Mostrar mensagens com a etiqueta boas práticas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta boas práticas. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Uma Azeitona debaixo de uma oliveira


O sítio onde estou é distríbuido por árvores. Tem sobretudo oliveiras e amendoeiras, mas também outras árvores e arbustes que não sei o nome, pois como sabem, esta minha aventura pela natureza, é recente. Sei-vos dizer contudo, que é bem bonito!

A minha tenda está resguardada por duas oliveiras que me dão algum abrigo das ventanias que por vezes, cá se fazem. Há um outro espaço, que eu chamo do cantinho da meditação, onde hoje à tarde li quase metade do livro “Dormir nú é ecológico”, deitada numa bela esteira azul. Debaixo de oliveiras, é também o sítio preferido da minha cadela Azeitona para se abrigar do sol e do calor que hoje se fez sentir. (ver foto do post).

Uma outra árvore, bem bonita é a amendoeira frondosa que suporta espaço da cozinha, onde as panelas e os tachos se expõem, como se de uma galeria se tratasse, pelos galhos da árvore acima. “Muito bonito! Uma verdadeira instalação!” - diria a minha amiga artista plástica. Dá ares da árvore dos Patafurdios... :)

Ao lado da cozinha, existe um grande bambual verdinho e alto, onde a minha cadela adora explorar de um lado ao outro, como se de uma verdadeira floresta se tratasse e onde também se abriga do sol!

O lounge é o meu local preferido, entre uma oliveira e uma amêndoeira, umas cadeiras baixinhas viradas para o horizonte, onde o sol se põe é sem dúvida um local fantástico, para conversar, ler, escrever, ir ao facebook ou saborear uma bela peça de fruta! Fantástico!

Uma vez que este casal se mudou há pouco tempo para aqui, não há propriamente ainda uma casa, sendo que a casa, ou as divisões dela estão espalhadas pelos recantos do terreno, nestas árvores que vos acabei de contar. Eles têm muita razão quando dizem que a casa não precisa de estar toda junta, pois se uma pessoa tem espaço e terreno, não é necessário propriamente, que as paredes das divisões se colem e que haja mesmo a necessidade de confiar um “apartamento” em 40 m2. Aliás, isso faz-se apenas porque nas cidades há pouco espaço! Assim, a ideia deles é, no futuro, ao irem construíndo a sua casa com técnicas várias de permacultura, possam ir construíndo as divisões espaçadas no terreno de forma a poderem usufruir da natureza, propriamente dita.

Conclusão: aqui não preciso de aspirar o chão à troca ou de limpar o pó, o que é sem dúvida uma vantagem. J

Hoje o dia esteve mesmo muito quente, por isso, as tarefas ficaram um pouco condicionadas, sendo que além das habituais, fazer as refeições, lavar a loiça e regar as plantas, de manhã começou-se a construir um novo compostor com restos de madeira que se encontraram deitados fora, aqui na vizinhança. Bem, o compostor estava a ficar tão lindo e tão grande, que saiu logo um disparate da minha boca: “Que tal fazer um estábulo para um cavalo?”... Eheheheh... só se fosse um pónei de uma Barbie, daqueles azuis com brilhantes, pois, apesar do compostor/estábulo ser grande, o coitado do cavalo se lá vivesse sentir-se-ia quase que dentro de um caixão. A minha segunda ideia foi ser um galinheiro. E pronto, neste momento está a decidir-se se o compostor será um galinheiro ou o galinheiro um compostor. Ehehehe...

De tarde, fez-se uma experiência interessante: uma massa que aplicada em rede de galinheiro poderá ser uma futura parede, para o que se precisar. Os ingredientes são nada mais nada menos do que: 1/10 de cimento, 9/10 de terra e alguma palha cortada aos pedacinhos. Há quem goste de juntar bosta de cavalo para dar um ar mais consistente à coisa. (E admirem-se como eu me admirei, a bosta de cavalo depois de seca não cheira a nada. Fantástico, né?) E voilá, depois é colocada na rede e espera-se que seque até que se possa passar por água para verificar se o cimento fez a sua função! (ver foto do post)

Muito mais haveria a contar, mas há duas coisas que não posso simplesmente deixar por dizer: o cristal desodorizante e o restolho. Ora, o cristal desodorizante (ver mais em http://www.lifenatura.com/produto.asp?IdProduto=348é uma coisa fantástica, talvez a melhor invenção depois da roda. É uma pedra transparente que ao ser molhada se passa por debaixo do braço, não deixando nenhum odor, não sendo anti-transpirante, mas que impede o cheiro “desagradável” de suor. Além de ser bonito, não fazer mal há saúde e dura quase um ano!

O outro assunto é o restolho. E não pensem que o restolho tem a ver com o trigo. Nada disso! O restolho é um bichinho vermelho, mais pequeno que uma pulga que se aloja nos seguintes sítios: umbigo, virilhas e axilas, sendo que dá leves picadas. É um bichinho sobretudo aqui da zona sul e que por mais curiosidade que tenha, não me apetece mesmo nada conhecê-lo, porque sem dúvida prefiro continuar na ignorância visual e sensitiva... Restolho que seja restolho, prefiro de longe este: http://www.youtube.com/watch?v=y6raRduUhaw

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Adoro o Opinel!

Sinto-me em casa! É isso! E não sou só eu que me sinto em casa... a minha cadela Azeitona também, que pela primeira vez desde que iniciei o projecto, consegui trazê-la comigo nesta minha vivência em comunidade! Vê-se nos olhinhos dela o quanto feliz está, pela forma descontraída que está no campo, como se tivesse vivido assim a vida toda, a forma como se deita na sombra dos bambús ou a forma descontraída como trocou o seu bebedouro azul pela água do balde disponível para pássaros e cães da zona. Ninguém diria que a minha cadela é uma cadela de casa, excepto no momento do dormir, que se enrosca a mim, na tenda que me emprestaram! :)

A vista da tenda é um horizonte cheinho de luzinhas das ventoinhas eólicas que se avistam e que há noite parece mais uma base de naves espaciais e ovnis. (Logo que conseguir captar uma foto nocturna perceptível da minha máquina, aqui colocarei.) O acordar faz-se sem alarmes ou despertadores, sem barulho de carros ou buzinas, pura e simplesmente pelo nascer do sol e pelo calor que circula dentro da minha tenda!!! Fantástico! :) Bem, há um outro pormenor que é o Chico (cão aqui da zona, que faz lembrar o negativo do cão do Tim Tim, porque é preto, claro) que pela manhã vai cumprimentar a minha cadela.

E aqui estou eu, na comunidade de Simplicidade Voluntária! :) Uma comunidade onde um casal está a iniciar a sua vida da forma mais simples possível, mas ao mesmo tempo mais vivencial possível... Pois, porque quando somos simples, temos tempo e quando temos tempo, vivemos! Para saberem mais sobre a simplicidade, vejam o blog pessoal  http://caminhada2010.wordpress.com/o-que-e/. Aqui podem perceber que há uma ligeira diferença entre viver na pobreza ou viver em simplicidade. A diferença é que viver simples é uma escolha, para se ter mais tempo para viver! :) É fantástico!

Hoje o dia foi suave... leve... bom... de manhã fui buscar água à fonte municipal, fazer compras (uma vez que a horta ainda não está a funcionar na perfeição, devido ao pouco tempo que tem), fazer almoço, dormir a sesta à tarde, apanhar algumas folhas e pauzinhos para o compostor, fazer o jantar e descansar!!! Vida boa!!!

Em todos estes passos tenho-vos de dizer que me rendi ao Opinel... Eu não o conhecia, mas quando o conheci fiquei verdadeiramente babada e rendida por ele... Foi amor à primeira vista, que profissional, prático e interessante que ele é. Ainda por cima, é para toda a vida, é prestável e francês! :) Estou a falar de um canivete/faca que corta fantasticamente bem... vejam mais em: http://www.commerciol.com/Navalhas-e-Canivetes/Opinel Julgavam que estava a falar de quê, hém?

O tempo aqui rende... além de render, é como se aqui o tempo não existe... ou se existir servi-mo-nos dele e não é ele que se serve de nós, como na cidade... Aqui o tempo é o que é... 60 segundos de 1 minuto e não 60 minutos de 1 hora que passa a velocidade luz e que não nos deixa fazer nada de nada... a não ser correr contra ele. Aqui há vida! Aqui há gente! Aqui vive-se!

E deixo-vos um vídeo de outras pessoas que trocaram de vida... e agora, vivem! http://www.youtube.com/watch?v=lfaxkZBw9m0

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

A partilha é a alma do negócio

Outro dia alguém me disse isto... e é verdade! Aliás, SÓ é verdade! O silêncio deixou de ser o sucesso para um negócio... porque o silêncio só funcionava, quando haviam poucas ideias e o pessoal tinha medo que copiassem a última moda... Agora, a moda é ter várias modas. As ideias saem em catadupa, mais que muitas a toda a hora e por isso, o perigo de ficarmos sem uma ideia não tem razão de ser... até porque quando temos uma ideia fantástica, há sempre alguém ainda mais fantástico que tem uma ideia mais fantástica do que a nossa e por aí fora... Por isso, nada de segredos!

O oposto de segredo é a partilha... e no partilhar é que está o ganho... ou a partilhar é que está a dar... E isto porquê? Porque cada vez que partilhamos uma necessidade, ou algo que temos, ou algo que precisamos, ou sonhamos, ou pensamos temos a possibilidade de alguém se identificar, nos devolver, nos ajudar, colaborar e voltar a partilhar... e é um ciclo maravilhosamente vicioso!

Eu sempre fui "rotulada" por partilhar tudo e mais um par de botas... e talvez por ser ultra mega logorreica (versão chique da palavra tagarela) sempre disse aos 4 ventos o que achava, dizia ou deixava de pensar... para meu mal e para (muito) meu bem. Quando não pedimos, não falamos, não partilhamos ficamos sozinhos na nossa ilha, sem eira nem beira a dizer aos 7 céus: "Que raio... porque é que ninguém se lembra de mim? Porque é que eu não tenho o que preciso? Porque é que a mim nada me acontece?" E pronto, lá continuamos no nosso mundinho à espera que tudo aconteça.

Quando partilhamos, começamos bem... pelo menos já exprimimos o que necessitamos... independentemente de acharmos que "a" ou "b" não nos pode ajudar... A verdade verdadinha é que das muitas vezes que abri a boca conheci a pessoa certa que precisava de conhecer, obtive o que precisava de obter, partilhei o que me interessava a mim e ao outro... é fantástico esta coisa da tagarelice!

E como, neste momento há umas coisinhas que estou a precisar, vou lançar aqui a listinha, pode ser que alguém tenha lá em casa a mais ou conheça quem tenha e possa trocar comigo:
. pasta de dentes
. comida para cão
. coleira ou pipetas para combate às pulgas de cão
. galochas n.º 38/39
. sapateiro que me faça umas trocas
. companhias áreas que aceitem uma troca para um bilhete ida e volta para Moçambique

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Os 3 E's!

Engraçado esta coisa chamada "vida"! Hoje decidi que ia escrever sobre os 3 E's que me acompanham e pus-me à procura de uma imagem no google que se chama-se "3 E" e qual não é o meu espanto, quando me aparece uma oliveira, pois este símbolo pertence a uma página sobre o azeite onde diz que os 3 E's são: a excelência, a economia e a ética! E não é que a "oliveira" me tem perseguido tantas vezes?!?!? Ora vejamos: Azeitona (a minha cadela), Olive (a minha gata), Olivier (o meu gato), Oliveira (a minha melhor amiga)... bem... muitos mais exemplos vos podia deixar... eu nem sei bem porquê, mas o azeite é algo muito importante também para mim... tenho de descobrir o significado de tudo isto na minha vida... bem, adiante!

Isto tudo, porque vos queria falar dos 3 E's do meu projecto Believe. No início da preparação do projecto, falei com o meu (segundo) ex-marido para ele me dar umas dicas sobre o que ele achava do projecto e o conselho precioso que ele me deu é que as trocas podiam ser interessantes, mas a troca pela troca, não teria interesse, porque seria como que criar um sistema monetário alternativo e novamente uma economia própria. E é verdade! Ele falou-me que para que a troca surgisse efeito na mudança do mundo, a troca estaria de estar sempre ligada a uma componente ecológica e também espiritual (humanitária). Na altura, escrevi este conselho dele e reflecti... acho que não percebi (na altura) o que ele queria dizer-me, mas hoje isto é mais que óbvio! 

A troca pela troca, como economia é interessante e pode tirar-nos do sufoco da crise e da falta de dinheiro, porque digam o que disserem o dinheiro está mesmo a desaparecer... pelo menos dos bolsos de alguns! Contudo, o interessante da troca é a partilha e é aqui que entra não só parte espiritual como a ecológica. Se virmos que cada vez mais não precisamos de tanta coisa e que podemos partilhar coisas uns com os outros, usar até à exaustão um determinado objecto, quer seja trocando ou emprestando, o consumismo vai baixando e por isso, a ecologia entra aqui como um passo importante. Por exemplo, o que eu fui vendo ao longo do tempo é que mais de metade (para não dizer para aí uns 80%) das coisas que achava anteriormente como importantes e necessárias, não são mesmo precisas. Já pensaram a quantidade de coisas que têm na vossa vida e na vossa casa que não usam há anos?! Comecem pela roupa, depois pelos objectos da cozinha, depois coisas da despensa, coisas na casa-de-banho ou coisas que foram guardando ao longo dos tempos, coisa de infância, do tempo da faculdade, de quando estavam grávidas, dos vossos filhos.... Percebem como estamos rodeados de coisas desnecessárias e não fulcrais para o dia-a-dia? Isso pode ser um começo para sermos mais ecológicos e muito menos consumistas, logo, mais económicos também! Por outro lado, se emprestarmos e se trocarmos mais, a componente espiritual (ou humanitária) vem também ao de cima, porque estamos a partilhar, a ajudar, a socializar... e tudo isto são os 3 E's do Believe! (Se virmos a palavra Believe tem 3 e's.... eheheh...)

Por isso, quando vejo o meu grupo de trocas, vejo uma correria de trocas, muito consumismo ainda, muito na componente económica e até algo espiritual, mas muito pouco ecológico... porque ainda há a necessidade de muita coisa que sem dúvida não é necessária... pensem um pouco e vejam se precisamos de tudo quanto nos rodeia!!!... Verdadeiramente o que é preciso para VIVER?... 

sexta-feira, 20 de julho de 2012

11 links do mais "Filet" que há


Ora bem... hoje é o meu último dia da vivência nas Caldas! Vou daqui cheia de conhecimentos, links úteis, dicas, documentários, mezinhas caseiras, receitas de culinária fantásticas, boas práticas de poupança e ecologia e muitas, mas muitas ideias de sustentabilidade e resiliência!!! :)

Quando escolhi este casal citadino para eu vir viver e aprender em comunidade, foi porque eu queria aprender com o melhor dos dois mundos: a tecnologia e o avanço, mas ao mesmo tempo a ecologia e a sustentabilidade. E acho que este meu amigo é de tudo o que eu conheço, o mais "Filet". "Filet DEMAIS.......", como ele próprio diz! Por isso, se precisarem de dicas do melhor do melhor que há, já sabem, contactem com ele ou vejam a página dele (https://www.facebook.com/PermaBio), é mesmo "fabulástico"!

Ora cá vão os 11 links de ideias do mais "filezinho" que há:
1. Ter autonomia eléctrica sem pagar electricidade, não era o máximo? http://www.youtube.com/watch?v=OYaR0MRsB2o
2. "Bicicleta" mais rápida, confortável e com menos esforço físico: http://www.youtube.com/watch?v=TnSLvgT5tCE&feature=related
3. Lavar roupa só com água, sem electricidade... Ehehehhe... http://www.youtube.com/watch?v=yk-CK_2OmHk
4. Um jardim todo comestível, em apenas 400 m2. Até a mesa da cozinha tem comida!!! http://www.youtube.com/watch?v=7IbODJiEM5A
5. Fogão a lenha que dá electricidade... https://www.facebook.com/photo.php?v=133592193418062
6. E que tal dar uso às bicicletas que estão tão velhinhas que já acham que não dão para nada? Nada de as deitarem fora antes de verem isto, sim? http://www.youtube.com/watch?v=2agir3xepuQ
7. E já ouviram falar em permacultura urbana??? É o meu sonho para todas as cidades portuguesas! http://www.youtube.com/watch?v=48FwxBxCCHo
8. Se querem poupar água, MESMO, comecem na casa-de-banho! http://www.youtube.com/watch?v=VvleJrOkfGI
9. Querem comer peixe fresco e plantas, crescidos na vossa própria varanda? http://www.youtube.com/watch?v=7nIL9hWW3-Q
10. E que tal ter tudo o que precisa, no seu carro, mais ou menos como se fosse um caracol com a casa às costas? Ver em http://www.youtube.com/watch?v=3cy3gKwirLk
11. Querem um casa com tudo, sem precisarem de muito espaço, barata, sem ter dívidas para toda a vida, com total mobilidade e livre de coisas desnecessárias, apenas com o necessário até 20.000€? Ver em: http://www.katu.com/news/local/This-house-fits-us-like-tailored-clothing-139856793.html?tab=video&c=y

E aqui vai um bónus, para ver, ouvir e reflectir... http://www.youtube.com/watch?v=u7LBPHtOBnk

E pronto, a minha estadia hoje nesta comunidade, depois de andar a semana toda a controlar nos hidratos de carbono, doces e afins, foi para a desgraça!!! :) É a despedida... Bacalhau espiritual, rolo "quase-carne" e  bolo de alfarroba!!! Um must! Amanhã logo vos digo se perdi 5 kilos... ou 5 gramas! :)

...

Para finalizar, pedi ao meu amigo para escolher duas músicas, com que se identifica e que representa o que acredita... E aqui vão as escolhas e as palavras dele:

"O que eu quero..." http://www.youtube.com/watch?v=B89HThaS9MM

"O que eu sinto..." http://www.youtube.com/watch?v=OFJzgBVdHH0

...

E afinal, já sabem o que quer dizer "Filet"? LoooooooooooL...

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Nunca uso o autoclismo


Hoje o post do meu blog é sobre dicas de poupança numa casa "normal" citadina. 

Se há coisa que sempre disse... é que acho um bocado a modos "pó" desnecessário, depois de tanta tecnologia voltarmos ao tempo das cavernas, com menos conforto, menos qualidade de vida, menos condições apenas e só porque constatámos de uma hora para a outra, que queremos continuar a usufruir deste planeta. Claro que eu concordo que temos de fazer algumas cedências e sermos mais ecológicos e tal, mas não acho nada "interessante" termos de voltar à época das cavernas. Mas pronto, esta é a minha singela opinião!

Mas adiante... Estão com vontade de poupar e reduzir as contas de electricidade, gás e água?

Ora aqui vai:
1. Eu a comer a bela comidinha vegetariana à luz de uma lanterna à manivela, intitulada lanterna a dínamo (ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Lanterna_a_d%C3%ADnamo).
2. O belo do fogão foguete que vos falei ontem... não precisam nem de gás nem electricidade, somente de 1 pinha e 3 pauzinhos! Fantástico! :)
3. Bem... ora aqui é que entra o título deste post... pois é, estou cá há 4 dias e ainda não puxei o autoclismo. Isto porquê? Porque cada vez que tomo banho, coloco a água que está a aquecer no início do banho, num recipiente que fica com água para o autoclismo e para lavar o chão e demais situações que inventarmos. Cada vez que se inicia um banho, o tempo que se está a aquecer a água, gasta-se em média 4 litros (dependendo das casas... há casas que gastam entre 6 a 10 litros só para aquecê-la). Portanto façam as contas: se tomarem banho todos os dias, gastam nada mais nada menos do que 120 litros, isto se gastarem em cada banho, 4 litros para aquecerem a água. Esses 120 litros podem ser utilizados para o autoclismo ou para lavar o chão ou para regar as plantas... por isso, vejam só o que se poupa.
4. Esta mochila que aqui coloco é FANTÁSTICA!!! Queria tanto uma! Pois é... é uma mochila a painéis solares que carrega Ipad e afins, num instantinho enquanto fazem uma bela caminhada. Não é o máximo? (Ver mais em http://www.voltaicsystems.com)
5. Carregador de telemóvel também com painéis solares, mas também com vento. Ou seja, se quiserem, podem soprar para a ventoínha para carregarem o telemóvel, não é fantástico? E se andarem de bicicleta, também podem levar a ventoinha como companheira! (Ver mais http://www.hymini.com/)

Ainda tenho mais umas dicas... :)
6. Se quiserem usar o autoclismo, coloquem lá dentro uma garrafa de plástico de 1,5 lto cheia de água, porque assim, quando fizerem a descarga não vão gastar tanta água! :)
7. Se quiserem usar velas em vez de electricidade, (que até fica romântico e tudo) usem cera pura de abelha sem parafina, isto porque, a parafina é um derivado do petróleo e os componentes perfumados estão contaminados com produtos químicos. Por isso... escolham velas de cera de abelha e ficam com a casa toda a cheirar a mel! Eu posso atestar, porque estes meus amigos usam dessas velas e é fabuloso!
8. Lâmpadas de led (ver mais em http://en.wikipedia.org/wiki/LED_lamp) são preferíveis às lâmpadas económicas, porque as económicas têm "electricidade suja" e gastam um 1/30 em comparação com as outras... Uau! (Ver mais em http://www.youtube.com/watch?v=6CVLa_tRslY)
9. Quando se abrem as torneiras, quer seja no banho, quer seja a lavar os dentes ou a lavar a loiça, deve-se sempre ir desligando a água, quando não se precisa. Tentar nunca ligar a água quente, porque o que é facto é que a água quente nas mãos também não faz muito bem e além do mais poupa-se em gás. Por exemplo, ao tomar banho, a pessoa deverá tomá-lo em 3 partes: passar o corpo por água, fechar a água. Ensaboar-se. Passar o corpo por água novamente. E já agora, aproveitar, caso viva mais do que uma pessoa na casa, tomarem banho, um a seguir ao outro, para utilizar a água quente que ainda está nos canos.
10. Tudo o que está ligado à electricidade, em stand by, deve ser sempre desligado, quando não está a ser utilizado: televisões, vídeos, dvd's, microondas, carregadores de telemóvel, etc... e principamente as box's das distribuidoras de tv, porque têm um disco rígido que está a gastar energia em permanência.
11. Andar de bicicleta em vez de andar carro ou transportes (se bem que é preferível os transportes públicos ao carro, claro). 



E por falar em bicicleta, ontem fui "pegar" novamente na bicicleta... como sabem, a única vez que andei de bicicleta foi quando tive as minhas aulas fantásticas!!! Pois é... mas eu só andei de bicicleta essa vez e foi em Fevereiro... por isso, ontem foi um festival... Eu parecia uma "pata choca" a andar... ehehehe... já nem sabia se sabia andar... mas pronto, consegui "nos finalmente's" andar uns 30 metros... epah, nem cheguei aos 111! LooooL... Mas pronto, valeu o esforço, pelo menos meti-me novamente em cima de uma bicicleta e padeci novamente dos mesmos males que padeci da outra vez (se não sabem, vão lá ler o meu post antigo... ehheheh).

E pronto, hoje em troca, lavei os vidros da casa com o belo do detergente saponária e digo-vos: "Que mimo!"

E para finalizar deixo-vos um vídeo para se inspirarem... http://www.youtube.com/watch?v=cn49ah6bKzI







quarta-feira, 18 de julho de 2012

Fazer as pazes com a minhoca!

A coisa mais fantástica que este meu amigo aqui tem em casa e que ele próprio fez, tem o nome nada mais nada menos do que: Fogão Foguete!  (ver mais em http://www.youtube.com/watch?v=rtM2NYfTEJI) Não, não é um fogão espacial, mas é um fogão especial que realmente não precisa de gás, nem electricidade, apenas e só de uma simples pinha e 3 pauzinhos de madeira, que às vezes até dão para duas vezes!

Este fogão foguete faz tudo o que vocês possam imaginar, desde grelhados, crepes, café da avó feito na cafeteira metálica, cozidos, etc, etc... Mas o mais fantástico de tudo é que este meu amigo, construiu o seu fogão foguete e neste momento até já vende ao público (se quiserem contactar com ele, segue a página dele, mais uma vez:  https://www.facebook.com/PermaBio). E é tão sustentável que basta ir aqui a uma mata perto de casa para apanhar uns pauzinhos que estão no chão e algumas pinhas para atear o fogo. E foi isso que hoje eu fiz: fomos à lenha, acendi o fogão foguete e ajudei na elaboração da refeição, sobretudo vegetariana, com produtos biológicos, entregues directamente do produtor e em casa, já que na varanda ainda não cabem todos os vasos para uma horta sustentável no dia-a-dia. :)

Começo a pensar que realmente não precisamos de muita coisa complicada e sobretudo cara, para viver... por exemplo, damos um dinheirão por placas de cerâmica (agora até há umas que aquecem através de indução, com panelas especiais de corrida e tudo) e exaustores caríssimos e modernissímos (ver estes por exemplo: http://www.decoralis.com.pt/star-de-elica-exaustor-de-cozinha-de-design-00470/). Mas o que precisamos apenas e só, para cozinhar, comer e viver é de um espaço ao ar livre e uma simples lata de tinta, que reciclada se transforma num fogão foguete. Bem... para sermos ainda mais simples, podemos sempre ser totalmente crudívoros, né?

Outra experiência que tive hoje... foi a ligação mais directa da minha vida, que se tornou em fazer as pazes, literalmente, com as minhas queridas minhocas da compostagem. Pois bem, não sei se lembram, num post anterior, sobre  a minha "aversão" a ter na minha cozinha mínima, um compostor com... MINHOCAS! Isto na era do meu segundo ex-marido, claro! Pois bem, aqui na casa deste meu amigo, como não podia deixar de ser, ele tem um compostor muito chique (ver mais em http://www.ecominhocas.pt/). Este compostor tem 3 níveis onde as minhocas vivem consumindo os restos de comida, excepto citrinos e alimentos com gordura! (Bem... deve ser por causa desta especificidade que na altura em que tive compostor, as minhocas morreram todas!!! :) Acho que na altura colocávamos tudo e mais um par de botas no compostor, excepto carne e peixe, claro está!) Além dos três níveis, o compostor tem também uma torneirinha onde se extrai o chá de composto, que é nada mais nada menos do que o líquido proveniente da trabalheira que as minhocas vão fazendo ao longo dos dias e que é óptimo para usar na rega das plantas, dando um poderosíssimo efeito de "power"! 

Mas a sério... é mesmo fantástico ver os restos da nossa comida ser colocada no compostor e após vários dias, vê-la com o aspecto de terra, sem odores e sem restos da comida! Não acham que as belas das minhocas fazem um trabalho mesmo fantástico?!?! Eu acho!!! Essas é que vivem mesmo à troca. Dão-nos fertilidade à troca de comida, já viram que vidinha santa? Pronto, está decidido na minha próxima reencarnação quero ser minhoca! LoooooL... Bom... por enquanto, acho que me fico nesta vida, e começo, em breve, por ter um compostor, na minha mínima cozinha com as ditas minhocas! :) Assim sendo, aproveito a comida, dou de comida a seres vivos e adubo com estrume as plantas da minha praceta! Assim, volta tudo ao ciclo da vida!!!! Começa num ponto e termina no mesmo ponto... sai da terra e vai para a terra! Como tudo o que devia ser na vida!

...

Hoje à noite... andei 6,5 kms! Epah! Estava de rastos... aliás, ainda estou! Pois é, acho que o meu maior handicap, nesta coisa da vida saudável é mesmo tudo o que dependa do meu corpo, ao nível do esforço físico. Chamem-me de preguiçosa ou gordinha ou sei lá, mas o que é facto é que andar, correr, fazer ginástica ou outra coisa que tal, excepto estar com o rabiosque à frente do computador, me parece sempre muito esforço! Bem... dizer isto aqui, parece mesmo mal... eu que quero ser uma pessoa saudável, ecológica e poupada, não me parece muito bem, dizer a viva voz que NÃO GOSTO DE MEXER UM PÉ! Pior ainda, se forem os dois e a uma velocidade mais que 500 metros à hora! :)

Pois é... é aqui que está o meu calcanhar de Aquiles e é aqui que vou ter de insistir, sabe-se lá como! A verdade, verdadinha é que eu julgava que não conseguia, de todo, andar nem que fosse um kilómetro e a verdade, verdadinha é que por exemplo hoje, no total, andei 8 kms. Para mim é uma grande meta! 

Bem, uma grande meta e umas grandes dores nos pés, nas virilhas, nos gémeos, nas canas das pernas e tudo o mais que se situe da cintura para baixo! LoooooL... Contudo, também percebi que o meu ex-marido é que tinha toda a razão do mundo: "Andresa, uns bons sapatos valem uma vida!" E assim foi, foi com ele que comprei as botas de andar/montanha mais caras da minha vida, (que valiam uma colecção inteirinha de Primavera/Verão de sandálias fashions do chinês) e que até hoje, são as botas com maior durabilidade da minha vida! Conclusão: comprar caro, nem sempre é consumismo! Comprar caro pode e deve ser, pensar em grande, pensar no futuro... e já agora, pensar nos pés! 

Pois bem, eu não pensei nos pés quando fiz a mala para vir para aqui e por isso, logo no primeiro dia fiquei com uma borrega (eu traduzo, borrega em Castelo Branco é sinónimo de bolha) num pé! O raio da "bicha" (borrega) está a melhorar a seu tempo, com o bálsamo de Calêndula que o meu amigo me facultou e que também é da sua autoria! Miraculoso! :)

Enfim... é a vida... e na vida o que precisamos mesmo de fazer é começarmo-nos a mexer... quer seja fisicamente, quer seja mudar de mentalidade, quer seja a mudar de vida, quer seja a mudar de hábitos, quer seja a mudar a sociedade ou algo que para nós não faça mais sentido... O que interessa, pessoal é: "Start to move" : http://www.youtube.com/watch?v=LknjfLqsyd8&fb_source=message


terça-feira, 17 de julho de 2012

Comi desodorizante

Hoje o dia foi dedicado a aprendizagem de fazer produtos para a higiene pessoal e para a higiene do lar.

Então vamos por partes, utilizando a legenda das fotos, aqui hoje demonstradas:
1. Preparar para fazer os vários produtos, com máscara e viseira. Protecção que mesmo caseira, deve ser feita, porque o que está a dar é protecção e prevenção! Digam lá que não estou gira? Até estou a pensar utilizar isto no meu dia-a-dia... eheheh... Os meus olhos azuis sobressaem, né? Eheheheh... 
2. Fase quase final dos sabonetes biológicos e totalmente caseiros. Ou seja, feitos sobretudo com azeite virgem e sem adição de aromas artificiais. Ou seja, aqui os sabonetes biológicos (com receita top secret) estão nas formas para depois serem desenformados e cortados em barras. Mas digam lá que não dá vontade de comer à colherada, assim com ar de leite creme caramelizado ou ovos moles com sabor a Dom Rodrigo do Algarve?
3. Fase final dos sabonetes maravilha, prontinhos para venda. (Para saber mais e contactar o autor destas maravilhas: https://www.facebook.com/PermaBio)
4. Primeiro frasco, sabonete derretido em forma de sabonete líquido. Segundo frasco, desodorizante com aroma a baunilha e canela. Ora pois foi aqui que a vossa "amiga jeitosa" comeu pela primeira vez na sua vida, desodorizante! Pois está claro! Aquilo estava com tão bom aspecto e com um cheiro tão delicioso que não  havia nada a fazer, sem ser provar! Conclusão: super salgado! Uma decepção às papilas gustativas, mas uma maravilha às glândulas sudoríparas. Funciona mesmo no combate ao suor com um cheiro super afrodisíaco a canela! :)
5. Uma das etapas da elaboração de lixívia com apenas e só, água e cinzas! :) Fantástico! E lavei o chão da cozinha com esta maravilha e funciona mesmo. Basta apenas saber se tira as nódoas da roupa, pois isso não experimentei! :)
6. Que acham desse sumozinho de limão fantástico?!?!!? Nada disso... não é sumo de limão! É nada mais nada menos do que o melhor detergente multiusos, que tal como o nome indica dá para múltiplos usos, tais como: lavar loiça à mão e à máquina, lavar chão, lavar écran do computador (sim, eu experimentei e está tão limpo que até vejo o meu reflexo como se de um espelho se tratasse), lavar roupa à máquina, lavar o carro, lavar animais... bem, lavar tudo e mais um par de botas! Sendo que as botas também devem dar para lavar! E quais são os componentes desta receita fantástica? Nada mais nada menos do que: nozes saponárias (ver mais em http://www.centrovegetariano.org/Article-406-Nozes%2Bde%2Bsapon%25E1ria%252C%2Bdetergente%2Becol%25F3gico%2Be%2Becon%25F3mico.html) Bem... adorei descobrir esta maravilha! Agora só tenho de perceber onde arranjo isto à troca! Será que encontro nos restaurantes indianos ou nepaleses? Pode ser que ainda arranje também uns crepes maravilhosos... à troca! Ehehhehe... 

Como viram este meu dia foi dado a guloseimas... mas daquelas ligadas aos produtos de higiene pessoal e do lar. Não é fantástico? Como já vos contei aqui há dias, é incrivel o gasto de dinheiro que eu tinha no meu passado, com a quantidade de produtos de higiene para isto e para aquilo e aqueloutro e sei lá mais... quando as coisas podem ser apenas e só, feitas a partir de um ou dois componentes! E o mais fantástico de tudo é que a maior parte das coisas vêm somente da natureza, sem precisarem de mais alterações ou pormenores... é pura e simplesmente, directo e mágico! Fantástico não é?

Bem, para acabar em beleza o dia das guloseimas, fizemos um pão maravilha com azeite, sal e salsa, acabadinho de sair da máquina de fazer pão... Bem... a máquina de fazer pão é totalmente fora do contexto do "no impact man" mas pronto, soube que nem ginjas! De qualquer das formas, a máquina de fazer pão gasta muito menos energia do que o forno convencional e é tão bom igualmente! Contudo, o que estes meus amigos queriam, mas ainda não têm, é um forno de cob (argila, areia, palha e um bidão metálico recuperado)! Isto até terem espaço para construírem o seu belo forno, na sua bela varanda!! :) (Ver mais em http://www.youtube.com/watch?v=M3vWkMs1uRE&feature=player_embedded)

À noitinha fomos à Foz do Arelho... e é mesmo lindo!!! Só o céu estrelado é mesmo magnífico! :) Aproveitámos para ir beber uma bebida quente, porque o orvalho e o vento não estava de feição. Mas como não queria gastar dinheiro nem queria que os meus amigos gastassem por mim, fiz uma proposta ao senhor do bar Cocos Bar (ver mais em https://www.facebook.com/cocos.bar.7). Ora, eu queria beber um chá de casca de limão, à troca!!! :) Contei a minha história e o dono do bar, meio incrédulo, mas com um sorriso de orelha a orelha por achar o meu modo de vida engraçado e criativo, disponibilizou-se desde logo a dar-me o chá de limão. Eu retorqui dizendo, que tinha mesmo de ser uma troca. Então, negociámos e limpei as mesas do bar em troca do dito chá! Bem... soube-me que nem limão (pois, já tinha dito que o pão me soube que nem ginjas, por isso não posso repetir o sabor, né? Mas pronto, soube-me que nem ginjas! Eheheheh... )

Já na recta final, aqui vai um vídeo, da escolha do meu amigo sobre a verdade dos cosméticos. Têm coragem para ver? Ou preferem ir por ali um cremezinho para a noite, e anti-rugas e olheiras, made in New York? :) http://www.youtube.com/watch?v=pfq000AF1i8&fb_source=message

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Trocar de país

Há cada vez mais gente a mudar de país para mudar de vida... Há cada vez mais gente a querer mudar... a sonhar com a mudança, na esperança que noutros países tudo esteja  e seja melhor do que o nosso! 

Eu não quero mudar de país! O nosso país está em crise... pode ter os "defeitos" que dizem ter... mas não acho que haja país mais bonito, com tantos recursos e com tanta paz, como o nosso! 

O problema do nosso país é que ainda não tomámos noção da preciosidade que ele é! Parece que só damos valor quando estamos longe! 

Eu não tenho pretensão de mudar de país! Mas o que vos quero contar hoje é que usufrui de uma troca excelente devido a alguém que conheço que vai mudar de país... e vai nada mais nada menos do que para Singapura! :)

Então com esta experiência, verifiquei que não há nada melhor do que trocar, com quem faz mudanças, quer seja de país ou meramente de cidade! Porque quando fazemos mudanças limpamos tudo e mais um par de botas, vemos quais são as nossas reais necessidades... e consoante vamos para mais longe, mais percebemos que há uma data de coisas que não levaremos, porque não há espaço e porque não é confortável fazer a deslocação. Então, resultado: muita coisa fica em terra firme e por isso, há que fazer trocas! Outra conclusão: afinal não precisávamos assim tanto das coisas que tínhamos e que aos pouco vamos acumulando!

...

Esta minha amiga tem um filhote pequeno giríssimo e precisava de ajuda, em que alguém tomasse conta dele, enquanto ela pudesse fazer a empacotação das "tralhas"! E assim foi! Em troca de um olhinho no filhote maravilhoso, em troca da deslocação de algumas coisas de um local para outro no meu carro, que é tipo comercial e também com a entrega da minha mala enorme de viagem, (que nunca mais vou usar, porque agora a minha vida mudou e o que preciso é mesmo de uma mochila) tive à troca: pacotes de comida, frascos de shampôo e gel de banho, velas, material de escritório, entre outros! Por isso, conclusão: ajudar em mudanças de casa é uma óptima troca e uma óptima forma de podermos usufruir de alguns bens essenciais! :) Recomendo vivamente!

Não fiquei com vontade de mudar de país, nem com vontade de o fazer... mas fiquei com umas vontades quase que sobrenaturais de "fazer uma limpeza" total à minha casa ficando apenas e só com meia dúzia de coisas e começar de novo. Cada vez mais, venho-me a aperceber que temos tanta, mas tanta tralha! Eu agora tenho de me "limitar" ao meu T1, mas quando eu tive um T3, eu tinha uma divisão da casa que se chamava: "O quarto da desarrumação" e que tinha tudo e mais um par de botas. Muitas coisas em duplicado, coisas que achava que um dia podia precisar, coisas que nunca usei, coisas que nunca precisei, coisas que só tive por ter, porque achava que sim... E porque no fundo no fundo, é muito bom nos preenchermos por dentro, com coisas por fora! Se hoje fosse o meu primeiro dia de vida, na construção de uma casa, no começo da vida, acho que não ia ter nem um décimo de tudo o que tenho... e acho que por isso, se um dia tiver de mudar, mais uma vez radicalmente de vida, abro um evento na minha casa intitulado: "Doação de T1", ou seja doa-se todo o recheio apenas e só por abraços! ;)

Será que um dia esse dia vem? ;) Enquanto vem e não vem, vou adorando Portugal!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Com 11 letrinhas apenas se escreve a palavra...

... "abraçamento"! Ou seja, o acto de abraçar! LooooL... 

De todas as coisas que me lembro agora assim à pressão, aquela que acho que é mais difícil de aprender a perceber o que é verdadeiramente, é um abraço!
A que eu acho que é mais rara de se encontrar por aí ao virar da esquina, é um abraço!
A que se sente verdadeiramente e genuinamente como se fosse a coisa mais especial do mundo, é um abraço!
A que se ganha energia, sente-se união independentemente da pessoa que está do outro lado, é o abraço! 

Adoro abraços! Mas é um gosto muito recente! Acho que só aos meus 29 anos de vida, recebi o primeiro "verdadeiro" abraço!  E por isso, só comecei a gostar de os dar a partir daí! Posso lembrar-me do dia, da hora, do motivo, do local onde foi dado, da razão, dos intervenientes e do que senti! E foi completamente diferente do que já havia sentido até ali, no que se toca aos abraços!... Claro que recebi abraços da minha família e tal desde sempre... mas "o" verdadeiro abraço foi-me dado por um colega meu, na sua despedida para um outro país para onde ia trabalhar. E digo que foi "o meu primeiro e verdadeiro abraço" porque senti-o de forma diferente... não sei bem explicar! E quando digo isto, não falo da componente do abraço homem-mulher... nada disso, foi um abraço neutro de sexualidade, mas forte de humanidade! 

E é isto que tenho visto ao longo do tempo: um abraço por dia nem sabe o bem que lhe fazia... a si e à humanidade! LooooL... Portugal e os portugueses tocam-se pouco... abraçam-se pouco... os filhos abraçam pouco os pais... os pais abraçam pouco os filhos... os irmãos abraçam-se pouco... os amantes abraçam-se pouco... os amigos abraçam-se menos ainda... então os colegas ou desconhecidos... bem, decididamente não se abraçam!

Houve uma altura que no meu local de trabalho me apeteceu começar a abraçar os meus colegas, o meu chefe, todos à minha volta... todos os que aparecessem à frente! E foi engraçado perceber as reacções: "Andresa, está bem? Está tudo bem consigo? Que estranha atitude!"... Como se eu tivesse fumado alguma coisa que não era de todo a mais indicada ou como se o abraço pura e simplesmente fosse algo que não era "ético" ou "correcto" de se fazer em âmbito profissional... Enfim... o abraço é verdadeiramente um assunto "tabu" e pouco aceite! Infelizmente! :(

"Mas precisamos assim, tanto de abraços?!" Diria que precisamos tanto de abraços, como de respirar... pois só assim nos reconhecemos como pessoas... só assim conseguimos sentir o outro... só assim nos revemos como iguais... 

...

Outro dia, uma pessoa quis conhecer-me e falar comigo e percebi no início da conversa que ela precisava mesmo de um abraço... Não sei... olhei para ela e pura e simplesmente achei que sim. Então antes que a conversa se delonga-se muito disse-lhe: "Antes de mais vou dar-lhe um abraço..." E assim foi! Dei-lhe o abraço e olhos nos olhos, a pessoa disse-me: "Ai...... já não recebia um abraço destes há anos... precisava mesmo. Dá-me outro?" E é assim que a magia do abraço funciona! 

Sempre que posso, dou abraços... nas trocas, quando dou palestras, aos meus amigos... mas digo-vos que começa a ser mais fácil para mim dar abraços a desconhecidos do que a conhecidos... não sei porquê... mas parece que o abraço não tendo feito parte do meu passado, parece que está fora da caixa e não faz parte do pacote. 

O último abraço que recebi foi ontem... da filha de 3 anos de um colega meu. O pai disse: "Dá um abraço à Andresa." E a menina que mal me conhecia, vem directa a mim com os seus olhos azuis transparentes como o mar e o cabelo loiro como o sol e abraça-me com tanta entrega e amor que me soube a ginjas... Bem, não diria a ginjas... diria mesmo que me soube a pózinhos de pirlimpim pim de uma fada encantada, tipo a Sininho do Peter Pan... Que maravilha! Como as crianças dão abraços de forma tão simples e perfeita!

Não há nada que se troque simultaneamente do que os abraços. É uma troca que não fica para depois... é uma troca que é ali e agora, no momento presente, não fica para depois! Ficam os dois a ganhar! ;)

Por falar em abraços, deixo-vos alguns links de coisas relacionadas com abraços, que simplesmente adoro! Espero que gostem e que se motivem para abraçar cada vez mais... Porque já sabem: "O abraçar é que está a dar!" :)



terça-feira, 10 de julho de 2012

111 coisas

Outro dia numa palestra, falaram-me de um desafio de uma pessoa que listou 100 objectos essenciais com os quais precisa, para viver. Apenas e só 100 objectos! Se quiserem saber mais podem ir ao blog dele: http://guynameddave.com/100-thing-challenge/ Contudo, as 100 coisas ele não coloca no blog, tem sim, um livro em que as refere. Se alguém tiver um livrinho destes, eu aceito a troca! :) 

E eu pus-me aqui a pensar que era muito interessante eu listar os meus 111 objectos essenciais para ser sustentável. Bem, eu sei que isso depende muito do sítio onde viva... pois por exemplo, se viver na cidade vou precisar de objectos diferentes dos que preciso no campo. Acho que também pode haver diferenças numa lista de objectos de uma mulher ou de um homem, no entanto, acho que é possível vivermos com pouca coisa, assim a modos que para a vida! :)

Talvez precise de mais um tempinho de projecto para perceber realmente o que são essas reais necessidades e quais as que são mesmo mesmo mesmo fundamentais. No entanto acho que já algumas coisas que posso dizer que não passo sem elas. 

A saber:
1. computador: é essencial para estar activa no mundo, para fazer trocas, para escrever no blog, para enviar mensagens gratuitas dos meus telemóveis
2. telemóvel com 2 cartões e máquina de fotos incorporada: aliás, bem, bem era haver um telemóvel com 3 cartões, porque para quem tem um número de cada rede dava um jeitão. A máquina de fotos incorporada também é bastante precisa, porque gosto de registar os momentos do meu dia-a-dia
3. bimby: corta, coze, mói, pica, pesa... é fantástica. Mais fantástica ainda era se eu tivesse painéis solares! :) Ver mais em: http://thermomix.vorwerk.com/pt/home/
4. escova de dentes iónica: ainda não a tenho, mas é algo que vou comprar mesmo, logo que se acabe a pasta dentífrica cá de casa e que me deram de prenda de anos no meu último aniversário. Ainda não vi nenhuma ao vivo e a cores, mas já me disseram tão bem dela que é como se já a usa-se. Sei que carrega à luz do sol e que em contacto com a saliva faz uma "espuma" (?!?!! não sei se será bem este o termo) que lava os dentes sem precisar de dentífrico. Ver mais em: http://www.halitopuroprodutos.com.br/halitose.php?codigo_produto=4
5. vaso mooncoup: acabaram-se os pensos, os tampões e demais gastos femininos, o Mooncoup é para a vida! Ainda não experimentei, mas já tenho o meu. Por enquanto tenho imensos tampões e pensos que adquiri das mulheres que me rodeiam e que entraram na menopausa! Depois de acabar o stock lá vou ver ficar fã deste "vaso da lua"! ;) Ver mais em: http://www.mooncup.co.uk/
6. mochila a painéis solares: ainda não tenho... mas queria tanto!!!!!!!!!!! Podia carregar o meu computador, o telemóvel, a bimby ou demais coisas que necessita-se e ainda servir de mala de viagem! Pode ser que um dia consiga trocar uma. Ver mais em: http://www.mge.com.pt/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=79&Itemid=168
7. bola de detergente para lavar roupa: bem, se tivesse esta bola pressupõe-se que tenho a máquina. Mas também posso ter o belo do sabão azul e branco e mato dois coelhos de uma cajadada só. Mas pronto... a ideia desta bola é o máximo e muito durável... Vejam http://www.youtube.com/watch?v=GAY3B7g4Kdw
ou
7. sabão azul e branco: para lavar a roupa, para lavar o cabelo, para lavar o corpo... para lavar tudo e mais um par de botas! Bem, as botas também deve dar para lavar, digo eu... lolol... 
8. saco cama com almofada incorporada: um saco-cama dá sempre jeito! Fica-se logo com cama em todo o sítio, mesmo que seja ao relento! Neste momento ando com um emprestado, mas a ver se em breve consigo fazer uma troca para ter um só meu!
9. lanterna à manivela: a primeira vez que vi uma lanterna destas achei que era a melhor invenção depois da roda, porque não se precisa de pilhas, nem nada de nada! :)
10. botas de montanha: comprei as minhas primeiras botas de montanha há dois anos.... fiz uma "birra" para as comprar porque achei que nunca lhes ia dar uso e são caras como o raio. Agora sei que podem ser um calçado para o ano todo e para uma vida! Mesmo........ :)
11. canivete suiço: nem sei bem para quê... mas sei que sim, que é preciso. Um dia vou render-me e ter um, porque tem tudo lá: faca, tesoura, corta-unhas, lima, abre-garrafas... eu sei lá!

Bem... acho que só me faltam os outros 100 objectos para o resto da lista, mas acho que sim... até ao final do projecto, sou capaz de conseguir completá-la! Sei que vou precisar de uma bicicleta ou de um carro ecológico e sustentável, de umas peças de roupa, chinelos de borracha, um isqueiro, uma caneta, uma garrafa SIGG (se bem que acho que preferia uma garrafa-termo), etc... E aí sim... vou parecer o MacGuiver com a mala do Sport Billy, 2 em 1!

Lembram-se? Eu adorava.... Eu tenho dois amores: http://www.youtube.com/watch?v=huJlDsfXf5U e http://www.youtube.com/watch?v=vGIo-tqQkoQ





segunda-feira, 9 de julho de 2012

Um escudo

Hoje foi dia de arrumações. Decidi que nesta minha interrupção entre comunidades, tinha de arrumar a minha casa, sobretudo "despachar-me" da quantidade de tralha que ainda por cá habita.

Fiz este feito há coisa de um ano e no final de tudo, tinha nada mais nada menos, do que 10 sacos daqueles azuis com riscas (que costumo dizer que são os sacos dos ciganos) e uns 5 ou 6 caixotes. Conclusão, como viver de trocas ainda não habitava na minha cabeça, dei tudo a uma IPSS que aceitou de muito bom grado a quantidade de coisas que tinha. Desde, loiça, palitos, champôos, roupa, bonecos, revistas, etc, etc... ficou tudo despachadinho num instantinho! Que leveza!

É sempre um sentimento de leveza que se instala em mim, quando arrumo as tralhas e começo a colocar em caixas e caixotes as mil coisas para dar... Bem... neste momento vai ser para trocar. Hoje foi dia de arrumar a casa-de-banho e a despensa... e bem... nem vos digo nem vos conto, arrumar a casa-de-banho a esta fase do campeonato fez-me perceber qual é a divisão da minha casa onde eu gastava mais dinheiro. Entre cremes para tudo e mais um par de botas, perfumes, medicamentos, gel de banho, shampôos, sabonetes, vernizes, maquilhagem, detergentes para isto e para aquilo, toalhitas para tudo e mais uma coisa... enfim, decididamente a minha casa-de-banho vale milhares! Bem... valia, porque a maior parte das coisas eu vou dar, porque já não uso. Neste momento, contento-me bem com meia dúzia de coisas essenciais, tais como: sabão azul e branco (para lavar roupa ou outras lavagens), um shampôo, um sabonete natural que me foi oferecido, escova e pasta de dentes, desodorizante e pomada chinesa para eventuais dores. Realmente fiquei mesmo parva de todo, quando comecei a ver a quantidade de coisas para isto e para aquilo que tinha: pomada para picadas, pomada para queimaduras, pomada para peles sensíveis, pomada para insolação, creme para corpo, creme para a celulite, creme para o peito, creme para pés, creme para mãos, creme para cara, creme para unhas... patáti patatá! E ao olhar para 3 cremes que encontrei até me "benzi", porque foram os cremes mais caros da minha vida e não cheguei a usá-los até ao fim. A módica quantia de 100€, cada um, os belos dos cremes para a celulite e afins! Enfim... É interessante como as prioridades podem mudar tão drasticamente na vida de uma pessoa! :)

No meio de tanta limpeza, encontrei 1 escudo! Já nem consigo fazer contas, traduzindo quantos cêntimos são 1 escudo, mas fiquei com uma certa nostalgia a olhar para ele, uma vez que quando eu era miúda conseguia comprar uma pastilha Gorila por 1 escudo. Lembram-se? Super doces e enormes que mal cabiam na boca dos mais pequenos?

E hoje foi o dia das nostalgias... porque encontrei também um poema, no meio das minhas tralhas, escrito em papel reciclado, com uns pauzinhos chineses e uma guita, parecendo-se com um pequeno papiro que dizia: 

"Destinação:
Águia de asa encarpada, ruma firme rumo ao Norte. Sê companheira de estrada, fá-la um pouco mais sorte. Desvia a rota da morte, esconde de mim a malvada até essa encruzilhada em que nada lh'é mais forte. Ajuda-me com o teu forte, qu'a luta final é danada, por muito que se transporte seremos só poeirada. Na memória moram muitos mais de mim." (Jerónimo Nogueira)

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Dia de silêncio


Aqui nunca há silêncio! Nunca! Sabem, aquele silêncio que se ouve na cidade, às tantas da noite, nos breves segundos em que não passa um carro?! Pois é, aqui não há! Bem, aqui também não há carros a passar... ou comboios, ou metro, ou barco ou outros barulhos citadinhos... mas aqui nunca há silêncio! Nunca! Porque se ouve sempre o som das cascatas, as folhas a bater ao vento, um passarinho a chilrear ou as abelhas, borboletas ou moscas a voar... Aqui o silêncio não existe... aqui existe música constante! Sempre... A música da natureza!

E além do silêncio que aqui não existe, parece que aqui não há o sentimento de solidão, que muitas vezes aliamos ao silêncio... porque parece que estamos sempre acompanhados pelo pássaro que pia à nossa volta, ou pelo vento, ou pelo miar do gato que quer uma festinha... parece que o silêncio é um silêncio de protecção, como se algo exterior a nós e enorme a nós, pudesse de facto nos guardar, nos proteger, nos encaminhar... 

O silêncio da cidade é mais acutilante... porque quando há silêncio, nos breves segundos em que os semáforos já não funcionam, os carros não passam, ou as pessoas não falam ao telemóvel, nesses instantes há de facto silêncio... um silêncio gélido que nos deixa sós, connosco mesmos num momento cinzento das nossas vidas!

Hoje o dia foi de silêncio e também o meu último dia por cá. A foto que hoje coloco foi tirada ontem, antes do dia do silêncio, não com todas as pessoas com que passei estes dias, mas com algumas... A foto foi tirada ontem, porque hoje além do silêncio, não houve contacto visual, não se podia comunicar com os animais, ou ler, ou ouvir música... apenas e só, estar connosco próprios nas tarefas delineadas para o dia.

O meu dia foi nas limpezas... principalmente nas limpezas das casas-de-banho e do duche. Mas acho que foi mais um trabalho de "limpeza pessoal"... Um trabalho sem ter necessidade de usar a palavra, um trabalho de mim para mim. E sabem que mais? Soube-me muito bem... Muito mesmo! É muito raro estar calada um dia inteirinho, a não ser que esteja em casa na minha vidinha... E quando comentei que iria estar um dia todo em silêncio, as pessoas que melhor me conhecem disseram logo que devia ser difícil para mim... mas não foi nada... aliás, foi mesmo muito bom! Um longo dia de silêncio... Quando saí daqui para o mundo lá fora, na minha viagem para Lisboa, voltar a ouvir música no carro parecia-me descontextualizado... falar com pessoas a pedir as indicações, parecia que a voz não me saía normal... tudo isto, devido e só, ao silêncio... 

À noite, depois da meditação, tivemos a reunião de grupo "discussão de consciência" e só naquela hora pudemos comunicar uns com os outros sobre o nosso sentimento do "aqui e agora"... e o som das palavras depois de um dia de silêncio foi belamente ensurdecedor! :) As palavras saídas das pessoas que tinham estado um dia em silêncio... o facto de durante um dia não se ouvir palavras... e a qualidade da escuta, foi surpreendente! Parecia que todos nós, tínhamos um outro tipo de voz... não sei explicar bem, como se fosse uma voz de unidade.

Esta procura da "consciência", é feita através deste dia de silêncio, mas também no tipo de meditação que se pratica, na forma como se trabalha, como se vive em comunidade, como se procura a busca incessante de se ter menos ego e de se caminhar para uma evolução iluminada, por que todos começamos a despertar neste momento. O impulso do despertar está cada vez mais alerta, cada vez mais presente... porque a verdade é que o despertar está a ser feito, o mundo está cada vez a dar mais passos na sua evolução... e rapidamente tudo ficará azul. O que quero com isto dizer é que como outro dia ouvi dizer numa palestra: "Os humanos estão finalmente a juntar-se com as mesmas preocupações... ainda não conseguem estar juntos para resolvê-las, mas finalmente já se preocupam com o mesmo." E é esse o despertar! O despertar que está na hora de cuidar de todos, do mundo, das pessoas, dos animais... não é o mundo, o Planeta Terra que tem de ser salvo, porque ele, bem ou mal sempre vai existir... o que deve ser salvo, são as pessoas, para que possam continuar a existir neste mundo... 

Andrew Cohen fala um pouco sobre tudo isto em: http://www.youtube.com/watch?v=0_WrAt1QFak

E deixo-vos também o som do silêncio, que existe mais ou menos no dia-a-dia do "Awakened Life Project" http://www.youtube.com/watch?v=kGgTuEcuOoI e uma música que fala da mais pura das verdades: "You can´t always get what you want" http://www.youtube.com/watch?v=0_WrAt1QFak

Grata*

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Ora, apanha aí!


Hoje foi o dia da apanha! Eu explico! Da parte da manhã apanhei os verdes para fazer a salada das refeições de hoje. Os verdes são os alimentos verdes, ou seja, as folhas verdes para fazer a salada. Claro que não fui sozinha fazer esta tarefa porque se fosse, acho que apanhava tudo menos o que fosse comestível! É que escolher os verdes, para mim não é tarefa fácil. Eu de verdes para salada, só conheço: a alface e a rúcula. E como aqui não há alfaces, fico-me com uma escolha muito reduzida. Pois bem, aqui as saladas são feitas com imensas folhas diferentes, a saber: folha de videira, folha de favas, folhas de funcho, folhas de amaranto, folhas de hortelã pimenta, rúcula selvagem e outras tantas que não me lembro do nome. Só vos digo que as saladas ficam bem mais giras e saborosas do que as que habitualmente comemos com a alface “pré-fabricada” que não sabe a nada! (Mas eu gosto muito de alface!)

Depois deste “apanhamento”, fui apanhar folhas secas para fazer uma técnica de permacultura. Fui apanhar um saco grande de folhas e ervas secas, mesmo ao pé da ribeira, com uns fetos bem verdinhos, numa escadaria de pedra-xisto “abandonada” nos limites da quinta... Com o cheiro da natureza, com o som da ribeira e aqueles raios de luz aparecendo de onde em onde através das árvores e dos fetos, parecia que estava numa floresta encantada... e acho que se visse por lá a passar uma fada ou um duende, acho que não acharia nada estranho... mas sim, contextualizado! O cenário perfeito para fazer a peça “Sonho de uma noite de Verão” do Shakespeare.

Por falar em apanhar... depois do almoço, quando me recolhi na minha tenda para escrever o meu dia no meu blog, apanhei umas framboesas pelo caminho. Vocês conseguem imaginar o prazer de apanhar framboesas vermelhinhas a meio de um caminho, sem as ter de lavar, indo directamente para a nossa “barriguinha”? Pois é! É fantástico! Acho que se começou a tornar um ritual... ao passar nas framboeseiras, tiro sempre uma e deleito-me com esse prazer de arrancar-comer! Mas hoje, foi uma mão mais cheia, porque serviram para o meu lanche!

A Quinta da Mizarela situa-se numa encosta e tem várias casinhas de pedra, umas já recuperadas e outras ainda em ruínas em fase de recuperação. Neste momento, existe uma casa propriamente dita onde vive o casal que gere esta quinta, a casa onde tem a sala da meditação, a casa dos espaços comuns (com cozinha, sala de jantar, sala estar, casa-de-banho e escritório) e a casa para tratamentos (massagens e outros) que está a ser recuperada. Além das casas, há casas-de-banho composto e duches, espalhados pelo terreno. Existe também a Yurt que é mais utilizada para quem vem de fora e quer alugar um espaço onde ficar. Os outros espaços da quinta, são: o galinheiro, a horta, a casa dos burros, as colmeias e um terraço com um toldo verde onde se fazem actividades ou reuniões de grupo ao ar livre. Ao pé da quinta, passa uma ribeira de onde é retirada a água para a quinta, que tem umas cascatas bem pertinho para quem se quer deliciar nas suas águas “gélidas”. J

Amanhã é o meu último dia nesta comunidade... Aqui não fico 1 semana inteira como de costume, porque tenho de estar em Lisboa no sábado para participar num seminário. Amanhã é o meu último dia, mas hoje foi o dia das despedidas, porque amanhã é o dia do silêncio aqui na comunidade. Assim sendo, todas as actividades para o dia de amanhã foram combinadas hoje à hora do jantar e amanhã durante todo o dia as tarefas são feitas em silêncio. É um dia introspectivo, connosco mesmos... A ver vamos! J

domingo, 1 de julho de 2012

Mãos à obra


Hoje, devido a questões pessoais tive de viajar prós lados de Coimbra. Até calhou bem porque amanhã vou começar mais uma semana na minha quarta comunidade, para os lados de Benfeita.

Entre Coimbra e Benfeita existe uma vila chamada Arganil, onde vive uma belivadora que há uns tempos me contactou, por estar muito feliz em conhecer o projecto. Mas melhor do que isso, além de gostar do projecto e ir às feiras de trocas de Coimbra, arriscou-se, arregaçou as mangas e pôs mãos à obra, numa ideia que ela já havia tido, mas nunca tinha tido coragem de pôr em prática. Ela diz, que o Believe a inspirou e lhe deu coragem para ir em frente nesta ideia antiga, mas que se dúvida é muito belivadora. Um encontro de partilha de saberes, ou seja, troca de saberes entre as pessoas da sua zona de residência, intitulado “Mãos à obra” e que hoje se realizou numa loja que não estava alugada, perto do seu cabeleireiro.

A esta iniciativa foram umas 50 pessoas envolvidas, de todas as idades e feitios (como eu costumo dizer), levando os seus dons e ensinando um pouco às pessoas interessadas. Os trabalhos artesanais predominaram, tais como: bijuteria, pinturas, estanho, técnica do guardanapo, candeeiros com cápsulas nespresso, entre outros. Além desta partilha, houve também um momento de dança, ofertado por um grupo de jovens da zona, para entretenimento do evento.

Outros pormenores, tais como, elaboração de nectares, na sequência de cada pessoa levar 2 peças de fruta; um mural de papel de cenário para as crianças desenharem; questionários avaliativos da feira; todos irem vestidos de azul e pins com o nome do evento, feitos de cápsulas nespresso, foram sem dúvida uma marca diferente e belivadora para a concretização deste evento.

Quando perguntei a esta belivadora se a organização do evento tinha sido trabalhoso, disse-me: “Não. Fiz quase tudo à troca: troquei um corte de cabelo por me fazerem o cartaz, depois foi só imprimir. Pedi a loja emprestada ao meu vizinho. Divulguei no facebook e aos amigos. E hoje antes de começar limpei o espaço. Cada pessoa tratou da sua própria banca e deixou tudo arrumado. Se cada um fizer a sua parte... é fácil.”

E isto é o Believe! Quando me perguntam o que é o Believe muitas vezes não sei explicar muito bem o que é... porque o Believe é mais do que feiras de trocas, do que de grupos de trocas no facebook ou viver com 1111€ durante 1 ano, 11 dias, 11 horas e 1 minuto... O  Believe pode pura e simplesmente ser inspiração azul para arriscar e ter coragem de fazer o que nunca se fez. Trocar as voltas à vida. Trocar saberes. Trocar técnicas. Trocar contactos. Trocar... E é assim que as coisas se fazem... e é assim, que o mundo vai ficando azul!

...

Já agora por falar em 11... tenho de vos contar isto, que foi muito engraçado... J Estava eu a caminho de Arganil, vinda de Coimbra e parei para pedir orientações numa povoação chamada Vila Nova de Poiares. Do meu lado esquerdo, vejo a serra da Lousã, da qual já aqui falei, muito pertinho de mim e por isso, tive curiosidade de saber a que distância estava dela. Então, na sequência do meu pedido de ajuda a um senhor que passava na rua, perguntei também quantos kilómetros eram para a Lousã. O senhor olha para mim e diz-me muito assertivamente: “11.” Eu agradeci e pensei: “Realmente, Andresa, porque é que fazes perguntas tontas quando sabes as respostas.” ;)

sábado, 30 de junho de 2012

Sabes?

Sabem qual é a coisa que me põe mais calma?
Sabem qual é a coisa que me põe calada? (o que é difícil... eheheheh)
Sabem qual a coisa que me deixa serena?
Sabem qual a coisa que me dá a ideia de que tudo está no lugar certo e no momento certo?
Sabem o que me descansa mesmo nos dias de mais stress?
Sabem o que me dá forças e vida e energia mesmo quando acho que elas se foram embora?
Sabem o que me dá esperança?
Sabem o que é perfeito?
Sabem o que é infindável, "infinito" e uno?
Sabem o que me dá paz?
Sabem o que me faz sonhar?

O MAR! Adoro ir ver o mar... sobretudo à noite, de madrugada... ficar dentro do carro a olhar o mar com a minha cadela... ou sair para a rua, sentir a areia nos pés, molhada do escuro do céu e ver as ondas que não se distinguem do céu, no horizonte, de tão azul escuras que são.

Adoro um praia escura com a luz da lua cheia reflectida... ou uma praia cheia de luzes num areal imenso... 

Adoro a noite na praia... 

Adoro a praia do Forte de Carcavelos, aquela praia pequenina em frente ao bar do moinho, que tem uma casinha branca e onde durante uns tempos tinha umas letras azuis no telhado que dizia: "O amor existe."

Adoro uma praia de Setúbal ao pé de uma serra (não me lembro do nome) de onde se vê uma imensidão de céu estrelado e uma imensidão de areal.

Também adoro as praias da ilha Phi Phi na Tailândia ou as praias de Cuba ou México... mas o nosso mar... o nosso mar é mágico!

E o nosso rio... as margens do nosso rio Tejo, com a ponte 25 de Abril iluminada, o Cristo Rei... desde o Terreiro do Paço até às Docas... o percurso pedestre (de onde tirei esta primeira foto) com o belo poema do Alberto Caeiro que diz: "Mas poucos sabem qual é o rio da minha aldeia... e para onde ele vai... e de onde ele vem. E por isso, porque pertence a menos gente, é mais livre e maior o rio da minha aldeia. Pelo Tejo vai-se para o Mundo." 

Hoje foi um desses dias... desses dias em que se deve ir olhar o mar... ou o rio... ficar pura e simplesmente a contemplar, na companhia da minha cadela! Só isto... simples!

http://www.youtube.com/watch?v=n4z3Rm5y1hI


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Prazo de validade

Cá em casa estou numa maré de tudo aparecer estragado... ou é a torneira do lavatório da casa-de-banho, ou é o autoclismo que corre água, ou o esquentador que pinga, ou a máquina de lavar roupa que não centrifuga... ou sei lá o quê! Falo com os entendidos sobre o assunto e estes perguntam-me, por exemplo: "Quanto tempo tem a máquina de lavar roupa?" Eu respondo: "Uns 10 anos", resposta do outro lado: "Ah pois, está na altura de se estragar!" "Altura de se estragar?!?!?!", penso eu. "Altura de se estragar, o tanas! Ora agora há prazo de validade para as coisas?!" Pois, a resposta é: "SIM!" O mundo está totalmente organizado para haver prazos, para haver validades, para ter de haver términos e substituições, porque delas, surgem o consumo!

Tudo hoje em dia tem prazo de validade: os ovos têm carimbo; as embalagens de arroz, feijão, grão, milho, por muito secas que sejam, têm validade; os iogurtes, o leite, as natas... tudo tem validade! Que raio já não há nada como antigamente?!!?! Quando nós olhava-mo-nos, cheirava-mos, provava-mos e decidia-mo-nos se sim ou não?! Ainda me lembro do tempo em que a minha avó comprava 1 alqueire de arroz ou grão e o alqueire não tinha carimbo de validade. Ou os ovos que eram colocados no copo com água a ver se vinha ao de cima (sinal de estar estragado) ou ficar em baixo (sinal de estar de boa saúde). E o pão que tem validade?!?! Será que é antes ou depois de se poder fazer torradas ou pão ralado? Será que ao fazer torradas fora do carimbo já não se pode consumir? E se eu fizer pão ralado e depois congelar, não o posso usar porque a validade já era?

Hoje em dia até a roupa e o calçado tem validade... e é bom que tenha, porque nós não queremos andar com uns sapatos que foram a moda do ano passado... por isso, o ideal é que se estraguem mesmo e estraguem mesmo a valer, porque ir ao sapateiro não compensa... é muito mais fácil, rápido e barato irmos comprar uns sapatinhos ao chinês que duram 1 mês e que é mesmo o tempo perfeito até nos enjoarmos deles e vermos a moda seguinte ao nível do calçado. E a roupa? A roupa é igual.. Ninguém hoje em dia se contenta com um "simples vestido preto", porque apesar de nunca nos comprometermos (o que combina com a era em que vivemos), esse vestido calha bem em muitas ocasiões, o que faz com que sejamos vistos sempre com a mesma toilette, o que é sinal de "pobreza"... mesmo que seja um Chanel. Sim, porque mulher que se preze não usa a mesma roupa em dois eventos públicos, como nos ensinam as vedetas de "la television". Bons hábitos, claro!

E depois temos também o prazo de validade de nós mesmos... da nossa idade! E por isso, toca a tomar comprimidos, por cremes e fazer operações para ficarmos sem rugas, "firmes e hirtas", a aparentar 20 anos quando temos quase 40, mesmo que teimemos em usar Hello Kitty na carteira e nas sandálias com um logotipo de marca internacional... porque, dizem "usa-se e é moda". 

Ter prazo de validade de nós mesmos é mesmo "intrigante" e não tem só a ver com o combate às rugas e às modas despropositadas (ou propositadas no consumo desenfreado), tem também a ver, com o facto de que todos sabemos, que chegando aos 65 anos estamos na reforma e por isso, apesar de estarmos muito preenchidos diariamente, com voluntariados mil e com o chazinho diário com as amigas, sabemos que estamos na fase da pré-morte... mesmo que ela demore 30 anos ou 50... o que interessa é que nessa fase já fizemos tudo e o nosso prazo de validade está a findar.

Prazos de validade... Quem os dita? Quem acredita neles? Quem se rege? Quem se limita? Quem se sujeita ao que é suposto fazer, acontecer ou ser?


Há idade para estar fora da validade? http://www.youtube.com/watch?v=gZDJmFojzAM&feature=related