quinta-feira, 11 de abril de 2013

Viver uma vida normal, mas toda trocada!

Desde que o projecto finalizou tenho andado com reuniões mil para ver o que vem mais daí... mil projectos a decorrer como sempre e eu comecei a esquecer-me de mim... mais uma vez! Nunca mais meto na cabeça que o mundo só muda se eu mudar primeiro.

Vai daí, pus-me cá a pensar com os meus botões que eu sempre fiz coisas para os outros, organizei feiras em Lisboa e noutros distritos, mas fui sempre esquecendo-me do que se passa aqui no sítio onde eu moro, a bonita cidade de Agualva- Cacém! :(

Talvez por causa de não gostar dela é que me esqueço dela... talvez por querer morar noutro sítio do que aqui engavetada, me esqueça tanto dela, mas comecei a pensar que para ser sustentável, tenho de começar pelas coisas que tenho por aqui perto! Então esse foi o meu primeiro passo: PENSAR EM SER SUSTENTÁVEL NA MINHA ZONA DE RESIDÊNCIA!

Já descobri imensas iniciativas aqui da freguesia: cursos de agricultura biológica, lojas solidárias, ajuda aos mais necessitados com o banco alimentar e de famílias que ajudam outras famílias, actividades de inserção social... Um mundo de coisas... tantas que uma pessoa até se perde e não sabe bem onde ir. Eu não me considero carenciada, porque foi de minha livre e espontânea vontade que me despedi, contudo, julgo que como uma cidadã comum, posso usufruir do que é para usufruir, por isso, já fiz algumas coisas:
. marquei reunião com a assistente social para saber como posso ajudar a freguesia, quem sabe com uma feira de trocas, em troca de alimentação que possa sobrar eventualmente
. inscrevi-me no centro de emprego e vou estar mais ou menos 1 a 2 anos, à espera da formação, já que uma "eventual esporádica díficil" vaga de emprego não me interessa muito... lolol... 

Outra coisa que fiquei muito contente, é com a horta que me "deram/trocaram" na Quinta do Castelo, nos Missionários da Consolata, ao pé da BP da IC19. Pois é, mal o tempo esteja melhor, vou poder semear as minhas próprias comidinhas biológicas e com água corrente... :) Tenho 100 m2 só para mim!  (mas vou partilhar com uma vizinha) À troca, vou dinamizar uma loja de trocas e pôr em contacto alguns amigos ligados à permacultura, para fazerem por lá eventos. Contudo, já comecei a ajudar ontem. A partir de agora, todas as 3as feiras vou ajudar a fazer sopa para os sem abrigo e em troca, posso trazer comida. Ontem trouxe: 4 ovos enormes caseiros, 2 alfaces, laranjas e limões.

Isto começa a ficar lindo, não acham? Um passo de cada vez!!! :)

Estou com asas nos pés e na mente: http://www.youtube.com/watch?v=2Z4W_hUWgOc

6 comentários:

  1. Adoro o teu Espirito! És um ser cheio de LUZ pleaseeeee CORAGEM, nesse caminho. Mesmo que a luz de fora de apague não te esqueças da Tua que é bem grande e ela vai de certo de ajudar. Beijoooos ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... a luz escura vai aparecendo e eu vou acreditando que há mais luz grande... um dia de cada vez!!!!... *

      Eliminar
  2. Perto da IC19??? Não sei se será o melhor local (com tanta poluição ) para fazer uma horta, não é querer ser desmotivadora, não é isso é mesmo preocupação com a quantidade de poluição e Chumbo que é absorvida pelos alimentos que se cultivam ali...não me recordo onde, mas vi uma reportagem sobre essas hortas há relativamente pouco tempo e na reportagem falava (entre outras) das hortas da IC19 e resumindo (e não parafraseando pois a memoria não chega para tanto) dizia mais ou menos assim : realmente as pessoas não morrem de fome cultivando e colhendo os alimentos ali plantados, mas morrem (e não é a longo prazo) de doenças provocadas pelos alimentos contaminados ali colhidos....por isso não leves a mal, é só uma alerta...tenta informar-te

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo Bela, mas entre isso e comer produtos que não são biológicos e que vêm da Conchichina, pelo menos ali são biológicos. Não temos perfeição... é verdade... mas eu vou tentando o melhor, dentro do pior!
      Beso para si!!! *

      Eliminar
  3. Concordo consigo, Andresa!
    Tenho pena que vivamos tão distantes, porque teria todo o gosto de partilhar consigo a Quinta do Dindinho (se quiser conhecer melhor, aceite o pedido de amizade no facebook) tanto para cultivar os seus alimentos como para empreender outras atividades que gostasse.
    No entanto, nada é impossível!
    A Quinta do Dindinho é um espaço rural mergulhado em pleno natureza biológica que está disponível para receber campistas aos fim-de-semana ou em férias à troca de utensílios ou móveis para cozinha, pintura ou rebocagem de paredes. Os interessados só têm que fazer a sua proposta!

    Saudações,
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já aceitei a amizade... a ver se trocamos ideias!!! Besito e força!!! *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.