quinta-feira, 8 de março de 2012

Ser mulher...

Foto by Isabel Figueiredo
(Antes de ler o post de hoje, agradeço ao leitor que mantenha a sua mente aberta, livre de "preconceitos", com calma e sem agressividade na defesa das causas femininas e afins. Está preparado? Posso começar a escrever... sim... sim... ok... ok... eu espero. Já está? Boa... cá vai!)


Hoje tive um dia repleto de mensagens no telemóvel, fotografias no mural do facebook, emails e até uma flor de um amigo meu. (Fui almoçar a casa dele e da esposa e ele ofereceu uma flor a cada uma de nós, fiquei tão feliz! Há já muito tempo que não recebia uma flor... e é sempre confortante, apesar de pouco ecológico. Adiante!) Como já tive ocasião de dizer aqui, eu sou fanática pelo festejo dos dias, festejo tudo e mais um par de botas e adequo-me sempre com a situação. Contudo, hoje mal me lembrava que era dia da mulher! Acho que a criação deste dia deve ter sido um marco super importante... e deve ter sido realmente um grande festejo, sim! Um pequeno passo nas mulheres, um grande passo na humanidade!

Contudo (e agora é a parte que por favor, tenham mente aberta e não me fuzilem em praça pública... lolol...), andava eu a pensar o que escrever no blog e como esta coisa do Dia da Mulher e as mulheres e tal que só são lembradas neste dia... e porque HÁ UM dia! Quando vejo um post hoje no facebook da minha antiga professora de Clown (que a meu ver é das pessoas mais "especiais", "críticas", "humanas" e "caricatas" que conheço) que dizia: "Uma mulher. Um homem. Uma mulher e um homem. Um homem e um homem. Uma mulher e uma mulher. Monogâmicos, poligâmicos. Aahhhh! Amor é amor e já está! Que não haja mais necessidade de dias internacionais da mulher, do índio, disto e daquilo. E se o amor é rídiculo, então sejamos rídiculos."

:) É isto!

Gosto do dia da mulher, como gosto do dia da energia, ou da criança, ou do mar... contudo, não há oposto do dia da energia para se festejar... E dia do homem para se festejar, há?... E que tal festejar pura e simplesmente o dia do HUMANO? Acho que o mundo está cada vez mais preparado para tal passo.

Mais uma vez, repito: é muito importante existir o dia da mulher, mas ao haver esse dia não estamos por si só a discriminar a necessidade de fazer um dia da mulher especificamente? Há o dia do caucasiano ou do ateu? Há o dia do católico ou do partido da direita?... Bem, volto a dizer: acho o dia da mulher importante, mas não tão importante como foi o dia 8 de Março de 1975. Volto a dizer: acho importante o dia da mulher, mas acho que o dia do humano, do respeito pelo outro, pelos homens, pelas mulheres, pelos ateus, pelos partidos da direita e da esquerda, pelos ciganos, pelos monogâmicos ou poliamorosos (adoro este novo termo), pelos toureiros, pelos citadinos ou pelos aldeãos, ou por quem come carne ou come vegetais crús é mais importante... e isso sim, deveria ser relembrado diariamente, minuto a minuto! E festejado!

(Safei-me do fuzilamento?!?!!?! LooooL) ...

"Mulheres importantes na minha vida?" A minha avó, a minha mãe, a minha madrinha, a minha irmã-afilhada, as minhas melhores amigas, as minhas outras amigas, as minhas belivadoras, as minhas ex-colegas de trabalho... mas também: a minha madrasta, as minhas ex-sogras, as minhas ex-cunhadas, a esposa do meu primeiro ex-marido! Todas estas mulheres são mesmo muito importantes para mim... e foi hoje, que uma delas, uma das minhas ex-cunhadas (o bicho raro que geralmente as mulheres se dão mal) me enviou esta musiquinha que partilho convosco: http://www.youtube.com/watch?v=2smSo1XniCk&feature=share (Quem tem ex-cunhadas destas, tem tudo!)

...Believe que é possível trocar esta mentalidade de dividir as "coisas" por sexo, estatuto económico, raça, credo, religião, política ou orientação sexual. Eu "belivo" e vós Homens e Mulheres? (Com M e H maiúsculo) Belivam?

8 comentários:

  1. Minha querida, tipicamente gosto da tua abordagem à vida no geral :)
    Mas esta tenho mesmo de discordar.
    O dia nao existe para destacar a Mulher de alguma forma, e sim para relembrar as desigualdades que ainda(!) existem.
    Transcrevo parte do texto que está no link que publicaste:
    "O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países"

    Realço a parte do "ainda sofridas". É para estas mulheres, que também existem e em grande numero no nosso Portugalinho, que este dia serve.

    Ambiciono o momento em que este dia deixe de fazer sentido, porque homens e mulheres são realmente detentores dos mesmo direitos e deveres à luz da mentalidade social (chegará alguma vez esse dia?... :))

    Até lá, sim, infelizmente continuamos a precisar de um Dia Internacional da Mulher!

    Um beijinho para ti e continuação de Believe com sucesso ;)
    Ester

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... Eu percebi a tua posição... e acho que também percebeste a minha! Este texto foi apenas e só um desabafo para as diferenças, que às vezes teimamos em diferenciar pela existência de um dia para as lembrar... sonho por um dia do humano! E ainda há-de existir! Aí seremos todos felizes! :) Eu sonho...

      Eliminar
  2. Deixo só mais um comentário :)
    Hoje é impensável para a maioria das mulheres que lhe sejam impostas regras como "a casa é da responsabilidade da mulher", ou "a mulher deve ir virgem para o casamento", ou ainda "a mulher só deve trabalhar fora de casa se isso nao afectar o contexto familiar".
    Na década de 60 foi feito em Portugal um inquérito aos alunos universitários (incluindo mulheres), e a grande maioria das mulheres (falamos de 70 a 80%) era a favor destas 'regras'. Isto numa época em que os movimentos feministas estavam ao rubro. No entanto, para estas mulheres isto nao era discriminação.
    Pergunto-me se hoje as mulheres nao pensarão da mesma maneira em relação a tantas outras 'regras' que ainda vigoram por essas casas fora.
    :)
    E pronto, agora sim, me calo :))
    Um beijo.
    Ester

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hummm... as mulheres pensam nessas regras... como os homens pensam que não podem chorar, que têm de levar o dinheiro para casa, que não são machos se não forem virgens para o casamento...
      Sabes, acho que para os homens, também é duro viver nesta sociedade...
      Mas isto sou eu a pensar!!!

      Eliminar
    2. Compreendo o que dizes Andresa. Mas para um mulher é muito muito mais dificil acredita. Tu felizmente não vives isso, mas tem mulheres que continuam a viver numa prisao em casa, e se sairem correm o risco até de perder a vida. Infelizmente ainda existe muito machismo. Atençao eu tb sou contra o feminismo. Mas sei de gente nova de 20 e tal anos e ainda pensa à antiga que as mulheres tem que ser assim e assado. Nem imaginas os casos, e a mentalidade de algumas pessoas. Embora eu ache que estamos a ir para melhor.
      Por natureza somos diferentes, e durante muito tempo o homem se tem aproveitado dessa força que tem. Somos diferentes, mas ambos merecemos ser amados. Mas enfim...ainda existe muita gente maluca por aí.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Há muito a fazer pela não descriminação seja de quem for, sem sexo, raça ou credo.
    Que este dia seja de debate, reflexão e esperança. Há muita a fazer pela não descriminação da mulher que é gritante e alguns países deste pequeno mundo por vezes tão pouco azul.
    Discordo (integrada) da comemoração do dia comercialmente e até como motivo de "aparicar" a mulher... o respeito é merecido todos os dias e uma flor é tão mais apreciada quando fora de contexto...
    :)):))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito para fazer... tudo o que seja diferenças! Grata :)

      Eliminar

Obrigada pelo seu contacto! Responderei o mais breve possível.