quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ainda dizem que Portugal não presta...

... e que os portugueses não valem nada! Eu cá, é a toda a hora que fico mais feliz e surpreendida com o meu povo! :)

Eu explico! Dia 1 de Janeiro vou ver o meu facebook depois de acordar da noitada com os amigos da noite do reveillon! E vejo 500 e tal pedidos de amizade! Achei que estava tudo enganado, mas pelo sim pelo não fui verificar melhor o meu perfil. Que encontro?!.... A entrevista que dei ao jornal "O Público" e que (apenas) saiu em formato digital! Eu nem queria acreditar!!! Só de recomendações na página do facebook já vai em 4,6 mil!!!!

Ora vejam aqui:

Eram pedidos de amizade, emails, subscrições, posts... eu sei lá!!!! Estive umas boas horas a ver aquilo tudo e a tentar responder ao máximo possível... mas primeiro decidi ir ao cinema para me recompor do "choque bom", com a troca dos pontos da BP que ainda tenho no meu cartão e fui ver o filme "A vida de Pi" (ver mais em http://www.youtube.com/watch?v=njzQsOhNIGc), que aconselho vivamente! E então em 3D.... ui!!!!!!!!!!! Muito bom!

Bem... quando voltei ao escritório (leia-se o meu computador ligado ao facebook) eu estava atónita!!! Pedidos de trocas, apoio moral, ajuda, incentivos, ânimo... eu sei lá! Bem, também vi uns comentários menos bons lá na página do facebook Público e tal, mas no meu perfil... só maravilhas!!! Maravilhas estas que só me fazem acreditar que o português é um povo belivador!!! E que se beliva também pode fazer diferente!!!!!!!!!!!!! Ai................. eu belivo tanto!!! Eu belivo no povo português, em Portugal... mas ainda mais belivo mais no ser humano, que não interessa de que país pertence, mas que tem coração e pronto!!!! 

Nestes dois dias recebi mais de 2000 subscrições, mais de 1500 pedidos de amigos, uma data de convites para dar palestras, entrevistas para a tv e rádio e inúmeras trocas, tais como: telecomunicações, calças usadas e seitam, gelado e bolas de berlim, horta de cogumelos, alojamento em Cabo Verde, almoços e jantares, retratos em caricatura, a revisão do meu livro, a edição do meu livro em formato digital... eu sei lá!!!!

Como é que podemos dizer, ou sequer pensar, que o povo português não vale nada ou não presta ou a geração anda à rasca e é de rasca!?!? Nada disso... o povo, tem alma... sente... revê-se!!!!

Com a minha vida não pretendo (ainda) que todos vivam assim desta forma, pois sei bem que a nossa forma de vida (ainda) não tem condições para vivermos todos à troca... Contudo, todos nós podemos fazer pequenas trocas com a família, conhecidos, vizinhos e até desconhecidos! Quanto mais substituirmos a troca pelo dinheiro, mais fácil será sair da crise e vivermos com melhores condições! Lembrem-se, que o que está em crise é o dinheiro! Ainda ninguém disse que a comida está em crise e deixou de crescer das árvores ou que deixou de haver tecido para roupas, ou que deixou de haver medicamentos ou eventos culturais! Ou que deixou de haver mão de obra... nada disso, mão de obra até há demais com a quantidade de desemprego que infelizmente há! O que deixou de haver, foi mesmo o dinheiro... Por isso, faz favor de darmos a volta por cima!!! De forma criativa, partilhada e humana! :) É assim que queremos viver no mundo daqui para a frente, não é?

Quero deixar aqui uma palavra de agradecimento a todas as trocas que me ofereceram nestes 2 dias... :) Não sei se terei tempo para fazer todas, mas agradeço muito! Se não conseguirem fazer essas trocas comigo, por exemplo, esse jantar ou essa bola de berlim, façam-nas com alguém que virem na rua e que achem que precise... alguém que precise de comer ou que precise apenas de companhia, ok? Ou com algum amigo que não vêem à muito tempo ou um familiar... às vezes é bem mais difícil e precioso!

Neste momento, eu preciso de pouca coisa... mas vou aqui listar, pode ser que alguém tenha um contacto e me possa enviar, para eu fazer as minhas trocas mensais ou anuais, ok? Muito grata!!! (podem enviar mensagem para andrezuskasalgueirix@gmail.com sff)

Aqui vão:
- contacto de empresa que tenha ração para gatos e cães, ou de um veterinário que queira fazer trocas de comida
- contacto de uma mercearia, supermercado ou horta biológica (preciso de legumes e frutas frequentemente, pois gostaria de iniciar a minha dieta/alimentação saudável)
- contacto de empresas que queiram divulgar o autocolante com o logotipo da sua empresa, no meu carro, à troca de me ajudarem a pagar a prestação, enquanto não o consigo vender (MUITO IMPORTANTE!!!)
- contacto da empresa ou loja que venda: mooncoup, escova de dentes iónica, compostor e algumas minhocas californianas
- alguém que me arranje o esquentador, mude um vidro de uma janela e duas lâmpadas do candeeiro da cozinha (vou precisar também de arranjar o vidro e as lâmpadas)
- contacto da CP ou da carris para eu propor uma troca do meu passe social (Muito importante!!!)
- contacto de alguém ligado à agenda "Manual de Instruções de 2013" ou alguém que tenha uma livraria que venda esta agenda, que foi uma maravilhosa companhia inspiradora de 2012 (http://www.inspire.pt/detalheDestaque1.aspx?id=30
- pontos da BP para continuar a ir ao cinema à troca! :)

... acho que é tudo... :)

E enquanto o mundo troca e não troca... que tal continuarmos a sonhar com a possibilidade de um paraíso possível e que tem de ser feito por cada um de nós... dia-a-dia... com a nossa forma de trocar a mentalidade, hém?!

31 comentários:

  1. Bom dia Andresa!

    O compostor aqui na zona do Porto é distribuído gratuitamente pela Lipor... =)
    http://www.hortadaformiga.com/conteudos.cfm?ss=8

    Não sei se na tua zona existe alguma instituição com este projecto!! :)

    Boa sorte!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uauuuuuuuuuuuuu que fantástico!!! Não sabia... vou pesquisar... se souberes de algo aqui em Lisboa, diz-me sim?
      Besooo *

      Eliminar
  2. Desejo que todos vós «be happy»

    Gostei da vossa iniciativa que vem ao encontro da referida em
    Dinheiro não é o essencial

    Com nada tenho para trocar, ofereço-vos a «publicidae» do vosso projecto no post

    Viver sem dinheiro, de trocas

    Já assim, poderão dar em troca a divulgação deste post !!!

    Felicidades e muitos êxitos, para deixarmos de ser escravos do vil metal.
    Abraços
    João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá João!
      Essas trocas são as melhores que há!!!
      Grataaaaaaaaaaa :)

      Eliminar
  3. Andresa, conte-nos como foi que isso começou, como foi que conseguiu convencer tanta gente a fazer as trocas! Tem algo que ver com a sua capacidade de falar? Se sim, conselhos aqui para os mais fraquitos nesse campo, com exemplos práticos! Bem haja!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!
      Fartei-me de rir com o seu comentário!!! :) Acho que tem um pouco a ver com a minha capacidade de falar, depois com o mediatismo do projecto... mas o que eu acho que tem mais a ver é com o facto de tentar ser o mais genuína possível e não abusar da boa vontade e das trocas dos outros! :) Tentar chegar um acordo em que todos fiquem a ganhar... tentar que não haja prejudicados, que não se gaste dinheiro e que se seja sempre o mais honesto possível.
      Acho que é só isto! E isto é o exemplo mais prático que posso dar!
      Força aí! <3

      Eliminar
  4. Olá querida

    Estou fascinada.
    Será que foste tu que tiveste uns tempos numa casa de uma família para os lados de Coimbra?
    Que têm uma banda, One Love family?

    Também estou disponível para trocas =)
    espero pelo teu contacto.


    P.S.: Já te estou a seguir! =)

    Muitos beijinhos
    MUAH* <3

    Neuza Mariano

    ResponderEliminar
  5. inscrevo-me para oferecer e mudar o vidro e as lâmpadas da cozinha. não sou 'profissional' mas realizo sempre este tipo de tarefas cá em casa.
    seguem por mail mais detalhes.
    reitero o cumprimento de um post anterior:
    felicidades e muitos êxitos para deixarmos de ser escravos do vil metal
    paula isabel

    ResponderEliminar
  6. Olá Andrea Salgueiro, como está?

    Vi agora mesmo uma reportagem sua (penso eu) na televisão, Tvi, achei extramente interessante, este modo de vida, este conceito e alegria e simpatia que transmitiu. Desconhecia tal coisa, mas fiquei muito interessado em conhecer mais, vou seguir o blog e estar atento =D hehehe

    Sou dono de um blog de fotografia, por isso vou dando sempre aqui uns saltos, quando for ao meu.

    Sabe me indicar algum site/facebook sobre as trocas, para poder ver, gostaria muito =)

    Obrigado, Bom ano 2013, hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago!!!
      Muito grata pelo seu comentário! :)
      O site que eu fiz de trocas foi o Troco 1 hora, que neste momento por ter muitas pessoas está um pouco materialista com tanta troca... mas tente:
      Um ano de 2013 supimpa

      https://www.facebook.com/groups/troco1hora/?fref=ts

      Eliminar
  7. Olá de novo Andresa, já lhe comentei à dois dias no texto que tem sobre emagrecer, desde esse dia não mais parei de pensar no seu projecto, está-me a matutar como um martelo :P, encontro-me neste momento na Bélgica a trabalhar, ganho bem, tenho uma casa espectacular e um bom carro, não me falta nada, se me apetecer comprar algo, compro... mas nunca fui tão infeliz, sinto que estou a viver uma vida que não é a minha, e é claro como água que não é, estou longe de tudo o que mais gosto, da minha filha em primeiro lugar, família, a minha praia :D e sobretudo o meu BTT, nunca gostei de fazer algo como gostava de pedalar, chegar a casa todo enlameado e estar perto dos meus! Estou a ponderar seriamente largar tudo o que tenho aqui e aderir ao seu projecto, quem sabe posso ajudar pessoas a fazer desporto e melhorar a qualidade de vida!
    http://btt-joel.blogspot.be/

    P.S.: Imagino que tenha milhares de mensagens para responder, por isso Andresa tem todo o tempo do mundo para me responder! Beijo e força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joel............ compreendo o que diz...
      Não o posso aconselhar a largar tudo e viver de trocas... mas posso aconselhá-lo a ouvir o seu coração e seguir para onde ele quiser... é a minha maior verdade!
      E fico contente de ser "chamada de martelo"... adorei!
      Beso muito grandeeeeeeeeeeeeeeee <3

      Eliminar
    2. Joel, li o seu post e de imediato me identifiquei. Estou a viver na Finlândia há 3 anos, a fazer o mestrado em Inglês, agora cada vez mais perto do Doutoramento, tenho o dinheiro de que necessito, vivo o perfeito e rico sistema Finlandês, mas nunca me senti tão infeliz. Viver longe dos meus irmãos e pais, da minha gatinha, das minhas raízes, não tem sentido nem significado. Sou nutricionista e adoraria dar consultas a troco de comida, por exemplo. Enquanto não tenho a coragem de voltar, vou sonhando.

      Eliminar
  8. Inscrevo para reparar o esquentador, www.instalo.net, em troca quero que alguém me ensine música ou que junte o meu site, na v página. Uma forma de partilha. Gostei do projecto, bem haja.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge!
      Grata pela sua oferta de troca. Pode enviar-me sff um email para andrezuskasalgueirix@gmail.com? Posso combinar com dois amigos meus para no dia do arranjo fazermos uma jantarada lá em casa e eles ensinarem-lhe um pouco de música... e depois é combinarem todos. Um deles tem um grupo de música e um estúdio e o outro amigo toca viola. Que lhe parece?

      Eliminar
  9. Olá Andresa,

    Também eu conheci a tua aventura através do artigo no Público. Acho muito interessante a tua experiência de vida sobre a "troca" e de teres mencionado que o "que está em crise é o dinheiro".

    Em troca da tua história de vida, sinto-me na obrigação de a trocar por outro bem intangível. ;)

    Há uns anos atrás li um livro do Alvin & Heidi Toffler chamado A Revolução da Riqueza.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Revolutionary_Wealth
    Este livro está editado em português pela "Actual Editora":
    http://www.almedina.net/catalog/product_info.php?products_id=7257

    Alvin e Heidi foram autores muito influentes das tendências sociais e económicas dos últimos 40 anos. Neste último livro eles abordam como as "trocas" irão ser uma parte importante da futura economia.


    A tua experiência de vida parece estar em linha com as ideias destes autores e provavelmente és uma das primeiras pessoas a viver exclusivamente de trocas numa sociedade moderna, pós Sociedade do Conhecimento. E a marcar o início de uma tendência do futuro.


    Muitos parabéns pela tua coragem em levares pela frente o desafio de viver à "troca". :)


    Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo!
      Não conhecia esse livro... a ver se o arranjo à troca ou peço emprestado!! :)
      O pessoal tem dito que as minhas ideias têm a ver com alguns economistas actuais... eu cá não percebo nada de economia, apenas faço aquilo que me vai na alma!
      Beso grande e grata!

      Eliminar
  10. Eu tenho umas questões para lhe colocar que gostaria de ver respondidas apenas para entender as suas contas com 1111€ durante 11 meses e 11 dias.
    Sou um pouco viciada em contas...talvez por isso!

    Internet - Pacote mais barato ronda os 30€. 11 meses = 330€
    Luz - 20€ mensais, supondo que tem descontos de algum tipo. 11 meses = 220€
    água - 10€ mensais, a não ser que tenha poço em Lisboa. 11 meses = 110€
    Gás - canalizado ou Botija. 20€ mensais. 11 meses= 220€
    Combustivel carro - 20€ mensais, calculando que ande muito a pé. 11 meses = 220€

    Total= 1100€.

    Sem falar em Alimentação, passe social, etc etc. Se não gasta Gás, tem que ter mais gastos com Luz.
    Explique-me por favor onde errei? Obrigada.
    Atentamente, Andreia Cerqueira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia!
      Errou e não errou!
      Veja este meu post e veja se as suas perguntas são respondidas!
      http://vivoatroca.blogspot.pt/2012/12/e-como-ficamos-de-euros-afinal.html

      Mas também pode ler o meu blog, vai ver que vai perceber como fiz magia!
      Besitoooo *

      Eliminar
  11. Eu estou sempre a trocar.
    Roupa e calçado, então, nem imaginas. As pessoas já me dão por saberem que, se não ficarem comigo ou com os meus filhos, serão canalizados para outras pessoas; pareço uma feirante: sempre com sacos, que vou destinando a este/a ou aquele/a, e outros com destinatário incerto, mas que sempre se encontra :-)
    Desejo-te um ano cheio de motivos para sorrir.

    ResponderEliminar
  12. Andresa te envio esta mensagem para te dar os parabéns pelo teu projecto!

    Te conheci através do artigo do Publico e fiquei surpreendida com o teu exemplo de vida.
    A tua experiência nos faz pensar como cada vez mais vivemos num mundo consumista e é necessário fazer algo para mudar isso, mostras-te como é possível fazer muito com tão pouco.
    Mais uma vez parabéns.
    Agora vou ler teu blog de cima a baixo para apreender algumas coisa contigo ;)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas leituras Fernanda... mas aproveita e lê-o de baixo para cima... ou seja, desde o inicio.
      Besitoooooooooooo *

      Eliminar
  13. Olá Andresa

    Uma amiga falou-me do teu blog e vim ver.
    Acho a ideia fantástica, porque de facto o que nos tiraram ao tirarem o dinheiro, foi a capacidade de termos "moeda" de troca.

    O dinheiro é apenas "moeda" de troca entre serviços que valem mais por outros que valem menos. Mas também se pode ficar a haver com as trocas de serviços. Não é fácil, mas está mais que provado que temos que arranjar alternativas, porque no estado a que o país chegou, a sermos constantemente roubados pelos ladrões que nos governam para darem aos bancos, e que legalizaram os roubos de que somos vitimas, vais ser muito difícil vivermos neste país nos próximos anos.

    Até já tinha pensado em fazer fichas, e trocarmos as fichas entre pessoas que aderissem ao projecto. as fichas substituiriam as moedas de euros.

    Nestes últimos dois anos, Também já fiz trocas, mas apenas entre amigos e pessoas conhecidas, mas tem resultado bem. Acho excelente ideia haver um sitio onde se possa anunciar o que se precisa e o que se pode dar em troca.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Xarmus!
      Grata pela tua resposta... fico contente de mais gente espalhada pelo país (e pelo mundo) tenham as mesmas ideias e belivem na mesma coisa!
      Fico muito feliz!
      Beso grande

      Eliminar
  14. pela primeira vez no teu blog e gostei bastante. Vai ser leitura obrigatoria:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata... e acho que tem tudo a ver com o teu nome... nem que mais não seja pelo "rapariga portuguesa... com sonhos" :) Boas leituras!

      Eliminar
  15. Olá!

    Antes de mais parabéns pelo projecto.

    Neste post (http://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/2010/07/http365coisasquepossofazerblogspotcom20.html), em que falo da minha experiência na vermicompostagem, tem uma ligação para uma empresa que vende as minhocas.

    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... boa!!! Será que fazem trocas de minhocas!!!?!!?? Besitoooo *

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.