terça-feira, 31 de dezembro de 2013

E o meu 2013 foi assim...

Depois de um ano passado, há que fazer o ponto de situação da nossa vidinha!!! Assim destaco como momentos-chave deste ano, os seguintes 11 assuntos:
1. Vivi mais um ano, com trocas e talvez com menos de 1111€ (não fiz as contas, por isso não sei). Mas à partida nunca diria que conseguisse assim de forma tão rápida e fácil continuar com as trocas.
2. Claro que as trocas por mais um ano, foram possíveis devido a dois parceiros que mensalmente fazem trocas comigo e que sem dúvida, me deixam tranquilizada, no que diz respeito ao passe social de comboio (parceria com a CP) e alimentação (parceria com um supermercado biológico). Foi também super interessante fazer uma troca com o Leroy Merlin. Em troca de uma palestra inspiradora no Campus do Leroy Merlin 2013, recebi um vale de oferta, para comprar os cortinados para a cozinha e a corda do estendal, que tanto precisava. Bom também é, de vez em quando fazer trocas com uma empresa de células estaminais, onde faço de hospedeira de eventos e em troca, ganho vales de oferta de supermercados e livrarias. Assim é bem mais fácil viver à troca.
3. Artigo do Público On-line dia 01.01.2013, momento em que recebia mais de 100 emails (seriam 111?!) por dia, mais de 500 amigos por dia no facebook e mais do que 1111 pedidos de trocas, apenas e só porque saiu como primeira notícia do primeiro dia do ano, que uma mulher tinha conseguido viver com menos de 1000€... Pois bem, foi uma grande mudança! A partir daí, fiz trocas com uma empresa de maquilhagem londrina (Sleek), uma troca com o canal Biography Channel, conheci o Alfaiate Lisboeta, o Ricardo Diniz, o Alvim que me convidou para inúmeros programas e eventos (Prova Oral, É a vida, Alvim!, Portugal é Agora e rubrica no Metro). Foi sem dúvida um momento de viragem na minha vida! (ver mais em http://www.publico.pt/sociedade/noticia/ela-viveu-um-ano-com-mil-euros-e-muitas-trocas-1579121)
4. Outro pormenor engraçado deste ano de 2013, foi o facto da minha vida ter saído num artigo do Jornal de Negócios, jornal esse que nunca pensei que pudesse focar a minha de trocas como um negócio. Mas a ver bem as coisas, até é um negócio sim, contudo, um negócio que não usa dinheiro e é bem mais belivador! (ver mais em http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/weekend/detalhe/a_menina_das_trocas.html).
5. Muito bom também, foi o meu projecto ter sido seleccionado pela McCANN, no seu estudo de "Truth Central", como um dos projectos mais originais e criativos face à crise. Este estudo a nível europeu, leva o meu projecto como um dos que "diz a verdade e toda a verdade" relativamente à crise por que passamos. Em troca desta minha entrevista, ainda obtive um serviço da parte deles... mas por enquanto ainda está "no segredo dos deuses". (ver mais em http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO303191.html)
6. Sem dúvida, outra coisa muito boa e muito emocionante que me aconteceu, foi ter terminado a edição do meu livro e ter conseguido 11 artistas que desenhassem capítulos diferentes. Cada desenho que eu recebia, ficava cada vez mais contente e sensibilizada e foi sem dúvida um momento alto neste ano. Este desenho que aparece no post é dos fantásticos Live Sketching, que colaboram em todos os Ignite de Lisboa e que eu sempre adorei. (ver mais em https://www.facebook.com/livesketching?fref=ts). Se quiserem ver todos os desenhos, é só clicar no álbum que fiz, em: https://www.facebook.com/andrezuska.salgueirix/media_set?set=a.569625676439844.1073741826.100001772507755&type=3
7. Abertura da primeira loja de trocas, em Coimbra, no Business Center da Torre Arnado. Depois da experiência na Lxfactory, durante 11 dias, lá foi o Believe rumo a Coimbra para abrir a primeira loja, como se de um franchising se tratasse. :) (ver mais em https://www.facebook.com/photo.php?v=498420896893656&set=vb.100001772507755&type=3&theater).
8. Projecto ainda mais abençoado foi aprovado pela Câmara de Torres Vedras, com o projecto da casa de trocas, Be Kyosk. Uma casa que no futuro, terá tudo à troca: alojamento, refeições, loja, galeria, espaço de eventos, oficina e cozinha comunitária. (ver mais em https://www.facebook.com/CasaTrocasTorresVedras?fref=ts) Bom, bom foi a equipa torrense que lá se arranjou e os amigos que fiz!
9. Parceria com a Rede Barter. A Rede Barter é a primeira empresa portuguesa a dedicar-se ao mercado das permutas multilaterais entre empresas e por isso, achei que seria super interessante, eu, enquanto Andresa fazer uma parceria e em troca de angariação de clientes, conseguir para mim, uns créditozinhos para fazer algumas trocas, tais como, dentista, nutricionista, veterinário, etc etc. Nesta área é sempre mais difícil conseguir trocas. Assim sendo, se angariar clientes para a Rede Barter, a minha comissão não será em dinheiro, mas sim, créditos para fazer as trocas que necessitar diariamente. Toca a se inscreverem na Rede Barter aqui: http://www.redebarter.com?ap_id=asalgueiro
10. Troca com um dentista! Pois bem, fiz milhares de trocas este ano, mas destaco esta, pois nesta área, é realmente muito difícil conseguir angariar trocas. Deparei-me com a necessidade de arrancar o meu "único" dente do siso (agora é que vou ficar ainda mais sem juízo e pôr-me a belivar que nem uma belivadora-mor!!!) e estava a ver que não conseguia resolver a situação. No final deste ano, (mais propriamente a semana passada, já que ainda me encontro com bochecha à hamster!) consegui realizar a troca: consulta e rx em troca de limpar a clínica dentária. Foi fácil realizar a troca, mas isso deveu-se a que já conhecia esta dentista, antes dela ser dentista (quando estava a finalizar o curso) e penso que foi mais fácil de conseguir obter a troca... Na área da medicina e afins, as trocas não são assim muito "bem vistas"... Felizmente ainda há dentistas belivadoras! :)
11. E para acabar bem o ano, foi aprovado um programa de tv, onde eu vou ser apresentadora e de uma vez por todas, poderei convidar pessoas que têm vidas super-belivadoras, mas raramente chegam à comunicação social. O programa terá como título: "Trocar as voltas à crise" e passará no canal "TVL - Televisão de Lisboa". Vai estrear na primeira semana de Janeiro e em breve, conto tudinho!

Ufaaa.. acabou a lista!!! Mas vem mais outra só para que não se desabituem dos 11's! A minha lista de desejos belivadores (não inclui a lista pessoal de desejos íntimos e intransmissíveis):
1. Conseguir uma troca do papel para imprimir o meu livro e por isso, lançar o livro à troca
2. Conseguir um mecânico e bate-chapas para o meu carro a hidrógeneo que dará boleias à troca
3. Site pessoal Andresa Salgueiro (já que o do Believe acho que ainda não vai ser nestas núpcias)
4. Abrir a casa de trocas de Torres Vedras, o Be Kyosk
5. O meu programa de tv ser um sucesso e por isso, ter acesso a um outro, num canal de televisão nacional!
6. Efectivar a troca com a TAP e ir um mês à troca para Moçambique
7. Conseguir de uma vez por todas, vender o meu carro e pagar as prestações do crédito (neste momento está emprestado a um amigo que o utiliza e gere esses pagamentos), para me deslocar apenas e só de transportes e com o meu carrito a hidrogéneo
8. Emagrecer 22 kilos!!!! Pois, isto é um desejo pessoal e íntimo, mas também é um desejo belivador, porque se isto continua assim, não arranjo roupa para o programa de tv, tenho cada vez menos saúde e depois não tenho energia para belivar muito!
9. Viver pelo menos 1 mês sem dinheiro nenhum, com tudinho à troca. (Isso vai fazer com que o Metro responda ao email que lhes enviei há imenso tempo, a propor uma troca... Será que é este ano?)
10. Escrever rubricas semanais para um jornal. Gostava de cada vez mais partilhar as ideias belivadoras a toda a gente, por exemplo, no Metro, no Destak ou outro jornal diário.
11. E por fim, o big desejo: Alimentar-me melhor, com mais tempo para fazer as refeições. Tratar de mim... Ter tempo para os meus animais. Ter tempo livre para mim. Ter tempo para os meus amigos e usar o tempo útil com eles, sem ser para resolver coisas do Believe. Conhecer mais e mais gente. Fazer mais amigos. Inspirar mais belivadores. Dia a dia mudar o meu mundo e ajudar a mudar o mundo, ou pelo menos trocar-lhe as voltas. Ter saúde. Ter muitas oportunidades de trocas. Ter alegria. Sentir a vida com sentido, com uma missão e um foco determinado. Ter amor.

E depois disto, tenho tantos mais sonhos, mas acho que ainda não vão para lista deste ano... Tais como: ter um filme da minha vida (já tenho um convite de uma realizadora... mas acho que ainda não estou preparada para isto), realizar a peça de teatro que idealizei sobre a "Alma de Portugal", ser uma das convidadas da Oprah, ter um hino Believe e por isso, aprender a cantar, etc etc etc... Sonhos não me faltam! (Devo dizer-vos que só os escrevo aqui, porque todos os outros que este ano se realizaram, antes eram só um sonho e depois de os escrever aqui, realizaram-se... será que este blog é um blog de desejos realizados, tipo "lamparina mágica" da Andresa?)

Uffffaaaaaaaaaaaaaa.... que grande post para acabar o ano! Mas tinha de ser, porque este ano também foi um grande ano! Um ano em beleza belivadora!

E aqui vos deixo uma musiquinha que encontrei com o meu nome!!! Fiquei mesmo feliz, apesar de dizer que Andresa é Maluca... mas também diz que ela é princesa do mar e o mar é AZUL! :) 

12 comentários:

  1. Olá. como estás? eu espero que concretizes alguns dos teus sonhos e que algumas entidades, também te ajudem. Um abraço e um bom Ano 2014. beijos

    ResponderEliminar
  2. Acho esta ideia o máximo e acho que o programa de tv vai ajudar a divulgar a ideia.
    Fazer parcerias não deve ser fácil... as pessoas estão tão habituadas às suas rotinas, ás suas crenças formatadas que não se permitem pensar "fora da caixa"... Boa sorte...
    Se eu conseguir alguma coisa para a troca digo... Bjs e Feliz Ano Novo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá!!!
      bem haja!!! vamos lá ver como isto corre... estou um bocado nervosa!!! :)
      besito *

      Eliminar
  3. Como não pedi os meus desejos todos na passagem de ano, reservo um para que os teus se realizem! Continua a believar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... bem haja!!! Isto é que tu és uma verdadeira belivadora, que até partilhas desejos! Bem haja e bom ano!!! *

      Eliminar
  4. Andresa, como estás? Olha, desculpa que este comentário n tem mto que ver com este teu post mas uma pergunta: nos teus posts iniciais falaste das tuas despesas fixas da casa (água, luz, etc.) mas não consegui perceber onde vivias. Infelizmente, não segui o blog desde o início e é possível que essa informacão esteja algures no meio de um post q n li tão bem. Muito obrigada pela inspiracäo! E muito boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá ana!
      pois, já falei nisso por aqui... felizmente tenho casa dos meus avós e é lá que vivo... mas tenho uma amiga que inspirada na minha vida, também viveu à troca na casa de um amigo... dormia lá e em troca fazia a contabilidade de um bar que o amigo tinha! há várias hipóteses... tais como, a alemã que vive à 16 anos sem dinheiro, que vive à troca em casas diferentes de 1 em 1 semana... muito nómada para o meu gosto... mas são possibilidades! :) boa sorte para ti também! :)

      Eliminar
  5. Olá Andresa!
    Posso trocar aulas de canto se quiseres. Vivo no Porto, quando vieres por cá podemos combinar! Seria um prazer e adoraria conhecer-te .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Bem que gostava!!! Mas não vou muitas vezes ao Porto... mas bem haja pela possibilidade de troca! Bom 2014! *

      Eliminar
  6. Deixo-lhe o link de um post feito a pensar em si em forma de obrigada pela ideia e inspiraçao

    http://tania-mac.blogspot.pt/2014/01/a-minha-opiniao-sobre-o-conceito.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... adorei adorei adorei! Até aproveitei a sua frase, coloquei entre aspas no meu FB: "trocar é belivar numa realidade diferente"... e divulguei o seu post! Bem haja pela partilha e bom ano! *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.