sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Emagrecer para ser feliz

Como já disse por aqui uma data de vezes... um dos meus objectivos do meu projecto era mesmo emagrecer 11 kilos. Não é que só precisasse de 11 kilos, mas para começar, pareceu-me um bom número. Destes 11 kilos, emagreci 3 e os outros  ficaram pelo caminho... :(

Tenho a teoria que ser feliz emagrece e por isso, esperava emagrecer os 11 kilos apenas e só do ar... só por felicidade.  E como não os emagreci, só há duas conclusões a retirar: ou a felicidade não emagrece ou então durante este ano, não fui assim tão feliz.

Acho que é um bocadinho das duas coisas. Se for a ver, nos primeiros dois meses do projecto, emagreci 5 kilos e deve ter sido do peso que me saiu de cima de deixar de trabalhar... Depois quando estive na "Ilha Paraíso" emagreci 3 kilos em 6 dias. Se fizermos as contas devia ter perdido 8 kilos, pelo menos... mas teria perdido, se entretanto não tivesse engordado com as coisas maravilhosas que me trocam e sobretudo com a "catrefada" de hidratos de carbono que ingiro.

Por isso, a última conclusão que tomo é que realmente não é só de felicidade que se emagrece... nem do ar... mas em grande parte do esforço. Vai daí, pus-me a pensar na minha vida do "engorda-emagrece" e sendo eu uma menina que já experimentou tudo o que é dieta, posso referir que a que me custou menos e que durou foi aquela que fiz, quando eu era feliz. Estar feliz em conjunto com estar apaixonada, faz grandes milagres na balança. Contudo, acho que tem de se associar sempre a ingestão de produtos saudáveis e de exercício físico (o meu eterno inimigo).

Um dia fui assim como esta foto... olho para ela e nem me reconheço... aliás, continuo com essas calças de ganga cá em casa (o maravilhoso número 36) e não as troco nem por nada, porque um dia hei-de usá-las novamente. (Acho que enquanto emagreço e não, vou colocá-las dentro de uma moldura para enfeitar as paredes. LooooL) Gostava que fosse num passo de magia... de acordar de um dia para o outro "Et voilá, os kilos foram ao ar"... mas acho que o mundo das fadas ainda não acontece totalmente no nosso presente e por isso, acho que tenho de fazer dieta novamente................ :(

Não sei se faça uma troca com uma nutricionista... com uma clínica... ou um instituto... sei lá! Acho que era uma boa! :) De preferência algo que fosse vegetariano ou macrobiótico. Contudo, sei que a troca que preciso mesmo, é com uma horta ou uma mercearia que tenha produtos muito verdes e frescos. Tenho de começar a ver isso! Mais um projecto para 2013!

De todas as fases da minha vida, talvez seja esta aquela que me sinto melhor comigo mesma e com menos vontades de comer porcarias e doces... ainda as como, mas não é nada de significativo comparado com a minha antiga vida de consumismo, onde ia mais de 5 vezes ao McDonald's por semana, comia doces (gomas, chocolates, bolos, folhados) todos os dias, não andava nada de nada... Julgo que este ano, com a impossibilidade de fazer compras, me trouxe esta nova rotina de não comer determinadas coisas... por isso, há que aproveitar o andar da carruagem. Por outro lado, como me sinto bem melhor, não sinto uma prioridade urgente de emagrecer... aliás, estou um bocado preguiçosa desta vez... porque já sei no que me vou meter e da última vez que fiz dieta, quase que jurei a mim própria que era a última. Gastei imenso dinheiro (mais de 3 mil euros em 6 meses: dieta, alimentação e massagens) e pensei que era a última... aquela que me ia tornar magra para o resto da minha vida! Um acontecimento inesperado fez com que recuperasse tudo num instantinho e cá estou eu de novo.

E cá estou eu de novo a pensar na vidinha e nesta coisa que é fazer dieta... a tomar consciência deste "meu calcanhar de Aquiles"!... E comecei a pensar... a pensar... que em vez de emagrecer por estar feliz, devia era emagrecer para ser feliz... porque por muito que uma pessoa se sinta bem consigo própria e tal... há sempre uma outra sensação com um "corpo novo", nem que seja na facilidade de arranjar roupa.

Bem.... vou continuar nas minhas reflexões dietistas... http://www.youtube.com/watch?v=Yj8HSvlsG_A

26 comentários:

  1. Bom, o número 38 ou 40 também não má cifra.
    Anda, Reconcilie-se um bocadinho com o exercício... a endorfina é a hormona da felicidade...
    Muito ánimo.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Como eu me reconheci nestas palavras.. eu apesar de novinha (22 anos) já fiz 1001 coisas para emagrecer, desde dietas, tratamentos em mdicina chinesa,massagens, mesoterapia e tudo o possivel e imaginário. Achava sempre que iria ser a última vez, porque iria FINALMENTE atingir o objectivo, e apesar de obter resultados, depois voltava tudo ao normal.. alguns "desgostos" ou contratempos e o foco por comida voltava de uma forma inexplicavel... bem hoje dia 1 de janeiro de 2013 é sempre uma boa motivaçao para começar uma vida diferente hehehe a minha receita agora será outra: aceitar-me, não me culpar e através da compreensão e estou bastante interessada em desenvolver a minha espiritualidade, adorva iniciar-me no reiki e terapias desse género.. acredito que atraves do auto-conhecimento podemos dominar os nossos calcanhares de aquiles..
    é sempre reconfortante saber que nao estamos sozinhas com este tipo de problemas e que nao somos os unicos a acreditar que é possivel mudar..
    obrigado pelas suas palavras, senti-me totalmente identificada..
    sigaaa!

    valéria encarnação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valéria... acho que o primeiro passo para o emagrecimento é mesmo a aceitação! E a aceitação é óptima como decisão do ano de 2013!
      Besito *

      Eliminar
  3. Vim aqui parar depois de ler a reportagem do Público.

    Um projecto interessantíssimo, e o blog não se fica atrás!

    Se entretanto encontrares uma fórmula mágica para perder os tais quilinhos, apita, estou muito interessado também. :)

    Continua, e boa sorte para o futuro.

    Abraços e beijos, e já agora, feliz 2013. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Se eu encontrar a fórmula mágica do emagrecimento e da felicidade partilharei aqui!!! Sem dúvida!
      Besito *

      Eliminar
  4. Olá :)
    Quanto ao exercício físico, só custa começar, eu em casa também não consigo, mas comecei no ginásio e tornou-se viciante! talvez possas faze.lo a troco de algo :) e depois de ganhares o ritmo é mais fácil soltares-te...
    Boa sorte :) e bom projecto *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm... ginásio... não me parece... já fiz muitas vezes e não gosto mesmo nada... acho que tenho é de me pôr a andar por aí e a olhar para as estrelas e nuvens... em vez de estar o dia todo ao computador!
      Força! *

      Eliminar
  5. Andresa, nao hà nada mehor que o desporto, ajuda imenso a manter a linha e produz efectivamente endorfina (prazer!!)
    Eu por exemplo, corro... correr duas vezes por semana jà é um bom inico e nao custa nada (ou apenas a compra de umas boas sapatilhas running!).
    Tambem nao acho que fazer dieta seja uma optima ideia. E uma questao de bom senso, basta comer de forma equilibrada e nao se esfomear !
    Coragem !! :)
    Natalia.

    ResponderEliminar
  6. Quando me demiti de um posto de trabalho miserável (está quase a fazer 2 anos, mas não ligo a datas) perdi 4Kg em poucos meses só à conta da redução do stress. Depois disso ainda perdi mais 6Kg devido a mudança de hábitos. Tenho agora 72Kg para 172cm e sinto-me... porreiramente bem.
    O stress engorda. O stress pode chegar a matar. Não sejam mais uma fatalidade, sejam antes felizes.
    Carpe diem (quam minimum credula postero)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O stress também pode fazer emagrecer. O sistema nervoso funciona diferente em cada pessoa. Somos todos diferentes.
      E há trabalho em que a pressão é tanta, que mal nos deixam comer, e aí o mais provável é que fiquemos mais magros/as.
      Falo por mim que queria engordar um pouco e não consigo. :P Parece ser algo fácil, mas não é. Mas sei que o exercício também ajuda.

      Eliminar
  7. Desculpa a franqueza mas eu aconselho sexo todos os dias. E não é nenhuma piada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei a dica... e vou tê-la em consideração! :P Eheheehhe... *

      Eliminar
  8. Não há nada melhor que pedalar para emagrecer, eu emagreci cerca de 15 kgs em 6 meses, tudo transformado em massa muscular, mas não foram passeios :P ,BTT puro e duro nas mais belas paisagens que o nosso país tem para oferecer, tenho pena de não estar em Portugal neste momento, pois seria uma honra pedalar a seu lado, força amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão do mundo!!!!!!!!!!! Tenho de começar a pensar nisso a sério!
      Besito para si!

      Eliminar
  9. Estou sua fã, adorei a sua energia e força e todos esses pensamentos belos!
    Mudei o canal e fixei-me nas suas palavras e fui logo ver na net e encontrei este blogue fantástico! Muitos parabéns pela coragem !

    Eu estou a tirar o curso de Nutrição Humana e Qualidade Alimentar e desde que comecei o meu curso perdi 13kg, mas entretanto recuperei mais 5kg, por desleixo e pelo pecado da gula, enfim agora estou a recompor-me!
    Uma dica é beber chá verde todos os dias, e o jantar ser apenas sopa e não deitar-se com a "barriguinha cheia"...
    Estou sua seguidoraaa =)


    Namasté

    Sofia Costa*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pelas dicas Sofia!!!!!!!!
      A ver se este ano recuperamos a forma física e ficamos finíssimas!!! :)

      Eliminar
  10. Olá Andresa e Parabéns, é sempre precisa muita coragem para deixar tudo para tras e começar de novo, ainda mais depois dos 30, mas estou deveras fascinada com a Andresa.No entanto acho impossivel que uma piquena como a Andresa tão cheia de vida e tão decidida ainda não tivesse descoberto como perder uns quilos????Deixe-se de dietas ,milgarosas, eu vou dar-lhe umas dicas que resultaram comigo, pois perdi 12 quilos desde Agosto a Dezembro, primeiro, tudo quanto era doce, queijo, fiambre, presunto, carnes gordas, porco, stop.O pequeno almoço uma peça de fruta, leite magro, com tostas/integrais ou não com um pouco de doce sem açucar, ou daquele para diabéticos, ou queijo fresco, ou fiambre de peru, ali a duas horas uma peça de fruta não muito grande e duas tostas integrais.duas horas depois almoço.sopa de legumes, com tudo o que lhe quizer por, não coma fruta, só a sopa, edepois um bife de peru grelhado com salada, ou peixe grelhado, cozido, com legumes, pouca quantidade, a palma da sua mão serve de medida.
    Duas horas depois uma peça de fruta e duas tostas integrais.
    DEpois se tiver fome, duas horas depois um paozinho integral com fiambre de peru.
    depois o jantar, sopa, e bife de peru grelhado, de frango, coxa de frango no forno só com sal, e um pouquinho de água para não fzer fumo, com salada (alface, tomate,pepino,cogumelos,pés de feijão (tipo rebentos de soja), beterraba, sei lá, invente.Nada de fruta e se ao deitar tiver fome, uma infusão com duas bolachinhas maria ou maria torradas.
    Vai passar fome, porque é uma mudança radical, mas beba muita água.
    nada de refrigerantes, nem macdonald's, pizzas, fritos,nem chocolates, empadas, pasteis, nada, nem nesta fase inicial arroz ou feijão ou grão, ou massa (tem muito açucar), ou então ao almoço coma um hidrato de carbono integral, ao jantar não.E depois caminhar 30 minutos 3 vezes por semana em passo acelerado, mas muito acelerado, de preferência até ficar transpirada.Melhor era ir todos os dias, mas com a preguiça, comece pelas 3 vezes por semana.
    Uma coisa é certa tem de querer mesmo e acreditar em si e ser forte para resistir às tentações, em vez de um doce aceite um abraço.
    Iogurtes magros e gelatinas também pode comer, mas já me esquecia ao acoradr beber 2 copos de água grandes 15 a 30 m antes de tomar o p.almoço.
    Boa sorte.
    Beijocas
    Isabel Ganhão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe... pois é Isabel... aqui a "piquena" sabe isso tudo e já fez uma data de vezes, só que para isso precisa de fazer trocas com alimentos saudáveis e a coisa está agreste... eheheh...
      Mas fico com os seus tópicos!!! :)
      Besito e muito grata!*

      Eliminar
  11. Eu também preciso de emagrecer 3 kg e tirar um pouquinho de barriga, quando souberes de alguma dieta milagrosa diz, agradeço...tudo de bom para este ano de 2013...Bjs!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe... 3 kilos é fácil! É só beber 2 litros de água, não comer açúcar e andar 30 minutos por dia!!!
      Eu é que não tenho tempo e sou gulosaaaaaaaaaa... eheheh...

      Eliminar
  12. Olá Andressa!

    Desejo-te a concretização desse desejo. Em 2012 emagreci 11Kg, aqueles que tu queres perder :)
    Tinha uns calções de ganga minúsculos e pendurei-os no meu placard de cortiça com pionaises, só sairam de lá quando os vesti para sair de casa no mês passado!

    Creio que tens toda a razão: ser feliz e gostar de ti emagrece. Muita força nisso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehe.. acho que vou experimentar isso com as minhas calças de ganga que aparecem na foto... ehehehe... mas para isso tenho de emagrecer 22 kilos! aahhaha... força aí! :)

      Eliminar
  13. pois eu engordei 11kilos,deixei de fumar ha um ano,e dietas e ginastica nao tenho muito jeito,adoro comer e so se houver uma dica para perder peso sem passar fome,eu gostaria muito,pois quando eu era mais magra era muito feliz,

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.