quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Já tenho/temos horta!!!! :)

Ora bem, chegou o tão "chegado" momento... o momento em que tenho um pedaço de terra para plantar a minha própria comidinha e me tornar mais sustentável e saudável!

Tudo começou quando saí no Jornal "O Público" dia 1 de Janeiro! Um senhor padre dos Missionários da Consolata, da Quinta do Castelo, perto do Cacém, contactou comigo porque gostou muito da minha vivência em trocas a propôs-me uma troca: um terreno com 90 m2 para eu cultivar, em troca de dinamizar eventos e/ou loja de trocas, na quinta! Fiquei super feliz e aceitei de agrado!

A Quinta da Consolata, é uma quinta pedagógica com muitos animais (avestruzes, égua, galinhas, patos, ovelhas, etc) e com uma área de terreno agrícola e também uma floresta! Muito bonita! Neste momento, apesar de pertencer à comunidade dos Missionários da Consolata, a quinta não é destinada a padres, mas sim à comunidade, sendo que se alugam quartos a estudantes e não só (quartos com wc privativa, a 120€ com água, luz e gás) e também se disponibilizam pedaços de terra para hortas comunitárias (julgo que é à volta de 15€/mês com água incluída, num fantástico sistema gota-a-gota). (ver mais em http://www.consolata.pt/ e pesquisar "Cacém", cacem@consolata.pt 214260279)

Bem... adiante... isto tudo para vos dizer que estou mesmo muito contente de ter um pedacinho de terra e tão perto da minha casa... contudo, acontece que apesar da minha vivência em comunidades, não tenho conhecimento suficiente para gerir uma horta e por isso, decidi partilhá-la com dois amigos, que moram perto de mim e que conheci na sequência do projecto! :) 

Um é um perito em permacultura e a outra em agricultura biológica... e eu perita em connects!!! :) E assim vamos nós iniciar esta aventura! Bem, a bem dizer a aventura já iniciou há 15 dias com a primeira sessão de formação sobre agricultura biológica facultada pelos Missionários da Consolata... e no sábado passado fomos pela primeira vez, trabalhar a terra! Bem, a bem dizer, eu só tirei as ervas daninhas durante umas 2 horitas e achei que era coisa simples e tal... e até parece simples, acontece é que estou com uma dor de pernas desde sábado que nem me aguento... Pior que ir ao ginásio!!!

Eu que julgava que cultivar a terra era só deitar umas sementes e regar, deparo-me com a necessidade de fazer compostor, o design do terreno, a escolha das sementes, a escolha do tipo de camas elevadas (com troncos, sem troncos, com palha sem palha, com papel sem papel... eu sei lá), etc etc... isto de agricultar não é nada de nada fácil... mas ainda bem que tenho amigos... e ainda bem que partilhei o terreno... Vai ser mesmo bom! 

Afinal, a partilhar é que se fica a ganhar! :) https://www.youtube.com/watch?v=VUPzr2MGKMs


10 comentários:

  1. É um autêntico queimador de calorias!!
    Eu em breve vou ter espaço para fazer uma mini-horta de ervas. Quero ver se, para além do típico coentros, salsa, hortelã e alecrim, passo a ter alguns chás (já há lá hortelã pimenta e príncipe), tomilho, funcho e alhos. Sim, porque eu uso a folha dos alhos para temperar favas e ervilhas, e é coisa que não se vende!

    ResponderEliminar
  2. Ola Andresa!
    Estou tão feliz por essa troca fantástica que é mais um passinho para melhorar a tua vida, e consequentemente,a daqueles que te rodeiam (porque nestas coisas, acaba sempre por ser assim. Neste momento, esse é também um dos meus objectivos e como tu nada percebo de agricultar!
    Moro num T1 sem varanda na Amadora, e mesmo assim vou tendo umas alfaces, agora aventurei-me com umas coves...e umas ervinhas aromáticas - em vasos em cima de um armário, porque a minha gata gosta tanto de as comer quanto eu! :P
    São as alfaces mais saborosas que já comi -piqueninas mas a transbordar de carinho! E sei como dá gosto ver uma semente ganhar vida! Por isso pedri a vergonha e decidi finalmente comentar :P
    Se um dia for possivel,gostava de ir conhecer o pedacinho e terra e ajudar nas tarefas necessárias à troca de uma boa conversa sobre "agricultagem"e alguns conhecimentos para trazer na bagagem!
    Beijinhos
    Rute H

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rute!!!!!! :)
      Moramos pertinho e ainda não trocámos umas alfaces!?!?!' Eeehhe,... sim, és bem vinda ao nosso espaço, pertinho da BP da Ic19, é só dizeres, sim?
      Besito *

      Eliminar
  3. Parabéns Andresa!Fiquei maravilhada!
    Afinal, a partilhar é que se fica a ganhar! :)

    ResponderEliminar
  4. Boa noite!

    Bem que eu gostaria de ajudar ou de puder também ter uma horta. Adoro!
    Podemos tentar arranjar alguma coisa em troca.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá. estás de Parabéns, tu e os teus amigos. Espero que corra tudo bem convosco. precisam de muita sorte e que alguma chuva vos ajude, para regar as plantas, . beijos e um abraço. Boa sorte!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem hajaaaaaaaaaaa!! E sim, precisamos de chuva para não ter de regar, mas felizmente temos água da mina incluída!!! :D

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.