sábado, 7 de abril de 2012

Como poupar gasóleo?

Neste meu fim-de-semana às origens, aproveitando a troca que fiz a semana passada (1 semana de empréstimo do meu carro por um depósito cheio de gasóleo) pedi a uma amiga que me desse algumas dicas de como poupar gasóleo. Então, no dia antes da viagem, tive uma aula particular em troca de nada... bem, eu até fiz um almocinho para as duas em troca das dicas... eheheh...

Ora aqui vão as dicas da minha amiga e outras que fui aprendendo ao longo do tempo:
- Ter a pressão dos pneus correcta. E não é que desde que comprei o meu carro (há 2 anos) só mantinha a pressão cada vez que ia a revisão, ou seja de meio em meio ano? Conclusão: a pressão dos pneus estava a 1,9 bar e devia estar a 4,2 bar... ui... Lá fui eu encher a pressão dos pneus antes de iniciar a viagem. Linda menina!
- Não abrir a janela quando andar a mais de 50 km/hora... adoro uma ventanía desgraçada, mesmo que vá a 100km/h... mas, finito! Poupança ao poder!
- Ir visualizando a quantos kilómetros vou à hora. Ora, a minha amiga ensinou-me a ver qual é a média do meu carro. Tinha 5,4 litros/100 km de média... mas não faço ideia se é muito ou pouco. Ela disse-me que sempre que possa, para não acelerar e para tentar ir sempre a menos do que essa média. Posso por exemplo, aproveitar as descidas para não acelerar e logo marcar 0km/h. Com estas e outras dicas, não é que ao fim da viagem a minha média baixou para 5,2 litros/100 km? Estou a começar a ter muito juízo, né?
- Estacionar sempre com a frente do carro para a saída, para poupar gasóleo ao não fazer marcha atrás
- Estacionar no primeiro lugar que encontrar e não andar às voltinhas tentando arranjar um lugar mais perto da porta
- Mudar de mudança sempre que estiver a mais do que 2000 rotações
- Não andar com o gasóleo na reserva e tentar sempre que possível encher o depósito
- Evitar ligar o ar condionado, só em casos muito extremos de calor intenso... porque o gasóleo que consome, uiiii...
- Abastecer pela fresca. A melhor altura do dia para abastecer é de manhã cedo ou à noite, ou seja, nos períodos mais frescos do dia. Isto porque a gasolina está mais densa nesta altura e, como a gasolina é paga ao litro, compra-se mais por menos.
- Estacionar à sombra. Isto porque um carro estacionado ao sol, seja no Verão, seja no Inverno, favorece a evaporação da gasolina. Para além disso, não se precisa de ligar o ar condicionado depois.
- Manutenção em dia 
- Retirar a carga inútil do interior do automóvel. Epah... eu já andei com kilos e kilos de coisas para trocar e dar... de um lado para o outro. Era mesmo uma gastadora de gasóleo...  :(
- Desligar o motor em paragens mais demoradas, seja em semáforos ou nas filas de trânsito.

E pronto, posto isto... se ficarem sem gasóleo a meio de uma estrada, têm bom remédio, é só fazerem igual ao que o vídeo que vos indico demonstra: http://www.youtube.com/watch?v=FwoqJS3Kzdg

4 comentários:

  1. Adorei as dicas, algumas delas já fazem parte das minhas práticas há vários anos, outras foram verdadeiras descobertas que vou desde já aplicar.
    Aproveito para expressar o meu apoio a tão corajosa iniciativa " viver à troca". E aqui fica a minha disponibilidade para uma troca ;)


    Beij
    MM

    ResponderEliminar
  2. mais uma: quando abastecerem, façam-no regulando o fluxo da agulha de maneira a que este seja o minimo possível (apesar de demorarem o dobro do tempo a abastecer, se o fizerem). Isto porque o combustível, quando o fluxo é alto, evapora devido à turbulência que se gera na entrada do depósito. este vapor sai e perde-se, ou seja, pagam por combustível que literalmente se evaporou e não contribuiu para alimentar o motor.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.