Mostrar mensagens com a etiqueta boas práticas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta boas práticas. Mostrar todas as mensagens

sábado, 18 de junho de 2016

Offline (por vezes) é o melhor estado do mundo!!!!

Offline Portugal, Aljezur

Depois de tantos anos ONLINE... nas redes sociais, na televisão, na rádio, nos jornais... tenho a dizer-vos que me cansei um pouco de ter a minha vida tão exposta e partilhada. Também me cansei de conhecer pessoas em catadupa... parecia que já não tinha mais espaço na minha memória para decorar mais um nome e mais uma cara. Podem não acreditar, mas foi isso que se passou.

Passado quase 1 ano de finalizar a minha vida trocas em exclusivo, senti-me cansada e esgotada energeticamente de tanta gente que conheci, de tantos trabalhos que tive, de tantas preocupações que tinha diariamente (quer fosse para me alimentar, para me transportar, ou simplesmente viver sem dinheiro).

Necessitei de uma pausa, uma pausa OFFLINE, apesar de continuar pontualmente nas redes sociais, no facebook, no instagram e até no pinterest. Mas era um continuar diferente, onde de forma ordeira e calma vou participando nas redes sociais, mas sem a pressão de colocar conteúdos todos os dias, de promover marcas e pessoas, de fazer trocas, de escrever no blog mostrando as minhas atividades diárias. Ou seja, utilizar as redes sociais apenas como uma "comum mortal"!

Mas depois de tanto tempo... precisei (e ainda preciso) de um tempo verdadeiramente OFFLINE. Para colocar a cabeça e o coração no lugar e perceber para onde quero caminhar. A experiência de viver de trocas, foi muito maior do que algum dia poderia pensar ou prever. Além de uma alteração total ao meu estilo de vida, foi também redescobrir e aproximar-me um pouco mais do meu verdadeiro eu. Mas um eu, que ainda anda um pouco confuso e até cansado, de tanta troca! Sim, as trocas cansam!!!

E pronto... estar OFFLINE não só das redes sociais, mas estar ONLINE connosco e com quem nos rodeia, de forma coesa, humana e limpa. Simples. Foi desta forma que experimentei um conceito de uma amiga: o OFFLINE PORTUGAL. O OFFLINE PORTUGAL nada mais é do que um sítio brutal para passar férias de forma OFF do mundo virtual. Ou seja, um mundo sem computador, sem internet, sem telemóvel, sem tablet. Em OFF mas muito ON. Eu explico...

A primeira coisa que se faz, no momento do Check-in é entregar os nossos aparelhos com ligação à net, quer sejam telemóveis, computadores ou tablets. Vão para dentro destas gavetinhas, mas ficamos sempre com a chave da gaveta onde os nossos aparelhos estão. E pronto, agora é só "gozar" a nossa estadia sem esta ligação "doentia" com o mundo virtual.

Desenganem-se que o dia-a-dia no OFFLINE PORTUGAL é uma seca, parado, sem coisas para fazer e com a noção que temos de estar OFF (tipo amorfos, quietos e quase mortos). Nada disso, ali estamos ON, mas ON no dia-a-dia, connosco, com os outros. Criamos uma família temporária com os hóspedes e com os voluntários e partilhamos quase todos os momentos do dia, em conjunto: nas refeições, nas idas à praia, nas caminhadas, nas aulas de yoga e surf, na piscina... E depois de jantar, em vez de ficarmos agarrados à televisão ou ao computador, estamos juntos de novo, conversamos, cantamos, dançamos, tocamos instrumentos e relaxamos.

No fundo estar OFF é verdadeiramente ON! :) "Disconnet to reconnet", é o lema do OFFLINE PORTUGAL!

Estive 2 dias neste maravilhoso estado... e para vos dizer a verdade, mal senti a falta do contato com o mundo virtual. Não posso negar que algumas vezes me perguntava porque não tinha o telemóvel na minha mala e especificamente ao deitar me lembrava de ir ver se tinha alguma mensagem no facebook ou um novo like no Instagram... Mas isso foi passando com o tempo! Repetia a experiência por pelo menos 11 dias. Será que conseguia?!

...

Boas temporadas OFF's para vocês. Aproveitem o Verão para menos fotos: aos pés na areia, ao pôr-de-sol laranja, aos pratos de caracóis, ao novo biquini... e mais: para olharem nos olhos das pessoas que vos acompanham nessas experiências.

Bem haja Rita e Bárbara por esta experiência. Valeu a pena estar muito ON... mas ON MESMO! :)

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Trocar/emprestar casa

Avizinha-se um ano de muitas viagens pelo menos pelo nosso país pequeno e lindo, Portugal com a minha ida aos 11 distritos onde vou dar as várias palestras para lançar o meu Belivro à troca. Estou animada e sem dúvida, quando há palestras na minha vida, a vida fica mais colorida.

Só havia um pequeno detalhe: como fazer com a minha ausência por causa das minhas duas gatas e da minha cadela. Alguns dias fora de casa é incomportável para quem tem animais e precisa de se ausentar.

Já algumas vezes pedi ajuda a uma amiga e ela ficou a tomar conta da minha cadela e outras amigas tomavam conta das gatas vindo cá a casa algumas vezes. Mas isto, por um longo período de tempo, não tem jeito nenhum.

Então tive uma ideia: emprestar a minha casa por troca de tomarem conta dos animais!!! :) Já é a segunda vez este ano de 2015 que o fiz e o resultado foi muito bom, até porque quando regresso, tenho a casa limpa e pequenos arranjos feitos, isto sem pedir nada!!! :)

A verdadeira maravilha da troca e do empréstimo, da partilha é a confiança e a solidariedade, quando ajudamos o outro porque percebemos que o outro precisa como nós, nem mais nem menos, não somos melhores ou piores, somos apenas pessoas com necessidades, uns dos outros, porque afinal de conta somos humanos. E humanos, ajudam-se!

Se ficarem inspirados, podem sempre conhecer o site internacional TrocaCasa e aventuram-se a terem férias na casa dos outros, emprestando a vossa própria casa, sem gastos. Fantástico, hém?

terça-feira, 15 de outubro de 2013

O que está a dar é emprestar!

Esta semana vim para o Porto... a minha afilhada casa-se e eu vou ser madrinha de casamento! Uma madrinha com pouca cheta, mas cheia de boa vontade, ideias e sei lá mais quê. Vim esta semana, para elaborar algumas coisas do casamento e para dar uma ajudinha nesta semana anterior ao casamento, que é sempre de loucos!

E adoro o Porto... acho que já vos tinha dito, certo? E adoro... adoro... adoro... mas preciso de estar contactável por telemóvel para os meus afazeres, que ficaram em Lisboa! Assim sendo, quando dei por mim, tinha-me esquecido do carregador do meu telemóvel em Lisboa... :(

Ainda andei a poupar a bateria durante 3 dias, mas hoje já não dava mais e decidi colocar um post no facebook a ver se alguém tinha um carregador que me emprestasse durante estes dias!... Pensei que sempre podia tentar por esta via, senão ia tentar pedir a uma loja de telecomunicações que me safassem por alguns dias... poupando diariamente a bateria e desligando sempre que não precisasse. :)

Acontece que mal eu pus o post no facebook, houve uma pessoa que me respondeu... alguém que eu não conhecia pessoalmente e que pelos vistos tinha ficado minha amiga no facebook por causa do meu projecto! Mostrou-se muito disponível para me emprestar um carregador, já que tinha uns daqueles universais que são uma maravilha... adaptam-se a tudo e a um par de botas!

E lá fui eu, buscar o carregador a casa desta dita "amiga facebookiana"! 

Se tal tivesse acontecido há uns 2 anos, a primeira atitude que tinha era comprar um carregador numa loja de telecomunicações. Depois, a segunda, era pensar em ir ao chinês! Se nesse mês tivesse pouco dinheiro, pedia a uma amiga minha para ir lá a casa (pois ela tem a minha chave) e enviar-mo por ctt, sendo que depois lhe dava o dinheiro do envio. Mas não... o meu pensamento, foi pensamento à belivador: pedir emprestado, para não comprar, uma vez que não ia precisar mais a não ser esta semana!

É com estas e com outras que percebemos como às vezes a facilidade do dinheiro se torna uma facilidade nada ecológica, sustentável e económica! Esta coisa de ir comprar ao chinês (e contra mim falo, porque realmente os chineses têm tudo e mais um par de botas a um preço mesmo muito acessível) é sempre muito mais fácil... mas também dá cabo do nosso negócio português! :(

É com estas e com outras, que percebo que a minha forma de pensar, mudou radicalmente... nunca eu iria a casa de uma pessoa que eu não conhecia buscar algo emprestado... muito menos pedindo no facebook... até tinha uma certa vergonha de que soubessem que eu andava a pedir coisas emprestadas, em vez de as comprar... Pois é, os tempos mudaram!!!

E sempre que posso peço emprestado... vejam lá, que até a fatiota para o casamento da minha afilhada vai ser emprestada!!! E não é por isso que deixo de ir finíssima... Já lá vai o tempo em que se tinha de comprar tudo novo e acabadinho de estrear... para mostrarmos a nossa faixa económica... Pois é, os tempos mudaram... já não há tempo para isso! O que está a dar é partilhar!! E neste caso: emprestar! :)

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Viver uma vida normal, mas toda trocada!

Desde que o projecto finalizou tenho andado com reuniões mil para ver o que vem mais daí... mil projectos a decorrer como sempre e eu comecei a esquecer-me de mim... mais uma vez! Nunca mais meto na cabeça que o mundo só muda se eu mudar primeiro.

Vai daí, pus-me cá a pensar com os meus botões que eu sempre fiz coisas para os outros, organizei feiras em Lisboa e noutros distritos, mas fui sempre esquecendo-me do que se passa aqui no sítio onde eu moro, a bonita cidade de Agualva- Cacém! :(

Talvez por causa de não gostar dela é que me esqueço dela... talvez por querer morar noutro sítio do que aqui engavetada, me esqueça tanto dela, mas comecei a pensar que para ser sustentável, tenho de começar pelas coisas que tenho por aqui perto! Então esse foi o meu primeiro passo: PENSAR EM SER SUSTENTÁVEL NA MINHA ZONA DE RESIDÊNCIA!

Já descobri imensas iniciativas aqui da freguesia: cursos de agricultura biológica, lojas solidárias, ajuda aos mais necessitados com o banco alimentar e de famílias que ajudam outras famílias, actividades de inserção social... Um mundo de coisas... tantas que uma pessoa até se perde e não sabe bem onde ir. Eu não me considero carenciada, porque foi de minha livre e espontânea vontade que me despedi, contudo, julgo que como uma cidadã comum, posso usufruir do que é para usufruir, por isso, já fiz algumas coisas:
. marquei reunião com a assistente social para saber como posso ajudar a freguesia, quem sabe com uma feira de trocas, em troca de alimentação que possa sobrar eventualmente
. inscrevi-me no centro de emprego e vou estar mais ou menos 1 a 2 anos, à espera da formação, já que uma "eventual esporádica díficil" vaga de emprego não me interessa muito... lolol... 

Outra coisa que fiquei muito contente, é com a horta que me "deram/trocaram" na Quinta do Castelo, nos Missionários da Consolata, ao pé da BP da IC19. Pois é, mal o tempo esteja melhor, vou poder semear as minhas próprias comidinhas biológicas e com água corrente... :) Tenho 100 m2 só para mim!  (mas vou partilhar com uma vizinha) À troca, vou dinamizar uma loja de trocas e pôr em contacto alguns amigos ligados à permacultura, para fazerem por lá eventos. Contudo, já comecei a ajudar ontem. A partir de agora, todas as 3as feiras vou ajudar a fazer sopa para os sem abrigo e em troca, posso trazer comida. Ontem trouxe: 4 ovos enormes caseiros, 2 alfaces, laranjas e limões.

Isto começa a ficar lindo, não acham? Um passo de cada vez!!! :)

Estou com asas nos pés e na mente: http://www.youtube.com/watch?v=2Z4W_hUWgOc

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Biológico não é igual a ecológico

Pois... eu nestas semanas ando é a ver como posso viver com o mínimo dinheiro possível e ser o mais sustentável possível. 

Depois de reuniões, entrevistas e palestras... ainda tenho tempo para algumas trocas que me farão mais sustentável no futuro e hoje em dia. O melhor que me aconteceu nestes últimos tempos, foi o facto de ter conseguido à troca um espaço de 100 metros quadrados a 1 km da minha casa para ter a minha própria horta. E ainda por cima este espaço, que fica na Quinta do Castelo nos Missionários da Consolata ao pé da BP da IC19, aceitam também pessoas para que tenham um pedaço de terra como eu. Ou pagam 15€ por mês com água incluída, ou não pagam nada e metade do cultivo é para entregar à casa. Não acham fantástico?

Além desta maravilhosa novidade que vai ajudar muito a melhorar a minha alimentação e a minha saúde (porque tenciono ir a pé ou de bicicleta todos os dias que puder) consegui também fazer uma troquinha fantástica com uma loja de produtos biológicos (ver aqui a definição de biológico: http://ec.europa.eu/agriculture/organic/organic-farming/what-organic_pt), chamada de Miosótis (ver mais aqui: http://biomiosotis.blogspot.pt/). Ora bem, o que eu faço como troca é colar autocolantes em produtos que vêm de outros países, colocando a legenda em português.

Posto isto, além de trocar o meu tempo de trabalho por produtos (já troquei o mooncoup, a escova de dentes iónica, o cristal de desodorizante e alguma comida biológica) aprendi imensa coisa. Nunca pensei que havia tanta variedade de alimentos biológicos, com especificidade para adultos, crianças, idosos... e além de comida há coisas super engraçadas que nunca pensei que poderiam ser também biológicas, tais como, por exemplo: cotonetes em algodão biológico! Lá, há de tudo... carne biológica, fruta, legumes, produtos de beleza, "medicamentos", cremes de beleza, tinta do cabelo biológica, muesli com todos os frutos possível e imaginários, chocolate de tudo e mais um par de botas, comida para bebé cheia de variedades, pensos higiénicos em pano, fraldas em pano... eu sei lá... cada vez que coloco etiquetas, aprendo mais e mais.

Trabalhar à troca é o que dá, estamos sempre a fazer coisas diferentes, a aprender imenso e por isso, aquela coisa que o pessoal que trabalha dia-a-dia diz "estou farto de fazer a mesma coisa", na minha vida não se coloca. Acho até que essa é a coisa que eu prefiro nesta minha nova vida: fazer coisas diferentes ao mesmo tempo, ter horários diferentes e também autonomia na minha vida para gerir como quiser. Depois tenho sempre aquela "desvantagem" de ir ao sabor do vento e de não sabermos o que temos para hoje ou de fazer planos ou desejar determinada coisa... mas o sabor da liberdade... ui... essa, é impagável!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KdVIsEUXIUM

sábado, 24 de novembro de 2012

Que diaaaaaaaaaaaa...

Hoje foi a última feira de trocas Believe, intitulada Believe in Nature e foi verdadeiramente SURREAL!

Depois de 10 feiras absolutamente fantásticas (para não contar com as outras dezenas que decorreram no resto do país), tinha de haver uma feira que não "lembra o diabo" (forma de dizer, claro está!)

Eu já tinha faltado a feiras de trocas, algumas organizadas por mim e outras nem por isso por causa de ter ido para as comunidades. Mas faltar a uma feira de trocas quando estou em Lisboa e não consigo chegar por causa da meteoreologia, pareceu-me realmente "de doidos"! A feira em Lisboa realizou-se no Espaço Monsanto - Centro de Interpretação do Monsanto, inserido no Dia da Floresta Autóctone, a convite da associação "Plantar uma árvore" (ver mais em https://www.facebook.com/PlantarUmaArvore?fref=ts)

Tudo seria perfeito se o dia estivesse de comum acordo com a nossa ideia de fazer uma feira de trocas. Bem, o dia estava de acordo, eu é que parece que não estava de acordo com o dia. Eu sei lá! Depois de 11 dias completamente estafantes na loja de trocas, com tanta troca e baldroca e mais arrumações e eu sei lá, saí da loja directamente para casa. A minha casa parecia que tinha tido um vendaval, furação e tremor de terra, tudo ao mesmo tempo. A tralha era tanta, a confusão e a desarrumação, que passei a manhã de sábado em limpezas e mais limpezas. Depois fiquei à espera do meu carro, que como está emprestado à troca, é partilhado com a minha amiga. Como o tempo estava terrível, de tanta chuva que caía do céu, ela atrasou-se. E eu atrasei-me! E ainda fui buscar o Mariuz (o tal rapaz polaco que veio conhecer o projecto e as feiras de trocas) e pronto, com tanta chuva, atrasá-mo-nos imenso!

Mas tanto tanto... que chegámos ao espaço da feira e já só estavam o responsável pelo "Plantar 1 árvore" e um amigo meu que dinamiza um site fantástico chamado Vida Grátis (ver mais em https://www.facebook.com/vidagratis?fref=ts), também o Vida Solidária (ver mais em https://www.facebook.com/umavidasolidaria?fref=ts) e o Vida Verde (ver mais em https://www.facebook.com/umavidaverde?fref=ts). Já viram isto!? O pessoal troca cada vez mais rápido e como estava um grande dia de chuva, não houve muito momento de feira. Foi uma coisa rapidinha, assim de 2 a 3 horas, só para trocar os pendentes e dar um "alô" aos amigos. 

É isto que me faz pensar e cada vez mais, que as feiras têm de se começar a juntar com outras feiras de outras zonas, com outras pessoas e de outros estilos. Porque se começamos a fazer feiras sempre com as mesmas pessoas, as pessoas não têm necessidade de ir à feira, porque a bem dizer já conhecem os trocadores e como já são amigos, para fazer trocas, vão tomar um café e fazem as trocas dia-a-dia. Também é isto que acredito! Não só nas feiras de trocas, mas mais do que isto, que as feiras de trocas, sejam apenas um indício para as pessoas se conhecerem e trocarem entre si, sem precisarem de irem a feiras ou a lojas. Ou seja, a troca directa, como antigamente!

E parece que é o que está a acontecer. As pessoas neste momento já vão à feira pura e simplesmente porque já sabem a quem entregar x ou y troca e para verem sorrisos conhecidos. Já toda a gente sabe quem tem o azeite caseiro, ou quem arranja roupa ou faz trabalhos manuais. E isso é bom, muito bom, porque se vai criando uma pequena comunidade e é isso que acredito. É neste futuro que acredito!

Por todo o lado, o pessoal começa a trocar cada vez mais e as feiras vão sendo cada vez mais divertidas ou mesmo melhor organizadas, como podem ver, o caso da feira da Madeira que está um mimo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=uDTYCBGwF2s Contudo, ajuda bastante haver na frente um grupo que organize as feiras, como neste caso, é organizado pelo Madeira em Transição. Faz logo toda a diferença!

Quando acabar o projecto, não penso em organizar mais feiras de trocas. Penso antes em dar ferramentas às pessoas para organizarem as suas feiras de trocas e nomeadamente de publicitar como tenho vindo a organizar estas feiras de trocas, disponibilizando o meu "guia de apoio às feiras de trocas" (ver mais em http://www.slideshare.net/andrezuskasalgueirix/como-se-fazem-feiras-de-trocas-believe). Acredito muito mais na organização dos cidadãos porque acreditam e precisam de uma determinada actividade do que na organização de um projecto, de um governo ou de uma instituição e sem dúvida, acho que já fiz a minha parte, no que toca a esta matéria!

Deixo-vos o lindo vídeo promocional do "Plantar 1 árvore" http://www.youtube.com/watch?v=ong1Lr1qwVc

terça-feira, 30 de outubro de 2012

"A felicidade só é real, quando partilhada"



Agora que já percebo melhor o que é isto de viver de forma sustentável, ecológica, saudável e poupada, posso dar-vos as 111 boas práticas que fui aprendendo ao longo do meu 1 ano, 11 dias, 11 horas e 1 minuto, com as pessoas do meu dia-a-dia, com os meus amigos, minha família e principalmente com as comunidades por onde passei.

Muitas destas dicas já sabia... tinha aprendido com o meu (segundo) ex-marido, mas nunca as tinha entendido tão bem como agora, que as vivenciei! Parece que tudo está interligado e que tudo é simples! Muitas destas boas práticas, ninguém mas disse, nem li em lado nenhum, mas são coisas que vou sentido, cada vez mais, "sabe-se-lá" de onde. Há outras, que me têm dito, que têm sido uma repetição por todos os sítios por onde passei e não sei o fundamento delas, não as posso provar como as mais certas, como as mais correctas e infalíveis, mas o meu sexto sentido faz-me acreditar que é por aí o caminho.

E perguntam-me vocês: "E se fizermos estas 111 boas práticas somos saudáveis, sustentáveis, ecológicos, poupados, humanos e felizes?" Sim... vamos ser muito mais... mas temos de todos juntos chegar à felicidade a 111%! Quando todos no planeta Terra, somos 111% felizes, aí sim, talvez o meu desejo de criança, de ser imortal, venha a ser uma possibilidade, com todos! Para isso, toca a começar dentro de cada um de nós, para cada vez sermos mais e fazermos a diferença!

Aceitam belivar a tempo inteiro?

Cá vai a listinha:
1. não usar produtos de higiene pessoal comprados, preferindo os feitos em casa ou o sabão azul e branco
2. não usar perfume
3. ter um compostor 
4. comer de forma saudável, de preferência com base vegan e crudívoro e retirar de vez, refeições de fast food
5. meio de transporte preferencialmente utilizado: bicicleta
6. andar a pé pelo menos 10000 passos por dia
7. fazer prendas para oferecer nos anos, Natais ou ocasiões festivas, de preferência úteis e utilizando desperdícios ou recuperando algo da natureza
8. educação doméstica
9. não passar a ferro
10. ter uma horta
11. não usar maquilhagem
12. não pintar as unhas
13. não usar muito a cor preta no vestuário
14. usar roupa de tecidos naturais étnica
15. usar cabelo comprido
16. fazer exercício diariamente
17. viver em comunidade, ou dividir casa com alguém na divisão das despesas, ou pelo menos, viver o mais possível em comunidade, estabelecendo relações directas com os vizinhos e estar perto da família
18. dar a volta ao mundo em voluntariado
19. usar casa-de-banho seca
20. nadar nos rios e na praia, à vontade
21. dormir nú
22. não matar animais
23. dormir no chão
24. não comprar muita comida quando se convida os amigos, mas partilhar e cada um trazer alguma coisa
25. não deixar as luzes ligadas dos electrodomésticos em stand by
26. aceitar totalmente o sol, sem óculos de sol, protectores ou bronzeadores
27. respirar o mais fundo que se puder, o maior número de vezes por dia
28. comprar comida local, nacional e biológica
29. fazer jogos sociais (party, jogo de cartas, dominó, jogo dos filmes, pictonary, entre outros) com os amigos em vez de actividades que necessitem de dinheiro (ex. tomar café fora de casa) ou de gastos de energia (como wii, playstation, entre outros)
30. não estar dependente do telemóvel
31. passar férias sem gastar dinheiro (casa de amigos ou acampar)
32. compensar a pegada ecológica quando se viaja de avião
33. andar descalço em casa
34. não usar guardanapos, lenços de papel ou rolo de cozinha e em vez disso usar panos
35. fazer reciclagem
36. ser flexitariano, em tudo na vida: na comida, nas experiências, com as pessoas, com sítios, com eventos, com gostos... com tudo: flexibilidade é o caminho!
37. poupar água (colocar uma garrafa no autoclismo, guardar a água que aquece no início do banho, recuperar água da chuva)
38. não ter conta no banco ou pelo menos não ter multibanco
39. não utilizar auto-estradas
40. não levar dinheiro quando se sai à rua
41. não ter empréstimos
42. não comprar água engarrafada e em vez disso ir buscar água às fontes
43. não comprar roupa (trocar, pedir emprestada, fazer roupa ou emendá-la)
44. falar línguas estrangeiras (francês ou inglês ou desenrascar-me com gestos)
45. cães sem trelas
46. fazer comida sempre em casa
47. descobrir novas receitas inventando-as com os ingredientes que se tem em casa
48. apanhar/recuperar as caganitas da Azeitona da rua
49. aprender a tratar das plantas
50. saber dar e receber abraços, dando pelo menos um por dia
51. ligar menos às coisas materiais
52. agradecer sempre o dia-a-dia (mesmo as dificuldades, problemas, tristezas, como sendo desafios) 
53. ouvir músicas e ver filmes de antigamente como se fosse a actualidade (preferência em giradiscos)
54. descobrir novos artistas, músicos, espectáculos e filmes... arriscar em tudo na vida, dia-a-dia!
55. viver o aqui e agora sem calendarizações
56. aproveitar as sobras da comida e fazer reciclagem alimentar
57. fazer um banco de sementes em casa
58. ter sempre chá fresco sem açúcar, disponível todos os dias a toda a hora
59. vender/trocar/desfazer-me do desnecessário
60. não arrancar flores
61. saber esperar 
62. saber estar em silêncio
63. não tomar medicamentos, substituindo as mezinhas caseiras
64. não fazer depilação ou a barba com coisas descartáveis
65. tomar consciência que quando criticamos alguém ou algo, esse alguém ou algo tem algo que nós não gostamos ou não conseguimos lidar em nós... por isso, essa crítica é algo que não conseguimos aceitar em nós e ultrapassar 
66. não usar pequenos electrodomésticos, tais como: aspirador, microondas, robot de cozinha, máquina de fazer pão, máquina de lavar loiça, televisão, dvd, rádio, secador de cabelo, escova de dentes, entre outros
67. usar tupperwares de vidro com tampa, eliminando assim a película aderente. Eliminar a utilização da película aderente, papel de alumínio, papel vegetal entre outros
68. nada de ambientadores eléctricos em casa (substituir por incensos Nag Champa, flores em vasos) ou velas de cheiro (substituir por velas de cera pura de abelha)
69. tomar sempre duche, desligando a água sempre que não se precisa, tal como na lavagem dos dentes ou da loiça
70. lavar a loiça com 3 alguidares: serradura, detergente e água limpa 
71. não comer açúcar ou derivados, apenas mel ou mel de arroz 
72. não beber leite nem derivados
73. escrever sem utilizar papel, sobretudo no computador. Sendo mesmo necessário, escrever a lápis, reciclar todo o papel para novas utilizações, frente e verso. Excepções para escrever cartas e enviar aos amigos... Deve ser feito com maior frequência do que enviar emails... ou então fazer visitas inesperadas a casa dos amigos, só para dar um abraço
74. comer com pauzinhos
75. não receber publicidade na caixa do correio
76. receber as contas por factura electrónica
77. ter um burro
78. utilizar sacos reutilizáveis: ecoponto e compras
79. carregar baterias até ao fim e usá-las até ao fim (computador e telemóvel), se for necessário utilizar pilhas, que sejam das que necessitam de ir sendo carregadas
80. andar de boleia ou usar transportes públicos, em vez de gastar derivados do petróleo
81. partilhar carros, carrinhas, electrodomésticos grandes para a comunidade
82. reaproveitar coisas do caixote do lixo ou da natureza (móveis antigos, troncos de árvores, paletes, caixotes de madeira de fruta, frasquinhos de vidro de iogurtes, entre outros) 
83. não castrar animais
84. não vacinar pessoas ou animais 
85. não ter biblots
86. não ter aquecedor, usar uma mantinha e um saco de água quente 
87. ter plantas em casa, flores ou plantas aromáticas 
88. dar uso a todas as coisas se tem. Se não se der uso é porque não são precisas
89. tocar um instrumento musical, cantar, fazer teatro, pintar ou dançar, ou seja, fazer uma actividade criativa pelo menos uma vez por semana
90. olhar olhos nos olhos quando falamos para alguém
91. beber muita água por dia 
92. usar mochila em vez de carteiras
93. não usar saltos altos ou sapatos e roupa apertada 
94. brinquedos, livros, mobílias e roupa de criança, pedir emprestado, bem como roupas de grávida também 
95. usar o mooncup e a escova de dentes iónica 
96. comer muitas vezes ao dia 
97. fazer os percursos do dia-a-dia sempre diferentes 
98. acordar sem despertador 
99. meditar todos os dias (em silêncio, com música, a conduzir, a dançar, a ver um filme, a ler um livro, a ler um poema, a fazer jardinagem...)
100. fazer uma actividade social e em grupo por semana
101. receber pessoas em casa e ir a casa de outras pessoas amigas 
102. estar atento à voz interior, a todos os sinais do dia-a-dia, a tudo o que nos dizem muitas vezes que somos, ao que sentimos quando vibramos com algo, só assim podemos encontrar a nossa missão de vida 
103. não usar internet mais do que 1h por dia
104. não deitar tarde
105. aprender com a natureza e estar pelo menos uma vez por semana em contacto com a natureza, com a terra, com o mar, com a Lua, com o Sol ou com o céu estrelado
106. ter um animal de estimação (melhor se for aos pares), mas cuidar dele como se fosse um membro da família 
107. ter um diário pessoal diário ou semanal 
108. fazer reunião de avaliação semanal com quem se vive e redistribuir tarefas 
109. encontrarmos a nossa alma gémea e trocarmos diariamente amor
110. somos todos um! Viemos todos do mesmo, do mesmo início, independentemente de qual ele seja. Eu, o ser mais microscópico, a pulga, o meu gato, o meu amigo, a mesa da minha sala, o tijolo da minha casa, o iogurte que comi de manhã, tudo é UM! 
111. acreditar que o amanhã vai ser melhor do que o hoje e que o hoje apesar de desafiante servirá para construirmos algo mais forte e melhor


O Believe in Portugal continua por aí, a belivar eternamente, enquanto houver necessidade de trocar as voltas ao mundo!
*

sábado, 20 de outubro de 2012

Costura permaculógica

Hoje dei a segunda parte da palestra, que fui dar no sábado passado... e este parágrafo é mesmo só para vos dizer, que em vez de ser tentada a comer novamente McDonalds, decidi por um almocito delicioso da Go Natural! Lá comi a minha sobremesa preferida de Mascarpone... maravilhosa!... E no fim, fiquei muito mais bem dispostinha, porque não fiquei enjoada como da outra vez! Contudo, não me livrei de todo ao Sr. McDonalds, porque um dos ouvintes comprou 2 tartes de maçã, pelo preço de 1 e quis-me dar 1 à troca de um abraço. Irrecusável, né? :)

...

Não sei se já ouviram falar no termo de "costura permaculógica"... e é óbvio que não, porque foi hoje inventado por mim e pela minha mestra de "costura permaculógica". Pois bem... a troca de hoje, foi um serviço/aula de costura por um serviço de coaching belivador. Ou seja, usufrui um dia de "costura permaculógica" por ensinar a viver de trocas, porque é o sonho da minha mestra! "E o que é costura permaculógica?" - perguntam vocês. "E perguntam muito bem" - diria eu!

Pois bem, a costura permaculógica tem 4 príncipios: reutilizar, reciclar, restaurar, reduzir (ver mais em hhttps://www.facebook.com/groups/421928531190531/?fref=ts) E foi isso que hoje fiz. Peguei em 2 saias que não usava e 1 camisola que não me se servia e fiz uma belicíssima túnica, que é mesmo a minha cara! Apesar de ser vermelha (não tinha roupa azul para reutilizar, né?) Bem, a dizer a verdade eu só descozi, alinhavei e decorei... porque a minha mestra fez todo o outro trabalho!

Durante a aula de costuma permaculógica, ainda tive um tempinho para aprender a costurar numa mini-máquina de costura que a minha mãe me tinha dado há uns tempos e é mesmo a minha cara!!! Quando eu era pequena podia ter aprendido costura e tal, mas não tinha "jeiteira" nenhuma e a verdade é que as vezes que tentei, parti montes de agulhas! Mas hoje,  enchi-me de coragem e como não tive medo da mini-máquina e da mini-agulha lá fui eu!

Em troca desta nova/velha túnica, a minha mestra pediu-me que eu a ensinasse a viver de trocas, pois é o sonho dela! E a bem dizer, como isto é a minha vida, é uma troca que tenho todo o prazer em fazer, né???

A minha mestra também me contou que aprendeu a costura, quase em jeito de troca, pois teve aulas através de um grupo de mulheres, que a nível informal, pediram um espaço à Junta de Freguesia de S. José em troca de darem cursos aos habitantes da freguesia e fazerem pequenos trabalhos de forma gratuita ou mais económica. E isto foi há 3 anos... estão a ver como elas eram umas visionárias!?!!? :)

Por outro lado, ainda jantei na casa dela, umas pataniscas de bacalhau, que não comia há séculos e à troca lavei a loiça... Também recebi sorrisos... e muita conversa, muitos sonhos belivadores e muitas gargalhadas... A maioria do tempo estivémos as duas a pensar como seria fantástico viver de trocas e a sonhar com esses tempos que temos tanta urgência de viver!!!

E pronto... o meu dia foi assim! :) Duas belivadoras sonhadoras... já com asas, prontas a saltar no seu belivanço!!! * http://www.youtube.com/watch?v=2Z4W_hUWgOc


sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mas afinal, o que é o Sexo Tântrico?

Alguns dos yoguis, já que 18 não cabiam na foto... lolol... 
Hoje foi o meu último dia no Ashram e aquele que foi mais ocupado. De manhã dei uma entrevista que vai ser publicada no site da Escola sobre a minha experiência por aqui, sobre mim e sobre o meu projecto, mas tudo do ponto de vista espiritual. Pois é verdade, não se pode desassociar as várias componentes e dividi-las em grupinhos: mente para um lado, corpo para outro, espiritual para outro... E no caso do meu projecto, apesar de ter muito de económico e ecológico, como já disse aqui uma vez, tem uma componente espiritual, que eu lhe chamo os 3 E's! :) E esta talvez seja a entrevista onde falei mais de mim do ponto de vista pessoal e espiritual, apesar de ser uma novata nestas coisas! :) Foi uma boa entrevista, sim senhores! Gostei muito! 

Depois da entrevista, tive direito a uma aula (teórica), que lhe chamaria mais conversa informal, acerca do que é afinal o Sexo Tântrico! Ora bem... desde que estou aqui, que as pessoas no facebook e os meus amigos me perguntam: "Epah, mas afinal o que é o sexo tântrico? Já viste? Já experimentaste? Podes fazer-nos um desenho, pelo menos?" Pois bem, para vossa informação neste Ashram não há sexo tântrico! Ah pois é! Não há! Porque o que me disseram (e eu belivo) é que Ashram que é Ashram ainda por cima, em Yoga e Tantra, não tem sexo tântrico e sim, AMOR tântrico! E é assim... a modos que muito diferente! :) Para começar, e talvez seja este o ponto mais importante da "coisa", só há amor tântrico, se se amar uma pessoa! Por isso, o sexo isolado, está à partida fora de contexto. E pelo que percebi (na aula teórica, claro está), o amor tântrico é a união de duas pessoas que se amam e que juntas, utilizam a energia sexual para se ligarem ao divino. E se isto vos pode parecer esquisito ou difícil de entender, porque associamos sempre a parte sexual ao carnal e tal, eu explico, com uma simples frase que também me explicaram a mim: "Ter um filho, da união do homem e da mulher, não é das coisas mais sexuais e divinas? Há algo mais divino do que dar à luz (e o próprio termo, dar à luz, me parece interessante, agora que estou a pensar nisto)?" Pois bem, então, o amor tântrico é apenas e "só" isso. Essa união, em ligação com o divino! Claro que precisava de mais umas aulitas para perceber tudo (pelo menos na teoria), mas o meu último dia foi hoje e por isso, por agora não sei muito mais... Mas se quiserem saber mais é só ir ao site da Natha e assistir a uma aulita de Tantra, né?

Da parte da tarde, fui distribuir folhetos aqui da escola, às pessoas da rua e também nos carros estacionados... pelas minhas contas, por alto, distribuí mais de 1000, será que foram 1111? Lol... O que é certo é que fui à Praça de Espanha, ao Marquês, ao Saldanha tudo pelo meu belo pé! E pelas minhas contas e do mapa google, andei nada mais nada menos do que 7,3 kms! Bem... acreditam que nem dei pelo tempo passar?! Bem, eu não dei, mas os meus pézinhos deram... quando cheguei ao Saldanha já não aguentava mais os chinelos que tinha levado para caminhar. E como eram os chinelos que me faziam doer os pés, decidi descalçar-me e vir descalcinha do Saldanha até à escola! E foi tão bommmmmmmmmm! Já uma vez tinha experimentado isto, em plena cidade... claro que no campo é mais fácil e o chão mais confortável, mas na cidade dá assim uma sensação de liberdade interior. Felizmente poucas pessoas repararam que eu andava descalça, mas as que repararam, olhavam espantadas e sorriam... e julgo, que as que viram o panfleto da escola de Yoga, devem ter pensado que eu andava a cumprir alguma "promessa" ou que era um ritual estranho!... Eu não me importei com nada disso... e desfrutei ao máximo a minha caminhada, especialmente a pisar as folhas de Outono. Eu sempre adorei pisar as folhas de Outono (mas com sapatos, claro está), mas digo-vos que descalça é uma sensação divinal!!! Adorei!

Voltei ao Ashram, com algumas dores de pés, é certo, mas satisfeita com o meu Karma Yoga de hoje. Depois, ainda tive a minha tarefa de hoje no Ashram, que era limpar o pó da recepção e do escritório e por fim, deliciei-me com o belo jantar que prepararam com muito caril, como eu gosto!

Ainda pelo meio, maquilhei duas Shaktis, pois, maquilhagem é/era uma das minhas perdições. Elas ficaram muito lindas... bem, elas são lindas, mas pronto! E nada de se espantarem, como é que as Shaktis usam maquilhagens... nem parece coisa de Yogui, né? Ora pois bem, aqui Shakti que é Shakti é uma deusa, super feminina e atraente, por isso, a maquilhagem obviamente que é uma coisa mais do que permitida! :)

... vou ter saudades Ashram, especialmente de pequenos pormenores:

. os Vira's a cozinhar todos juntos com um cheirinho a especiarias no ar
. comida cheirosa com canela
. muito amor no ar
. meditação Shambhala em conjunto e a minha sensação da cabeça a levitar
. torradas de brôa de milho com Manjericão ou Ervas de provence às tantas da madrugada
. estar perto de tudo a pé... ir ao Rossio a pé
. biblioteca com os livros mais interessantes que vi... e não li nenhum!
. o meu quarto azul
. bebida kobumaki
. chá de pétalas de rosa
. gente que olha nos olhos e vê
. fotocópias das aulas de yoga e tantra a explicar na teoria o que se sente na prática
. andar descalça pela casa
. ser tratada como uma deusa

... é assim a vida de Yogui Tantra! Um must, não?

E pronto, para acabar um vídeo a combinar com o título do post de hoje, com muitas bolinhas azuis!... Aqui vai uma escolha minha, ok?
http://www.youtube.com/watch?v=QkQ9k603ekg

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mundos "inparte"

Se imaginam que os membros da comunidade onde eu estou, andam com uns panos à volta do corpo (peço desculpa mas não sei o nome técnico da vestimenta), são carecas, não comem, não riem, não brincam, não trabalham e só meditam o dia todo... estão muito enganados! Os yoguis aqui da Natha são pessoas "normais"... se é que hoje em dia alguém pode dizer que a "normalidade" existe. O que eu quero dizer é que há vida (também) fora do Ashram. Uns são engenheiros, outros actores, outros formadores, outros estudantes, outros designers... aqui a variedade é uma benção! Claro que também há pessoas que não "vivem" no mundo lá fora e que a sua vida é uma "doação" ao Ashram, mas a grande maioria, além de ser um yogui tântrico, também tem uma vida citadina! E isso é muito interessante! Interessante ver, como cada vez mais, pessoas diferentes, de estilos diferentes, idades diferentes e áreas diferentes se interessam cada vez mais pela espiritualidade e pela evolução da consciência humana!

Uma das coisas que verifiquei quando cheguei, é que sou das mais velhas a viver aqui... e isso, se por um lado foi uma novidade, foi também uma boa surpresa, porque faz-me pensar que o mundo está mesmo a mudar... que a consciência para a vida espiritual é cada vez mais um despertar em todas as pessoas de todas as idades e feitios... e isso é bom... muito bom!

Nunca fui muito "virada" para a espiritualidade, apesar de ter tido um percurso "espiritual" na minha vida (percurso católico, catequista durante 2 anos, "membra" de um grupo da igreja que fazia teatro e actividades para ajudar os pobres da região), o que é certo é que cada vez mais, percebo que não há uma religião certa... ou "a" religião... aliás, só o nome indica "Religião: religar..." e se quer dizer religar, quer dizer que estava desligado ou "desreligado"... né? Quantas mais comunidades tenho tido, mais percebo que andamos todos a caminhar para o mesmo... contudo, o nome que damos das coisas é diferente... chamem-lhe cultura, tradição ou ego... o que é certo é que todos andam à procura do mesmo... Ou como hoje ouvi os Vira's dizer "andamos à procura do segredo, que anda por aí, para nos ligarmos à ressonância". E é isso! Andamos todos à procura do segredo... mas qual segredo? Eu diria que é o segredo da magia, da felicidade, da imortalidade, da união, da paz, da perfeição, da sintonia, da sincronicidade, da tal ressonância, do divino, do uno, do amor!... Acredito também que cada um de nós tem um bocadinho desse segredo... acredito que cada um de nós pode através da "religação" se "religar" ao outro... ou ao divino... a Deus... ou a Shiva... o que quiserem chamar... E quando nos religarmos... mas nos religarmos na perfeição, no local perfeito, de forma perfeita, tudo será mágico!

Um dia assisti a um exercício de PNL (Programação Neuro-Linguística) e nunca mais me esqueci dele... acho que ainda não partilhei esta história no meu blog, por isso, cá vai!

Éramos mais de cem pessoas num espaço exterior enorme. O orientador pediu-nos que olhássemos à nossa volta e escolhêssemos 2 pessoas. Ao as escolhermos, teríamos de nos colocarmos numa posição em que nós e essas 2 pessoas formassem um triângulo equilátero. Mal ele disse isso, as cento e tal pessoas começaram a deslocar-se para ficarem alinhadas em triângulo equilátero com as suas duas pessoas escolhidas. Mas claro que, ao eu andar, os outros também andam e como ninguém sabia quem eram as pessoas escolhidas por cada um, estivemos a andar e a tentar o tal triângulo, mais de meia hora! Durante o processo, pensei: "Isto nunca vai acabar, nunca vamos conseguir ficar perfeitos na posição pretendida, porque cada mudança de posição mexe com as posições de todo o grupo." Passado mais de meia hora, certamente quase 1 hora, estávamos todos imóveis, porque todos tínhamos conseguido estar em posição de triângulo equilátero com as 2 pessoas escolhidas! Sorri... e fiquei com a lágrima no olho no final deste exercício. Foi um sentimento muito forte! E a partir daí, este exercício acompanha-me sempre... sempre que penso que o mundo não tem solução! Porque a verdade... é que o mundo, está a encontrar a solução... está a passar a zona do Triângulo das Bermudas para em breve ficar no Triângulo Equilátero e perfeito onde cada um de nós, estará na posição perfeita, em sintonia perfeita, na missão perfeita, para que o mundo fique imóvel (que poderá querer dizer sustentável) e com sucesso! Feliz! Talvez seja difícil... sim, é verdade! Não foi fácil mais de cem pessoas ficarem imóveis neste exercício... mas o facto, é que não foi impossível! Foi real... e o mundo também é real! E também é possível!

Esta comunidade, mostrou-me que um "pedaço de céu" (na Terra) é possível. Que é possível, termos uma vida (lá) fora e encontrarmos o nosso propósito interior, cá dentro, sem precisarmos de ter vestes apropriadas, cabelo rapado, meditações o dia todo, poucas brincadeiras, jejum... É possível, termos o melhor dos dois mundos, porque afinal, o nosso mundo é o melhor! E nós somos o melhor para o mundo... só temos de encontrar a nossa posição correcta... e já agora, os 2 compinchas (ou mais) do nosso triângulo equilátero.

Deixo-vos um link que me aconselharam aqui a ver... ainda não tive tempo, mas partilho já convosco... o nome é sugestivo e adequa-se ao post de hoje: Universos paralelos! http://www.youtube.com/watch?v=2PqEi4bFcmM

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Karma Diário

Ora bem... toda a gente já ouviu falar pelo menos uma vez na vida, no "Karma"! Geralmente, associamos o Karma a uma coisa má que fizemos no passado e por isso, estamos a "pagá-lo" no presente. Aqui, a primeira vez que ouvi falar do Karma, foi na expressão Karma-Yoga, que tem dois significados... uma técnica de Yoga e por outro lado, as nossas tarefas diárias como "yogui" (ou seja, o praticante de Yoga). 

E é disso que vou falar... sobre o meu Karma diário, ou seja, traduzido em miúdos "O meu dia-a-dia nesta comunidade". E é mais ou menos isto:

10h/10h30 - Acordar (aqui acordo um bocadinho tarde, mas já explico porquê)
11h - Tomar o pequeno-almoço: eu costumo comer umas torraditas com manteiga ou azeite e uma ervitas por cima, tipo manjericão ou "ervas de provence" e um copo de leite. A maior parte das pessoas que vive aqui é ovo-lacteo-vegetariano, mas há outras vegan também! Aqui optei por ser ovo-lacteo-vegetariana, ou seja, vegetariana, mas a comer ovos e produtos lácteos (leite, queijo...).
11h30 - 1 hora de meditação em silêncio. Bem, a bem dizer, se fosse para fazer as coisas certinho direitinho, a ideia era mesmo fazer 2 horas diárias de Ha-Tha Yoga, mas como eu sou uma leiga no Yoga e como não sei fazer exercícios sozinha, tento sempre que possível pelo menos estar 2 horas diárias em meditação do silêncio, como aprendi no Awakened Life Project. Assim, faço 1 hora de manhã e outra mais à tardinha.
12h30 - Algum tarefa que foi destinada a mim, geralmente na área das limpezas, uma vez, que como já vos disse a escola abriu um outro espaço neste prédio e é necessária alguma manutenção inicial
13h30 - Almoço
14h30 - Tarefa da tarde
15h - Meditação colectiva (apenas uma vez por dia)
18h30 - Mais 1 hora de meditação em silêncio
19h30 - Alguma aula que possa assistir do primeiro nível (Yoga ou Tantra)
21h30 - Jantar (Hoje foi maravilhoso: puré de batata, lentilhas e uma fantástica abóbora no wook com canela e pimenta........... ui...)
24h - Meditação colectiva (apenas uma vez por dia, ou às 15h ou às 24h)
01h - Escrever no meu blog, ver emails, etc etc...
02h/03h - Deitar

A vida aqui no Ashrum começa mais à tarde... bem, não é assim tão linear, mas como as aulas são da parte da tarde é natural que a dinâmica ocorra mais da parte da tarde, quando os alunos começam a chegar e quando as várias pessoas da comunidade chegam do trabalho... Assim, o deitar é sempre mais tarde, pelo que o acordar é também mais tarde. 

As minhas tarefas são sobretudo tarefas de limpeza, pois como vos disse há um novo espaço para cuidar e é isso que tenho feito: tarefas domésticas! Mas hoje aprendi uma coisa muito interessante na vida desta comunidade: todos têm tarefas definidas, o chamado Karma Yoga, que são distribuídas mensalmente, para que todos, Vira's ou Shakti's, desempenhem um papel e uma função, que contribua para a comunidade. Mas a ideia, não é contribuírem por si só, é muito mais que isso. Cada karma yoga é uma entrega ao divino do trabalho realizado, como se cada um de nós, fosse colocado dispor do Universo/Divino para que, canalizados, possamos realizar algo para o bem comum, do Universo. É diferente de um trabalho de voluntariado, em que estamos disponíveis x horas por dia, nas tarefas que nos agradam... Aqui não é isso! Karma Yoga é como uma missão, um estar sempre pronto às solicitações do Divino, sem hora marcada, sem escolha da nossa parte, apenas e só porque estamos a fazer em prole de um todo, que é o Universo, como pequenas partes que também nós somos, como pertença do Divino. 

Não sei se me fiz explicar muito bem... mas acho que percebi esta diferenciação. E às vezes, no meu projecto, sinto-me um bocado assim... Além de precisar de comer e dormir em algum sítio, dia-a-dia vou fazendo as tarefas (karma yoga's) que se vão apresentando à minha frente, sem escolha, sem diferenciação, da forma melhor que sei fazer, em prole de algo que não é para mim. Outro dia, estava a pensar, que se eu tivesse de ter um nome, dentro desta nomenclatura que é o meu trabalho, a palavra mais apropriada talvez fosse Missionária, agora acho que poderia ser Karma-Yoga, apesar dos meus conhecimentos de Yoga serem mesmo pouquinhos. Mas revi-me na explicação que um dos membros da comunidade, me deu face ao Karma Yoga! Gostei muito! Esta vontade de trabalhar sempre com um sorriso no rosto, sem saber o que se faz hoje, amanhã ou daqui a pouco, com a intenção de que o que fazemos é para um bem comum e que não é especificamente para mim ou para meu proveito, é uma sensação muito boa! Uma sensação que sem dúvida, está cada vez mais presente na minha vida... e com intenção de que seja uma constante! Só não sei ainda como... Mas a vontade e a predisposição começa a surgir dentro de mim e isso... isso, já é um começo! Ou será Karma?! :)

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Caloira no Tantra

O dia hoje dividiu-se em 2 partes: limpar e tantrar! Eu explico! Aqui a escola tem vindo a  aumentar o número de alunos nas aulas de Yoga e Tantra e assim sendo, neste momento, a escola, tem 2 pisos, o 3.º e o 7.º! O 3.º piso que é o mais antigo, é onde eu estou a viver e o 7.º foi hoje estreado com a aula de Tantra, que eu presenciei. 

A minha primeira parte do dia, foi fazer as limpezas das salas de Yoga e Tantra, para se "inaugurar" com a aula de Tantra da parte da noite. E foi essa a minha função! Mais propriamente, a minha troca do dia! :)

A segunda parte do dia, foi a minha primeira aula de Tantra! Ora bem, ao pesquisar Tantra na internet, se forem à parte das imagens do Google talvez vos apareçam imagens bem diferentes das que coloquei aqui no post, mas como sabem, sendo o meu blog público e familiar, julgo que estas que escolhi, são bem mais acertadas! Ehehehe... Por outro lado, se pensam que Tantra é só o assunto relacionado com as imagens que vos deu na pesquisa do google, estão muito enganados, porque não é (só) nada disso! Ora bem, Tantra, como já vos disse por aqui, tem o seguinte significado "Tan" significa expansão e "Tra" libertação." "a prática tem por objectivo o desenvolvimento integral do ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual." "Baseado quase inteiramente no culto de Shiva e Shakti, o tantra visualiza o Brahman definitivo como Param Shiva, manifesto através da união de Shiva (a força ativa, masculina, de Shiva) e Shakti (a força passiva, feminina, de sua esposa" (como podem ver na foto do post de hoje: Shiva e Shakti)

Gostei muito da foto de Shiva que encontrei... digam-me lá se Shiva não é verdadeiramente belivador? É azul, tem o significado de transformador, é benevolente e traz toda a alegria! Claro que é belivador! :) À parte este comentário, desde que vi o Avatar, digo muitas vezes, que acredito que um dia vamos viver todos como se fossemos Avatares, e é engraçado, que aqui na escola encontrei um cartaz com um Avatar... e os Avatares também são azuis, e querem dizer "Aqueles que descendem de Deus". Fiquei a pensar naquilo. Azul... avatar... belivadores... pois é, os belivadores também descendem de Deus, eles acreditam que o mundo pode ser azul, com mais partilha, confiança e altruísmo, com felicidade, alegria e liberdade! Não é por isso que belivamos dia-a-dia?

Mas pronto, resumindo e baralhando... a minha aula de Tantra, sendo pertencente ao nível 1, falou-se de um tema muito interessante: a importância da Atenção! Mais uma vez, parecia que a aula tinha sido escolhida para mim! LooooL... Coisas da sincronicidade, claro está! Perfeitas! Depois, fizemos alguns exercícios que trabalharam a atenção e o foco dos chakras: Sahasrara (côroa), Ajña (frontal) e Visuddha (laríngeo)... (a dizer estes nomes assim pareço uma "profissional da coisa", hém? ehehhe... espero não me ter enganado em nenhum...) E mais uma vez vos digo, os chakras não são uma coisa nada subjectiva, hém? Eles existem mesmo.......... Eu senti! O Tantra é assim, faz-nos sentir! :)

Para saber mais é só ver o vídeo... http://www.youtube.com/watch?v=YbIv6LbA_Ms E para saber AINDA mais é só virem às aulas de Tantra! :)

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Aparigraha e Saucha

Posso dizer que hoje, o acontecimento mais marcante da minha estadia por esta comunidade foi a minha participação na aula de Yoga, na sala lilás! A aula que participei foi de Hatha Yoga, que ao pesquisar no google me diz que a palavra HATHA significa ""ha" (sol) e "tha" (lua), cujo significado é atribuído à busca do equilíbrio das forças solar e lunar, masculina e feminina como objectivo final dessa prática." (Ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Hata-ioga)

Da minha experiência durante esta minha primeira aula de Hatha Yoga, posso dizer que, comparativamente com outras aulas de Yoga que já tive noutros sítios, esta foi realmente muito interessante! Além de ter uma parte prática e depois uma parte teórica, onde são explicadas ao pormenor diversas técnicas e alguns conceitos de yoga, teve um pormenor muito interessante que fez sem dúvida, ter sensações completamente diferentes das outras vezes que pratiquei yoga, apenas e só por nos ter sido explicado o FOCO! Ora bem, o foco é aquilo que durante a prática de uma posição nos devemos manter ligados, para que dessa forma, possamos sentir as diversas sensações ou experiências que aquela postura trabalha. E por isso, esta foi a minha primeira aula, onde realmente pude perceber os chakras que estavam a ser trabalhados. 

Ora, uma pessoa já sabe que os chakras existem, que são pontos de energia e tal... e se toda a gente fala neles é porque devem mesmo existir apesar de nunca os vermos. Agora imaginem, que através de uma prática de yoga, com o dito foco, conseguem mesmo senti-los?! Fantástico, né? Bem... para quem não sabe o que são os chakras aqui vai uma breve explicação: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chacra

E tenho-vos a dizer, que com algumas posturas durante esta aula de 1 hora e meia, senti alguns dos meus chakras a ficarem mesmo activados, por isso, se é que eu tivesse dúvidas, a verdade é que eles existem mesmo! :) 

Além desta parte da aula ser interessante, a segunda parte, apesar de ser a parte teórica, ainda mais interessante foi e parecia mesmo que tinha sido preparada para mim. Falou-se nada mais nada menos do que: Aparigraha e Saucha! Claro que estão mesmo a ver o que é, né? Simples... ora pensem lá um bocadinho!!!... Eu dou um tempinho................................... Já está?.......................

E agora?..................... eheheehe... 

Ah, ok! Boa, adivinharam! Pois é, Aparigraha (que nem sei muito bem pronunciar) quer dizer "não amontoar/ não acumular / não ter possessividade / ter modéstia" sendo que Saucha quer dizer "limpeza e purificação".

E que têm estes nomes, aparentemente "esquisitos" a ver comigo e com a minha bela vidinha!?! Neste momento? TUDO! Eu explico! Aparigraha é nada mais nada menos do que percebermos que não somos dependentes das coisas/pessoas/situações. Por exemplo, só devemos ter um objecto se lhe dermos uso, se for útil para alguma coisa, por isso, não devemos ter objectos só para acumular ou pensar que um dia vamos precisar deles, por isso, é melhor eles estarem lá por casa a amontoar ou pura e simplesmente para dizermos que os temos. Assim, desta forma, se um dia perdermos uma determinada coisa, não nos vamos sentir descontentes pela falta ou perda dessa mesma coisa. Achei muito interessante algumas frases, do documento que nos foi facultado sobre este assunto, que passo a transcrever: "Muitos daqueles que começam a praticar yoga descobrem que o quer que realmente precisem é-lhes dado exactamente quando precisam." "O ser humano tem tendência para acumular infinitamente bens materiais..." "O homem mais rico é aquele que é pobre em desejos." "A chave é ter controlo sobre os objectos e não os permitir controlarem-nos pelo desejo que nos despertem."

... fiquei a pensar nisto! Fiquei a pensar como esta aula teórica tinha sido feita mesmo à minha medida. Eu, que cada vez mais aceito Aparigraha na minha vida, quando me liberto de objectos à minha volta. Percebi contudo, que Aparigraha não é só libertar-me de objectos, mas também de pessoas e situações... e aí... oh aí, preciso de muita prática de yoga! :)

http://www.youtube.com/watch?v=HfPaAD6Incs


sábado, 29 de setembro de 2012

Comunidade 11 - Natha: Escola de Yoga e Tantra

Quase na recta final do meu projecto, cheguei hoje, (depois de ter ido à feira de trocas de Lisboa) ao meu próximo destino, nestas andanças das comunidades, Natha: Escola de Yoga e Tantra que se situa em Lisboa, pertinho do El Corte Inglês. A Natha faz parte de uma rede internacional de escolas espirituais e de Atman (Federação Internacional de Yoga e Meditação), que se dedica ao ensino do Yoga antigo, meditação e Tantra. (Ver mais em http://www.academiadeyoga.pt/web/inicio.html e https://www.facebook.com/NathaPortugal?fref=ts)

Eu já fiz Yoga algumas vezes e até diferentes tipologias de Yoga, mas para vos dizer a verdade não sei as que fiz. Pela pesquisa que fiz na internet há 40 tipos de Yoga (ver mais em http://yogaequalidadedevida.wordpress.com/2009/03/16/40-tipos-de-yoga/), por isso, para uma leiga como eu, é difícil perceber que tipo de Yoga já experimentei! :) 

Yoga quer dizer "união" (ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ioga), união do corpo e da mente! Já Tantra, dividindo o "Tan" que significa "expansão" e o "Tra" que significa "libertação", significa o desenvolvimento integral do ser humano na perspectiva física, mental e espiritual. (ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tantra)

E cá estou eu, nesta minha última comunidade, que apesar de ser no centro de Lisboa, define-se como um Ashram, ou seja, "comunidade formada intencionalmente com o intuito de promover a evolução espiritual dos seus membros, frequentemente orientado por um místico ou líder religioso." (ver mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Tantra)

Desculpem a quantidade de links, mas nem todos os termos sei explicar por palavras minhas, porque são muitas definições e ainda por cima, com nomenclatura estrangeira... é mais difícil! Mas vou tentar sempre que possível, explicar o melhor que souber.

Cheguei num dia muito interessante, porque hoje, ao final do dia houve duas actividades: meditação em espiral yang e uma palestra sobre 2012, dada pelo Fundador da Escola Natha em Portugal, Swami Mahalayananda.  A meditação em espiral yang é "uma meditação única, onde as pessoas estão de pé numa formação em espiral organizada de acordo com os signos astrológicos. Para apoiar a meditação, pode ser apresentada música dinâmica e a meditação dura cerca de meia hora." E para mim, foi mesmo único. Já tinha feito várias meditações grupais em várias comunidades onde estive e até mesmo noutros encontros onde fui convidada, mas nunca tinha feito nenhuma em espiral, de mãos dadas... Foi muito bom! Senti uma energia muito grande a correr-me pelas mãos e houve até momentos que senti estar a mover-me sem minha intenção corporal, como se fosse apenas e só a força do grupo.

A palestra de 2012 foi muito interessante, também! Falou-se das "previsões" do calendário Maya e de outros tipos de previsões que marcam este ano, como um ano, de possibilidade de mudança e de transição para outros tempos. Não considerados como "fim do mundo", no sentido do fim do mundo, mas sim um "fim do mundo", com possibilidade de nascimento de uma nova era e de um novo mundo, ainda desconhecido de todos, mas à porta para entrar!

O meu projecto acaba no dia "D", o tal dia do calendário Maya, dia 21 de Dezembro, que é visto como o fim do mundo, ou pelo menos o fim "deste" mundo! Para mim, certamente que vai ser o fim do meu mundo de um projecto, que tem a duração de 1 ano, 11 dias, 11 horas e 1 minuto, com 1111€ e muitas trocas... Depois... depois de finalizar às 22h01 (ou seja, 10h01 p.m.) logo verei qual será o meu próximo "novo mundo"!

Mais algumas explicações sobre a Escola de Natha, onde comecei a viver hoje! http://www.youtube.com/watch?v=HEL-kGQSBKk

domingo, 23 de setembro de 2012

Um dia inteirinho à troca

Hoje foi o dia do Trocarte, um dia inteiro à troca com actividades e workshops! E foi ver gente a entrar, na Chill Out Art House! Chegámos às 40 pessoas! Foi lindo, ver gente a chegar, a sair, crianças a pular e a rir, pessoas desconhecidas entre si (bem, para mim eram quase todas desconhecidas), todas a colaborar com comida ou com objectos (como por exemplo, um vaso que precisávamos muito para a varanda) ou pura e simplesmente com a partilha de saberes. 

Foi muito interessante, porque a troca não foi directa, do género: "Eu faço-te isto se tu me fizeres aquilo." Nada disso. Cada um contribuiu com o que tinha de melhor, para o todo, para a comunidade! Julgo que num futuro é isso que acontecerá, em vez de troca directa, acredito num mundo em que cada um dá o que tiver de melhor para o todo, para a comunidade, para o mundo, porque sabe que está a contribuir para si também!

O dia foi animado! Eu fiz imensas coisas, tais como: Yoga, aula de cozinha vegetariana, workshop de desenho de retrato, leitura das mãos, tarôt terapêutico, reflexologia podal e ainda participei na palestra de Tantra: Amor e relacionamentos, que foi muitooooo interessante! Ainda fizeram a minha caricatura e eu ainda aprendi a fazer banda desenhada! O dia foi intenso! Muita gente sempre a chegar e a trocar... desde as 10h da manhã até à 1h da manhã! Conversas, sorrisos, muita música, muito amor no ar... um ambiente do mais saudável que possam imaginar! 

À noite, fui para a cozinha, pôr em prática os meus dotes culinários, mas mais do que isso, as aprendizagens que tenho vindo a fazer nas várias comunidades, no que toca à comida vegetariana e ao reciclar comida! E assim foi, eu mais umas 5 pessoas, arregaçámos as mangas na cozinha e  fizemos as seguintes iguarias: esparguete com molho de legumes e tomate, hambúrgueres de arroz integral e grão, salada em mix com molho de caril e tortellini de espinafres e queijo! Ouviu-se dizer que estava maravilhoso e eu também achei! Trabalhar em equipa foi muito bom... e me desafiar a fazer comida, ainda por cima vegetariana, para tanta gente, foi melhor ainda! E muito divertido!... e o que eu me ri!

Sabem, quando vemos na televisão, em alguns filmes (estou a lembrar-me por exemplo, da cena da Acção de Graças do filme Comer, orar e amar...) cenas de jantares, com muita gente a sorrir, muitas nacionalidades diferentes, pratos a passar de um lado para o outro, gente levantada a servir o vinho, música de fundo animada e muita alegria?!!? Sempre sonhei em estar em jantares assim... Jantares multi-culturais, descontraídos, cheios de gente diferente e divertida!... Pois, assim foi o nosso jantar! Eu senti-me num filme mesmo!

É este o sentimento que acredito... mesmo este! De união, partilha e de fazer o bem para o todo! Ali ninguém queria saber quem era quem, o que fazia, como se chamava, a idade, a religião... nada de nada... ali, apenas se estava! Ali, escutou-se, cantou-se, sorriu-se, viveu-se e acreditou-se num mundo melhor! Um mundo cheio de trocas... trocas de amor para todos, com todos e ao mesmo tempo!

Foi fantásticoooooooooooooooooooooooooooo!

E agora uma musiquinha, dedicada à nossa Elis e ao nosso Tom, que animaram musicalmente o Trocarte: http://www.youtube.com/watch?v=srfP2JlH6ls&feature=related

sábado, 22 de setembro de 2012

Sinto-me uma lagarta violeta pertencente ao seu habitat

Ultimando os preparativos para o Trocarte de amanhã, hoje mais uma vez, o dia foi longo! Mas hoje foi um longo diferente: decorar a casa! Foi por isso, dedicado a fazer desenhos, pinturas, decoração, criatividade e imaginação!

Fez-se o mural das partilhas, o mural dos anúncios, o mural das actividades de Lisboa, o mural do Chill Out Art House, a identificação dos quartos, os avisos da casa, a decoração da porta da casa-de-banho, a organização dos livros com a actividade do Bookcrossing e o mural das fotografias. 

E é disso que vou falar! Por exemplo, como podem ver na foto, um dos bonecos avisa que a casa tem uma "caixa de trocas", onde podemos colocar o que quisermos, por forma a trocar por outra coisa que gostemos ou precisemos. A nível das portas dos quartos, colocou-se uma paleta de pintar com nomes de cores e animais. Ora vejamos, temos os seguintes quartos: The blounde fish (o peixe loiro), The violet lizard (a lagarta violeta), The pink elephant (o elefante cor-de-rosa), The blue dragonfly (a libelinha azul). Eu estou na sala, que muitas vezes também servirá de quarto de couchsurfing e fiquei com a "Lagarta Violeta", que como podem ver na foto tem grandes parecenças comigo, nem que mais seja, porque adoro lilás e ela também tem umas tonalidades azuis! A galeria também tem nome, chama-se: "A quarta quarta-feira", porque na quarta-feira da quarta semana do mês vai sempre haver um novo pintor a expor na galeria!

A Chill Out Art House, hoje também se inscreveu no Bookcrossing. O Bookcrossing (ver mais em http://www.bookcrossing.com/) é um site internacional, como se de uma biblioteca mundial se tratasse, onde se colocam livros com o objectivo de serem trocados por outros, em várias partes do mundo. Cada livro tem um código, que é inscrito no site e o livro depois de lido deverá ser colocado num outro sítio para ser lido por outra pessoa. O local onde esses livros estão podem ser  em cafés, restaurantes, associações, entre outros locais, desde que se inscrevam no site. 

E pronto, muitas coisas se fizeram... e foram todas decididas entre os elementos da comunidade, primeiramente com os moradores efectivos, mas sempre que possível com os outros moradores, que de forma mais esporádica vivem na casa. Os nomes dos quartos, por exemplo, pediu-se as suas opiniões e na decoração, pediu-se, por exemplo, para colocarem um candeeiro no tecto. Quanto às outras tarefas, foram todas feitas em equipa... Uns pintaram, outros desenharam, outros fizeram o jantar, outros lavaram a loiça, outros deram ideias, outros............ bem, coisas simples, como por exemplo "Que tal colocar o quadro em forma de coração na entrada?", foi uma pergunta feita a todos... E todos concordaram que o coração deve estar na entrada, quando se entra... ou na saída quando se sai! :)

Eu às vezes esqueço-me que não moro aqui... esqueço-me que só fico cá até 2a feira, porque a verdade é que vivo este projecto, vivo esta casa como se fosse uma das moradoras ad eternum, como se realmente fosse um dos elementos da comunidade. Por exemplo, achei que uma planta ficava gira na entrada... e achava mesmo... nisto, lembrei-me que me ia embora para a semana e disse: "Bem, eu acho que a entrada fica bem com uma planta, mas eu não moro aqui... vocês é que sabem..." E é isso, estou tão envolvida com esta casa, que me esqueço... esqueço-me que para a semana volto para a minha casa, T1, dividida apenas só com mais uma pessoa, fora de Lisboa, com menos possibilidades de me deslocar, do que aqui... esqueço-me que só estou aqui por uma semana... e lembro-me que sem dúvida, começar a viver em comunidade, começa a fazer-me cada vez mais sentido (e falta), mesmo que seja num apartamento no centro da cidade... 

Hum... ai a minha cabeça... a minha mente... E por causa dela, deixo-vos uma música que ouvimos depois do jantar, enquanto um dos moradores lavava a loiça... aqui vai: http://www.youtube.com/watch?v=GrHl0wpagFc

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Hello Kitty com poesia!

Continuando nas limpezas e arrumações para o domingo de actividades à troca, hoje começou-se a fazer as pequenas decorações e remodelações na casa! A galeria de arte está quase pronta e é tempo de dar os últimos acabamentos no resto do apartamento! 

Hoje estivemos a decorar a casa-de-banho... bem, eu não decorei nada, limitei-me a abrir a garrafa de tinta, como podem ver na foto. A ideia foi aproveitar um tecido que havia na casa com desenhos da Hello Kitty e pintar umas imagens do estilo de pintura do dono da casa com um casal super divertido. Muito apropriado para a casa-de-banho, não acham?

Esta casa é super engraçada e muito criativa, como já vos tinha dito. Tudo se recupera. Faz-se mesas com duas gavetas e uma tábua de madeira, cinzeiros com latas de conservas, camas com caixas de banana, pinturas com papel de caixote, lençóis como cortinas das janelas... etc... etc... Aqui, o que está a dar é "criativar"! :) Acho muito interessante esta perspectiva de não comprar mobiliário e aproveitar o que há por aí. Além de ser muito mais giro e original, faz-nos dar bastante utilidade a coisas que nunca pensaríamos servir para aquele fim! E no fundo, no fundo... o objectivo é conseguido, não se gasta dinheiro nenhum e o espaço fica cheio de personalidade! Adorei... isto sim, é uma boa prática!

... À noite, um grupo pediu uma sala para fazer uma reunião, uma reunião sobre como "revolucionar" Portugal através da cultura. Em troca do espaço, um dos organizadores do grupo vai leccionar em breve, um workshop de escrita criativa. E como vêem qualquer pessoa poderá ter um espaço para reunião ou para algum evento, se como pagamento, trocar algum serviço ou produtos que a casa necessite. Workshops temáticos e ligados à arte, bem como, comida são coisas sempre bem-vindas! :)

A reunião foi muito interessante... começou com a reflexão do que é cultura... o que é cultura em Portugal... o que é Portugal?... o que são os portugueses?... E acabou a falar-se de AMOR e de ACTIVISMO ESPIRITUAL! :) Foi uma conversa muito dinâmica e........ maravilhosa! 

Leram-se textos... "O país do não" (ver mais em http://mestissagens.blogspot.pt/2012/06/o-pais-do-nao.html) e "O registo do suspiro" (ver mais em http://mourningbride.blogspot.pt/2012/09/registo-de-um-suspiro.html). E por fim, declamou-se poesia ao som da viola, num texto intitulado "À volta do poeta" (ver mais na pág. 41 de http://www.issuu.com/amealoucamente/docs/ha-lugar-para-cada-despertar). Pela noite dentro, cantou-se Tom Jobim ao som da viola... falou-se de fotografia, de pintura, de livros e também da história original da Cinderela, que afinal era chinesa, tinha um sapato verde e segundo consta, as irmãs eram lésbicas! Eehehehhe... (ver mais em http://cantocidadao.org.br/wordpress/2009/12/15/a-historia-de-ye-xian-a-cinderela-chinesa-original/, se bem que aqui não fala da cor do sapato ou da orientação sexual das irmãs... mas pelo que me contaram, apesar de não estar na net, há um livro que diz que isso sim, é a versão original da coisa!) Esta comunidade é assim... uma verdadeira caixinha de surpresas... :)

E para contrariar o "País do não", porque esta é a "Casa do Sim" aqui vai, "p'ra galera": http://www.youtube.com/watch?v=8WFb9vwWFMg