quinta-feira, 3 de outubro de 2013

... a tornar-me vegetariana (no fundo... no fundo)

Nos últimos dois anos, comecei a tomar percepção do que é comer carne... e peixe... bem, com as trocas, raramente conseguia carne e peixe... a não ser pessoas que tinham hortas e que me trocavam frango... ou uma possibilidade que um dia tive, de trocar com um amigo de uma ex-aluna minha, peixe, porque ele era pescador! Mas como ele morava em Setúbal, nunca efectivei a troca!!! O que é certo é que carne e peixe é algo mais difícil de ser trocado, do que legumes e frutas.

Bem, a bem dizer nunca fui daquelas apreciadoras de carne, que não vivem sem um bom bife com ovo estrelado e batatas fritas... Eu sou mais: ovo e batatas fritas... muitas!!!! :) Mas há coisas que sempre gostei: um hamburguer com "carne verdadeira", bacon, chouriço, pepperoni, bife de frango ou peito... e pouco mais... Vaca e porco é algo que há muito tempo não comia, excepto o bacon e o chouriço... lololol... 

Mas também vos digo que fui deixando de comer carne, mais porque não a tinha, do que propriamente por convicção ética. Contudo, ao longo do tempo, e já lá vão quase 2 anos, acho que me fui desabituando da carne.. e do leite de vaca, por exemplo. Claro que não resisto a um bom mozzarela ou um iogurte (então se for grego... ui... não resisto mesmo), mas o que é facto é que o meu paladar se foi modificando e é engraçado que não fui notando... até começarem a acontecer alguns pormenores, que passo a citar:

. O facto da minha cadela ter matado duas galinhas na Quinta do Luzio... Impressionou-me muito! Não pela questão de as matar, mas porque no caso da segunda galinha, que não morreu logo... vi nos olhos dela, muito aflita, quase como que um ser humano a pedir ajuda. Tive uma sensação de que a galinha tinha sentimentos... de compaixão... de perdão... eu sei lá!!!! Naquele momento, quase que fiz uma jura a mim mesma, ali ao pé da galinha que não comeria mais "bichinhos"... contudo... passadas umas semanas comi frango assado.
. Quando estava a comer o belo do frango assado, comecei a tomar noção do que estava a fazer... sem mais nem menos, a comer um cadáver... um tal animal parecido com a tal galinha... por outro lado, ao ir comendo a galinha só pensava numa frase que outrora um amigo que havia dito acerca da sua razão para ser vegetariano: "todos os animais que comemos são sempre filhos de alguém"... Bem, esta frase põe-nos com um certo nó na barriga, né?
. Ontem alguém levou para um seminário, uma dita tarte de legumes, feita por um supermercado. Fiquei contente: "Uau, quiche de legumes"... mas ao colocar alguns pedaços da fatia na boca, senti um certo sabor a carne... algo entre o rançoso e o "não natural"... e digo-vos que a tarte não estava nem de longe nem de perto estragada... sou eu mesmo que me desabituei do sabor.
. No supermercado biológico onde faço trocas, tenho comprado à troca, leite de arroz... sim, porque o leite de soja sabe-me a cereais e eu não aprecio e porque também já ouvi um cem número de coisas acerca da soja trangénica (já não se pode confiar em nada... livra)... Assim, apesar de mais caro, "compro" o dito leite de arroz e adoro.. só que outro dia, fui a casa de um familiar e só havia leite de vaca e lá fui eu beber........ Uiiiiiiiiiiii que sabor a gordura!!! Definitivamente, não consigo beber mais leite!!!

Por estes e outros factos, parece-me que cheguei ao ponto de dizer que estou em breve, definitivamente vegetariana... não, porque assim o decidi, mas porque o meu organismo começa a não aceitar este tipo de alimentos... e digo-vos deixa-me mesmo muito feliz! Sei que tenho de compensar as proteinas e tal... mas com a minha companheira de casa, que estuda naturopatia, é mais fácil do que parece... porque ela dá-me cada aulaaaaaaaaaaaa... ui... nem imaginam!! Ela é mesmo boa!!! :) Eu é que não tenho coragem (ou ainda não me caiu a ficha) de fazer tudo o que ela me diz!!! Mas que ela é saudável e bem constituída, lá isso é!!!

Acho que estou definitivamente num percurso sem volta... não que nunca mais volte a comer carne... e penso que mesmo assim, o peixe vou continuar a comer... mas pelo menos, é-me mais fácil entender a necessidade e a razão da não introdução da carne na nossa dieta alimentar... não só pelas razões de saúde, mas também pelas razões ambientais... e por fim as razões éticas!

Pronto, só mesmo para partilhar isto convosco... e dizer-vos que me sinto feliz por isto que ando a sentir... Agora só desejo com muita força que tal situação me aconteça face aos bolos, doces, gomas, gelados, chocolates e demais iguarias............... acham que chegam uns 22 anos para me cair a ficha e deixar de gostar do sabor doce na boca?! LooooL... 

Não percam este vídeo... uma verdadeira lição de vida, de uma criança que "nasceu" com consciência de vegetariana... Novo mundo? http://www.youtube.com/watch?v=8WBMhndyJ-w

8 comentários:

  1. Andresa acredito cada vez mais que a consciencialização é o mais importante, à medida que nos vamos apercebendo do que é comer um animal e todo o processo envolvente, vamos mudando e vendo que não é normal. E com o tempo o nosso organismo começa a rejeitar. Eu sou intolerante à lactose e não posso comer vaca, fico muito mal da barriga. Só como frango e algum peixe, e não é todos os dias. Já não dá. Tem que haver uma mudança interna, não é uma decisão de um dia para o outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... pois é, é isso mesmo... não é do dia para o outro nem de uma forma imposta... sente-se e pronto, vai-se mudando!!! E senão se quiser mudar, é porque não tem de ser.
      Besito *

      Eliminar
  2. Bom dia. Já a minha mãe diz que eu é que sempre fiz bem, porque dado ao facto de eu ser esquisito na Carne, sempre comi o que me faz bem e nunca comi gorduras, e aquelas partes que todas as pessoas gostam de comer. Nas tripas á moda do Porto, não como a chamada tripa, a sola. No Marco de Canaveses, eu comia muitas vezes, frango caseiro porque sempre existiram lá galinhas. A minha mãe como trabalhou mais de 25 anos numa aldeia, onde passavam raramente carros, também trazia de lá frango caseiro, que lhe ofereciam. Nas terras onde se vende o peixe fresco, sabe muito bem comer uma fritada de peixe, todos os dias. Adoro peixe. O peixe que adoro é do mais simples, que são as pescadas e além disso, comer peixe e comer umas saladas, sabe muito bem e faz bem. Eu casa como uma salada de alface, tomate e cebola, mas se fosse casado, estou convencido que a mulher me presenteava cm uma salada com alface, tomate, cebola, milho, delícias do mar, uma couve roxa entre outras coisas. Adoro estas saladas. Mas também sou como tu, adoro um bife com arroz, batatas fritas e ovo estrelado. Tu vives uma vida de troca e queres ao pouco incutir isso nas pessoas, mas existem pessoas da nossa geração que não dão nada a ninguém. Tenho dois amigos, com quintas que nunca me deram umas couves sequer, nem um saco com fruta, nada. Eu sou de dar. Não sei como é em Lisboa, mas aqui algumas pessoas são de dar alimentos. Quando vou a casa de uns tios, eles enviam-me sempre couves, batatas, tomates, o que tiverem. Bem sei que isto não é trocar. O teu sistema é troca por troca, tu ajudas no que puderes, graças aos teus contactos e as pessoas dão-te algo.. o teu sistema é o que existia há mais de 25 anos atrás. O meu falecido avô era o chefe da repartição das finanças do Marco de Canaveses, depois de 1930/ 1940 até aos anos 70´s. Mesmo depois de reformado, o meu avõ ajudava nas burocracias, não cobrava nada . E nesse tempo, nos anos 80 em que ainda fazia isso, lembro-me que as pessoas das aldeias, lhe levavam frangos caseiros, coelhos caseiros e muitas mais coisas. beijos e um abraço. espero que estejas bem e que tenhas dormido bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... a vida era muito mais fácil assim, não era?

      :) Bem haja pela tua partilha! *

      Eliminar
  3. Aqui em casa, já deixámos de beber leite, mas ainda comemos alguma carne e especialmente peixe. Mas até isso estamos a deixar aos poucos. E é verdade, ficamos bem mais saudáveis.
    Quando eu era criança, brincava livre nos campos e gostava de apanhar pássaros, com redes ratoeira, fisgas, etc. Encarava aquilo com normalidade e por vezes até era mauzinho com as rãs. Entretanto o tempo passou e há cerca de 10 anos atrás, encontrei um amigo que estava com uma arma de pressão de ar. Pedi-lhe para fazer pontaria a um pássaro que estava num telhado, bem longe. Pensei: "a esta distancia não lhe acerto", mas estava errado, acertei-lhe precisamente na cabeça. A partir desse momento, deu-se uma tristeza e grande mudança em mim. Fiquei arrependido por ter morto um passarinho assim sem mais nem menos nunca mais voltei a fazer semelhantes barbaridades.
    Actualmente eu sei que os animais sentem tal como nós e é por isso que vou virar vegetariano definitivamente.
    A etapa seguinte será substituir as plantas por energia pura, pois as plantas também são vivas... Bem, uma coisa de cada vez:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... sim, uma coisa de cada vez!!! :) Mas com energia pura, aí sim, era a etapa para a iluminação final!!! Ahahahah...
      Besito *

      Eliminar
  4. Olá Andresa! Antes de mais, parabéns pelo teu blog! Descobri-o há pco tempo e gosto mto! Eu sou uma blogger toca-e-foge e às vezes não leio os teus posts todos pqe são um pouquinho longos de mais para mim!... Mas desta vez li :) olha, eu tenho escrito sobre deixar de beber leite no meu blog, e lá podes encontrar alternativas ao leite mto rápidas e baratas, sem ingredientes complicados e desconhecidos. Escrevi inclusive sobre os leites vegetais. Dá uma olhadela qdo tiveres tempo! http://greenerhealthierhappier.blogspot.fi/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem haja!!!!!!!!! :) E sim, às vezes os textos são longosssssssssss... desculpe... e bem haja pelo links!!! :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.