domingo, 23 de setembro de 2012

Um dia inteirinho à troca

Hoje foi o dia do Trocarte, um dia inteiro à troca com actividades e workshops! E foi ver gente a entrar, na Chill Out Art House! Chegámos às 40 pessoas! Foi lindo, ver gente a chegar, a sair, crianças a pular e a rir, pessoas desconhecidas entre si (bem, para mim eram quase todas desconhecidas), todas a colaborar com comida ou com objectos (como por exemplo, um vaso que precisávamos muito para a varanda) ou pura e simplesmente com a partilha de saberes. 

Foi muito interessante, porque a troca não foi directa, do género: "Eu faço-te isto se tu me fizeres aquilo." Nada disso. Cada um contribuiu com o que tinha de melhor, para o todo, para a comunidade! Julgo que num futuro é isso que acontecerá, em vez de troca directa, acredito num mundo em que cada um dá o que tiver de melhor para o todo, para a comunidade, para o mundo, porque sabe que está a contribuir para si também!

O dia foi animado! Eu fiz imensas coisas, tais como: Yoga, aula de cozinha vegetariana, workshop de desenho de retrato, leitura das mãos, tarôt terapêutico, reflexologia podal e ainda participei na palestra de Tantra: Amor e relacionamentos, que foi muitooooo interessante! Ainda fizeram a minha caricatura e eu ainda aprendi a fazer banda desenhada! O dia foi intenso! Muita gente sempre a chegar e a trocar... desde as 10h da manhã até à 1h da manhã! Conversas, sorrisos, muita música, muito amor no ar... um ambiente do mais saudável que possam imaginar! 

À noite, fui para a cozinha, pôr em prática os meus dotes culinários, mas mais do que isso, as aprendizagens que tenho vindo a fazer nas várias comunidades, no que toca à comida vegetariana e ao reciclar comida! E assim foi, eu mais umas 5 pessoas, arregaçámos as mangas na cozinha e  fizemos as seguintes iguarias: esparguete com molho de legumes e tomate, hambúrgueres de arroz integral e grão, salada em mix com molho de caril e tortellini de espinafres e queijo! Ouviu-se dizer que estava maravilhoso e eu também achei! Trabalhar em equipa foi muito bom... e me desafiar a fazer comida, ainda por cima vegetariana, para tanta gente, foi melhor ainda! E muito divertido!... e o que eu me ri!

Sabem, quando vemos na televisão, em alguns filmes (estou a lembrar-me por exemplo, da cena da Acção de Graças do filme Comer, orar e amar...) cenas de jantares, com muita gente a sorrir, muitas nacionalidades diferentes, pratos a passar de um lado para o outro, gente levantada a servir o vinho, música de fundo animada e muita alegria?!!? Sempre sonhei em estar em jantares assim... Jantares multi-culturais, descontraídos, cheios de gente diferente e divertida!... Pois, assim foi o nosso jantar! Eu senti-me num filme mesmo!

É este o sentimento que acredito... mesmo este! De união, partilha e de fazer o bem para o todo! Ali ninguém queria saber quem era quem, o que fazia, como se chamava, a idade, a religião... nada de nada... ali, apenas se estava! Ali, escutou-se, cantou-se, sorriu-se, viveu-se e acreditou-se num mundo melhor! Um mundo cheio de trocas... trocas de amor para todos, com todos e ao mesmo tempo!

Foi fantásticoooooooooooooooooooooooooooo!

E agora uma musiquinha, dedicada à nossa Elis e ao nosso Tom, que animaram musicalmente o Trocarte: http://www.youtube.com/watch?v=srfP2JlH6ls&feature=related

2 comentários:

  1. "Julgo que num futuro é isso que acontecerá, em vez de troca directa, acredito num mundo em que cada um dá o que tiver de melhor para o todo, para a comunidade, para o mundo, porque sabe que está a contribuir para si também!"

    Gostei desta parte! Partilho deste seu sonho, de uma sociedade verdadeiramente humana.
    As formigas e a abelhas são um exemplo disso:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom saber que há mais gente que sonha com a gente, os sonhos da gente!
      :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.