que isso, é viver, mudar, transformar, arriscar, sentir e lutar! E isso é viver... sentir o sangue a correr nas veias... sentir que o sangue outrora vermelho está a passar para azul, aquela cor de sangue real ou de verdadeiros avatares ou até mesmo de estrunfes! LooooL... Bem, mas não pensem que sou só eu! Não têm visto como as vossas vidas têm sido mágicas nos últimos tempos?!... como há cada vez mais coincidências?!.... como o tempo está a correr?!... como tudo parece encaixar, mesmo as coisas que dizemos serem más ou difíceis?! Pois é, o tempo está a mudar... o tempo está a trocar-se também! E com ele, nós, os verdadeiros belivadores de sangue azul que dizem que o mundo é mágico e está cada vez melhor... também!

Dêem-me um projecto, se me querem viva... acho que consigo viver eternamente se correr nas minhas veias este sangue que me vibra e faz viver, sentir, não ter fome, não ter sede, não ter sono... Se querem... dêem-me... que depois eu troco e volto a dar! Eheheh...

...
Foi com este tema, que fiquei a pensar que está na altura de pôr o meu projecto a ser ainda mais ambicioso e por isso, tomei uma decisão hoje! Vou dar a possibilidade de quem queira sentir-se vivo como eu, possa ter um projecto como o meu! Ou fazer ainda mais parte do meu próprio projecto! Quem sabe assim não vivemos todos eternamente... Que é um dos meus sonhos mais utópicos? Hém??!?!? :)

Querem viver? Querem um projecto?... Se querem... se querem com muita força e com muita garra... eu dou! Eu dou um projecto para trocar as voltas à vida, trocar o mundo que ainda está um pouquito cinzento... bem, julgo que já tenho dado alguma coisita, né?! Mas desta vez vai ser diferente, desta vez, vão realmente sentir-se vivos com um projecto que pertence a todos.

O primeiro passo é inscreverem-se numa palestra intitulada Cidadania 2.0 (ver mais em http://cidadania20.com/) onde vou apresentar o meu projecto por apenas 4 minutos, mas que para mim e talvez para vocês possa ser a minha palestra mais motivadora de sempre! Quem disse que só quando falamos muito e temos muito tempo podemos motivar, hém!?!?! Eu vou "comprovar" que menos é mais... e vou também disponibilizar um projecto, a quem quiser começar a viver ainda mais!

Por hoje, faz favor de se inscreverem na Cidadania 2.0 (ver mais em https://www.facebook.com/events/383108355044797/?fref=ts) e amanhã continuamos a falar do assunto, ok???

E por hoje, deixo-vos uma musiquinha que pode ser que seja uma inspiração para o tal dia, o dia da (verdadeira) cidadania e que só tem mais 1 minuto do que a minha apresentação: http://www.youtube.com/watch?v=AXGONt31qEs


domingo, 21 de outubro de 2012

Mandarina ou caracol?


Ora bem, hoje constatei o que já tinha constatado, há uns tempos, que a língua portuguesa é mesmo uma língua complicada... Tanta palavra para querer dizer a mesma coisa e a mesma coisa a querer dizer a mesma palavra. Por exemplo, a palavra "mandarina", pode ser a mulher do mandarim, antigo funcionário público, muito importante do Império Chinês. Ou pode ser um tipo de laranja ou até um tipo, mais ou menos de caracol! Por isso, digo-vos que a minha cabeça com tanta palavra é uma grande confusão. 

Mas tudo para vos dizer que hoje tive também na casa de uma "outra" mandarina, a dona de uma casa lindaonde a minha feira de trocas de Lisboa, Believe in Nature vai decorrer. Ora vejam mais em https://www.facebook.com/pages/Mandarina/310891742263586?fref=ts

Pois é, fui lá fazer uma grande troca. Mas estas coisas das trocas, com esta mandarina já estão a modos que um bocado "misturadas", porque são tantas trocas ao mesmo tempo, que já nem se chama troca, mas mais "um toma lá que eu não preciso e dá cá o que tens a mais ou de melhor". E isso sim é trocar à grande e à francesa. Ou será à grande e à portuguesa?

Esta casa mandarina faz imensos eventos, super interessantes... com jantar, ou lanche, com uma sessão de massagem ou teatro, com temáticas interessantes, aquela casa é uma caixinha de surpresas. Além de ter um espaço de horta lindo e enorme... tem também uma loja/sala enorme tipo sala-de-estar para consultas, terapias, yoga e entre outras coisas que se possa aproveitar e depois tem a coisa mais fantástica de todas, que é, uma gruta dentro da própria casa de habitação!

E hoje... eu fui dá um jeitinho no espaço e lavar a loiça de um evento que houve lá ontem, à troca de na próxima semana ir a dois eventos (se bem que também vou ajudar neles à troca, né?): dia 31 jantar de rituais celtas, o chamado usualmente "noite das bruxas" e dia 1 Psique: descobrindo a lenda e o arquétipo.
Estou desejosinha tanto de uma coisa como da outra.. muito mesmo! Vai ser verdadeiramente fabulástico, assim a modos que num mundo das fadas, mas daquelas fadas mais sombrias, como se de pequenos duendes se tratassem!

Como a casa Mandarina fica perto da minha praia, aquela onde o "Amor (ainda) existe" lá fui eu dar uma voltinha, olhar para o mar, para a Torre, para o farol, para a bandeira de Portugal, para o Moinho, os Gémeos, etc e tal... a praia cósmica que me oferece paz, quando naquela areia caminho!
E pronto... por hoje é tudo... uma musiquinha dedicada à verdadeira mandarina: http://www.youtube.com/watch?v=HsCp5LG_zNE

sábado, 20 de outubro de 2012

Costura permaculógica

Hoje dei a segunda parte da palestra, que fui dar no sábado passado... e este parágrafo é mesmo só para vos dizer, que em vez de ser tentada a comer novamente McDonalds, decidi por um almocito delicioso da Go Natural! Lá comi a minha sobremesa preferida de Mascarpone... maravilhosa!... E no fim, fiquei muito mais bem dispostinha, porque não fiquei enjoada como da outra vez! Contudo, não me livrei de todo ao Sr. McDonalds, porque um dos ouvintes comprou 2 tartes de maçã, pelo preço de 1 e quis-me dar 1 à troca de um abraço. Irrecusável, né? :)

...

Não sei se já ouviram falar no termo de "costura permaculógica"... e é óbvio que não, porque foi hoje inventado por mim e pela minha mestra de "costura permaculógica". Pois bem... a troca de hoje, foi um serviço/aula de costura por um serviço de coaching belivador. Ou seja, usufrui um dia de "costura permaculógica" por ensinar a viver de trocas, porque é o sonho da minha mestra! "E o que é costura permaculógica?" - perguntam vocês. "E perguntam muito bem" - diria eu!

Pois bem, a costura permaculógica tem 4 príncipios: reutilizar, reciclar, restaurar, reduzir (ver mais em hhttps://www.facebook.com/groups/421928531190531/?fref=ts) E foi isso que hoje fiz. Peguei em 2 saias que não usava e 1 camisola que não me se servia e fiz uma belicíssima túnica, que é mesmo a minha cara! Apesar de ser vermelha (não tinha roupa azul para reutilizar, né?) Bem, a dizer a verdade eu só descozi, alinhavei e decorei... porque a minha mestra fez todo o outro trabalho!

Durante a aula de costuma permaculógica, ainda tive um tempinho para aprender a costurar numa mini-máquina de costura que a minha mãe me tinha dado há uns tempos e é mesmo a minha cara!!! Quando eu era pequena podia ter aprendido costura e tal, mas não tinha "jeiteira" nenhuma e a verdade é que as vezes que tentei, parti montes de agulhas! Mas hoje,  enchi-me de coragem e como não tive medo da mini-máquina e da mini-agulha lá fui eu!

Em troca desta nova/velha túnica, a minha mestra pediu-me que eu a ensinasse a viver de trocas, pois é o sonho dela! E a bem dizer, como isto é a minha vida, é uma troca que tenho todo o prazer em fazer, né???

A minha mestra também me contou que aprendeu a costura, quase em jeito de troca, pois teve aulas através de um grupo de mulheres, que a nível informal, pediram um espaço à Junta de Freguesia de S. José em troca de darem cursos aos habitantes da freguesia e fazerem pequenos trabalhos de forma gratuita ou mais económica. E isto foi há 3 anos... estão a ver como elas eram umas visionárias!?!!? :)

Por outro lado, ainda jantei na casa dela, umas pataniscas de bacalhau, que não comia há séculos e à troca lavei a loiça... Também recebi sorrisos... e muita conversa, muitos sonhos belivadores e muitas gargalhadas... A maioria do tempo estivémos as duas a pensar como seria fantástico viver de trocas e a sonhar com esses tempos que temos tanta urgência de viver!!!

E pronto... o meu dia foi assim! :) Duas belivadoras sonhadoras... já com asas, prontas a saltar no seu belivanço!!! * http://www.youtube.com/watch?v=2Z4W_hUWgOc


sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Hoje senti-me a super mulher

O meu dia hoje foi surreal. Tive 5 reuniões, sendo que foram distribuídas por: 1 espectáculo cultural, 1 assembleia de sócios, 1 entrevista, 1 reunião informal com direito a queijo e 1 encontro formal.

Se hoje o meu dia fosse um filme, nem sei explicar o que seria... Dramático, romântico, cómico, surrealista ou sei lá o quê!?!?! Foi mesmo fantástico... nem vos digo nada!!! Só vos digo, que a minha vida dava um filme... e vai dar!!! Eehehehe... já ando a decidir quem são os actores que vão fazes as personagens, os realizadores e tal... porque um dia ainda hei-de ganhar um óscar, né?!!? Ganhar um óscar não é uma das coisas que temos de fazer na vida? Tipo, plantar uma árvore, escrever um livro e ganhar um óscar?! Ehehehe... 

Bem... o que vos quero dizer é que hoje não vos posso quase contar nada do meu dia, porque foi tão surreal que não dá para partilhar!!! E tem muitos segredos, que a seu tempo serão públicos, porque são nada mais nada menos do que: FABULÁSTICOS!

Contudo, posso contar 3 das "reuniões"! 

1. Primeiro, lembram-se de falar aqui há uns tempos do João sem medo (ver mais em http://www.joaosemmedo.org/). Pois bem, hoje entrei formalmente para a comunidade do João sem medo, pois eu, Andresa que tenho de corajosa, o significado do meu nome, tenho mesmo de me juntar a gente sem medo para pôr o mundo mais azul, né? E foi muito engraçado, porque para a assembleia, levei uma camisola que pintei ontem, em que inspirada no logotipo do João sem medo escrevi: "Andresa com coragem. Woman to belivar" Ehehehe... Contudo, a seguir fui para uma reunião muito formal e por isso, entre uma reunião e outra, tive de ir mudar de roupita. E foi aí, nesse preciso instante, que me senti a super mulher... Ehehehe... Agora até mudo de roupa na casa-de-banho para me adequar às reuniões, hém!?!? Isto é que é adaptabilidade e é super divertido trazer sempre mudas de roupa, sapatos de salto alto ou chinelos, maquilhagem ou não maquilhagem... Cada estilo a cada ambiente!!! ehehehe... 

2. Tive uma reunião acerca de um assunto do meu projecto e achei muito engraçado, quando em plena Expo, uma pessoa que mal tinha acabado de conhecer me diz: "Olha, hoje no meu trabalho, uma empresa de queijo, distribuiu queijo como publicidade. Queres?" Claro que quero, né?!?!? :) Só que agora acabou-se o pão, cá em casa...  :( A ver se invento um pão daqueles árabes que não precisa de fermento e tal e como com o belo do queijito!

3. Há noite tinha uma reunião com um grupo de teatro, sendo que a troca da reunião foi a minha entrada na peça. O nome era "Avatar siberiano" baseado nos livros da "Anastacia e os cedros ressoantes.", que se ainda não leram, aconselho a ler! (ver mais em http://www.cedrosressoantes.com/i---anastasia.html) Eu só li o primeiro e gostei bastante. Trata de uma mulher que vive numa floresta na Rússia totalmente em harmonia com a Natureza e que tem "poderes" incríveis com a sua simplicidade e com a "utilização" da energia do amor! É muito belo e profundo! Faz-nos pensar em muitas coisas: se a civilização é realmente evoluída, o que é o amor, o que é ter um filho, qual a educação que devemos ter para as crianças de hoje, a ligação com a Natureza como um todo... etc... E fiquei tão entusiasmada, que para a semana, na 6a  feira às 21h30, na Biblioteca de Telheiras volto a ver outra peça deste grupo de teatro, os Eclipsarte (ver mais em http://eclipse-arte.blogspot.pt/) à troca de maquilhar as actrizes, intitulada "Coração Pursátil" sendo que o resumo é o seguinte: "Os conceitos de eros, almas gémeas e coração, estão na origem deste work in progress... trata do encontro de corações, em passagens e reencontros da vida e dos seus caminhos, trazendo o amor e as memórias das almas que partilham e se partilham..." Encontra-mo-nos lá?

Oh pra mim tão lindinha hoje... lololol: http://www.youtube.com/watch?v=jlvNg6qBLmA